SóProvas


ID
2726962
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O distúrbio primário caracterizado por proteinúria, edema mole (cacifo), hipoalbuminúria e hiperlipidemia, que tem como outros sintomas indisposição, cefaleia, irritabilidade e fadiga, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Complementando.....

    CAUSAS SECUNDÁRIAS DE SÍNDROME NEFRÓTICA

    Doenças

    Amiloidose

    Câncer (linfoma, leucemia, ou vários tumores sólidos)

    Diabetes mellitus*

    Obesidade*

    Pré-eclâmpsia (também chamada de toxemia da gravidez)

    Infecções protozoárias (normalmente esquistossomose ou malária)

    Algumas glomerulonefrites (incluindo glomerulonefrite rapidamente progressiva causada por infecção estreptocócica ou estafilocócica)

    Lúpus eritematoso sistêmico (lúpus)*

    Distúrbios vasculíticos (vasculite associada à imunoglobulina A, granulomatose com poliangeíte ou poliangeíte microscópica)

    Infecções virais (particularmente hepatite B,* hepatite C* ou HIV*)

    Medicamentos

    Ouro

    Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)*

    Penicilamina

    Heroína intravenosa

    Alergias

    Picadas de inseto

    Pólen

    Hera venenosa e carvalho venenoso

    *Os asteriscos indicam as causas mais comuns.

    Sintomas

    Os sintomas iniciais incluem

    Perda de apetite

    Uma sensação de indisposição (mal-estar) geral

    Edema palpebral e edema de tecidos (edema) devido ao excesso de sódio e retenção de água

    Dor abdominal

    Urina espumosa

     

     

    https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-renais-e-urin%C3%A1rios/dist%C3%BArbios-da-filtra%C3%A7%C3%A3o-dos-rins/s%C3%ADndrome-nefr%C3%B3tica

  • Revisando: 
    Pré-eclampsia: aparecimento de HAS e PROTEINÚRIA (>300mg/24hs) depois da 20ª semana em mulheres previamente normotensas. 
    Eclâmpsia: pré-eclâmpsia complicada por CONVULSÕES que não podem ser atribuídas a outras causas. 
    A presença de EDEMA ocorre em 80% das gestantes e é pouco sensível e específico para o diagnóstico de Pré-eclampsia. Portanto, o edema não é mais considerado critério diagnóstico da pré-eclampsia.

    Fonte: Rômulo Passos. Manual de Enfermagem vol. 1.

  • a) eclâmpsia. A eclâmpsia caracteriza-se pela presença de convulsões tônico-clônicas generalizadas ou coma em mulher com qualquer quadro hipertensivo, não causadas por epilepsia ou qualquer outra doença convulsiva. Pode ocorrer na gravidez, no parto e no puerpério imediato.
      b) pré-eclâmpsia.Hipertensão que ocorre após 20 semanas de gestação (ou antes, em casos de doença trofoblástica gestacional ou hidrópsia fetal) acompanhada de proteinúria, com desaparecimento até 12 semanas pós-parto. Na ausência de proteinúria, a suspeita se fortalece quando o aumento da pressão aparece acompanhado por cefaleia, distúrbios visuais, dor abdominal, plaquetopenia e aumento de enzimas hepáticas.
      c) sindrome nefrótica.A síndrome nefrótica é caracterizada pela presença de proteinúria maciça, edema, hipoproteinemia e dislipidemia. Proteinúria maciça é definida como uma excreção urinária acima de 3,5 g de proteína por 1,73 m2 de superfície corporal em 24 horas ou acima de 50 mg/kg de peso em 24 horas. A síndrome nefrótica acomete tanto adultos quanto crianças, sendo causada por doenças primariamente renais (síndrome nefrótica idiopática ou primária) ou por diversas outras doenças (síndrome nefrótica secundária).
      d) síndrome metabólica. 

    O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. A Síndrome Metabólica tem como base a resistência à ação da insulina (hormônio responsável pelo metabolismo da glicose), daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o seu aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física. A síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf

    http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/fevereiro/07/pcdt-sindrome-nefrotica-primaria-adultos-2013.pdf

    http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2610-sindrome-metabolica

  • sindrome nefrótica.

  • Quase errooooo, até que eu li a palavra chave da sindrome nefrótica (hipoalbuminúria).

    Bons estudos, pessoal!

  • Na síndrome neurótica tem hiperalbuminúria e hipoalbuminemia