SóProvas



Questões de Psicologia do Trabalho


ID
13267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

No que compete ao serviço de transporte, Jorge prestará um bom serviço aos usuários se os tratar com cordialidade e presteza e se tiver um profundo conhecimento das normas de legislação de trânsito e as cumprir com rigor.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Código de Ética do Servidor Público, a Seção II trata do assunto:
    XIV- São deveres fundamentais dos servidores públicos:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;
  • Jorge tem que manter-se atualizado, mas é preciso ter um conhecimento profundo da legislação de trânsito? Se tenho um conheciento que ocasiona o desenvolvimento do serviço isso pode gerar a acuidade e tornar a informação clara e objetiva aos clientes do órgão.

  • Segundo o codigo de etica do servidor público,sao deveres do servidor:

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções. 

    Mas isso nao significa que o servidor precisa ter um " profundo conhecimento" sobre legislação de transito, mesmo pq a funcao dele eh a de segurança e nao de motorista. Eu colocaria recurso.


ID
58069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

Na teoria dos dois fatores de Herzberg, a satisfação no trabalho é função do conteúdo do trabalho ou de atividades desafiadoras e estimulantes inerentes ao trabalho. Esses fatores são denominados fatores higiênicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!ESSES FATORES SÃO OS FATORES MOTIVACIONAIS: "também denominados fatores INTRINSECOS, pois estão relacionados com o CONTEÚDO DO CARGO E COM A NATUREZA DAS TAREFAS que as pessoas executam. Assim sendo, os fatores motivacionais estão sob o controle da pessoa, pois estão relacionados com aquilo que ela faz e desempenha."Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, o tipo de gerência que as pessoas recebem, as condições físicas e ambientais de trabalho(...)" :)
  •  

    Teoria dos 2 fatores ou bifatorial, de Herzberg:

     

    → Fatores higiênicos (extrínsecos): fatores que desagradam os funcionários;

     

    → Fatores de motivação (intrínsecos): fatores que deixam os funcionários motivados.

     

    (RIBAS, A.; SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concurso. S/L: Alumnus, 2013).

     

     

    A questão refere-se aos fatores de motivação.

     

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Satisfação: Teoria dos dois fatores de Herzberg

    - Fatores Higiêncos: Estrutura, salário, etc. 

    A sua ausência gera insatisfação mas a sua presença é indiferente. INSATISFACIENTE: é a sua ausência que gera insatisfação.

    - Fatores Intrinsecos: Reconhecimento, status, desafios.

    A sua ausência não gera istatisfação mas a não satisfação . SATISFACIENTE: a sua presença gera satisfação. 

     

    Nesse sentido, a assertiva:  "Na teoria dos dois fatores de Herzberg, a satisfação no trabalho é função do conteúdo do trabalho ou de atividades desafiadoras e estimulantes inerentes ao trabalho. Esses fatores são denominados fatores higiênicos."

     Refere-se aos fatores intrínsecos e não higiêncios, por isso está errada. 

     

  • São fatores motivacionais.

  • ERRADO

     

    Na teoria dos dois fatores de Herzberg, a satisfação no trabalho é função do conteúdo do trabalho ou de atividades desafiadoras e estimulantes inerentes ao trabalho. Esses fatores são denominados fatores MOTIVACIONAIS / INTRÍNSECOS.

  • CONDIÇÕES DE TRABALHO- HIGIÊNICO (EXTRÍNSECO)

    CONTEÚDO DO TRABALHO- MOTIVACIONAL (INTRÍNSECO)


ID
58072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

Na teoria motivacional de Vroom, expectância ou expectativa é o componente da força motivacional relacionado ao valor que o indivíduo atribui às consequências de uma ação.

Alternativas
Comentários
  • ESSA É A DEFINIÇÃO DE VALÊNCIA/VALOR, SEGUNDO VROOM. A EXPECTATIVA ESTA RELACIONADA AOS OBJETIVOS DO ALCANCE, OU SEJA, SE EU FIZER BEM O MEU TRABALHO SEREI RECOMPENSADO? SEREI PROMOVIDO? É A EXPECTATIVA EM SI.
  • Teoria da expectação - Vroom

    Teoria da Expectação foi desenvolvida em 1964 por Victor Vroom e é baseada em uma visão econômica do indivíduo, vendo as pessoas como seres individuais com vontades e desejos diferentes relativos ao trabalho, fazendo com que tomem decisões selecionando o que mais lhe cabe no momento.

    O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações. São eles:
    - Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente.
    - Os indivíduos tomam decisões sobre seus comportamentos nas organizações.
    - Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes
    - Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.

    Os componentes principais da teoria são:

    - Valência  - a força do desejo de um indivíduo para um resultado particular. É o valor subjetivo relacionado a um incentivo ou recompensa.
    - Expectativa - o conjunto de esforços para o primeiro nível de resultados, em outras palavras, os trabalhos acreditam que seus esforços, irão levá-los aos resultados desejados.
    - Instrumentalidade - é a relação entre o desempenho e a recompensa. Caso seus esforços forem devidamente recompensados teremos uma relação positiva, caso contrário será negativa.
  • Esta definição é de VALÊNCIA/VALOR e não expectativas, pois este refere-se a percepção subjetiva da pessoa a acerca da relação esforço e desempenho.

  • Expectância: é a probabilidade esperada pelo indivíduo de que seu esforço no trabalho será seguido por um certo desempenho na tarefa

     

    Instrumentalidade: é a probabilidade esperada pelo indivíduo de que um certo desempenho o levará a obter recompensas do trabalho
     

    Valência: é o valor atribuído pelo indivíduo às várias recompensas do trabalho.

     

    Fonte: Chiavenato

  • VALOR QUE O INDIVÍDUO DÁ AO RESULTADO = VALÊNCIA

    EXPECTATIVA DE QUE COM SUAS HABILIDADES ELE PODE ATINGIR OBJETIVOS = EXPECTATIVA

    PERCEPÇÃO DE QUE A OBTENÇÃO DE UM RESULTADO ESTÁ ASSOCIADO À RECOMPENSA = INSTRUMENTALIDADE

  • Na teoria motivacional de Vroom, expectância ou expectativa é o componente da força motivacional relacionado ao valor que o indivíduo atribui às consequências de uma ação. ❌

     

    CORREÇÃO: Na teoria motivacional de Vroom, valência é o componente da força motivacional relacionado ao valor que o indivíduo atribui às consequências de uma ação.

    ----

     

    Na teoria da Expectância as pessoas são motivadas quando acreditam que podem realizar as tarefas e que as recompensas advindas valem o esforço em realizá-las.

     

    EXPECTATIVA = RELAÇÃO esforço - desempenho (percepção de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho)

    INSTRUMENTALIDADE = RELAÇÃO desempenho - recompensa (acreditar que determinado nível de desempenho levará a recompensa)

    VALÊNCIA = RELAÇÃO recompensa - satisfação ( valor atribuído ao resultado).


ID
58075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

Segundo a teoria motivacional de McClelland, há três tipos de necessidades humanas: o poder, a afiliação e a realização.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou pelo Medo (McClelland) tem como necessidades específicas:

    realização - competir como forma de auto-avaliação afiliação - relacionar-se cordial e afetuosamente poder - exercer influência
  • Teoria de McClelland -> PAR

    PODER

    AFILIAÇÃO

    REALIZAÇÃO

  • RAP do MC Clelland:

    Realização 

    Afiliação 

    Poder


ID
58078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

A teoria do estabelecimento de metas elaborada por Locke e Latham sugere que as metas orientam a ação do indivíduo por meio de quatro mecanismos: direcionamento da sua atenção, mobilização do esforço para a ação, encorajamento da persistência da ação e facilitação do desenvolvimento de uma estratégia de ação.

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Fixação de Metas

    Salgado (2005) aponta que esta teoria está baseada na influência que a fixação de metas exerce sobre o desempenho e que para ela:

    a) as metas específicas aumentam o desempenho;

    b) quando aceitas, as metas difíceis promovem alto desempenho; e,

    c) um "feedback" sobre as metas resulta em melhor desempenho.

    Para Gondim e Silva (2004), de acordo com essa teoria, as metas variam em conteúdo e intensidade, sendo classificadas, de acordo com o conteúdo em fáceis ou difíceis, específicas ou gerais e simples ou complexas e quanto à intensidade se apresentam conforme a percepção da importância do comprometimento com a meta. Esses autores indicam que, segundo pesquisas realizadas, de acordo com o conteúdo, as metas especificadas de forma clara constituem os verdadeiros fatores que motivam o comportamento humano no trabalho. Entretanto, para eles, não basta apenas especificar as metas a serem atingidas e solicitar a alguém que dê o melhor de si para alcançá-Ias; é preciso, além disso, que a pessoa as valorize, as perceba como desafiadoras e difíceis de serem 'conquistadas.

    Kanfer (1992 apud GONDIM e SILVA, 2004) cita que as metas orientam a ação por meio de quatro mecanismos: dirigem a atenção, mobilizam o esforço para a ação, encorajam a persistência da ação e facilitam o desenvolvimento de uma estratégia de ação.

    http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/4403/motivacao_organizacoes_washington.pdf?sequence=1


ID
58081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a
satisfação no trabalho.

De acordo com a teoria da aprendizagem social de Bandura, para que uma pessoa seja capaz de regular as suas ações e ficar motivada, é importante que ela possua habilidades de auto-observação, autoavaliação e autorreação e percepções de autoeficácia.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,  "[...] para o alto e avante [...]" heinnnn

    Conforme a teoria social cognitiva de Bandura, uma Terapia Cognitiva Comportamental (TCC):

    A auto-eficácia refere-se às crenças que o indivíduo possui sobre seu valor e suas potencialidades.

    O Auto-sistema visa permitir a regulação de uma conduta ou desempenho através de estruturas cognitivas que permitem a regulação de uma conduta ou desempenho através de estruturas cognitiravés de estruturas cognitivas que permitem avaliar inúmeras variáveis envolvidas no processo. O auto-sistema é constituído de três etapas: auto-observação, auto-avaliação e auto-reforço.

    Fonte: http://www.artigos.com/artigos/psicologia/teoria-social-gognitiva-1820/artigo/

    Bons Estudos, Raimundo Santos

  • Correto. A autorregulação, segundo a teoria de Bandura, é entendida como o processo pelo qual as pessoas conseguem controlar suas próprias realizações e ações. Isso se dá através de três subprocessos, a saber: auto-observação, processos de julgamento e autorreações avaliativas.

    A autoeficácia também se mostra como um processo importante na motivação. Ela é entendida como a convicção sobre a própria capacidade de manifestar com êxito determinado comportamento.

  • Descordo da resposta.

    4.13. Teoria da Apredizagem Social (Bandura, 1971)

    O êxito no alcance do objetivos depende de 3 fatores:

    auto-observação

    autoavaliação

    autoeficácia

    4.16. Teoria da Auto Regulação (Kanfer, 1977)


    Segue a mesma lógica da aprendizagem social de Bandura que descreve o fluxo por meio do qual a pessoa recebe as informações do ambiente, processa e transforma em ação controlada.

    Autorregulação envolve 3 fatores:

    Auto-observação

    Autoavaliação

    Autorreação

  • Já estava concordando com o colega Gabriel Trettin quando percebi a perspicácia do examinador.

     

    Ele afirmou o seguinte: "para que uma pessoa seja capaz de regular as suas ações E ficar motivada [...]".

    Ou seja, o negócio, aqui, é REGULAÇÃO + MOTIVAÇÃO.

     

    Regulação: habilidade de 1) auto-observação; 2) autoavaliação ou capacidade de julgamento e 3) autorreação;

     

    Motivação: percepção de autoeficácia.

     

    OBS.: Essa teoria não se chama mais "teotia de aprendizagem social". Ela é conhecida, atualmente, como Teoria Social Cognitiva.

    FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/bandura-e-a-aprendizagem-social-psicologia-da-educacao/37930

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.

  • Os verbos discordar e descordar existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. 

     

    Gabriel, acho que você quis usar o verbo "discordar", com todo respeito. 

    Este tópico não é de português, mas estamos aqui para aprender com nossos próprios erros e tirar dúvidas.

     

     


ID
63094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações,
a motivação e satisfação no trabalho bem como a poder, liderança
e conflitos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a teoria bifatorial de Herzberg, os fatores higiênicos são intrínsecos ao trabalho e são os responsáveis pela motivação e pela satisfação no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!!"Os fatores higiênicos também são denominados de FATORES EXTRINSECOS ou ainda fatores ambientais. Estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, o tipo de gerência que as pessoas recebem, as condições físicas e ambientais de trabalho(...)""A principal característica dos fatores higiênicos é que, quando eles são ótimos, CONSEGUEM APENAS EVITAR A INSATISFAÇÃO DAS PESSOAS, pois não conseguem elevar consistentemente a satisfação e , quando a elevam, não conseguem mantê-la elevada por muito tempo."
  • Os fatores higiênicos são extrínsecos e responsáveis pela insatisfação.

    Os fatores motivacionais são intrínsecos e responsáveis pela satisfação.

  • ERRADO

     

    Fatores higiênicos =  extrínsecos ao trabalho, não produzem motivação.

    Estão relacionados ao ambiente, às políticas da empresa e etc....

     


ID
63097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a equipes de trabalho e grupos nas organizações,
a motivação e satisfação no trabalho bem como a poder, liderança
e conflitos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Segundo a teoria de McClelland, há três tipos de necessidades humanas: existência, relacionamento e crescimento.

Alternativas
Comentários
  • Necessidade/Meio de Satisfação:* Realização - competir como forma de auto-avaliação;* Afiliação - relacionar-se cordial e afetuosamente;* Poder - exercer influência.
  • A Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou pelo Medo (McClelland) tem como necessidades específicas:

    • realização - competir como forma de auto-avaliação
    • afiliação - relacionar-se cordial e afetuosamente
    • poder - exercer influência

    As necessidades descritas na questão se referem a Teoria ERG denominada ERC em português que tem origem nos estudos de Clayton Alderfer segundo o qual existem três grupos de necessidades: existence (E) ou existência, equivalente às necessidades básicas, fisiológicas e de segurança de Maslow; relatedness (R) ou relacionamento, correspondente às necessidades de relações pessoais e as de estima de Maslow; e o growth (G) ou crescimento (C).

    Portanto, item ERRADO.

  • ü  Necessidade de realização


    ü  Necessidade de afiliação ou associação


    ü  Necessidade de poder

  • Só para complementar...

    A assertiva se refere À Teoria ERC (ERG) de Alderfer que é uma adaptação da Teoria das Necessidades de Maslow.

    Crescimento --- Relacionamento --- Existência


  •  

    ERC (Alderfer)                                          TEORIA DAS NECESSIDADES ADQUIRIDAS (McClelland)

    . Existência;                                              . P oder;      

    . Relacionamento;                                    . A filiação.

    . Crescimento.                                           . R ealização;  

     

    FONTE: https://professorsauloalmeida.files.wordpress.com/2014/11/teorias-da-motivac3a7c3a3o-2.pdf

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.

As queixas de dor relatadas por Carlos e por outros colegas são comumente interpretadas como sinal de desequilíbrio emocional, ou de doença, ou, ainda, como má-fé, sendo dificilmente percebidas, pelos peritos, como sofrimento quanto à presença de uma ameaça de perda do emprego.

Alternativas
Comentários
  • Questão péssima! Extremamente mal formulada! Como que o Cespe pode avaliar que esta questão do sofrimento do Carlos, dificilmente será percebida pelo peritos como sofrimento quanto à presença de uma ameaça de perda de emprego???! Me poupe! Muitos peritos poderiam avaliar assim, enquanto outros não... totalmente subjetivo , muito mais enquadrada em uma questão de senso comum do que de PSICOLOGIA enquanto disciplina.
  • A banca fomulou essa questão baseada num artigo produzido a partir de um estudo de caso.

     

     

    "[...] tanto o exame físico quanto os achados de exames laboratoriais eram notórios pela ausência de elementos capazes de dar sustentação às queixas. O resultado era sempre a inexistência de um diagnóstico conclusivo. A lógica subjacente era que toda dor tinha, obrigatoriamente, uma inscrição no corpo, sendo o bastante mapeá-la, procedimento que remetia o profissional à inevitável pergunta, "onde dói?" Nada sendo detectado, o diagnóstico mais comum era o de 'problemas emocionais'.

     

    Concluímos que a queixa de dor, em geral, interpretada como sinal de doença, desequilíbrio emocional ou má-fé, dificilmente era percebida, pelos médicos, como sofrimento, no sentido freudiano do termo; ou seja, a presença de um perigo quanto à permanência na empresa. No entanto, alguns trabalhadores reconheciam seu sofrimento, recusavam o diagnóstico de simples doença e buscavam articulá-lo ao cargo, exercido com temor (furcht). Eu chego chorando, com raiva, isso acontece comigo, mas acontece com o gerente também. Isso passa a ser visto como parte da minha fragilidade e não do processo da organização (F. R., profissional da saúde, 34 anos). Esses trabalhadores tinham clareza do receio e o relacionavam à reestruturação do trabalho."

     

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000400017

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs


ID
63265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.

Se o sofrimento expresso por Carlos tiver como especificidade causal o medo de perder o emprego, o restabelecimento do bem-estar dele dependerá de uma elaboração desse medo acerca da demissão.

Alternativas
Comentários
  • A banca fomulou essa questão baseada num artigo produzido a partir de um estudo de caso.

     

     

    "Com diagnóstico F.29, CID-10 (psicose), o referido empregado sempre apresentou excelente desempenho, como pode ser constatado no depoimento de seu supervisor. Os três anos de afastamento (após o surto), o estigma de doente mental, entre os colegas, e os medos da esposa exigiram uma intervenção do serviço social, readaptação funcional e orientação aos supervisores nos moldes de "trabalho protegido". Foram, assim, elaborados os medos e preconceitos dos colegas, dos gestores e da esposa que, em seu depoimento, afirmou: Agora, ele está outra pessoa, o serviço faz bem para ele, está mais calmo, sente-se útil, a nossa relação melhorou bastante, já sinto mais confiança nele. Seria uma loucura se ele aposentasse. Imagine, o dia inteiro, ele em casa, sem o que fazer."

     

    "Já em relação ao retorno ao cargo, uma vez elaborados os medos acerca da demissão, a participação da esposa demonstrou ser um recurso para uma reinserção profissional bem-sucedida."

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000400017

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.


ID
63268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.

Diante das exigências decorrentes das mudanças atuais nos processos produtivos e na organização do trabalho, é exigida do empregado uma atitude mais firme, de forma a mobilizar-se mais para a produtividade em detrimento de suas reclamações.

Alternativas
Comentários
  • A banca fomulou essa questão baseada num artigo produzido a partir de um estudo de caso.

     

     

    Mas antes, vamos traduzir essa questão.

    A questão sugere a seguinte solução: é só o cara trabalhar mais e reclamar menos.

    Será que está certo? Parece não ser bem assim. Veja:

     

    "Acreditamos que o sofrimento manifestado no trabalho possa ser descortinado, escutado e acolhido [...] particularmente diante das exigências decorrentes das mudanças atuais nos processos produtivos e na organização do trabalho."

     

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000400017

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde o início das mudanças causadas pela
reestruturação organizacional na empresa, Carlos, sentindo-se
ameaçado de perder seu emprego, relata dificuldades no
trabalho, manifestadas por choros incontrolados, sentimento
de raiva, desilusão, insônia, dores corporais e indisposição
geral. Carlos foi informado que o mesmo tem acontecido
com o gerente e com outros colegas não só em seu setor, mas
na empresa de uma forma geral.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a
seguir, no que se refere às questões específicas da reabilitação
profissional.

A prescrição medicamentosa é a melhor intervenção no caso de Carlos para causar-lhe alívio de seus sintomas de cansaço, raiva ou desilusão com as novidades da empresa, cuja ansiedade lhe traz dificuldades para dormir.

Alternativas
Comentários
  •  

    A prescrição medicamentosa é a melhor intervenção contra...

    → os sintomas de cansaço? S I M ! 

    → raiva? S I M !

    → desilusão com as novidades da empresa? N Ã O ! Isso é tratado na psicoterapia.

    → dificuldades para dormir? S I M !

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
63277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa, tendo sido incorporada por uma multinacional, passa por uma reestruturação inerente a esse processo. Para
os funcionários, o clima é de incertezas com relação à manutenção do emprego. Nesse processo, as pessoas estão trabalhando mais,
inclusive aos domingos e à noite, para dar continuidade às atividades.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da saúde no trabalho.

Em situações como a acima descrita, os empregados adotam uma atitude defensiva, tentando aliviar o sofrimento causado pela incerteza quanto à permanência no emprego, e assim camuflam o sofrimento vivenciado, o que dificulta a solução do problema, acarretando mais prejuízos a si próprios.

Alternativas

ID
63280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa, tendo sido incorporada por uma multinacional, passa por uma reestruturação inerente a esse processo. Para
os funcionários, o clima é de incertezas com relação à manutenção do emprego. Nesse processo, as pessoas estão trabalhando mais,
inclusive aos domingos e à noite, para dar continuidade às atividades.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da saúde no trabalho.

O trabalho representa fonte de satisfação sublimatória, portanto de prazer e de melhor estruturação física e psíquica, quando o trabalhador pode modificar a organização de suas atividades de acordo com seus desejos e suas necessidades, e de ser responsável pelo conteúdo, ritmo de trabalho e modo operatório do mesmo.

Alternativas

ID
63283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa, tendo sido incorporada por uma multinacional, passa por uma reestruturação inerente a esse processo. Para
os funcionários, o clima é de incertezas com relação à manutenção do emprego. Nesse processo, as pessoas estão trabalhando mais,
inclusive aos domingos e à noite, para dar continuidade às atividades.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da saúde no trabalho.

Na situação apresentada, o clima de ansiedade causado pelo medo de perder o emprego propicia um sofrimento que mobiliza mecanismos de defesa, gerando maior produtividade por parte dos empregados, em razão de uma atividade laborativa mais acelerada, em que empresa e empregados ganham.

Alternativas
Comentários
  • Na situação apresentada, o clima de ansiedade causado pelo medo de perder o emprego propicia um sofrimento que mobiliza mecanismos de defesa, gernado maior produtividade por parte dos empregados, em razão de uma atividade laborativa mais acelarada, emq que empresa e empregado ganham.

ID
63286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma empresa, tendo sido incorporada por uma multinacional, passa por uma reestruturação inerente a esse processo. Para
os funcionários, o clima é de incertezas com relação à manutenção do emprego. Nesse processo, as pessoas estão trabalhando mais,
inclusive aos domingos e à noite, para dar continuidade às atividades.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da saúde no trabalho.

O sofrimento disfarçado pelas estratégias de defesa encontrará como meio de eclodir uma sintomatologia, visto que a vida psíquica perpassa pela integração de todo o sistema corporal. Dessa forma, manifestam-se as doenças psicossomáticas.

Alternativas

ID
119917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens de 47 a 51, a respeito de recrutamento e seleção de pessoal.

O processo em que uma empresa, ao recrutar pessoas para compor sua equipe de trabalho, solicita que o candidato se cadastre, gratuitamente, utilizando os formulários disponibilizados no sítio da empresa, na Internet, constitui exemplo de recrutamento interno para organizar o banco de dados de candidatos, tendo como vantagens a agilidade para identificar profissionais e o baixo custo operacional do processo seletivo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADOO erro que vejo nessa questão é que não é um RECRUTAMENTO INTERNO.
  • Exatamente, está ERRADO. O exemplo trata-se de um recrutamento externo, ou seja, destinado a recrutar cadidatos fora da empresa. O recrutamento interno já se refere a recrutar candidatos dentro da empresa.
  • Esta questão tenta CONFUNDIR ao mencionar o uso da IINTERNET e o BAIXO CUSTO que, normalmente, remeteriam ao RECRUTAMENTO INTERNO.

    Há que se observar que a assertiva fala de cadastro no sítio da empresa para a identificação de profissionais, constituindo-se, assim, em RECRUTAMENTO EXTERNO, com menor custo se comparado à divugação em outros meios de comunicação ou contratação de empresas de assessoria.

  •  

    Errado! Esse é o conceito de Recrutamento Externo e não Recrutamento Interno.

  • 2 modos de tornar esta assertiva correta:
    Trocando a palavra "interno" para "externo".
    OU
    Trocando a palavra "internet" para "intranet".


ID
119956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Mesmo as ausências não justificadas ao trabalho dão direito a recebimento de salários, mas podem resultar em falta leve, grave ou gravíssima, conforme as circunstâncias ou repetição.

Alternativas
Comentários
  •  Errado - "As faltas não justificadas por lei não dão direito a salários e demais conseqüências legais, e podem resultar em falta leve ou grave, conforme as circunstâncias ou repetição; mas podem ter justificativa imperiosa que, se seriamente considerada, vedará a punição.(...) A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do DIA respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada."

    Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/rotinastrab_faltasjustificadasenao.htm

     

  • As faltas não justificadas por lei não dão direito a salários e demais conseqüências legais


ID
119959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Os programas de controle de ausências devem focalizar as causas do absenteísmo.

Alternativas
Comentários
  • CERTOA quantidade e duração das ausências estão relacionadas com a satisfação no trabalho. Os programas de controle de ausências devem focalizar as causas do absenteísmo. As organizações procuram influenciar a motivação para ausências verificando as justificativas, comunicando regras de ausência e recompensando bons registros de assiduidade com prêmios.Fonte:http://www.alexlocci.pro.br/GPA.pdf

ID
119962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

O absenteísmo, além de gerar custos diretos e indiretos, provoca perdas de produtividade e de motivação e as eventuais reposições de trabalhadores ausentes podem comprometer a qualidade dos serviços.

Alternativas
Comentários
  • CERTOO absenteísmo gera um aumento de custos, pois além da concessão de auxílio doença,gera diminuição de produtividade e eficiência, assim como um aumento de problemasadministrativos, o que compromete a engrenagem industrial.Fonte: http://www.essex.ensino.eb.br/doc/PDF/PCC_2008_CFO_PDF/CD45%201%BA%20Ten%20Al%20GIOVANA%20SOARES%20DA%20SILVEIRA.pdfO absenteismo gera custos diretos e indiretos, representados pela diminuição da produtividade, redução da qualidade e problemas administrativos (Sobrinho, 2002)Fonte:http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_arquivos/14/TDE-2007-05-30T141048Z-806/Publico/Dissertacao%20Izidro%20Penatti%20Filho.pdf

ID
119965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Custos de desligamento e substituição de empregados devem ser considerados com base nos índices de rotatividade de pessoal e podem representar percentual significativo do orçamento para despesas administrativas.

Alternativas

ID
119971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

As empresas, cumprindo a obrigação de zelar pelo bem-estar de seus empregados, promovem ações visando cuidados com a saúde e a segurança no trabalho. Nesse contexto, os programas de qualidade de vida se apresentam como ações corporativas e sua promoção é da responsabilidade exclusiva do corpo gerencial da organização.

Alternativas
Comentários
  • ErradoAcredito que o erro está em dizer "responsabilidade exclusiva do corpo gerencial da organização"
  •  Aliás... acho que nada em psi é exclusivo! risos

  • exclusividade é muito forte ainda se tratando de psicologia né concordo com a colega assima

  • ERRADA!

     

    (CESPE - 2018 - EMAP)

    Nas organizações, o sistema de qualidade é de responsabilidade exclusiva do departamento de qualidade ou de área a ele correlata.

    GAB: ERRADA.

     

     

    -

    MAIS DICAS E QUESTÕES AQUI:

    https://www.instagram.com/quebrandocespe/

  • Nessas questões sempre que tiver algum termo como: exclusivamente, somente isso ou aquilo, quase sempre o gabarito é ERRADO.


ID
119974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Cenários em que doenças do trabalho e licenças médicas se multiplicam apontam para a necessidade de intervenção no campo da qualidade de vida no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTÍSSIMO


ID
119977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Os exames médicos ocupacionais fazem parte dos programas de saúde das empresas, são de caráter obrigatório e têm periodicidade anual para mulheres acima de 40 anos e homens acima dos 45 anos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADOEssa é uma questão bem difícil, CESPE queria pegar o pessoal, para responder essa qeustão tem que olhar a Norma Regulamentadora NR 6 (se não me engano).A norma não está especificando homem ou mulher, em linhas gerais especifica apenas as idades e a periodicidade.Periódico - deverá ser realizado de acordo com os intervalos mínimos de tempo abaixo discriminados:b) para os demais trabalhadores:Anual, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade;A cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

ID
119980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Uma perspectiva de qualidade de vida no trabalho que se apoia em uma abordagem de natureza preventiva demanda investimentos na aquisição de seguro de vida em grupo para os empregados.

Alternativas
Comentários
  •  Errado!

     

    Seguro de vida não trata-se de prevenção, mas sim, de um remédio para algo que já aconteceu.

  • Discordo, é saber que acidentes acontecem mesmo em ambientes extremamente seguros e prevenir mais dificuldades no futuro. É tão prevenção quanto manter um kit de primeiros socorros, mesmo que ele só seja útil depois do acidente é um planejamento estratégico importante que só é útil preventivamente. Prevenção tem vários níveis.

    Comprar o kit de primeiros socorros depois do acidente que seria não prevenir.
  • A prevenção está mais relacionada a ergonomia, a menos que explicitasse "medidas preventivas de QVT".
    A ergonomia tem seu foco de preocupação, ao diagnosticar as causas dos problemas, é a sua prevenção (por exemplo, acidentes, doenças, erros, retrabalho) nas organizações que colocam em risco o bem-estar dos trabalhadores e a eficiência e eficácia dos processos produtivos. 


    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1516-37172008000100007&script=sci_arttext
  • Bom, eu errei mas depois eu vi que realmente não trata-se de prevenção.
    O seguro não previne morte.O seguro vai apenas ajudar a família.
    O que vai prevenir uma morte por exemplo, é a eliminação de condições e atos inseguros dentro da empresa, um bom treinamento para evitar o uso inadequado de máquinas, um processo seletivo que identifique a coordenação motora,boa visão etc.

    Fonte: Gestão de Pessoas - Chiavenato

  •                                                                       PREVENTIVA X ASSISTENCIALISTA

     

     

    - ASSISTENCIALISTA = AQUELA QUE INVESTE NO BEM STAR DO FUNCIONARIO, CONCEDE FILTRO SOLAR, AREA PARA DESCANCO, ESPAÇO HARMONICO, ETC

     

    - ASSISTENCIALISTA = ESTE CORTA O MAL PELA RAIZ  (SE O AMBIENTE ESTA FAZENDO MAL PRO FUNCIONARIO, ELE É RETIRADO DESSE AMBIENTE)

  • Seguro de vida gera qualidade de vida? que absurdo.


ID
119983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Benefícios corporativos, como plano de saúde e práticas relacionadas ao bem-estar, contribuem para a retenção de empregados e para a redução do absenteísmo.

Alternativas

ID
119986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hoje, uma das principais preocupações dos gestores é dar qualidade de vida aos empregados. Seguindo uma tendência mundial, a cada dia, empresas brasileiras investem mais na saúde dos seus colaboradores. A aplicação de recursos no bem-estar dos funcionários, não por coincidência, sempre traz retornos lucrativos para as empresas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, só de janeiro a agosto de 2009, cerca de 233 mil pessoas se afastaram do trabalho por período igual ou superior a 15 dias em decorrência de doenças. Entre elas, 9.780 estavam relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, 4.942, a transtornos de humor; e 3.551, a episódios depressivos.

Correio Braziliense, 13/12/2009 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens de

Os procedimentos que contribuem para assegurar a saúde do trabalhador incluem as ações de ergonomia da atividade, cujo foco são as doenças do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • ErradoAcho que o erro da questão está em afirmar que o foco das ações de ergonomia são as doenças do trabalho. Creio que o foco da ergonomia é desenvolver ações que promovam a saúde, segurança, eficiência, conforto e qualidade de vida do trabalhador nas organizações.Ergonomia é a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.
  • Ergonomia é o estudo científico de adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho ás capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem. A ERGONOMIA é uma ciência multídisciplinar com a base formada por várias outras ciências. A Antropometria e a Biomecânica fornecem as informações sobre as dimensões e os movimentos do corpo humano. A Anatomia e a Fisiologia Aplicada fornecem os dados sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano. A Psicologia, os parâmetros do comportamento humano. A Medicina do Trabalho, os dados de condições de trabalho que podem ser prejudiciais ao organismo humano. Da mesma forma, a Higiene industrial, a Física, a Estatística e outras ciências fornecem informações a serem utilizadas pela ERGONOMIA, de forma a possibilitar o conhecimento e o estudo completo do sistema homem-máquina-ambiente de trabalho, visando a uma melhor adequação do trabalho ao homem. Adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho às capacidades psicofisiológicas antropométricas e biomecânicas do homem.em : http://www.sogab.com.br/saudebiosseg.htm
  • A ergonomia (ou o estudo dos fatores humanos) tem por objetivo a compreensão fundamental das interações entre os seres humanos e os outros componentes de um sistema. Ela busca agregar ao processo de concepção teorias, princípios, métodos e informações pertinentes para a melhoria do bem-estar do humano e a eficácia global dos sistemas. Definição da Associação Internacional de ergonomia (IEA)

  • Eita questãozinha arapuca!!!

    Na vírgula, essa questão faz uma curva interessante em termos semânticos, que compromete a assertividade da questão.

     

     

    Ora, se objetivo é "assegurar a SAÚDE do trabalhador", então, o foco jamais poderá ser "as doenças do trabalho".

     

    Acredito que o foco, aqui, seja a saúde ocupacional do trabalhador, assegurando-lhe qualidade de vida.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • O foco da ergonomia não é na doença, mas na saúde, no bem-estar do trabalhador.


ID
164686
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atualmente a participação do psicólogo nas organizações de trabalho tem se intensificado. Neste campo de trabalho, observa-se uma atuação diferenciada. A respeito dessa atuação, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta A


    Apesar de ter acertado, achei um pouco solta essa questão. 

  • NÃO ENTENDO PQ A C ESTA ERRADA. A QUESTÃO TEM MAIS DE UMA ALTERNATIVA CERTA, AO MEU VER

  • Creio que o erro do item C seja o sensacionalismo quando ele fala "É O MAIS capacitado para definir a contratação de pessoas"


ID
164707
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com o fenômeno da globalização, um dos grandes desafios do trabalho em equipe é lidar com a diversidade grupal. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. A diversidade pode ser apresentada de várias formas. São fatores de conhecimento: habilidades, valores, idade, sexo, raça, etnia etc.

II. Os grupos diferentes apresentam melhor desempenho em trabalhos que podem ser feitos de forma independente.

III. Os grupos diferentes apresentam pior desempenho em trabalhos que exijam a coordenação com os parceiros de equipe.

IV. Quando há a necessidade de trabalhar em conjunto, a dificuldade da diversidade diminui como também pode haver vantagens significativas na qualidade e na satisfação.

Alternativas

ID
165946
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os vínculos das relações fundamentais no trabalho, quando são rompidos, desencadeiam de certa forma os chamados assédios morais, o desrespeito aos pares, as doenças psicossomáticas, dentre outras consequências. Como passam a ser desestabilizadoras, geram também sofrimento psíquico. Segundo Dejours, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
187492
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria da equidade de Adams tem como premissa básica a crença de que os colaboradores controlam o grau de equidade ou desigualdade em suas relações de trabalho,

Alternativas
Comentários
  • "De acordo com Oliveira (2006) a teoria da eqüidade é uma relação de esforços e resultados, isto é, é a comparação dos esforços e recompensas do indivíduo com os esforços e recompensas de outros empregados que trabalham em situação semelhante."

    www.administradores.com.br

  • Robbins (2002) afirma que, de acordo com a teoria da eqüidade, quando o trabalhador percebe uma injustiça, espera-se que ele faça uma destas seis escolhas:

    “Modificar suas entradas (fazer menos esforço)

    Modificar seus resultados (por exemplo, funcionários que recebem por peça produzida podem

    aumentar seus rendimentos produzindo mais peças com menos qualidade)

    Distorcer sua auto-imagem (por exemplo: “eu achava que trabalhava em um ritmo moderado, mas

    agora percebo que trabalho muito mais do que os outros”)

    Distorcer a imagem dos outros (por exemplo: “o trabalho de Mike não é tão interessante quanto

    pensei que fosse”).

    Buscar outro ponto de referência (por exemplo: “posso não estar ganhando tão bem quanto meu

    cunhado, mas certamente mais do que meu pai ganhava quando tinha minha idade.”)

    Abandonar o terreno (por exemplo, deixar o cargo)”

     

  • Teoria da Equidade - Stacy Adams => De acordo com a Teoria da Equidade, cada pessoa tenderia a comparar aquilo que lhe é oferecido como recompensa pelo seu desempenho com aquilo que foi oferecido a pessoas semelhantes a ele. Nesta comparação, está implícita a busca de um tratamento justo, ou, como colocam os teóricos, a busca da equidade (BERGAMINI, 1997). Na interpretação de Robbins (2002), os funcionários fazem comparações entre o seu trabalho - as entradas (esforço, experiência, educação, competência) e os resultados obtidos (remuneração, aumentos, reconhecimento) - e as entradas e resultados dos outros. Quando eles percebem que as relações são desiguais, eles experimentam uma tensão de inequidade. Esse estado de tensão negativa oferece motivação para uma ação corretora (ADAMS apud ROBBINS, 2002).

    Para Stacy Adams, todos fazem uma comparação entre o que “entrega” e o que “recebe” em troca (pela empresa e colegas). Assim, a noção de que a relação é justa teria um impacto significativo na motivação. Equidade, neste caso, é a relação entre a contribuição que o indivíduo dá em seu trabalho e as recompensas que recebe, comparada com as recompensas que os outros recebem em troca dos esforços empregados. É uma relação de comparação social.

    A Teoria da Equidade focaliza a relação dos resultados para os esforços empreendidos em relação à razão percebida pelos demais, existindo assim a EQUIDADE. Porém quando essa relação resulta em um sentimento de desigualdade, ocorre a INEQUI-DADE, podendo esta ser negativa, quando o trabalhador recebe menos que os outros e positiva, quando o trabalhador recebe mais que os outros.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • Para os não assinantes:

    Resposta alternativa D

  • De acordo com Robbins, na teoria da equidade o funcionário pode ter 4 pontos de referência para a comparação:

    Próprio-interno - comparar suas recompensas com ele em outra posição dentro da empresa

    Outro-interno - comparar seus resultados com outro similar ou grupo dentro da empresa (no caso da questão)

    Próprio-externo - comparar suas recompensas com ele fora da empresa

    Outro-externo - comparar suas recompensas com outro de fora da empresa


ID
201727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de mudanças no mundo do
trabalho e das organizações.

O desenvolvimento de tecnologias de trabalho constitui fonte de mudança organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Via de regra "o desenvolvimento de tecnologias de trabalho" pode ser, e é uma forte "de mudança organizacional".
  • FONTES DE MUDANÇA ORG.

    ESTRUTURAIS: Afetam a estrutura organizacional, os órgãos (divisões ou departamentos que são fundidos, criados , eliminados ou terceirizados por meio de novos parceiros), alterações no esquema de diferenciação X integração existente.

    TECNOLOGIA: Afetam máquinas, equipamentos, instalações, processos empresariais.

    PRODUTOS OU SERVIÇOS: Afetam resultados ou saídas da organização.

    CULTURAIS: Mudanças no comportamento, atitudes, expectativas, aspirações e necessidades da pessoa.


ID
201730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de mudanças no mundo do
trabalho e das organizações.

A mudança transformacional, ou de segunda ordem, refere-se ao reenquadramento de pressupostos de uma organização, com alteração de sua missão e objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Mudança transformacional, de 2a ordem, descontínua e radical. É um processo de mudança episódico e intencional e para a garantia de sua implementação é necessário que ela seja dirigida

    http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/8339/8339_6.PDF
  •  MUDANÇA TRANSFORMACIONAL:

    Mudança que visa a alterar a organização como um todo - na qual o diretor demonstra aspectos de liderança transacional (aquela que enfatiza o trabalho padronizado e tarefas orientadas) . Os estudos teóricos apontam que, para se alcançar esse tipo de mudança, o estilo adotado deveria ser o transformacional, em que os líderes ajudam a realinhar os valores e normas da organização.


    Fonte:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1984-66572008000200006&script=sci_arttext  (Revista da Psicologia Organizacional UNB - Artigos)


    Como diz o enunciado,reenquadra os pressupostos de uma organização, com alteração de sua missão e objetivo. 

    Você vai passar! Acredite!
    = )
     
     
  • Tabela 1 - Tipos de mudança organizacional
    Referência Tipos de mudança
    Silva
    (1999)
    Incremental organizacional
    Aumento da eficiência e do uso
    dos recursos, mudança na
    arquitetura da empresa.
    Transformacional institucional
    Questionamento e mudança da
    missão, natureza e objetivo da
    organização.
    Porras e
    Robertson
    (1992)
    1a ordem
    Mudança linear e contínua, que
    envolve alterações nas
    características dos sistemas, sem
    causar quebras em aspectoschave
    para a organização.
    2a ordem
    Mudança multidimensional,
    multinível, radical e descontínua,
    que envolve quebra de paradigmas
    organizacionais.
    Weick e
    Quinn
    (1999)
    Contínua
    Mudança constante, cumulativa e
    evolutiva. Podem ser pequenos
    avanços que ocorrem
    cotidianamente em toda a
    organização, cujo acúmulo pode
    propiciar uma mudança
    significativa na organização.
    Episódica
    Mudança pouco frequente,
    descontínua e intencional, que
    ocorre durante períodos de
    divergência, quando as empresas
    saem de sua condição de
    equilíbrio.
    Ford e Ford
    (1995)
    Intencional
    Um agente de mudança
    estabelece – de maneira
    deliberada e consciente –
    condições e circunstâncias
    diferentes das atuais e, então,
    busca realizá-las através de um
    conjunto de ações e intervenções,
    com ou sem a colaboração de
    outras pessoas.
    Não intencional
    Não é gerada deliberadamente ou
    conscientemente. Manifesta-se
    como efeitos colaterais, acidentes,
    efeitos secundários, ou
    consequências inesperadas da
    ação.
    Fontes: Lima e Bressan (2003) e Ford e Ford (1995).
  • Tipos de mudança organizacional

    Existem quatro tipos diferentes de mudança organizacional: incremental, transformacional, evolucionária e revolucionária. 

    A mudança incremental busca acrescentar algo, ou seja, implementar uma melhoria.

    A mudança transformacional não acrescenta nada, mas foca na alteração de algum processo.

    A mudança evolucionária surge a partir de um propósito bem definido, para atender a uma necessidade da empresa ou uma demanda do mercado.

    revolucionária surge a partir de um propósito mais geral, que envolve uma grande “revolução” em aspectos de base da empresa.

    Entre estas mudanças, a mudança incremental é a mais comum, e frequentemente ocorre de maneira orgânica e sem muito planejamento formal. Enquanto isso, a mudança transformacional costuma causar mais atritos, pois exige que os funcionários e líderes estejam dispostos a abandonar a maneira como estão acostumados a trabalhar.

    https://blog.gs1br.org/5-mudancas-organizacionais-que-podem-colocar-seu-negocio-nos-trilhos/

  • Reenquadramento é a designação do servidor para exercer as atribuições e responsabilidades de outro cargo, compatível com a limitação temporária em sua capacidade física ou mental, atestada por Médico do Trabalho do Serviço specializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou por pessoa física ou jurídica contratada para esta finalidade.


ID
201880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a trabalho, subjetividade e saúde psíquica, julgue
os próximos itens.

Considerando que o cotidiano de trabalho ocupa grande parte da vida das pessoas, tem-se que os laços de pertencimento grupal, que referenciam a identidade social, costumam estar associados ao trabalho. Nesse contexto, é possível inferir que os processos identificatórios, ao longo da vida das pessoas, determinam sua identidade e sustentam a posição subjetiva no contexto de suas relações.

Alternativas
Comentários
  • Típica questão do CESPE...

    As duas afirmativas estão corretas, o que te induz a considerar a questão como certa. No entanto, a expressão "Nesse contexto" denota uma relação de causalidade, estabelecendo um vínculo entre as duas afirmativas que não existe...

  • Ou talvez o erro esteja em "determinam sua identidade e sustentam a posição subjetiva no contexto de suas relações", talvez pelo determinismo ignorar outros fatores importantes. Um termo mais adequado seria influenciam ou afetam.
  • Gente pra mim tá furada. Se alguém souber justificar o porque de estar errada, eu agradeço.
  • Compartilho com a opinião do Rodrigo. O erro da questão está na palavra "determinam".

    O Cespe costuma usar muito as palavras "determinam" e "garantem" e, por meio delas, considerar as alternativas erradas, visto a natureza certa e determinista que geram.


  • Considerando que o cotidiano de trabalho ocupa grande parte da vida das pessoas, tem-se que os laços de pertencimento grupal, que referenciam a identidade social, costumam estar associados ao trabalho (não só ao trabalho, mas as redes de relações sociais, familiares - esse foi o primeiro erro da questão). Nesse contexto, é possível inferir que os processos identificatórios, ao longo da vida das pessoas, determinam sua identidade e sustentam a posição subjetiva no contexto de suas relações.


ID
201883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a trabalho, subjetividade e saúde psíquica, julgue
os próximos itens.

Um empregado de uma instituição bancária, ao afirmar ser de um determinado banco, procura fazer-se reconhecido e sua fala se configura como referência simbólica que sustenta a sua identidade como trabalhador.

Alternativas

ID
201886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a trabalho, subjetividade e saúde psíquica, julgue
os próximos itens.

O enfoque da psicologia do sujeito, que investiga as opressões no trabalho e as defesas adquiridas pelos trabalhadores, privilegia os aspectos objetivos do trabalho em detrimento dos aspectos subjetivos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.... aspectos subjetivos e não objetivos.

ID
231247
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O termo definido por Schein (1984) como uma "tendência de suposições fundamentais que determinado grupo tem desenvolvido na aprendizagem para resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que tem trabalhado suficientemente bem para ser ensinada para os outros membros como o caminho correto de perceber, pensar e sentir" é:

Alternativas
Comentários
  • Numa segunda perspectiva, Schein (1984) considera que:
    “Cultura organizacional é o padrão de pressupostos
    básicos que um dado grupo inventou, descobriu e
    desenvolveu, aprendendo a lidar com os problemas de
    adaptação externa e integração interna, e que têm
    funcionado suficientemente bem para serem considerados
    suficientemente válidos e serem ensinados aos novos
    membros como o modo correcto de compreender, pensar e
    sentir, em relação a esses problemas”.

  • De acordo com Schein, cultura é "um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas."

     

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
233161
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A cultura organizacional pode ser estudada por meio de diversas abordagens; entre elas, destacam-se as teorias interpretacionistas, estruturalistas e funcionalistas. Com bases nos pressupostos de cada uma delas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cultura Organizacional e a Abordagem Funcionalista



    Um dos autores mais citados a respeito de Cultura Organizacional é Edgar Schein. Ele define a Cultura Organizacional como “o modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e adaptação interna”. (SCHEIN, 1992, p. 7). Trompenaars (1994) utiliza a definição de Schein como um passo inicial no entendimento da Cultura Organizacional. Entre outras contribuições, ele acrescenta que os valores e as normas inseridos na semiconsciência variam em diferentes regiões do mundo. 



    Kotter e Heskett (1994) adotam uma abordagem mais simples ao tratar dos níveis da Cultura Organizacional. Eles definem dois níveis: os valores compartilhados, considerados mais essenciais e difíceis de mudar e as normas de comportamento do grupo, que constituem um nível 

    mais superficial. Os teóricos citados neste tópico, ao entenderem que a empresa possui uma cultura e que esta é uma variável independente que influencia outros aspectos organizacionais, adotam um entendimento funcionalista da Cultura (SMIRCICH, 1983, p. 342).



  • Cultura Organizacional: Abordagem Interpretativista 



    O conceito proposto por Schein (1992), é distinto do proposto por Cavedon (1999). Para esta, e para os demais autores sob a perspectiva interpretativista, a organização é uma Cultura. Uma vez entendida como uma metáfora raiz para entender uma organização, a Cultura não pode ser vista como uma variável, mas como um ente. Cavedon (2004, p. 4) define Cultura Organizacional como “a rede de significações que circulam dentro e fora do espaço Organizacional, sendo simultaneamente ambíguas, contraditórias, complementares, díspares e 

    análogas, implicando ressemantizações que revelam a homogeneidade e a heterogeneidade organizacional”. 



    A complexidade aqui revelada impede que a Cultura seja explicada por meio dos níveis sugeridos por Schein (1992), Hostede (1991) e Trompenaars (1994). As expressões “rede” e “teia de significados”, comumente usadas por teóricos interpretativos, indicam que a complexidade proposta neste paradigma não pode ser comportada nos medelos citados pelos referidos autores. 


  • Cultura Organizacional: Abordagem Crítica



    Em geral, autores deste paradigma científico acrescentam a dimensão das relações de poder e as consequentes considerações sobre aspectos de manipulação em seus conceitos. Por exemplo, Fleury (2006) afirma que “Cultura Organizacional é concebida como um conjunto de valores e pressupostos básicos expressos em elementos simbólicos, que em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir a identidade organizacional, tanto age como elemento de comunicação e consenso, como resultam e instrumentalizam as relações de dominação”.


ID
240238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das emoções no ambiente de trabalho, julgue os itens
subsequentes.

A adoção de estratégia defensiva, resultante da dinâmica frustração-regressão, em circunstâncias de enfrentamento de situações de inadequação social e baixa produtividade, gera nos indivíduos sentimento de inferioridade e impotência.

Alternativas
Comentários
  • O texto abaixo pode esclarecer um pouco:

    Estratégias defensivas surgem com o sofrimento e, por meio delas, os trabalhadores conseguem minimizar a percepção que têm das pressões organizacionais. De vítimas passivas, os trabalhadores passam a agentes ativos de um desafio. Os sujeitos, experimentando cada um por si um sofrimento único, seriam capazes de unir esforços para construir uma estratégia defensiva comum. A diferença entre o mecanismo de defesa individual e a estratégia coletiva é que o primeiro está interiorizado, persiste mesmo sem a presença física de outros, enquanto a segunda não se sustenta se não tiver um consenso, depende de fatores externos. A estratégia defensiva torna-se, muitas vezes, preciosa para os trabalhadores. O sofrimento é essencialmente o resultado do enfraquecimento da estratégia defensiva, e não consequência do trabalho. Essas estratégias funcionam também como sistema de seleção psicológica de trabalhadores, eliminando aqueles que se mostram reticentes (Abdoucheli & Jayet, 1994).

    Fonte: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1678-51772009000400005&script=sci_arttext
  • Então o erro é dizer que é a adoção da estratégia defensiva que gera nos indivíduos sentimento de inferioridade e impotência, pois o que gerou isso na verdade foram as circunstâncias de enfrentamento de situações de inadequação social e baixa produtividade. As defesas estariam ajudando, não piorando. É isso?
  • Segundo Dejours (1996), há 2 tipos de estratégias defensivas: a criativa e a patogênica.

    A elaboração de estratégias criativas favorece a saúde do sujeito e, consequentemente, sua produção.

     

    (FONTE:https://www.youtube.com/watch?v=YXaCbqNLkqA - 9':13").

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Dessa forma, Dejours (1996) faz uma diferenciação entre sofrimento criativo e sofrimento patogênico, em que o primeiro constitui-se da elaboração de estratégias criativas que, em geral, favorecem à saúde do sujeito e à produção. Com isso, o autor argumenta que não se deve negar o sofrimento do sujeito, pois é inevitável, mas o sofrimento criativo possibilita a transformação desse estado em criatividade, contribuindo para a resistência do sujeito à desestabilização. Já aquele considerado patogênico caracteriza o sofrimento que gera alguma solução desfavorável à saúde, no sentido de que o sujeito pode estar em vias de adoecimento ou já estar adoecido.O trabalhador lida com esse sofrimento utilizando-se de alguns recursos chamados de estratégias defensivas, que podem ser tanto individuais quanto coletivas.

     

    Uma divisão ainda mais específica sobre as estratégias defensivas é feita por Dejours (2004), em que ele as classifica em defesas (a) de proteção, (b) de adaptação e (c) de exploração. As defesas de proteção são formas de pensar e agir de modo a proteger-se do sofrimento advindo do trabalho e fazem com que esse sofrimento seja racionalizado ou evitado. Com isso, essas defesas auxiliam o trabalhador a tornar-se alheio às causas do sofrimento, tendo por consequências a intensificação deste ou o adoecimento. Já as defesas de adaptação e de exploração estão relacionadas à submissão aos desejos de produção da organização, em que o trabalhador se sujeita a comportamentos inconscientes que atendam à produção e ao funcionamento, por vezes, perverso da organização do trabalho (Mendes, 2007). 

    ou seja, não vi em nenhum momento falar sobre gerar inferioridade e impotência...

     


ID
240241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das emoções no ambiente de trabalho, julgue os itens
subsequentes.

Indivíduos que sofrem de alexitimia têm dificuldade de expressar emoções e sentem desconforto com seus próprios sentimentos, o que os torna indicados para o exercício de atividades que demandem pouco esforço emocional.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Alexitimia é hoje um termo que diz respeito à marcante dificuldade em verbalizar emoções e descrever sentimentos, bem como sensações corporais.

    A palavra provém do grego, onde A indica ausência, lexis é palavra e timia, emoção.

    Um dos principais sintomas é a confusão entre sensações e sentimentos, e grande dificuldade em expressar os sentimentos através de palavras. O alexitímico costuma relacionar suas sensações físicas aos seus sentimentos. Por exemplo, após sofrer um duro golpe emocional, o alexitímico irá reclamar de dor de cabeça ou fadiga, mas não saberá relatar de forma clara o que realmente sentiu. O alexitimico tem uma impressionante habilidade para fantasiar e uma maneira prática e utilitária de pensar (pensamento operante).

    Referências:

    Ballone GJ- Alexitimia, in. PsiqWeb, Internet, disponível em <http://sites.uol.com.br/gballone/voce/alexitimia.htm>

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexitimia

  • Alexitimia é uma marcante dificuldade para o uso apropriado da linguagem para expressar e descrever sentimentos, bem como a dificuldade para diferenciar com precisão as sensações corporais e uma impressionante capacidade para fantasias.

    Fonte: http://gballone.sites.uol.com.br/voce/alexitimia.htm

ID
240244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da motivação, julgue os itens a seguir.

Programas destinados ao aperfeiçoamento e à motivação de recursos humanos estão relacionados aos postulados da teoria da dissonância cognitiva e propiciam a resolução de incoerências no âmbito do trabalho e estimulam a busca de consenso e harmonia.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Dissonância cognitiva é uma teoria sobre a motivação humana que afirma ser psicologicamente desconfortável manter cognições contraditórias. A teoria prevê que a dissonância, por ser desagradável, motiva a pessoa a substituir sua cognição, atitude ou comportamento. Foi explorada detalhadamente pela primeira vez pelo psicólogo social Leon Festinger, que assim a descreveu:

    Dissonância e consonância são relações entre cognições, ou seja, entre opiniões, crenças, conhecimentos sobre o ambiente e conhecimentos sobre as próprias ações e sentimentos. Duas opiniões, ou crenças, ou itens de conhecimento são dissonantes entre si quando não se encaixam um com o outro, isto é, são incompatíveis. Ou quando, considerando-se apenas os dois itens especificamente, um não decorrer do outro (Festinger 1956: 25).

    Referência:

    http://www.skepdic.com/brazil/dissonancia.html

  • Certo.

    A teoria da dissonância cognitiva de Festinger (1957) tenta explicar o impacto do comportamento na formação e na mudança da atitude. Segundo ele, quando um indivíduo percebe uma discrepância entre suas atitudes e o nosso comportamento, entre o comportamento e a autoimagem ou entre uma atitude e outra, resulta uma condição de dissonância desagradável, uma condição que as pessoas que as pessoas são motivadas a eliminar.

ID
240247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da motivação, julgue os itens a seguir.

A conquista de objetivos por meio do pensamento racional, da satisfação e da produtividade é enfatizada tanto na teoria de fixação de objetivos como na teoria da expectância.

Alternativas
Comentários
  • Para a teoria de fixação de objetivos realizar um objetivo significa realizar uma tarefa com determinado padrão ou proficiência, geralmente dentro de um limite de tempo dado; quanto mais específico ou explícito for o objetivo (através de sua quantificação, por exemplo), com mais precisão o desempenho no cumprimento da tarefa pode ser controlado.

    A teoria da Expectância compreende expectativas individuais em relação à capacidade de atingir as metas propostas pela empresa.
  • Questão errada.

    O erro da questão encontra-se: na teoria da expectância.

    Fonte: http://scrumemacao.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=27&limitstart=4
  • Dúvida... Me falem se o meu raciocínio está errado...

    Teoria da expectância

    Pensamento racional -- Segundo a teoria da expectância os indivíduos decidem entre as alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.

    Satisfação -- Segundo a teoria da expectância os indivíduos têm necessidades e objetivos diferentes.A força do desejo de um indivíduo é o valor subjetivos relacionado a um incentivo ou recompensa.

    Produtividade -- Segundo a teoria da expectância o indivíduo produz quando acredita que os seus esforços serão recompensados... é o que a teoria chama de expectativa.

    O que está errado na questão?
  • Meu pensamento foi de acordo com a da colega acima. Julguei a alternativa correta.
  • Para Spector (Psicologia nas Organizações), a Teoria da Expectativa busca explicar como as recompensas levam a determinados comportamentos, focalizando estados cognitivos interiores que provocam a motivação. Considera motivação como resultado da expectativa, valência e meio; sendo expectativa a probabilidade subjetiva que uma pessoa tem sobre sua capacidade de adotar um tipo de comportamento.
    Já a Teoria da Fixação de Metas, para Spector, considera que o comportamento é motivado por intenções e objetivos; sendo meta aquilo que a pessoa conscientemente deseja obter.

  • Ao que parece, não há que se falar em satisfação na Teoria de fixação de objetivos; o que se busca é atingir objetivos, havendo ou não satisfação..
  • creio que o erro está em dizer que ambas teorias buscam a conquista de objetivos através da satisfação. A teoria que fala de satisfação (de necessidades) é a de Maslow

  • Na Teoria da Expectância um indivíduo pode, ou não, buscar a produtividade. Se vir, por exemplo, que determinado esforço solicitado pelo chefe não gerará ganhos ideais - individualmente falando, ele provavelmente não será tão produtivo assim. Em suma, se a recompensa não é boa, fará corpo mole. Também acho que nem sempre os critérios de atribuição de valores são objetivos. 

  • Pensamento racional: Fixação de objetivos (Okay) Expectância (Okay)
    Satisfação: Fixação de objetivos (Não fala nada sobre) Expectância (não fala especificamente sobre)
    Produtividade: Fixação de objetivos (Não fala especificamente sobre) Expectância (okay)

    ...Questão obriga você a pensar um pouco!

  • A conquista de objetivos por meio do pensamento racional, da satisfação e da produtividade é enfatizada tanto na teoria de fixação de objetivos como na teoria da expectância. ERRADA

    Ambas enfatizam a conquista de objetivos, bem como o pensamento racional e individualista.

    ______________________

    3.2.2.3. Limitações culturais das teorias sobre motivação Para Robbins (2004), a maioria das teorias sobre motivação foi desenvolvida nos Estados Unidos, por norte-americanos, sobre norte-americanos. Para ele a característica mais norte-americana nessas teorias é a forte ênfase sobre individualismo e conquistas materiais. Por exemplo, tanto a teoria da fixação de objetivos como a da expectância, enfatizam a conquista de objetivos, bem como o pensamento racional e individualista.

    https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/123456789/1500/1/Texto%20Completo.pdf


ID
269911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da ergonomia da atividade, da psicopatologia do trabalho
e da saúde e qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsequentes.

A qualidade de vida no trabalho é um fenômeno complexo sustentado pela noção de satisfação no trabalho, cuja essência é a percepção afetiva das condições de trabalho de acordo com uma escala de valores individual.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada

    "Qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto das ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa" (FRANAÇA/ 1997 apub VASCONCELOS/2001)

    Acesso em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v08-1art03.pdf 
  • Errado

    Fernandes (1996) define QVT como a gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam os climas organizacionais, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas. O conceito engloba, além de atos legislativos que protegem o trabalhador, o atendimento a necessidades e aspirações humanas calcadas na idéia de humanização do trabalho e na responsabilidade social da empresa.

    Definição de Albuquerque e Limongi-França (2003, p. 2) para Qualidade de Vida no Trabalho: Um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

    Fonte: http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/trabalhosPDF/814.pdf
     



  • Sim, mas... Não entendi o erro da questão. Para mim, ela só traz com outras palavras o que os dois colegas acima escreveram.
  • Repetindo o que a nossa colega Lorena postou: A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. 

    Não se refere, portanto, à percepção afetiva das condições de trabalho de acordo com uma escalas de valores individuais.
  • Bom a percepção afetiva ocorre - Em Djours _Psicopatologia do trabalho. E e por essa via que surge de fato o trabalho enquanto resultado não mensurável da subjetividade, no entanto, quando se afirma em escala de valores individuais ta indo na contramão do conceito de QVT - É dentro do equilibrio entre o subjetivo e o social que surgem as possibilidades de maior qualidade de vida, visto que diminui a alienação que se associa também ao surgimento da patogênese.

  • Nesse espaço de equilibrio surgem também as mudanças a nível cultural, social e influencia horizontal nas extruturas administrativas que também fazem parte dessa troca de: dar espaço as subjetividades, para que se contrua o trabalho inteligente. è um constante acordo entre as subjetividades e os acordos sociai, ou seja o coletivo pela subjetividade em acordos pelo bem comum, e isso inclue os níveis administrativos


  • A satisfação no trabalho possui ênfase na percepção cognitiva e afetiva, e não somente afetiva como afirma a questão, pois esta é característica da percepção no clima psicológico.

  • Essência é algo mais central sobre alguma coisa. Assim, a percepção afetiva não pode ser considerada como a essência da Qualidade de Vida no Trabalho por existir também a percepção cognitiva.


    Os aspectos cognitivos se referem à satisfação no trabalho em geral, bem como a satisfação com os superiores, colegas de trabalho e pagamento.


    Os aspectos afetivos dizem respeito às respostas emocionais dirigidas ao contexto do trabalho, que se expressam em sentimentos.

  • Algo que aparece como essência constitui fator determinante.

     

     

    → O que a banca disse? Que aspectos subjetivos são determinantes para a satisfação no trabalho.

    → O que os teóricos dizem? Eles apontam aos aspectos internos e externos como determinantes à satisfação no trabalho.

     

    Assim, a qualidade de vida no trabalho vai além dos fatores subjetivos, como o estilo de gestão, a liberdade e autonomia para tomar decisões, o significado das tarefas (Chiavenato, 2014), as questões relacionadas à ergonomia (Ribas & Salim, 2013) etc.

     

    Portanto, como prefere Chiavenato, "QVT envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contexto) do cargo" (2014, p. 420).

    Ou seja, ambos os aspectos são determinantes para a satisfação no trabalho, e não somente as percepções afetivas (intrínsecos/sibjetivos).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Para Julião (2001, p. 04), qualidade de vida no trabalho consiste em um:
    “conjunto de ações de uma empresa, que envolve: diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano, para e durante a realização do trabalho”.

    ERRADO

  • a questão diz que não se levam em conta nada que seja externo ao sujeito. a abordagem é BIO-PSICO-SOCIAL

    E

     

  • Qvt está além da subjetividade. 

  • Q875161

    Psicologia 

     Piscologia e Organizações,  Qualidade de Vida

    Ano: 2018

    Banca: CESPE

    Órgão: ABIN

    Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Área 3

    Considerando que, frustrado com os resultados das ações de qualidade de vida empreendidas em um determinado órgão público, o setor competente opte por elaborar um programa preventivo, julgue o item seguinte.O programa preventivo de qualidade de vida no trabalho deverá atuar nas causas que comprometem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, focar o indivíduo como agente de transformação do contexto psicossocial de trabalho, e advir da percepção do coletivo de trabalhadores da organização.

    Nessa questão o CESPE colocou como ERRADO por considerar que advem de uma percepção individual. Não dá pra entender.

    "A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um tema ainda sem consenso, mas hoje compreendido como um construto multidimensional que visa à humanização do trabalho e cuja percepção depende de paradigmas individuais." http://www.fae.br/mestrado/dissertacoes/2013/Qualidade%20de%20Vida%20no%20Trabalho%20na%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20P%C3%BAblica%20concep%C3%A7%C3%B5es%20de%20gestores%20e%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20por%20subordinados..pdf

  • De acordo com Ferreira (2011), um programa preventivo entende que a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) engloba duas perspectivas interdependentes. Sob a ótica das organizações, ela é um preceito de gestão organizacional que se expressa por um conjunto de normas, diretrizes e práticas no âmbito das condições, da organização e das relações socioprofissionais de trabalho que visa à promoção do bem-estar individual e coletivo, o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores e o exercício da cidadania organizacional nos ambientes de trabalho. Sob a ótica dos sujeitos, ela se expressa por meio das representações globais que estes constroem sobre o contexto de produção no qual estão inseridos, indicando o predomínio de vivências de bem-estar no trabalho, de reconhecimento institucional e coletivo, de possibilidade de crescimento profissional e de respeito às características individuais. 

    Tal concepção pretende uma inversão de perspectiva de análise e de ação que contempla dois aspectos complementares: 

    (a) ao invés de agir sobre os efeitos negativos, busca atuar sobre as causas que comprometem a Qualidade

    de Vida no Trabalho; 

    (b) ao invés de focar no indivíduo, busca transformar as variáveis do contexto organizacional que estão na origem do mal-estar dos trabalhadores.

    Referência: Ferreira, M.C. (2011). Qualidade de Vida no Trabalho. Em A.D. Cattani, & L. Holzmann

    (orgs.). Dicionário: Trabalho e Tecnologia (pp. 285-289). Porto Alegre, RS: Zouck Editora.

    gab: errado.


ID
314110
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muchinsky (2002, p.279-280) indica três tipos básicos de grupos trabalhando como equipes: equipes de solução de problemas; equipes de criação e equipes táticas. As
equipes de solução de problemas requerem que

Alternativas
Comentários
  • Péssima questão para avaliar a capacidade do candidato ao trabalho. Só avalia se ele leu e decorou a específica frase de um livro:

    "As equipes de solução de problemas requerem que cada um dos seus membros acredite que as interações entre eles serão confiáveis e incorporem um alto grau de integridade." Muchinsky (2002, p.279-280)

    Por que na prática uma equipe de solução também se beneficiaria do item a) e do b).
  • Segundo Muchinsky, trabalhar em equipe requer três tipos básicos:
    1. Equipes de solução de problemas: onde cada componente acredita que a confiança e as interações entre si cheguem a um alto nível de integridade.
    2. Equipes de criação: são responsáveis pela busca de possibilidades e alternativas com um objetivo de desenvolver outro serviço ou produto.
    3. Equipes táticas: responsáveis pela execução de um trabalho bem definido, onde deve haver muita clareza de tarefas e uma boa definição de papéis.
    (http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Nas-Organiza%C3%A7%C3%B5es/162383.html)

  • Questão podre!

  • Chorar não vai adiantar.

    essa questão é li​nda, sabe pq?
    - Pq a gente errou e não erra mais, estudamos e aprendemos.
     


ID
317971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

A dimensão ideológica de compreensão do trabalho e das organizações abrange os aspectos subjetivos da relação de cada indivíduo com o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Errado (A Questão deu a definição de Dimensão Simbolica)

    As formas de execução e os modos de se pensar sobre o trabalho variam em relação a muitos aspectos, de acordo com as seguintes dimensões:

    --Dimensão concreta: refere-se à tecnologia com a qual se pode contar para realizar o trabalho, bem como às condições materiais e ambientais nas quais se realiza.

    --
    Dimensão gerencial: refere-se ao modo pelo qual o trabalho é gerido.

    --
    Dimensão socioeconômica: abrange a articulação entre o modo de realizar o trabalho e as estruturas sociais, econômicas e políticas.

    --Dimensão ideológica: consiste no discurso elaborado e articulado sobre o trabalho, no nível coletivo e social, justificando o entrelaçamento das demais dimensões e, especialmente, as relações de poder envolvidas.

    --Dimensão simbólica: abrange os aspectos subjetivos da relação de cada indivíduo com o trabalho.

    http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/4205/Denise.Salles.pdf?sequence=1

     

  • Colaborando com o ótimo comentário da Greice:

    Essa organização foi proposta por  Borges e Yamamoto.

    BORGES, L. O.; YAMAMOTO, O. H.. O mundo do trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. São Paulo: Artmed, 2004. 

ID
327841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde meados da década de 1950, pesquisadores têm
buscado, por meio de diferentes metodologias, compreender o
significado atribuído ao trabalho por pessoas de diferentes países.
Os resultados obtidos por pesquisadores do grupo Meaning of Work
International Research Team
(MOW, 1987) mostraram que o
trabalho pode assumir desde a condição de neutralidade até a de
centralidade na identidade pessoal e social. O objetivo dessa
pesquisa é apresentar dados qualitativos acerca dos sentidos do
trabalho para jovens executivos brasileiros, a partir da abordagem
desenvolvida por Morin. Os resultados preliminares da pesquisa
indicam, para a amostra pesquisada, que o trabalho é essencial na
vida das pessoas. Para esse grupo, o trabalho tem sentido
principalmente porque permite a sobrevivência. Além disso, os
dados da pesquisa indicam que valores como variedade na natureza
das tarefas, aprendizagem, autonomia, reconhecimento e segurança
também são fundamentais para que o trabalho tenha sentido.

E. Morin; M. J. Tonelli e A. L. V Pliopas. O trabalho e seus sentidos. In: Psicologia &
Sociedade
, v.19 n.º esp. Porto Alegre, URGS, 2007 (com adaptações).

Pela leitura do texto, conclui-se que, na coleta de dados da mencionada pesquisa, foi empregada a técnica de

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa de survey pode ser descrita como a obtenção de dados ou informações sobre características, opiniões ou ações de um determinado grupo de pessoas, indicado como representante de uma população alvo. Os dados obtidos com a realização da survey devem ser analisados por meio de ferramental estatístico para a obtenção das informações desejadas, devendo-se para tanto, considerar o tipo de análise estática aplicável às variáveis em estudo. As variáveis podem ser qualitativas, que têm como resultado atributos ou qualidade (por exemplo, sexo), ou quantitativas, que têm como resultado números de determinada escala (por exemplo, tempo de serviço.

    Fonte: http://pesquisa-survey.blogspot.com.br/  


ID
327844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde meados da década de 1950, pesquisadores têm
buscado, por meio de diferentes metodologias, compreender o
significado atribuído ao trabalho por pessoas de diferentes países.
Os resultados obtidos por pesquisadores do grupo Meaning of Work
International Research Team
(MOW, 1987) mostraram que o
trabalho pode assumir desde a condição de neutralidade até a de
centralidade na identidade pessoal e social. O objetivo dessa
pesquisa é apresentar dados qualitativos acerca dos sentidos do
trabalho para jovens executivos brasileiros, a partir da abordagem
desenvolvida por Morin. Os resultados preliminares da pesquisa
indicam, para a amostra pesquisada, que o trabalho é essencial na
vida das pessoas. Para esse grupo, o trabalho tem sentido
principalmente porque permite a sobrevivência. Além disso, os
dados da pesquisa indicam que valores como variedade na natureza
das tarefas, aprendizagem, autonomia, reconhecimento e segurança
também são fundamentais para que o trabalho tenha sentido.

E. Morin; M. J. Tonelli e A. L. V Pliopas. O trabalho e seus sentidos. In: Psicologia &
Sociedade
, v.19 n.º esp. Porto Alegre, URGS, 2007 (com adaptações).

A referida pesquisa tem como base teórica

Alternativas
Comentários
  • O sentido da atividade de trabalho pode assumir desde uma condição de neutralidade até a de centralidade na identidade pessoal e social. Nesta pesquisa adota-se a perspectiva desenvolvida por Morin, fortemente influenciada pelas pesquisas desenvolvidas pelo grupo MOW, bem como por psiquiatras da linha existencialista, como Viktor Frankl, para quem as ações das pessoas precisam ter sentido. A análise dos sentidos do trabalho não é uma questão unânime e, por este motivo, é necessário colocar os limites deste trabalho.

  • Gabarito: E.


ID
327847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde meados da década de 1950, pesquisadores têm
buscado, por meio de diferentes metodologias, compreender o
significado atribuído ao trabalho por pessoas de diferentes países.
Os resultados obtidos por pesquisadores do grupo Meaning of Work
International Research Team
(MOW, 1987) mostraram que o
trabalho pode assumir desde a condição de neutralidade até a de
centralidade na identidade pessoal e social. O objetivo dessa
pesquisa é apresentar dados qualitativos acerca dos sentidos do
trabalho para jovens executivos brasileiros, a partir da abordagem
desenvolvida por Morin. Os resultados preliminares da pesquisa
indicam, para a amostra pesquisada, que o trabalho é essencial na
vida das pessoas. Para esse grupo, o trabalho tem sentido
principalmente porque permite a sobrevivência. Além disso, os
dados da pesquisa indicam que valores como variedade na natureza
das tarefas, aprendizagem, autonomia, reconhecimento e segurança
também são fundamentais para que o trabalho tenha sentido.

E. Morin; M. J. Tonelli e A. L. V Pliopas. O trabalho e seus sentidos. In: Psicologia &
Sociedade
, v.19 n.º esp. Porto Alegre, URGS, 2007 (com adaptações).

A afirmativa o trabalho é essencial na vida das pessoas e permite a sobrevivência, que sintetiza o resultado preliminar da referida pesquisa, está sustentada na busca de

Alternativas

ID
327850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde meados da década de 1950, pesquisadores têm
buscado, por meio de diferentes metodologias, compreender o
significado atribuído ao trabalho por pessoas de diferentes países.
Os resultados obtidos por pesquisadores do grupo Meaning of Work
International Research Team
(MOW, 1987) mostraram que o
trabalho pode assumir desde a condição de neutralidade até a de
centralidade na identidade pessoal e social. O objetivo dessa
pesquisa é apresentar dados qualitativos acerca dos sentidos do
trabalho para jovens executivos brasileiros, a partir da abordagem
desenvolvida por Morin. Os resultados preliminares da pesquisa
indicam, para a amostra pesquisada, que o trabalho é essencial na
vida das pessoas. Para esse grupo, o trabalho tem sentido
principalmente porque permite a sobrevivência. Além disso, os
dados da pesquisa indicam que valores como variedade na natureza
das tarefas, aprendizagem, autonomia, reconhecimento e segurança
também são fundamentais para que o trabalho tenha sentido.

E. Morin; M. J. Tonelli e A. L. V Pliopas. O trabalho e seus sentidos. In: Psicologia &
Sociedade
, v.19 n.º esp. Porto Alegre, URGS, 2007 (com adaptações).

Os resultados da pesquisa mencionada no texto

Alternativas

ID
327883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desempenho no trabalho depende das dimensões simbólicas e dinâmicas da relação entre o indivíduo e a organização, não se restringindo às características do cargo. Nessa perspectiva, nos processos de avaliação do trabalho, o psicólogo deve considerar prioritariamente

Alternativas

ID
327886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No aconselhamento psicológico na organização, o psicólogo deve considerar

I as emoções como foco principal.

II a cultura e os valores organizacionais para a análise do contexto de atendimento.

III o desempenho como objeto de discussão nas entrevistas.

IV o comprometimento afetivo do empregado.

V o estilo e a qualidade da gestão.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I as emoções como foco principal. ERRADA

    II a cultura e os valores organizacionais para a análise do contexto de atendimento. CORRETA

    III o desempenho como objeto de discussão nas entrevistas. CORRETA

    IV o comprometimento afetivo do empregado. CORRETA

    V o estilo e a qualidade da gestão. CORRETA

     

     

     e) II, III, IV e V.


ID
544885
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicopatologia do Trabalho é levada a pesquisar em primeiro lugar o que, no Trabalho, está dialeticamente oposto

Alternativas
Comentários
  •  "... a psicopatologia do trabalho é levada a pesquisar primeiramente o que 
    no trabalho está dialeticamente oposto ao desejo. Segundo esses autores, o desejo situa-se 
    precisamente entre a necessidade (no sentido fisiológico do termo) e a demanda (no sentido Segabinazzi, C.
    Identidade e trabalho na sociedade capitalista de demanda de amor), para que se possa compreender que, ao se atacar o desejo, se ameaça o 
    regulador natural do equilíbrio psíquico e somático. As relações entre desejo e motivação são 
    determinadas pela organização do trabalho. No caso do operário semi-especializado, a 
    organização do trabalho joga a motivação contra o desejo."

    Fonte: Identidade e trabalho na sociedade capitalista - Catia Segabinazzi
    *Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 2-18. jan./jun. 2007
  • Pq ao desejo? Não entendo.
  • Aqueles que estão com dúvida nesta questão veja o link na página 31  http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/33268/000107997.pdf?sequence=1 
  • É o desejo que nos leva a agir, é o que nos motiva a tomar uma atiude frente a vida, seja ela positiva ou negativa.

     

  • É desejo por conta do referencial teórico do Dejours. Veja: 
    "Dejours deu seguimento às pesquisas no neste campo e afirmava que a psicanálise não tinha nada a dizer sobre o trabalho, mas sim uma questão a colocar: no trabalho contemporâneo, qual é o lugar do Desejo e qual é o lugar do Sujeito? "
    Em: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Christophe_Dejours
  • A luta do sujeito para inserir sua subjetividade(denota desejos tb) no meio. E produzir por meio de seu trabalho interno(inteligência) o preenchimento da lacuna entre o preescrito e o real.  Idéias de Djours

  • Motivação


ID
544888
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Distinguem-se atualmente em psicodinâmica do trabalho dois tipos de julgamento (Dejours, 1993b):

Alternativas
Comentários
  • "A busca de reconhecimento encontra nas resistências
    hierárquicas sua principal barreira, pois implica
    na constatação das falhas do trabalho prescrito e das
    imperfeições inerentes à organização do trabalho,
    que leva a receios e temores dos dirigentes. Dejours
    (2004) adverte que a falta de reconhecimento, que é
    tão verbalizada pelo trabalhador, não é considerada
    com a devida seriedade e ocupa posição periférica
    nas discussões sobre gestão. Entretanto, seu estudo
    é fundamental para a cooperação que, por sua vez, é
    essencial à produção e produtividade. O autor relaciona
    duas formas de reconhecimento: o reconhecimento
    baseado em um julgamento de utilidade, proferido
    pelos superiores hierárquicos e subordinados e, ainda,
    eventualmente, pelos clientes; e o reconhecimento
    advindo de um julgamento de estética, proferido
    especificamente pelos pares, colegas, membros da
    equipe ou da comunidade.


    Assim, depende do reconhecimento, o sentido do
    sofrimento no trabalho, ou seja, a partir do momento
    em que a qualidade do trabalho é reconhecida, o trabalhador
    constata que suas dúvidas, decepções e desânimos
    têm sentido, o que faz dele um sujeito diferente
    daquele que era antes do reconhecimento. Assim, este
    irá desempenhar “papel fundamental (...) no destino do
    sofrimento no trabalho e na possibilidade de transformar
    o sofrimento em prazer” (Dejours, 2001, p. 34)."

    A psicodinâmica do reconhecimento no trabalho de enfermagem.
    http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/3594/4148
  • ...Tal reconhecimento é operado por dois tipos de julgamento: o de utilidade, relativo à utilidade técnica, econômica ou social da contribuição do sujeito, podendo ser proferido pela hierarquia, subordinados (no caso da gerência) ou clientes, e o de beleza, de competência dos companheiros de trabalho, realizado sob o critério de conformidade em relação às regras de trabalho.

    Há também o julgamento de originalidade, traduzido nas contribuições originais, inéditas que o sujeito venha a oferecer à organização do trabalho. Tal julgamento é feito por aqueles que estão mais próximos dele e, dentre todos, é o mais exigente e severo.

    Dejours, 1993.
  • "A validação da invenção passa pelo reconhecimento, que funciona em dois registros:

    1) reconhecimento pela hierarquia

    2) reconhecimento pelos pares

    Esses dois modos de reconhecimento não são equivalentes. O primeiro é um reconhecimento da utilidade, o segundo é um reconhecimento de habilidade, de inteligência, de talento pessoal, de originalidade, até mesmo de beleza." Pág. 135

    Livro: Psicodinâmica do Trabalho.

  • Beleza - o que é próprio do sujeito; singulat na realização da tarefa.

    Utilidade - o quanto ele está contribuindo para a organização a partir do que está fazendo.

  • Julgamento de utilidade - utilidade econômica, social ou técnica da contribuição dada pelo sujeito à organização do trabalho.  O julgamento de utilidade é importante para o sujeito porque lhe confere um status na organização para a qual ele trabalha e, além disso, um status na sociedade (Castel, 1995). O reconhecimento de sua atividade como um trabalho e não simplesmente como um hobby, um passatempo ou um lazer é a condição para obter não somente um salário, mas também para alcançar direitos sociais. O julgamento de utilidade é condição para afiliação à sociedade.

    O julgamento estético: o segundo julgamento é proferido pelos pares. Ele não recai apenas sobre a utilidade, mas sobre a beleza do trabalho realizado por um trabalhador. Ele é enunciado sempre em termos estéticos: é um belo trabalho, é uma demonstração elegante, é uma bonita forma de fazer. O julgamento estético conota, primeiro, a conformidade do trabalho realizado às regras da arte, às regras do ofício. É julgamento dos pares, mais severo certamente, o mais valorizado. Seu impacto na identidade é considerável. Reconhecido pelos pares, um trabalhador tem acesso ao pertencimento de uma equipe, de um coletivo, de uma comunidade profissional. O pertencimento é aquilo que pelo trabalho permite conjurar a solidão. 

  • "A busca de reconhecimento encontra nas resistências

    hierárquicas sua principal barreira, pois implica

    na constatação das falhas do trabalho prescrito e das

    imperfeições inerentes à organização do trabalho,

    que leva a receios e temores dos dirigentes. Dejours

    (2004) adverte que a falta de reconhecimento, que é

    tão verbalizada pelo trabalhador, não é considerada

    com a devida seriedade e ocupa posição periférica

    nas discussões sobre gestão. Entretanto, seu estudo

    é fundamental para a cooperação que, por sua vez, é

    essencial à produção e produtividade. O autor relaciona

    duas formas de reconhecimento: o reconhecimento

    baseado em um julgamento de utilidade, proferido

    pelos superiores hierárquicos e subordinados e, ainda,

    eventualmente, pelos clientes; e o reconhecimento

    advindo de um julgamento de estética, proferido

    especificamente pelos pares, colegas, membros da

    equipe ou da comunidade.

    Assim, depende do reconhecimento, o sentido do

    sofrimento no trabalho, ou seja, a partir do momento

    em que a qualidade do trabalho é reconhecida, o trabalhador

    constata que suas dúvidas, decepções e desânimos

    têm sentido, o que faz dele um sujeito diferente

    daquele que era antes do reconhecimento. Assim, este

    irá desempenhar “papel fundamental (...) no destino do

    sofrimento no trabalho e na possibilidade de transformar

    o sofrimento em prazer” (Dejours, 2001, p. 34)."


ID
544900
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A segurança no trabalho é definida como: uma série de medidas técnicas, médicas e psicológicas, destinadas a prevenir os acidentes profissionais, educando os trabalhadores de maneira a evitá-los, como também procedimentos

Alternativas
Comentários
  • Letra b

    Segurança do trabalho é definida como uma série de medidas técnicas, médicas e psicológicas, destinadas a prevenir acidentes profissionais, educando os trabalhadores nos meios de evitá-los, como também procedimentos capazes de eliminar as condições inseguras do ambiente de trabalho. (VIEIRA, 1994)
  • A questão foi feita sobre a escrita de um autor bem específico pois o termo "eliminar condições inseguras" costuma ser pegadinha da banca uma vez que há sempre uma redução a níves aceitáveis e não uma eliminação/extinção de algo.  Eu recorreria dessa questão se tivesse feito a prova.

  • SEGURANÇA DO TRABALHO = RISCO DE ACIDENTES

    HIGIENE NO TRABALHO = RISCO DE ADOECIMENTO LABORAL


ID
621010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

A psicologia aplicada ao trabalho e às organizações possui interfaces com outras disciplinas e áreas de atuação, como a administração, a economia, a ciência política, a antropologia e a educação.

Alternativas

ID
698782
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A segurança no trabalho apresenta como formação e complementação de seus objetivos três condições, as quais explicam de forma direta e transparente alguns critérios básicos de sua aplicabilidade. São eles: identificação das principais causas; correção e manutenção das estruturas físicas e prevenção, redução e eliminação de acidentes. Na identificação das principais causas

Alternativas
Comentários
  • A segurança do trabalho apresenta, como formação e complementação de seus objetivos, três condições as quais explicam de forma direta e transparente alguns critérios básicos da sua aplicabilidade. São elas: 

    Identificação das principais causas: estar atento às ocorrências de acidentes de trabalho é uma característica importante dos gestores da organização, principalmente do gestor de pessoas. Contudo, ainda hoje, existem gestores que parecem não querer enxergar o que precisa ser feito e, muitas vezes, mesmo quando as pessoas da organização apontam tais necessidades, pouco ou nada é feito. 

    Correção e manutenção das estruturas físicas: após a identificação das principais causas de acidentes de trabalho, os gestores responsáveis devem prosseguir na correção dessas causas e, em seguida, providenciar para que sejam realizadas as manutenções necessárias. Note que esta manutenção é bastante importante, porque garante a segurança das estruturas físicas nas quais as pessoas se encontram diariamente para executarem suas atividades. É clara para todos a importância de um ambiente seguro e saudável.

    Prevenção, redução e eliminação de acidentes: a CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- tem a atribuição de promover a prevenção dos acidentes, com isso tende a reduzir ou eliminar acidentes em muitas situações. Insistimos que os gestores em geral e o de pessoas, em particular, devem estar sempre preparados para prevenir, porque se reduz e/ou elimina acidentes dos mais diferentes graus de gravidade.  

    Fonte: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/07/19/outros/5b47bbe0c9327414a6f918e11bc665b6.pdf

  • Questão mal pontuada dificultando a compreensão do texto. Faltou competência da banca na minha opinião, é claro que não querem facilitar, mas oferecer qualidade também é incumbência da banca.
  • A alternativa B parece estar certa, mas é interessante notar a lógica da banca organizadora.  Parece que Não buscou um olhar "mais técnico e crítico" da situação. Valorizou o aspecto da lógica, da coisa do senso comun. Enfim é o que me pareceu.


ID
698815
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. As informações sobre essas variáveis são obtidas por meio

Alternativas
Comentários
  • É na entrevista de Desligamento que colhemos todos os dados referente ao motivo do desligamento do funcionario.
    Problemas de chefia, insatisafação com o salário ou benefícios, clima no setor, entre outros.
  • Rotatividade, conhecida também como turnover, ”é a permanente saída e entrada de pessoal da organização, de forma voluntária ou involuntária. [...] Toda organização, evidentemente, tem uma certa rotatividade” (ROBBINS, 2009, p.22).

    A rotatividade de pessoal ou turnover, para algumas organizações é um problema identificado, mas muitas vezes não solucionado por apresentarem, em alguns casos, um relevante índice de subjetividade e difícil mensurabilidade. Para identificar causas e conseqüências da rotatividade existente, algumas empresas utilizam como instrumento de investigação a entrevista de desligamento.

    Dentre os princípios de gestão estão a análise da situação atual e o planejamento, sendo que para este é necessária aquela análise. Desprezar a rotatividade como um fator importante na análise organizacional e, conseqüentemente não inserir suas constatações na gestão empresarial ou, especificamente, na gestão de pessoas, pode ser o indício de uma gestão reativa, uma administração não adequada, como apontado por Paschoal (2006, p.45):

    Uma das piores situações que o empresário ou o executivo enfrenta [...] é ser surpreendido por um pedido de demissão de um colaborador de reconhecido talento [...], numa condição como essa, ainda que se chegue a um bom acordo, sempre soa ao colaborador como algo tardio, uma postura reativa, uma administração falha.




ID
877966
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Práticas de psicólogos nas organizações têm dentre seus fundamentos elaborações teóricas dos campos da Psicologia Organizacional e da Psicologia do Trabalho.

Sobre elaborações específicas do campo da Psicologia do Trabalho, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A Psicologia do Trabalho preocupa-se de fato com o trabalhador. A produtividade da empresa nunca será o foco, apenas uma consequência.

  • O trabalho envolve o corpo do trabalhador, como instância da inteligência e onde ocorrem os processos de interação com a cultura, com o meio social . É uma ação que envolve sofrimento e alteração desse sofrimento no trabalho por meio da inteligência do fazer. É uma articulação entre o prescrito  e a subjetividade para fundar um capo produtivo, negociando-se as subjetividades e criando um campo comum(social) necessário para o desenvolvimento das subjetividades em oposição ao isolamento que adoeçe o trabalhador com a alienação.  

    Pensando em tudo que foi dito antes, há de se entender que não faz sentido a produtividade, mas sim o processo do corpo e da subjetividade no trabalhar onde surgem as patogêneses. Logo seria mesquinho acreditar que uma área da ciência como a psicodinâmica do trabalho se ocuparia da produtivadade.  Mudaria o foco e o objeto.
  • A questão pede para marcar a alternativa incorreta, as letras a, b, c e d se referem ao campo de conhecimento e aplicação da psicologia do trabalho, já a letra e refere-se a área da psicologia organizacional que intervêm nas relações interpessoais do trabalho para a sua melhoria, aplaca os conflitos organizacionais e tem por meta o aumento da produtividade da empresa, logo, a letra e é a incorreta.

  • É comum confundir os conceitos de Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho. Para maior entendimento da questão fica uma breve dica, conceitualização de cada uma das abordagens.


    Psicologia Organizacional

    "A Psicologia Organizacional, é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a subjetividade dos indivíduos, sem perder de vista sua inserção no contexto mais amplo da organização."


    Veja que, de acordo com tal definição fica claro identificar o elo entre a letra "E" e a definição de Psicologia Organizacional. Lembre-se da palavra "subjetividade" e já te auxiliará a identificar muitas das respostas propostas em questões de provas que procuram confundir uma abordagem com a outra.

    Psicologia do Trabalho

    Já a Psicologia do Trabalho destaca-se por ser uma área que trata da prevenção e promoção da saúde do trabalhador no ambiente em que este está inserido. 


    A questão não trata de uma outra abordagem importante da Psicologia e comumente confundida com a psicologia organizacional e psicologia do trabalho, que é a psicologia industrial. Acho pertinente somarmos tal conceitualização para não sermos surpreendidos em provas futuras. 


    As informações referentes a Psicologia Industrial foram extraídas da Fonte:http://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/psicologia-industrial#ixzz35Thwjhti
    Psicologado - Artigos de Psicologia

    Psicologia Industrial

    A Psicologia Industrial foi a primeira forma adotada pelo que hoje conhecemos como Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Ocupacional ou Psicologia Industrial e Organizacional, variando um pouco o “objeto” construído, mas todas apresentando uma certa regularidade discursiva e convergência no que tange ao objetivo, finalidade social, compromisso ético, alvo das ações, bases teóricas e elementos discursivos.

    Psicologia Industrial remonta sua origem aos cenários norte-americanoeanglo-saxão do início do século XX, quando arevolução industrialjá havia se consolidado e otaylorismocomeça a entrar em cena e a fornecer resultados positivos ao aumento de lucratividade das industrias através de controle mais elaborado do processo produtivo e aumento da eficiência.



    Fonte:http://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/psicologia-industrial#ixzz35Thwjhti
    Psicologado - Artigos de Psicologia

    "Neste início a Psicologia Industrial procurava medir o limite de esforço dos trabalhadores, para assim criar quotas de produção; se encarregava das práticas de seleção e colocação profissional, além da orientação vocacional baseada em testes e estudos sobre condições de trabalho visando aumentar a produtividade."

    Fonte:http://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/psicologia-industrial#ixzz35Thkt4JR
    Psicologado - Artigos de Psicologia


ID
891559
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando o individuo é admitido na empresa,traz consigo tipos de conduta,valores e pensamentos que podem ser contrários às ações da empresa,ocasionando divergências, que podem ser solucionadas. Considerando a relação indivíduo e organização,marque a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
891583
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rousseau (1995) introduziu uma noção do contrato psicológico, conceituando-o como crenças individuais sobre as obrigações mútuas no contexto de relacionamento entre empregador e empregado. Marque a alternativa que não representa uma característica marcante do contrato psicológico.

Alternativas

ID
891601
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

De acordo com Sampaio (1998) e Freitas (2002), a Psicologia do Trabalho e das Organizações, no Brasil, desenvolveu- se em três fases: Psicologia_______, campo que tem como foco central o estudo e a compreensão dos recursos humanos em todos os seus significados e manifestações; Psicologia Industrial, em que o profissional, que trabalha com foco principal no(a) _________, é intitulado de psicotécnico; e Psicologia __________, onde os psicólogos estão voltados para assegurar a produtividade das empresas.

Alternativas
Comentários
  • No segundo capítulo (intitulado Psicologia do Trabalho em Três Faces) da referida obra de Sampaio, o autor faz a seguinte afirmação:

    " A Psicologia do Trabalho é uma disciplina em movimento, que já enfrentou pelo menos três momentos distintos em sua história. Como Psicologia Industrial, ela desenvolveu teorias e aplicações voltadas ao aumento da produtividade do homem em postos de trabalho em um contexto taylorista-fordista. Como Psicologia Organizacional, ela também desenvolveu instrumental teórico e prático que permitia repensar as estruturas organizacionais, visando ao aumento da produtividade e da satisfação do trabalhador. Como Psicologia do Trabalho propriamente dita, ela se volta à saúde mental do homem que trabalha e a dimensões esquecidas como o significado e as relações de trabalho."

    Assim, a face Psicologia Organizacional se difere da Industrial porque além de visar ao aumento da produtividade, visa, também, ao aumento da satisfação do trabalhador. Ponto que não foi abordado na questão e que, ao meu ver, a torna incorreta.


ID
997474
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ligação das pessoas com seu trabalho se transformou, especialmente a partir dos anos 90 no Brasil, pois a idealização do emprego estável e duradouro se dissipou, isto é, os vínculos entre qualquer pessoa e seu trabalho, em qualquer posto ou hierarquia são hoje permanentemente renegociados em função do seu comportamento atual, podendo, nesta linha de raciocínio, as relações serem

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    "Nada mais atual do que este modelo para descrever a ligação do homem com seu trabalho. Desde que as transformações organizacionais entraram em curso, qualquer idealização do emprego - para sempre - terminou. Os vínculos entre um homem e seu trabalho são hoje permanentemente renegociados em função de seu comportamento atual e não importa o que ele possa ter feito no passado para a construção da organização. O que vale são os comportamento de hoje, em função das necessidades de hoje, não importando mais nem o passado nem o futuro: as relações são furtivas, fugazes, oscilantes. Até que a aposentadoria os separe....não é mais modelo da moda e todos sabem disso. Mas como nas relações amorosas, ainda sabendo que não é mais possível a segurança, não há ainda um desejo? Um desejo de estabilidade amorosa e um desejo de estabilidade profissional? As novíssimas gerações já não terão mais estes desejos?"

     

    Texto: Feitos para não durar: emprego e casamento no final do século

     

    http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2000-arh-1097.pdf


ID
997510
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pessoas que possuem forte necessidade de realização desejam estabelecer objetivos de dificuldade moderada, mas que sejam atingíveis; gostam de solucionar problemas, em vez de deixar os resultados para o acaso; preferem situações nas quais recebam contrapartidas regulares e concretas em relação a seu desempenho; pensam
positivamente e

Alternativas
Comentários
  • Teoria das necessidades - McClelland

    Nesse conceito as pessoas são dividas em uma minoria que é movida pelas oportunidades e uma maioria que não são capazes, nem dispostas, a enfrentar desafios.

    Motivos que orientam:

    Realização: necessidade de ter exito competivivo, ter sucesso. Representa os objetivos a pessoa.

    Afliação: necessidade de relacionamento humano, ter amigos, ser sociável. Representa as relações pessoais.

    Poder: necessidade de influenciar, de controlar, de coordenar. Representa a vontade de ser resposável por comportamento de outras pessoas.

  • melhor resposta foi a sua!!

  • melhor resposta foi a sua!!


ID
1172119
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com a globalização e com as novas formas de contrato de trabalho, a distinção da inclusão e da exclusão do mundo do trabalho vem sendo cada vez mais difícil de sustentar. 

 No contexto contemporâneo, mesmo um trabalhador com vínculo estável pode experimentar a precarização subjetiva de seu trabalho quando

Alternativas

ID
1224880
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A noção de que a interação humana sempre envolve influência mútua e simultânea, em que o resultado total é tal que nenhum dos participantes poderia tê-lo produzido nem sequer pela metade, se o tentasse fazer sozinho, é chamada de resposta

Alternativas

ID
1234060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

       As atividades do psicólogo brasileiro até as décadas intermediárias do século XX, pelo menos, tiveram forte tônica na seleção de pessoal. Para grande parcela dos profissionais, as atividades não ultrapassavam o recrutamento, a seleção, o treinamento, a análise ocupacional e a avaliação de desempenho.
       As décadas seguintes foram marcadas pela importação de tecnologia e de muitos modismos administrativos. A concorrência foi-se tornando cada vez mais acirrada, enquanto a informática dominava progressivamente os procedimentos de gestão, influenciando fortemente os meios para as trocas comerciais, para a disseminação de conhecimento e para as relações de trabalho.
       Em um importante estudo realizado na década de 80 do século passado, o Conselho Federal de Psicologia traçou uma ampla descrição da atuação do psicólogo no Brasil, apontando dificuldades para o exercício profissional e sinais de que transformações em curso estavam começando a delinear novos fazeres ou novas práticas nos diversos subcampos da psicologia.

                     José Carlos Zanelli e Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. Inserção Profissional do Psicólogo em Organizações e Trabalho. In: Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. José Carlos Zanelli, Jairo Borges-Andrade e A. V. Bittencourt Bastos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 474 (com adaptações).

Considerando o texto acima, assinale a opção correta acerca das práticas emergentes na psicologia organizacional e do trabalho do psicólogo no Brasil contemporâneo, a partir da década de 80 do século XX.

Alternativas
Comentários
  • Desatualizada, porém com duas respostas corretas. A e C


ID
1288681
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Novos estudos têm sido produzidos sobre a relação do homem com seu trabalho, focando o sofrimento psíquico que se produz a partir da frustração de expectativas.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Karl Marx já dizia que o trabalho alienado rouba do homem sua hominidade (ou a subjetividade, como exposto na questão), o transforma em um animal. Na exata medida em que rouba do homem o seu ser, o seu vir a ser, a sua História. A alienação do processo de trabalho acontece na medida em que o capitalista o submete a seus próprios fins: a consecução do lucro. Trata-se de um processo paulatino de expropriação do controle do trabalhador sobre o processo de trabalho.

    Tal situação gera tensões que  desenvolve proporções tais que cria um conflito que não pode mais ser resolvido pelo indivíduo, nas formas alternativas à sua disposição, ou seja, falta-lhe outros modos saudáveis de dar vazão a essa energia afetiva e então o quadro de sofrimento se instaura.

    A seguir destaco as incorreções das demais alternativas.

    A) Para  os  estudiosos  da  área  não  há  diferenças  significativas  entre atividade e trabalho.

    B) O  incentivo  ao  empreendedorismo,  como  alternativa  de  trabalho,  não  tem  suscitado  críticas  relativas  às  possíveis  consequências de sucessivos  fracassos do indivíduo. 

    C) A pressão no trabalho aliena o homem de sua subjetividade,  levando ao sofrimento psíquico. 

    D) A  Psicologia  do  Trabalho  Francesa  não  sofreu  influência  da  Teoria da Atividade. 

    E) A Psicopatologia do trabalho se refere ao estudo das doenças  mentais




    GABARITO: C

  • Gab C

    A pressão no trabalho aliena o homem de sua subjetividade, levando ao sofrimento psíquico.


ID
1350367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os diferentes fatores psicológicos que afetam condições médicas, a personalidade, ou padrão comportamental tipo A, é dos mais associados à doença arterial coronariana. A personalidade tipo A é caracterizada pela

Alternativas
Comentários
  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010),

    Personalidade Tipo A: pessoa agressivamente envolvida em uma luta crônica e incessante pela obtenção crescente de mais coisas em cada vez menos tempo.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
1374232
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A socialização que corresponde à interiorização de “submundos” institucionais ou baseados em instituições, sendo que a extensão e caráter destes são, portanto, determinados pela complexidade da divisão do trabalho e a concomitante distribuição social do conhecimento, é denominada socialização

Alternativas
Comentários
  • A socialização primária diz respeito à socialização que o indivíduo experimenta na infância e pela qual torna-se membro da sociedade. Na socialização primária é construído o primeiro mundo do indivíduo e implica sequências de aprendizagem, socialmente definidas, onde a linguagem possibilita a interiorização de vários esquemas motivacionais e interpretativos com valor institucional definido. A socialização primária termina quando o conceito do outro generalizado é estabelecido na consciência do indivíduo. Assim, torna-se um membro efetivo da sociedade, possuindo, subjetivamente, uma personalidade e um mundo. Porém, essa interiorização da sociedade, da identidade, da realidade não se dá definitivamente. A socialização nunca é total e nem está acabada.

     

    A socialização secundária consiste nos processos subsequentes que introduzem um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade; é a interiorização de “submundos” institucionais ou baseados em instituições, cuja extensão e caráter são determinados pela complexidade da divisão do trabalho e concomitante distribuição social do conhecimento. Portanto, a socialização secundária é “(...) a aquisição do conhecimento de funções específicas, funções direta ou indiretamente com raízes na divisão do trabalho” (Berger & Luckman, 1996, p.185).


ID
1374247
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No enfoque das táticas organizacionais da socialização que tratam das ações da organização que visam a facilitar o processo de socialização dos indivíduos, destacam-se as contribuições de Van Maanen e Schein (1979) e de Jones (1986), nos quais os demais estudos se fundamentam. O modelo apresentado por Van Maanen e Schein, concebe as táticas organizacionais como os caminhos nos quais as experiências dos indivíduos em transição de um papel para o outro são estruturadas nas organizações, tendo desenvolvido um modelo de análise baseada em 6 dimensões nas quais cada tática pode variar. Jones (1986) aperfeiçoando o modelo apresentado, acrescentou que todas as dimensões bipolares identificadas anteriormente se organizam segundo uma outra dimensão bipolar: táticas institucionalizadas versus táticas

Alternativas
Comentários
  • Não erre nunca mais: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/6821/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Gon%C3%A7alo%20Dias%20-%20Socializa%C3%A7%C3%A3o%20Organizacional.pdf?sequence=1


ID
1403080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma notícia publicada em 17/09/2011 informa que cinco professores tunisianos tentaram suicídio por enforcamento devido ao desemprego. A perspectiva sócio-histórica nos permite pensar tal acontecimento a partir de uma interpretação da relação do homem com seu trabalho.

Essa interpretação indica que

Alternativas

ID
1425592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue o  item. 

A identificação com o trabalho e o reconhecimento simbólico e moral dificultam o processo de negociação de conflitos e de promoção da higiene mental na instituição.

Alternativas
Comentários
  • Dificultam não, né?! Facilitam o processo. Acho que o erro está aí...


ID
1425595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue o  item. 

A violência institucional coloca em risco a identidade do trabalhador, uma vez que predomina a desmobilização subjetiva, sendo, pois, fundamental o diagnóstico constante dos jogos de poder por meio de técnicas projetivas.

Alternativas
Comentários
  • Questão bem louca, só podia ser do CESPE.

  • O erro está apenas em "técnicas projetivas" ou tem algum outro? 

  • Juliana
    O erro é esse mesmo, pois não se pode garantir que o melhor diagnóstico será através de técnicas projetivas. Até porque um dos maiores autores da área de Psicodinâmica do Trabalho - Dejours - sugere a criação de grupos de discussão para abordar temas relacionados ao sofrimento no trabalho.
    Bons estudos!
  • A questão estava linda, até chegar em "...por meio de técnicas projetivas". Por isso a resposta é ERRADO, já que a análise institucional (Lapassade) assevera a respeito das relações de poder, presentes em quaisquer instituições, organizações, estabelecimentos.

  • Segundo DEJOURS, a melhor maneira de abordar os temas relativos ao sofrimento no trabalho é a criação de grupos de discussão.


ID
1425598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue o  item. 

Em processos de negociação, é importante considerar o papel da servidão voluntária, que gera no trabalhador uma dificuldade de se emancipar frente aos processos de dominação

Alternativas
Comentários
  • Servidão voluntária é a adesão do trabalhador aos modos que lhe causam sofrimento, causando uma desmobilização subjetiva.


ID
1425604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue o  item. 

Os modos perversos de organização do trabalho causam violência simbólica, o que demanda do psicólogo, na atuação voltada para a promoção da saúde mental, planejamento estratégico que considere a racionalidade instrumental do trabalho

Alternativas
Comentários
  • A racionalidade formal tende aparecer nas sociedades com características industriais, muito embora, ela já tenha surgido em alguns casos isolados fora desse tipo de sociedade. As esferas de vida cuja essa racionalidade tem maior significância são a economia, a legal, a científica e a forma burocrática de dominação. A racionalidade formal legitima seu cálculo meio-fim por meio de regras, leis e regulamentos universalmente aplicados. O apoio as regras e leis para tomada de decisão afastam qualquer referência as qualidades pessoais do tomador de decisão (KALBERG, 1980), tornando-se desta forma um cálculo utilitário de conseqüências. A racionalidade formal é mais conhecida como racionalidade instrumental, que foi um rótulo utilizado pelos pensadores da Escola de Frankfurt.


    http://www.admeorg.com/2010/07/afinal-o-que-e-racionalidade_30.html

  • respondendo com outra questão:

    A ideologia gerencialista é perversa e causa violência simbólica, pois assume, como pressuposto de gestão, a racionalidade instrumental.

    CERTO

  • "Desde a denúncia sobre a falácia do racionalismo moderno empreendida pela escola de Frankfurt, a perspectiva acerca da racionalidade predominante em nossa sociedade se alterou, passando a ser observada como mais uma forma de dominação e alienação na sociedade capitalista (ASSOUN, 1991). Na verdade, o caráter econômico da racionalidade instrumental que se desenvolveu na modernidade corresponde, satisfatoriamente, ao ethos do capitalismo recente." (Vizeu, 2006)

     

    Ou seja, seria necessário um planejamento que considerasse alternativas à racionalidade instrumental, uma vez que ela é causadora de patologia no trabalhador.

  • Os modos perversos de organização do trabalho causam violência simbólica, o que demanda do psicólogo, na atuação voltada para a promoção da saúde mental, planejamento estratégico que considere a racionalidade instrumental do trabalho

    É preciso que o planejamento estratégico considere as relações psíquicas que envolvem o trabalho, para que a prevenção desses acontecimentos possam ser trabalhadas nas politicas de saude mental. Se ele considera a racionalidade instrumental do trabalho, essas outras questões passam desapercebidas.

  • Racionalidade instrumental do trabalho = interesse socioeconômico. Deve-se considerar os aspectos psicológicos afetados pelas relações opressoras de trabalho.

ID
1530796
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na concepção de trabalho na abordagem epidemiológica, o trabalho é ou deve ser sempre

Alternativas
Comentários
  • Na abordagem epidemiológica (Zanelli), o trabalho deve ser sempre prazeroso, pois é a forma com o homem constrói a si próprio. O sofrimento no trabalho deve ser combatido, porque é produto de algum tipo de alienação.

  • Para agregar:

    b) e c), correspondem à abordagem psicodinâmica do trabalho

    d), corresponde à abordagem de estresse no trabalho

  • Transcrição de Abordagens e suas concepções de homem e trabalho

    Abordagens e suas concepções de homem e trabalho
    Estresse
    Concepção de Homem
    O homem é um ser que deve estar em equilíbrio com a natureza, adaptado a ela. Qualquer fonte de desequiíbrio deve ser combatida.
    Concepção de trabalho
    O homem quer e precisa de paz no trabalho, que precisa ser um lugar sem conflitos. Quanto mais tranquilidade, concordência e calma no trabalho, melhor.
    Psicodinâmica do trabalho
    Concepção de Homem
    O homem organiza-se a partir de suas experiências na primeira infância.
    Concepção de trabalho
    O trabalho é portador de sofrimento e afasta o homem do prazer; O melhor trabalho é o que permite sublimar o sofrimento.
    Epidemiológica
    Concepção de Homem
    O homem vive e desenvolve-se em e pelo conflito com outros homens, a natureza e consigo próprio. É um ser psicossocial. Sua principal força é o trabalho, seu e dos outros.
    Concepção de trabalho
    O trabalho é ou deve ser sempre prazeroso pois é a forma como o homem contrói a si próprio.
    O sofrimento no trabalho deve ser combatido, porque é produto de algum tipo de alienação


ID
1568089
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Wax realizou um estudo sobre a maneira pela qual aqueles que trabalham fazem com que as crenças metafísicas e as práticas espirituais se relacionem com o trabalho. Os resultados mostram que há uma ligação explícita entre a espiritualidade e o trabalho. As orientações principais que surgiram relacionadas a esse tema são:


I - o bem no trabalho.


II - o chamado para a responsabilidade.


III - a prática espiritual.


IV - a busca do divino.


Dos itens acima: 

Alternativas

ID
1620616
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação trabalho/subjetividade no âmbito da formação do psicólogo e o campo da Saúde do Trabalhador para maior implicação é necessário levar em conta: Das afirmações abaixo assinale a única ERRADA.

Alternativas

ID
1691119
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O denominado custo humano do trabalho (CHT) expressa:

Alternativas

ID
1757782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base no pressuposto de que a organização do trabalho influencia as vivências de prazer e de sofrimento e, consequentemente, a saúde do trabalhador, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Através das pesquisas de Dejours (1994, 1996) fica evidenciado que a organização do trabalho é a maior responsável pelas consequências favoráveis ou penosas para os processos psíquicos desenvolvidos pelo trabalhador. “A organização do trabalho exerce sobre o homem uma ação específica, cujo impacto é o [...] choque entre uma história individual, portadora de projetos, de esperanças e de desejos e uma organização do trabalho que os ignora." (DEJOURS, apud MENDES, 1995, p. 34). A organização do trabalho compreende a divisão do conteúdo das tarefas, as normas, os controles e os ritmos do trabalho; em contrapartida, como condições de trabalho encontramos a qualidade do ambiente físico, dos postos de trabalho, equipamentos e materiais disponíveis para a execução do trabalho. Os estudos do autor destacam o paradoxo existente na vida do trabalhador, pois o trabalho, componente essencial para sua sobrevivência, passa também a pôr em risco sua existência. As consequências desse sofrimento são devastadoras para o indivíduo. Martins e Oliveira (p. 123, 2006,) apontam que “suas estratégias de defesa para o enfrentamento [do sofrimento] não conseguem evitar o adoecimento e preservar seu equilíbrio. As consequências do sofrimento podem afetar a vida do trabalhador, porque o trabalho invade toda a existência do ser humano”.

  • Questão está super mal formulada!! O prazer, para Dejours, se relaciona com a saúde, não com o adoecimento.

  • D

  • Na minha opinião a correta é a letra E. Quem puder me ajudar solicitando comentário do professor por favor.

  • Quando eu acho que estou entendendo alguma coisa, eu me deparo com esse tipo de questão!


ID
1791871
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No campo da Psicologia aplicada ao trabalho autores destacam duas vertentes epistemológicas com focos distintos. Em relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir:

I. A Psicologia Organizacional pode ser entendida como uma área mais alinhada aos interesses gerenciais, aplicada predominantemente ao campo empresarial.

II. A Psicologia Social do Trabalho enfoca a compreensão crítica das relações sociais de trabalho, sem considerar a vivência dos trabalhadores.

III. Nenhuma destas vertentes, Organizacional e Social do Trabalho, possuem homogeneidade interna, porém suas diferenças permitem dizer que ambas constituem um único campo de pesquisa e atuação.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1791874
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Alguns autores consideram a Psicologia Organizacional e do Trabalho como a terceira fase da evolução de um campo chamado Psicologia aplicado ao trabalho. Esta fase se caracterizaria pela busca em se estudar os efeitos do ambiente, do sujeito, da tecnologia e da cultura sobre o trabalho no contexto da organização. Nesta fase, se inicia a discussão de temas até então proibidos tais como:

Alternativas

ID
1805233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca da psicodinâmica do trabalho e da prevenção de saúde do trabalhador.

A psicopatologia do trabalho consiste na análise dinâmica dos processos psíquicos provocados pela contraposição do indivíduo com a realidade do trabalho, cujo foco é a relação do indivíduo e suas características particulares com o ambiente de trabalho, que, em geral, apresenta características alheias à vontade do empregado.

Alternativas

ID
1811671
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao campo de aplicação dos conhecimentos da ciência psicológica a questões pertinentes ao trabalho, que caracteriza a área da Psicologia do Trabalho, uma compreensão mais ampliada do objeto de estudo permite afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A Psicologia Organizacional se relaciona mais com aspectos relativos a produtividade, eficiência e desenvolvimento gerencial. Já a Psicologia do Trabalho se relaciona com aspectos subjetivos, tendo como exemplo a Psicodinâmica do Trabalho, a Clínica da Atividade... Dentre outros. 

     

    Segue um ótimo artigo sobre o tema: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0247.pdf

  • Letra B: A psicologia do trabalho prioriza o desenvolvimento subjetivo do ser humano de acordo com o trabalho e seus nuances na respectiva vida do indivíduo.


ID
1811713
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao trabalho, ainda que tenhamos o debate sobre a perda da sua centralidade, diversos autores advogam o papel da categoria trabalho como fundante do ser humano e de suas formas de sociabilidade. Como base no exposto, avalie as afirmativas a seguir: 

I. O trabalho é o meio de satisfação das necessidades básicas.

II. O trabalho é fonte de identificação e de autoestima, de desenvolvimento das potencialidades humanas, de alcançar sentimento de participação nos objetivos da sociedade.

III. A centralidade do trabalho dá-se não só na esfera econômica como também na esfera psíquica, uma vez que a atividade laborai ainda parece ser uma importante fonte de saúde psíquica.

IV. Num plano ontológico, a humanidade não pode reproduzir-se sem trabalho, entendido como atividade vital que produza bens socialmente úteis.

V. Trabalho é o que faz para ganhar a vida ou que se é pago para fazer, regulado por um acordo contratual.

Pode-se afirmar que: 

Alternativas

ID
1811716
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A identidade tem sido apresentada como um conceito dinâmico, adotado frequentemente para compreender a inserção do sujeito no mundo e sua relação com o outro. O atual contexto do mundo do trabalho contribui de forma decisiva para a fragmentação dos sujeitos e, desse modo, tende a reforçar a fragilidade e a condição provisória da identidade. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta as repercussões da precarização do trabalho na identidade profissional.

Alternativas

ID
1811722
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A saída do mundo do trabalho quando da aposentadoria implica diversas mudanças na vida do sujeito, pois representa, ao mesmo tempo, a perda do lugar no sistema de produção, a necessidade de reorganização espacial e temporal (tempo e lugar de trabalho e tempo e lugar não trabalho) e de reestruturação da identidade. A orientação psicológica para a aposentadoria indica a necessidade de:

Alternativas
Comentários
  • (...) concorda-se com França (2008), ao compreendê-lo como um processo de educação continuada, relacionado com o planejar da vida e, portanto, que deve ser do interesse de pessoas de todas as idades.

    Acredita-se no desenvolvimento da orientação para a aposentadoria como um trabalho de longo prazo, com o planejamento para o futuro, a discussão sobre as maneiras de lidar com perdas, a manutenção de projetos de vida e o resgate de sonhos passados, a fim de transformá-los em novos projetos, a partir das escolhas dos sujeitos. A partir dessa compreensão, a proposta de trabalho para a Psicologia torna-se mais ampla, com acompanhamento ao longo da carreira dos sujeitos e envolvimento sócio-organizacional

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572009000200009


ID
1811758
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação às práticas do psicólogo organizacional e do trabalho.

Alternativas

ID
1913776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

O trabalho pode assumir tanto uma condição de neutralidade quanto de centralidade na vida dos trabalhadores, assim como na identificação desses indivíduos com a sociedade.

Alternativas

ID
1913779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

Os indivíduos constroem suas concepções de trabalho à medida que vivenciam as relações com o meio em que vivem.

Alternativas

ID
1913782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

O taylorismo propiciou ao trabalhador um espaço criativo e de iniciativa, o que promoveu o sentido do trabalho no trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • As primeiras escolas de administração humana desconsideram qualquer indício de subjetividade humana. 

  • Taylorismo consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense. O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores. Os modelos de produção industrial fordista e taylorista propiciaram, no contexto da sua criação, um incremento da capacidade produtiva das indústrias ao otimizar a relação tecnologia/força de trabalho.

    GABARITO: ERRADO


ID
1913785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

O modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e a hierarquização das tarefas são características das concepções do trabalho que norteiam o indivíduo em relação à posição que o trabalho deve ocupar em sua vida.

Alternativas
Comentários
  • O modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e a hierarquização das tarefas são características das concepções do trabalho que norteiam o indivíduo em relação à posição que o trabalho deve ocupar em sua vida

  • Alguém cita o autor deste "conceito"?

  • ????????????


ID
1913788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação ao sentido do trabalho nas organizações.

Os novos contornos que o mundo do trabalho vem assumindo possibilitam uma relação de envolvimento e identificação da classe trabalhadora com a vida profissional, uma vez que, nessa relação, o trabalho bem remunerado passou a ter sentido.

Alternativas
Comentários
  • Outra da cespe para pensar : O modelo ideal de trabalho definido por meio dos valores humanos e a hierarquização das tarefas são características das concepções do trabalho que norteiam o indivíduo em relação à posição que o trabalho deve ocupar em sua vida C

     

  • Só queria as fontes dessas questões rs

    algumas já percebi que são tiradas de artigos da internet...


ID
1997068
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo José Carlos Zanelli, os campos intradisciplinares, também denominados de subcampos, que configuram a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho são:

Alternativas
Comentários
  • e)Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas 

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
1997113
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jáder dos Reis Sampaio, ao abordar a três faces da psicologia aplicada ao trabalho, afirma que esta é uma disciplina em movimento que já enfrentou pelo menos três momentos distintos em sua história, denominados: Psicologia Industrial, Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho. No que diz respeito a estes três momentos da psicologia aplicada ao trabalho, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a)A Psicologia Organizacional é marcada por uma perspectiva funcionalista que visa à adaptação do homem ao posto de trabalho. ERRADA ,AQUI SERIA A PSICOLOGIA INDUSTRIAL

     b)A Psicologia Industrial busca o aprimoramento do desempenho das pessoas, considerando os efeitos do contexto organizacional sobre o trabalhador da indústria. ERRADA,AQUI SERIA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

     c)A Psicologia do Trabalho dá andamento aos estudos sobre treinamento, não somente com uma visão de capacitação para o trabalho, mas também com a proposta de desenvolvimento de habilidades interpessoais. PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DE PESSOAS

     d)A Psicologia do Trabalho supervaloriza as teorias comportamentais na Psicologia, que maximizam a influência do ambiente no comportamento humano. ERRADA ,AQUI SERIA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

     e)A Psicologia Organizacional encampa novos estudos trazidos por autores estruturalistas e sistêmicos da administração. CERTA. DEFINIÇÃO BEM ATUAL DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL.

    Achei a questão bem tranquila, mas precisaria conhecer esses aspectos para acertá-la


ID
1997134
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A prática do psicólogo na perspectiva da Psicologia Social do Trabalho pressupõe que sua intervenção tenha como ponto de partida:

Alternativas

ID
2105848
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do processo psicológico Memória, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A letra D veio pra salvar.

  • Questão cabulosa, mas essa banca gosta de ser engraçadinha assim.

    Na verdade você só precisava saber do conceito básico da Memória Semântica. As outras alternativas estão aí só pra atrapalhar.

    Gabarito D

  • Sobre a letra B

    O Modelo de Multicomponentes da Memória de Trabalho, proposto por A. Baddeley e G. Hitch, afirma que a Memória de Trabalho é um sistema composto pela alça fonológica (processa info sonoras), esboço visuoespacial (processa info visuais e espaciais) e pelo buffer episódico.Logo, não é um sistema único, mas multicomponencial.

  • Sobre a C

    Para F. Bartlett, a memória é um processo dependente dos aspectos sociais, se formando também a partir destes.


ID
2105923
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Bendassolli (2011), é possível falar em “três” psicologias do trabalho, a saber: industrial, organizacional e do trabalho. Partindo dessa distinção, o item que não estaria de acordo com a caracterização proposta:

Alternativas

ID
2105935
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
2105941
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Allen e Meyer (1990) propuseram um modelo de comprometimento organizacional configurado em três componentes distintos: afetivo, instrumental (calculativo) e normativo. O comprometimento normativo está relacionado a um sentimento moral de permanecer na organização. Sobre os demais comprometimentos assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:

O comprometimento afetivo é um estado no qual o indivíduo se identifica com uma organização particular e com seus __________, implicando no desejo de permanecer nela e na melhora no desempenho no trabalho. No comprometimento calculativo estabelece-se com a organização uma ligação psicológica de natureza __________ e os comportamentos dos indivíduos são norteados por _____________ específicas.

Alternativas
Comentários
  • me parece que a resposta poderia ser C ou E, não?

  • A banca pirou aqui. Só pode né, pois não tem como ser a alternativa E como correta..