SóProvas


ID
2727502
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o nascimento e ao longo do percurso de sua existência, todo o indivíduo estabelece diferentes vínculos com pessoas, grupos, instituições, partidos políticos, ideologias, dentre outros. Sob a perspectiva psicológica, a formação de vínculos dá-se através de pressupostos da aprendizagem social, da teoria psicanalítica, da teoria cognitivo-comportamental, bem como da teoria etológica do apego. Podemos ainda encontrar explicações sobre vínculos sociais em microteorias sobre processos de identificação social, categorização social, comparação social e no princípio de iniquidade. Dentro das organizações, o vínculo entre empresa e empregado é de grande valia, existindo uma relação de troca entre empregado e organização. Nesse processo de permuta, as organizações planejam atrair, manter e incentivar seus membros trabalhadores através de políticas de gestão de pessoas.

José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade e Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Nessa perspectiva de vínculo e sobre o processo de troca entre empregado e organizações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade e Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, em seu livro “Psicologia, organizações e trabalho no Brasil", edição de 2004, o indivíduo mantém relações de troca com o seu empregador através dos seus atos de trabalho, sejam eles representados por critérios de desempenho, de comparecimento, de permanência, sejam por critérios de colaboração espontânea.

    Nessa permuta, as organizações planejam atrair, manter e incentivar seus membros por meio de políticas de gestão de pessoas, oferecendo um complexo sistema de incentivos na forma de retribuições econômicas, financeiras, sociais ou materiais.

    Por sua vez, os empregados aspiram receber como retorno de seus atos de trabalho recursos capazes de satisfazer às suas necessidades pessoais, familiares e profissionais. Também desejam estabelecer uma troca justa com a organização, procurando por meio dessa interação, obter da organização apoio para dificuldades que enfrentam em determinados momentos e reciprocidade organizacional a suas ofertas espontâneas em formato de atos de trabalho quando deles a empresa necessita, mantendo dentro de si um complexo conjunto de crenças e expectativas sobre o comportamento do seu empregador nesse intercâmbio de ofertas e retornos.

    Segue um esquema gráfico das ofertas retribuições e expectativas dos indivíduos nas relações de troca com a organização, disponibilizada no livro citado acima:



    GABARITO: C