SóProvas


ID
2727508
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A motivação é o processo que gera estímulos e interesses para a vida das pessoas e estimula comportamentos e ações, sendo o mecanismo que justifica, explica, estimula. Motivação, dentro das organizações, portanto, é vital na dinâmica entre pessoas, influenciando diretamente na eficácia das reações, e possui dois vetores: motivação externa e motivação interna. Motivação interna é caracterizada pelo conjunto de percepções que o indivíduo tem sobre sua existência, como ele valoriza e gosta dos próprios pensamentos e comportamentos, enquanto que a motivação externa é formada pelo conjunto de valores, missão e visão de um determinado ambiente que permite relações interpessoais adequadas, feitas dentro de um clima que leve à realização das pessoas nesse ambiente.

CASTRO, A.P (2002) Motivação; in BOOG, G. Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências, vol.1. São Paulo: Editora Gente, 2002. (Adaptado)


Diante do exposto, assinale a alternativa corretas sobre as fontes de motivação interna.

Alternativas
Comentários
  • A e B estão erradas pois se referem à motivação externa

    C está errada pois afirma que a impulsão para a ação só é realizada através de fatores externos. Os fatores externos apenas geram inquietação, e podem levar o indivíduo a desenvolver a necessidade de buscar por algo, mas são os fatores internos que levam os indivíduos a sair da inércia (impulsão) e perceguir seus objetivos

    D está certa

    E está errada: a motivação é um elemento que está inserido dentro do processo de direção, e não do processo organizacional. Além disso, a teoria de Maslow é considerada desatualizada (uma vez que diz que as necessidades são hierarquisadas, e que é necessário primeiro atingir uma necessidade para só então perceguir outra), não sendo mais usada hoje em dia como base para a motivação.

  • A motivação é resultante de um interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou do ambiente.

    Motivação interna, também conhecida como motivação intrínseca está relacionada à força interior que é capaz de manter o indivíduo ativo mesmo diante de adversidades; se relaciona aos interesses individuais, associada a metas, objetivos e projetos pessoais que estimulam o indivíduo. Motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidades das pessoas, que fazem cada pessoa ser capaz de realizar certas tarefas e não outras; sentir-se atraída por certas coisas e evitar pulsos interiores, de natureza fisiológica e psicológica, afetados por fatores sociológicos, como os grupos ou a comunidade que a pessoa faz parte.

    Motivação externa, também conhecida como extrínseca diz respeito ao ambiente, às situações e aos fatores externos. Os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue; eles satisfazem necessidades, despertam sentimentos de interesse ou representam recompensas desejadas. São exemplo as recompensas e punições oferecidas pelo ambiente, os padrões estabelecidos pelo grupo de colegas, os valores do meio social, as oportunidades de carreira e muitos outros componentes da situação de trabalho.

    Dentre as assertivas apresentadas a única que apresenta motivos internos é a alternativa D, todas as outras descrevem motivos externos.

    GABARITO: D