SóProvas


ID
2727490
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Clima organizacional é um conceito importante para a compreensão do modo como o contexto do trabalho afeta o comportamento e as atitudes das pessoas neste ambiente, sua qualidade de vida e o desempenho da organização, referindo-se às influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano (SIQUEIRA, 2008). Clima consiste em percepções compartilhadas que os membros desenvolvem através das suas relações com as políticas, as práticas, e os procedimentos organizacionais tanto formais quantos informais (TORO, 2001).

SIQUEIRA, M. M. M. (Org). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto alegre: Artmed, 2008.


Considere as assertivas sobre clima organizacional.


I. É constituído por elementos cognitivos.

II. É constituído por elementos afetivos.

III. É uma percepção do aspecto particular do trabalho, visto pelos trabalhadores.

IV. É o significado da ligação individual no contexto de trabalho.


Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O bem-estar do trabalhador constitui um dos resultados organizacionais que deveria ser tão valorizado quanto o desempenho. Um funcionário competente não poderia oferecer contribuições relevantes à organização se ele percebesse que o estresse é o resultado central da sua experiência de trabalho. Por essa razão, compreender o efeito das características da organização e das suas políticas de gestão sobre o estresse relatado pelos trabalhadores é tarefa fundamental na busca constante por efetividade organizacional.

    Diversos estudos nacionais evidenciam a relevância que o tema possui entre pesquisadores da área, seja propondo modelos explicativos (Murta & Tróccoli, 2007) ou desenvolvendo medidas que permitam o seu diagnóstico (Alves, Chor, Faerstein, Lopes & Werneck, 2004; Pascoal & Tamayo, 2004; Gouveia, Fonseca, Lins, Lima & Gouveia, 2008).

    Todavia, autores como Murta e Tróccoli (2007) apontam que elevados níveis de estresse ocupacional representam uma ameaça ao bem-estar e à saúde do trabalhador. Por esse motivo, as pesquisas científicas na área organizacional continuam focando no tema.

  • O estresse não pode ser adequadamente analisado se o sujeito é tratado como um ser isolado de seu entorno social. Também destacam que deve ser considerado o fato de o estresse ser uma manifestação que tende a não surgir isoladamente nos indivíduos, mas se manifestar em grupos.

    Entendendo o estresse como fenômeno coletivo, Bliese e Castro (2000) realizaram uma pesquisa empírica que revelou como a clareza do papel que o grupo deve desempenhar mitiga os efeitos negativos da sobrecarga de trabalho, mas somente em grupos com liderança apoiadora. Esse achado permitiu aos autores concluir que variáveis de contexto, como a característica da liderança, operacionalizada a partir do compartilhamento das percepções dos membros, podem desempenhar um papel importante na explicação do estresse.

  • Climas favoravelmente descritos pelos membros de equipes estão associados a menor nível de estresse dos trabalhadores. Ainda considerando que o gestor não possui controle sobre todas as regras organizacionais, ele é a ponte ou o catalisador de muitas delas. Portanto, regras adotadas pela empresa se concretizam a partir das ações do gestor. Dessa forma, a sua atuação é vista como atuação da organização.

    Adicionalmente, deve ser apontado que os resultados do estudo ora relatado revelam que quando o gestor possui habilidade de criar um ambiente harmônico, caracterizado por relações de cooperação entre os pares e com regras de promoção claras e consistentes, maior possibilidade existe daqueles sob seu comando relatarem menos nível de estresse.

     

  • I. É constituído por elementos cognitivos. e III. É uma percepção do aspecto particular do trabalho, visto pelos trabalhadores.

                     Gab C ♥


  • Clima organizacional é constituído por elementos cognitivos, enquanto clima psicológico constitui-se de elementos afetivos. Autores como James e Jones (1974) e Schneider e Reichers (1983) distinguem os termos, conceituando clima psicológico como significado da ligação individual no contexto do trabalho e clima organizacional como percepções ligadas a um aspecto particular do trabalho, partilhadas pelos trabalhadores (MARTINS, 2000).


    http://www.pedagogia.com.br/artigos/diagnosticoorganizacional/index.php?pagina=7


    I. É constituído por elementos cognitivos. - Clima organizacional

    II. É constituído por elementos afetivos. - Clima psicológico

    III. É uma percepção do aspecto particular do trabalho, visto pelos trabalhadores. - Clima organizacional

    IV. É o significado da ligação individual no contexto de trabalho. - Clima psicológico

  • Clima organizacional refere-se a um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou da organização como um todo, em determinada coorte de tempo. O clima é mais fácil de ser percebido, têm caráter transitório e superficial, podendo ser modificado mais facilmente em relação à cultura organizacional, por exemplo. Porém não deixa aquele de ser um reflexo desta.

    O clima organizacional pode ser descrito e avaliado por meio da pesquisa de clima. Alguns autores, todavia, fazem uma diferenciação quando do momento da pesquisa quanto a dois tipos de clima: o organizacional constituído de elementos cognitivos e percepções ligadas partilhadas pelo grupo de trabalhadores, ou pela organização de natureza mais descritiva; e o psicológico que constitui-se de elementos afetivos e está ligado a uma percepção mais individual do contexto do trabalho, de natureza mais avaliativa.

    GABARITO: C

  • Respondi letra C. Acertei! Obg, Senhor.