SóProvas


ID
272668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere à teoria do consumidor, julgue o item a seguir.

Expectativas de que haja queda substancial da taxa de juros cobrada sobre financiamentos de longo prazo deslocam a curva de demanda de imóveis para cima e para a direita, elevando, assim, a quantidade demandada desses bens.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Note que a questão não menciona que a taxa de juros foi efetivamente reduzida, apenas que há mera expectativa de que isso ocorra. Portanto, a expectativa de que haja queda futura na taxa de juros faz com que os consumidores aguardem para demandar os imóveis, deslocando a atual curva de demanda para baixo e para a esquerda.

    Ou seja, apenas quando efetivamente ocorrer a diminuição da taxa de juros é que haverá um aumento na demanda, não bastando a mera expectativa.

    Pode-se fazer um paralelo com expectativas de aumento de impostos. Se o governo, por exemplo, afirmar que vai aumentar o IPI de automóveis, a procura por estes bens aumentará até o momento que ocorrer a efetiva elevação de preços.
  • Caro Mariano, permita-me discordar do seu comentário, senão vejamos:

    O erro da questão reside tão somente em afirmar que a curva da demanda será deslocada para cima e para a direita. 
    Portanto, o correto será o deslocamento ao longo da curva da demanda.

    Bons estudos.


  • Concordo com o Ernande.
    Alterações no preço causam alterações ao longo da curva.
  • Estou com Mariano.

    -Renda (bens inferiores e normais)
    -Gostos
    -Preço dos bens relacionados (bens substitutos e complementares)
    -Expectativas

    Esses são os fatores que podem determinar o deslocamento da curva de demanda. Então, como na questão diz que existe uma expectativa de que haja uma queda na taxa de juros, logo estamos falando em deslocamento da curva de demanda. Na verdade, como o enunciado não menciona que tal expectativa será para o momento, então a curva será deslocada para baixa e esquerda, pois os consumidores irão se resguardar para o momento oportuno para a compra do imóvel. Caso contrário, ou seja, se na assertiva frisasse que a expectativa de queda na taxa de juros no mês de fevereiro de 2013 e afirmasse que a curva de demanda no mês de fevereiro seria deslocada para cima e direita, então a questão estaria correta.

    Só lembrando que o deslocamento da curva de demanda não está associada a variação dos preços, mas sim de quaisquer outras variações.

    Bons estudos.
  • Recurso sugerido pelo Prof. Cesar Fraude, em http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=6316&prof=%20Prof%20C%E9sar%20Frade&foto=cesar.frade&disc=Economia%20e%20Finan%E7as

    Uma redução nas taxas de juros sobre financiamentos de longo prazo gera um aumento na expectativa da população quanto à aquisição de uma casa própria. 

    Recentemente, temos visto que a queda da SELIC somada ao fim do decaimento do FCVS tem provocado um aumento abundante da oferta de financiamentos.

    Essa queda da taxa de juros, tem também contribuído para que haja um aumento na demanda por casa própria. Observe que houve uma queda no preço do financiamento, mas não no preço do imóvel. Portanto, essa queda no preço do financiamento induz a uma mudança nas expectativas para a aquisição do imóvel (que, em princípio, mantém seu preço constante). Essa mudança nas expectativas gerará um deslocamento na curva de demanda por imóvel.

    É importante destacar que se a questão falasse em mudança no preço do imóvel haveria um deslocamento sobre a curva de demanda. No entanto, ela fala em alteração da taxa de juros e isso provoca uma mudança nas expectativas.

    Sendo assim, solicito que a questão tenha seu gabarito modificado e seja considerado CERTO.
  • Pessoal, onde está escrito que o PREÇO foi alterado? Apenas as EXPECTATIVAS foram levadas em consideração.

    Assim, creio que o erro está em dizer que a demanda foi, de qualquer forma, afetada, pois a expectativa só influenciaria o preço por meio dos OFERTANTES. Ora, alguém aí compra um carro ao preço de 10x por ESPERAR que ele vai baixar para 9x?

    Agora, os OFERTANTES sim, na EXPECTATIVA de que haja mais crédito no mercado, ELEVARÃO A OFERTA pois creem na elevação da PROCURA CASO A EXPECTATIVA SE CONFIRME. Assim, apenas a curva de OFERTA será deslocada: para direita e para baixo.

  • Tenho impressão de que é um erro simples.

    O erro está em "(...) elevando, assim, a quantidade demandada desses bens".

     

    Teoria:

    Alteração na quantidade demandada de bens = deslocamento ao longo da curva de demanda, provocado por alteração no preço do bem

    Alteração na demanda  por um bem = deslocamento DA curva de demanda, provocado por alteração na renda, expectativas, etc.

    Ou seja, se a questão afirmasse que houve elevação na demanda pelo bem, estaria correta.

  • Mudanças nas expectativas geram deslocamento da curva de demanda. Para termos movimentos ao longo da curva seria necessário alterar os preços, que não é o caso. Cabe recurso hein!

  • O gabarito deve ser alterado. Taxa de juros não é preço de imóvel. Para manter o gabarito deve haver uma consideração de que o preço do bem é igaul ao total do financiamento.
  • A expectativa de queda na taxa de juros faz com que os consumidores aguardem/suspendam o consumo de imóveis no presente, devido a melhores condições de compra de imóveis no futuro, tal situação desloca a atual curva de demanda para baixo e para a esquerda. Portanto, só quando se concretizar a redução da taxa de juros que a demanda desses bens aumentará.

    Gabarito: Errado.


  • FATORES QUE ALTERAM A CURVA DA DEMANDA:

    1- PREÇO

    2-RENDA DO CONSUMIDOR

    3- PREÇO DE OUTROS BENS

    4- OUTROS FATORES ( EXPECTATIVA DO CONSUMIDORES)

    Não aumentará a quantidade demandada , porque de fato não se fala que baixou a taxa de juros, portanto o consumidor só ira aumentar a quantidade demandada quando tiver  certeza. Não há o que se falar em deslocamento para direita e , sim, para esquerda e para baixo. Se a questão falasse em preço seria o deslocamento ao longo da curva ou na curva.

  • André Souza matou a questão. Só para lembrar: alteração na demanda é diferente de alteração na quantidade demandada. A primeira é resultado da alteração de fatores que não sejam o preço e deslocam a curva inteira. Já a segunda é consequencia de alterações no preço ocasionando alteração ao longo da curva de demanda (a curva permaneçe no mesmo lugar). O erro está no final do enunciado.

  • Expectativas de que haja queda substancial da taxa de juros cobrada sobre financiamentos de longo prazo deslocam a curva de demanda de imóveis para cima e para a direita, elevando, assim, a quantidade demandada desses bens.

    Gabarito: Errado

    Prefiro esperar baixar a taxa de juros para comprar minha casa.

    Fatores que influenciam a demanda:

    Preço

    Renda/Salário do Consumidor

    Gosto e Preferências

    Preço dos bens relacionados

    Expectativas sobre preços, rendas, ou disponibilidades. (Questão)

     

  • Um deslocamento da curva de demanda para cima e para a direita representa uma expansão desta.

              E o que teremos é exatamente o contrário.

              Se há expectativas de que haja queda substancial da taxa de juros cobrada sobre financiamentos de longo prazo, as pessoas tendem vão esperar mais para financiar a casa própria, pois, se esperarem, pagarão menos juros.

              Ou seja, no presente, a quantidade demandada de imóveis cairá.

    Resposta: E

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    Imagine que você deseja financiar um imóvel, mas sabe que as taxas de juros dos financiamentos irão diminuir substancialmente em breve. 

    É natural que haja muitas pessoas com esse mesmo objetivo. Então, o que deve acontecer com a demanda agora? 

    É de se esperar que a demanda diminua no presente, com todos os consumidores esperando os juros diminuírem para comprarem seus imóveis. 

    Dessa forma, o correto seria dizer que a curva de demanda será deslocada para baixa e para a esquerda.

  • Acredito que o erro esteja no fato da queda ser a longo prazo, o que modifica apenas a inclinação da demanda... E não o deslocamento da curva da demanda como um todo...