I. Alfredo, gerente de administração, veio removido de outra unidade, do setor de ensino, mas conseguiu adaptar-se de forma rápida à sua nova realidade de atividades, bem como com à nova equipe. -> Situacional
II. Bruno, Coordenador de gestão de pessoas, possui uma equipe grande em seu setor, e acha que quanto menos ele influenciar e interferir nas atividades de seus colaboradores, melhor para as atividades do setor. -> Laissez-faire
III. Carlos, chefe de auditoria, é um líder que sempre consegue atingir suas metas, com ótimos resultados, colocando sua equipe em sintonia com a tarefa a ser executada, mantendo em alto nível os aspectos técnicos e métodos de produção do seu setor. -> Tarefa
IV. Diego, gerente de assistência estudantil, é um gestor que sempre se preocupa com o relacionamento de seus colaboradores, colocando como mais importantes comportamentos a confiança mútua, amizade e calor humano. -> Relacionamento
V. Ernesto, chefe de transporte, é um típico gestor à moda antiga, sempre possuindo a última palavra, promovendo ações que, em muitas vezes, não são discutidas com seus colaboradores. -> Autocrático
VI. Fausto, o coordenador de almoxarifado é o líder que sempre envolve o grupo nas decisões do setor, incentivando a participação dos colaboradores, delegando tarefas e apoiando o desenvolvimento de todos. -> Democrático
Gabarito B
Bons estudos!
A questão quer a identificação do "estilo" de liderança de cada um dos seis gestores apresentados nas assertivas:
Vamos grifar as palavras-chave de cada um dos casos:
I. "Alfredo, gerente de administração, veio removido de outra unidade, do setor de ensino, mas conseguiu adaptar-se de forma rápida à sua nova realidade de atividades, bem como com à nova equipe".
Liderança situacional: uma das características desse tipo de liderar é a adaptação à mudanças.
II. "Bruno, Coordenador de gestão de pessoas, possui uma equipe grande em seu setor, e acha que quanto menos ele influenciar e interferir nas atividades de seus colaboradores, melhor para as atividades do setor".
Estilo de liderança laissez-faire ou liberal: uma das características desse estilo é deixar as decisões nas mãos de seus liderados.
III. "Carlos, chefe de auditoria, é um líder que sempre consegue atingir suas metas, com ótimos resultados, colocando sua equipe em sintonia com a tarefa a ser executada, mantendo em alto nível os aspectos técnicos e métodos de produção do seu setor".
Liderança voltada para a tarefa (produção). De acordo com as teorias bidimensionais, o comportamento pode se voltar para tarefa ou para os relacionamentos.
IV. "Diego, gerente de assistência estudantil, é um gestor que sempre se preocupa com o relacionamento de seus colaboradores, colocando como mais importantes comportamentos a confiança mútua, amizade e calor humano".
Liderança voltada para as pessoas (relacionamentos). Vide comentário anterior.
V. "Ernesto, chefe de transporte, é um típico gestor à moda antiga, sempre possuindo a última palavra, promovendo ações que, em muitas vezes, não são discutidas com seus colaboradores".
Estilo de liderança autocrático: o líder centraliza as decisões sem participação do grupo. Ordena e determina cada tarefa. É dominador.
VI. "Fausto, o coordenador de almoxarifado é o líder que sempre envolve o grupo nas decisões do setor, incentivando a participação dos colaboradores, delegando tarefas e apoiando o desenvolvimento de todo".
Estilo de liderança democrático: há debates das diretrizes e decisões pois o líder é considerado mais um membro do grupo. O líder dá suporte, assistência e estimula decisões.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
Logo, temos as seguintes formas de liderar, respectivamente: Situacional, Laissez-faire, Tarefa, Relacionamento, Autocrático e Democrático.
GABARITO DA MONITORA: LETRA B