SóProvas


ID
2728510
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em se tratando de projeto de eixos uniformes com seções transversais circulares usados para transmitir potência, é correto afirmar que, ao utilizar a teoria da tensão cisalhante máxima para o cálculo do menor diâmetro admissível do eixo,

Alternativas
Comentários
  • o objetivo é fazer um eixo que ressiste ao torque. Quanto maior a ressistencia ao cisalhamento, ou seja, a ser rotacionado, mais fino poderá ser este eixo.

    Gab. B

  • T ( tensão de cisalhamento ) = T.C/(pi.C^4/2) , C é o raio do eixo , quanto menor for o raio do eixo maior será a tensão de cisalhamento . A tensão de cisalhamento para um eixo variará de zero na linha central do eixo longitudinal a um valor máximo na superfície externa.

  • Um material mais resistente mecanicamente possui maiores valores de módulo de elasticidade (E) e também, de módulo de cisalhamento (G). De acordo com a teoria da máxima tensão de cisalhamento, para que a falha seja evitada, a tensão à qual o material está submetido deve ser menor que aquela que provoca o escoamento do material num ensaio de tração simples. Deste modo, quanto maior for a resistência desse material (maior E), menor pode ser o diâmetro de determinando eixo, para uma dada aplicação.

  • Após analisar o que foi dito por Lucas Costa, pode-se também fazer a seguinte análise:

    TensaoCis = T. c / J --- Em J, tem-se r^4. O raio é predominante no denominador. Logo, se você cortar o c (qu é o raio) com o r do J verá que ficará com r^3 apenas no denominador. Isso mostra que o raio é inversamente proporcional a Tensão de Cisalhamento admissível.