SóProvas


ID
2726260
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.

Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 maio 2009 (adaptado).

A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

Alternativas
Comentários
  • O coquetel Anti-HIV é justamente um composto que inibe a tracpitase reversa e, consequentemente, a reprodução do vírus. 

  • Inibe a reprodução do vírus .. é rapaz que mundo ..

  • O uso de antiretrovirais permite aos portadores de HIV ter uma qualidade de vida boa, é importante o uso deles para o paciente adquirir AIDS...

  • "estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998"

    Letra: C

  • A questão fala sobre a AIDS, e traz dados sobre mortalidade a partir de 1980 com aumento crescente até meados de 1990, e uma estabilização menor após o ano 2000. Pergunta-se, então, o motivo da redução nas taxas de mortalidade a partir de 1990. A AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença sexualmente transmissível pelo vírus HIV. Esse vírus infecta os glóbulos brancos e compromete o sistema imunológico, podendo ser transmitida, além do contato sexual, por transfusão de sangue ou da mãe para o bebê. Campanhas educativas, uso de preservativos e avanços em medicamentos reduziram a ocorrência da AIDS no mundo. Os medicamentos chamados antirretrovirais surgiram na década de 1980 e impedem a multiplicação do vírus no organismo, ajudando a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) o coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento, ajudando a reduzir o índice de mortalidade da doença. (Portal Fiocruz. HIV-aids. Acesso em julho de 2020)


    A redução nas taxas de mortalidade é decorrente:
    a) do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus HIV menos letal. O uso de preservativos previne a contaminação de DSTs, a letalidade do vírus é a mesma. Incorreta.
    b) da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles. A melhoria de condições alimentares não seria suficiente para a redução da mortalidade. Incorreta.
    c) do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV. A partir do ano de 1980, os medicamentos antirretrovirais auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico de soropositivos, reduzindo a taxa de mortalidade. CORRETA.
    d) das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais. Essas melhorias não seriam capazes de reduzir a mortalidade, pois a prevenção deve ser com preservativos, e tratamento com antirretrovirais. Incorreta.
    e) das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde. O vírus HIV não possui vacina como forma de prevenção. Incorreta

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Letra C

    => O coquetel para HIV chamado de coquetel antiaids ou medicamento antirretroviral começou a ser prescrito nos anos 80. O coquetel age no organismo a fim de barrar a proliferação do vírus no paciente.

  • Lembrando que HIV e aids não são sinônimos, o HIV é o vírus, enquanto a aids é a doença. A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS é por conta da melhora no tratamento. Já a melhora na transmissão do HIV é o avanço das melhorias sanitárias.

  • Os famosos antirretrovirais.

  • O que me pegou nessa foi estar entre C e D, porém (eu mesmo) lembre que taxa de mortalidade é o número de pessoas que *pegam* a doença e morrem,

    Se houver 10 mil pessoas com Aids e morrerem 1 mil, a taxa de mortalidade será de 10%

    Se houver 1 mil pessoas com Aids e morrerem 100, a taxa de mortalidade permanecerá em 10%

    Um abraço, amigos