SóProvas


ID
2727445
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O código de ética da enfermagem, ainda em vigor, aprovado pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) nº 311/2007, estabelece normas e princípios, direitos e deveres pertinentes à conduta ética dos profissionais da enfermagem. Das relações com a pessoa, família e coletividade, este código de ética dispõe que é dever da equipe de enfermagem assegurar à pessoa, família e coletividade uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Código de ética dos profissionais de enfermagem. Resolução no 311/2007. Disponível em http://w w w .portalcofen.gov. Acesso em dez. 2017.

Considerando o Código de Ética da Enfermagem do COFEN nº 311/2007, assinale a alternativa que apresenta a situação fictícia que exemplifica a ocorrência de imperícia desenvolvida pelo técnico de enfermagem:

Alternativas
Comentários
  • Imperícia - falta de conhecimento teórico e prático para exercer uma função. Fazer um procedimento que não é da sua competência.

    Imprudência - sabe a forma correta mais procede de forma errada por desleixo ou falta de cuidados.

    Negligência - ato omissivo.

  • A) Negligência: Omissão no dever do cuidado. Não realizou as ações necessárias no momento correto.

    B) Imperícia. Visto que o técnico de enfermagem não possui habilidade técnica para realizar tal ato. O Cateterismo nasoenteral é atividade privativa do(a) enfermeiro(a).

    C) Imprudência: Ação precipitada, afoita e sem a devida precaução.

    D) Negligência: Ação com desleixo, descuido. Tem a consciência do risco, mas realiza mesmo assim.

    E) Imprudência: Prática de ato perigoso. Sabe o risco e toma a decisão de agir.