SóProvas


ID
2726152
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso.

Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma

Alternativas
Comentários
  • vei, botei D por causa do Brasil Colonia. N entendi essa o pq da resposta ser B

  • Essa questão não teve sentido nenhum

  • Os índios tinham sua própria cultura e eram obrigados a seguir os princípios religiosos católicos ou se não viravam escravos ou eram mortos. Não vejo o teatro como forma de diversão para os Índios e sim como forma de manipulá-los e ensinar-lhes a doutrina católica.

  • Olha o detalhe do comando: ''Esses fatos são exemplos de que, em diferentes TEMPOS E SITUAÇÕES, o teatro é uma forma''... :) :)


  • Excetuando-se ao fato de que Shakspeare foi, de fato, um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo, onde suas obras realmente tinham cunho artístico/literário e não doutrinador/dominador, logo, SITUAÇÕES, CONTEXTOS e CONTINENTES distintos, embora TEMPOS próximos (ele viveu de 1564 a 1616).....

    Eu nunca soube de índio, na época dos Jesuítas, praticarem TEATRO como forma de expressar VALORES, muito menos como DIVERSÃO (suas diversões eram outras, completamente distintas). Eram OBRIGADOS pelos jesuítas a reproduzirem tais peças, que nada tinha a ver com seus VALORES, dia-a-dia ou COSTUMES. Por fim, o CARÁTER RELIGIOSO também era IMPOSTO aos índios pelos colonizadores (sendo que muitos deles (índios) se revoltaram contra isso, diga-se de passagem).


    Questão muito mal formulada, ao meu ver, deveria ser anulada.

  • Cada país de sua época, seja na Europa ou no Brasil colonial expressavam suas tradições e problemas cotidianos. Mas, o Brasil daquela época, predominantemente a forma de tratamento dos portugueses sobre os índios era a exploração do trabalho manual escravagista e a imposição da religião católica. O teatro nada mais é do que um símbolo de poder das nações, que hoje perdeu valor.

  • Também achei a questão estranha. Mas, por outro lado, o fato de obrigarem os índios a fazerem peças religiosas também representa os valores/tradição dos portugueses. Querendo ou não, a peça por ter caráter religioso transmitia a crença dos portugueses. A peça poderia ser de qualquer tema, mas pq religiosa então? Pq eram os valores que queriam impor sobre os índios, portanto aquele teatro expressava valores, não dos índios, mas sim dos portugueses. Não é tão coerente, porém foi como eu pensei para validar a alternativa.

  • O teatro tinha como função não só divertida,mas como também possuía uma função elucidativa sobre os diversos problemas presentes na sociedade.No caso da igreja católica usava o teatro como forma de educar os fieis que eram analfabetos-mostravam cenas sobre o céu (bom) e o inferno (mal) por meio do juízo final.Por questões etnocêntricas essa pratica da igreja era utilizada no novo mundo para os novos "fiéis'' no caso os índios.

  • Tive que ler a questão umas 3x e quase errei. Marquei a letra "B" sem apresentrar muita certeza. Nunca que para os índios (escravizados) as peças eram um meio de diversão. Ignorei parte do texto e foquei no seguinte comando "em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma" mais um pedaço do texto "Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados", sendo levado marcar a letra "B".

  • Rapidamente marquei B. Apesar de que pra mim os índios não se divertiam em situação de escravidão, o ENEM nunca iria dizer que o teatro (manifestação cultural) é uma forma de manipular as pessoas

  • Não pode ser a letra D, pq a questão trouxe dois contextos diferentes. O teatro tem o caráter de entretenimento, tanto que na grécia servia para fazer chacota do imperador e as peças de shakespeare citadas no texto também, desde romances entre castas diferentes até critica social...

  • Cara! dá tudo a entender que o teatro no caso dos índios, era a mais pura manipulação, os católicos queriam introduzir a doutrina através do teatro. Isso fica claro na questão!

  • Questão sobre manifestação cultural milenar aborda o papel do teatro em diversos momentos históricos. O Enunciado busca a alternativa que contenha a função do teatro corretamente.
    A) Nem sempre poderosos controlam o teatro que em diversos momentos significa a possibilidade de criticar o poder.

    B) Ao unir entretenimento, possibilidade de criticar poderes constituídos e demonstrar manifestações de valores culturais o teatro ocupa lugar especial na cultura das sociedades. Alternativa correta.
    C) Poderosas críticas a governos, elites e injustiças só são conhecidas atualmente por terem sido textos de peças de teatro.
    D) Sempre existiu teatro de origem popular, não sendo uma manifestação restrita à produção intelectuais. 
    E) O teatro ainda segue existindo e é bem popular em diversas situações. 


     

     Gabarito do professor: B
  • O teatro ,como qualquer manifestação artística, tem a função principal de retratar elementos da sociedade, bem como sentimentos. Não se restringe somente ao entretenimento.

  • Letra B

    É uma forma de reeducação. Para alguns o termo certo seria: massificar o conhecimento, repassar o conhecimento, transmissão da cultura. E para outros seria: instrumento de manipulação para transmitir valores que lhes convém. Em todo caso ambas definições são em si verdadeiras.

    Naquele contexto o teatro era bastante valorizado e interessante, pois era o que a indústria de entretenimento possuía.

    Atualizando, o teatro estaria para eles o que a TV, internet estão para nós.

    Logo, o teatro tem seu papel como instrumento de manipulação, agente de entretenimento e bem como agente politico.

  • Questão que como a galera aqui disse deveria ser anulada. Sobre a Grécia e sobre a Inglaterra é claro que as peças eram sobre problemas da sociedade, agora no caso dos jesuítas o teatro ser uma forma de diversão e não manipulação? Sério...

  • Muito mal formulada. Se era B, deveria ter tirado no texto a parte que cita os indígenas brasileiros.

  • A questão trata de manipulação. O fragmento final sobre a catequese é claro sobre isso. Questão muito mal formulada ou mal intencionada, que esconde o papel da Igreja na destruição de culturas.

  • Para responder essa questão de forma satisfatória você deve entender que o comando pede: '' ESSE''S'' FATO''S'' são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma de ? '' , ou seja, a alternativa estava pedindo na realidade> as 3 situações descritas em tempos distintos possuíam qual(is) funções? .

    Era de diversão e expressava os valores e problemas da sociedade? sim, podemos notar a diversão, por exemplo, em Shakespeare, a expressão de valor no exemplo dos jesuítas que tinham o objetivo de angariar novos fies no Brasil e a questão do problema da sociedade era descrita na Grécia, ja que trata de assuntos como destino, castigo e justiça. O macete aqui é você perceber e intextualizar os 3 exemplos numa alternativa mais abrangente.

    Observe também que, embora algumas alternativas transpirem uma ideia de realidade, ela não vai ser includente nos exemplos fornecidos no texto. Por isso, perceba bem o comando da questão