SóProvas


ID
2727685
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os fãs de Harry Potter estão produzindo um filme para contar a história de Tom Riddle, o Lord Voldemort. O longa está sendo criado com dinheiro arrecadado na internet pelos fãs e promete abordar a trajetória do vilão que não foi contada na saga, mostrando desde a infância, a ida para Hogwarts até o contato com a magia negra. Voldemort é conhecido por ser o bruxo das trevas mais poderoso de todos os tempos, que tem como objetivo se tornar imortal e controlar o mundo mágico. Durante os anos em que esteve desaparecido, adquiriu diversos seguidores, os Comensais da Morte, grupo de bruxos e bruxas supremacistas radicais, que praticavam as Artes das Trevas.

Correio Braziliense, 29 maio 2017.


A partir da cultura dos fãs e/ou fanfics, como a apresentada, assinale os estudos e o autor que apontam para a tendência de produções independentes.

Alternativas
Comentários
  • a) Cultura da interface, conforme Steven Johnson.  - FONTE: http://www.hellerdepaula.com.br/cultura-da-interface-steve-johnson/

    Cultura da Interface de Steve Johnson aborda os elementos em torno da interface digital e como ela alimenta e é alimentada pela nossa cultura.Com provocações e estudos bem estruturados, o autor faz uma leitura analítica sobre os principais desafios que o designer digital tem em sua rotina e na sua trajetória em desenvolver soluções para esse ambiente imaterial que mistura cultura e informação.

     

    b) Cultura das mídias, conforme Lucia Santaella.  FONTE:http://www.unisalesiano.edu.br/salaEstudo/materiais/p298007d7929/material1.pdf

    Conceito De acordo com Santaella, podemos definir a cultura das mídias como uma cultura intermediária entre a cultura das massas de um lado - e cibercultura de outro lado. Cultura das mídias são os processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais, com a utilização de ferramentas e processos distintos da lógica massiva. Esses processos fertilizaram gradativamente o terreno sociocultural para a cultura virtual (SANTAELLA, 2003, p. 24).

     

    c) Cultura da convergência, conforme Henry JenkinsFONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_converg%C3%AAncia

    Cultura da Convergência é um termo desenvolvido por Henry Jenkins em livro homônimo publicado em 2009 pela Editora Aleph. O termo pode ser relacionado a três fenômenos: convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva.

    Segundo o autor, o atual cenário cultural é caracterizado pela reapropriação de conteúdos e produção midiática cooperativa, que integra agentes como: mídia corporativa, mídia alternativa, consumidor e afins.

    É importante constatar que Jenkins não analisa a noção de convergência por um ponto de vista tecnológico, mas sob uma perspectiva antropológica. Convergência é uma transformação cultural e "ocorre dos cérebros de consumidores individuais e suas interações sociais com os outros"

     

    d) Cibercultura, conforme Pierre Levy.  FONTE: https://cafecomsociologia.com/pierre-levy-conceitos-chave-cibercultura/

    No livro Cibercultura, publicado 1999, traduzido para o português por Carlos Irineu da Costa (Editora 34), Lévy traça suas percepções sobre a o crescimento do ciberespaço, novo meio de comunicação que surge da interconexão de computadores e o consequente surgimento da cibercultura. Segundo ele, “a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer” (LÉVY, 1999, p. 15).