SóProvas


ID
2727382
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Certo estabelecimento de ensino apresenta em seu quadro de colaboradores, seis gestores com as seguintes características:


I. Alfredo, gerente de administração, veio removido de outra unidade, do setor de ensino, mas conseguiu adaptar-se de forma rápida à sua nova realidade de atividades, bem como com à nova equipe.

II. Bruno, Coordenador de gestão de pessoas, possui uma equipe grande em seu setor, e acha que quanto menos ele influenciar e interferir nas atividades de seus colaboradores, melhor para as atividades do setor.

III. Carlos, chefe de auditoria, é um líder que sempre consegue atingir suas metas, com ótimos resultados, colocando sua equipe em sintonia com a tarefa a ser executada, mantendo em alto nível os aspectos técnicos e métodos de produção do seu setor.

IV. Diego, gerente de assistência estudantil, é um gestor que sempre se preocupa com o relacionamento de seus colaboradores, colocando como mais importantes comportamentos a confiança mútua, amizade e calor humano.

V. Ernesto, chefe de transporte, é um típico gestor à moda antiga, sempre possuindo a última palavra, promovendo ações que, em muitas vezes, não são discutidas com seus colaboradores.

VI. Fausto, o coordenador de almoxarifado é o líder que sempre envolve o grupo nas decisões do setor, incentivando a participação dos colaboradores, delegando tarefas e apoiando o desenvolvimento de todos.


Segundo as teorias comportamentais, principalmente as de CAVALCANTI (2005) e MELO (2001), marque a alternativa que classifica, respectivamente, os estilos de liderança apresentados de forma correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Deu para matar a questão analisando somente a opção V, onde o comando da questão descreve um colaborador/líder com estilo de liderança autocrático, ou seja, não há consulta às partes interessadas (o líder toma a decisão e depois informa).

  • I. Alfredo, gerente de administração, veio removido de outra unidade, do setor de ensino, mas conseguiu adaptar-se de forma rápida à sua nova realidade de atividades, bem como com à nova equipe. -> Situacional


    II. Bruno, Coordenador de gestão de pessoas, possui uma equipe grande em seu setor, e acha que quanto menos ele influenciar e interferir nas atividades de seus colaboradores, melhor para as atividades do setor. -> Laissez-faire


    III. Carlos, chefe de auditoria, é um líder que sempre consegue atingir suas metas, com ótimos resultados, colocando sua equipe em sintonia com a tarefa a ser executada, mantendo em alto nível os aspectos técnicos e métodos de produção do seu setor. -> Tarefa


    IV. Diego, gerente de assistência estudantil, é um gestor que sempre se preocupa com o relacionamento de seus colaboradores, colocando como mais importantes comportamentos a confiança mútua, amizade e calor humano. -> Relacionamento


    V. Ernesto, chefe de transporte, é um típico gestor à moda antiga, sempre possuindo a última palavra, promovendo ações que, em muitas vezes, não são discutidas com seus colaboradores. -> Autocrático


    VI. Fausto, o coordenador de almoxarifado é o líder que sempre envolve o grupo nas decisões do setor, incentivando a participação dos colaboradores, delegando tarefas e apoiando o desenvolvimento de todos. -> Democrático


    Gabarito B


    Bons estudos!


  • GABARITO: B.

  • LETRA B

  • Questão bem elaborada!

  • A questão quer a identificação do "estilo" de liderança de cada um dos seis gestores apresentados nas assertivas:

    Vamos grifar as palavras-chave de cada um dos casos:

    I. "Alfredo, gerente de administração, veio removido de outra unidade, do setor de ensino, mas conseguiu adaptar-se de forma rápida à sua nova realidade de atividades, bem como com à nova equipe".

    Liderança situacional: uma das características desse tipo de liderar é a adaptação à mudanças.

    II. "Bruno, Coordenador de gestão de pessoas, possui uma equipe grande em seu setor, e acha que quanto menos ele influenciar e interferir nas atividades de seus colaboradores, melhor para as atividades do setor".

    Estilo de liderança laissez-faire ou liberal: uma das características desse estilo é deixar as decisões nas mãos de seus liderados.

    III. "Carlos, chefe de auditoria, é um líder que sempre consegue atingir suas metas, com ótimos resultados, colocando sua equipe em sintonia com a tarefa a ser executada, mantendo em alto nível os aspectos técnicos e métodos de produção do seu setor".

    Liderança voltada para a tarefa (produção). De acordo com as teorias bidimensionais, o comportamento pode se voltar para tarefa ou para os relacionamentos.

    IV. "Diego, gerente de assistência estudantil, é um gestor que sempre se preocupa com o relacionamento de seus colaboradores, colocando como mais importantes comportamentos a confiança mútua, amizade e calor humano".

    Liderança voltada para as pessoas (relacionamentos). Vide comentário anterior.

    V. "Ernesto, chefe de transporte, é um típico gestor à moda antiga, sempre possuindo a última palavra, promovendo ações que, em muitas vezes, não são discutidas com seus colaboradores".

    Estilo de liderança autocrático: o líder centraliza as decisões sem participação do grupo. Ordena e determina cada tarefa. É dominador.

    VI. "Fausto, o coordenador de almoxarifado é o líder que sempre envolve o grupo nas decisões do setor, incentivando a participação dos colaboradores, delegando tarefas e apoiando o desenvolvimento de todo".

    Estilo de liderança democrático: há debates das diretrizes e decisões pois o líder é considerado mais um membro do grupo. O líder dá suporte, assistência e estimula decisões.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    Logo, temos as seguintes formas de liderar, respectivamente: Situacional, Laissez-faire, Tarefa, Relacionamento, Autocrático e Democrático.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B

  • Ninguém sentiu falta de uma mulher como gestora, no exemplo?