-
I A Teoria da tensão de cisalhamento máxima é utilizada para prever a tensão de falha de um material dúctil submetido a qualquer tipo de carga.
II A Teoria da tensão de cisalhamento máxima diz que o escoamento do material começa quando a tensão de cisalhamento máxima absoluta atinge o valor da tensão de cisalhamento que provoca escoamento do material quando ele está submetido a somente tensão axial.
III A teoria da tensão normal máxima estabelece que um material frágil falha quando a tensão principal máxima atinge um valor-limite igual ao limite de resistência que o material suporta quando submetido a tração simples.
IV A Teoria da energia de distorção máxima está fundamentada no fato de que ocorre escoamento em um material dúctil quando a energia de distorção por unidade de volume do material é igual ou maior que a energia de distorção por unidade de volume do mesmo material quando ele é submetido a escoamento em um teste de tração simples.
-
1) Teoria da tensão de cisalhamento máxima ou critério de escoamento de tresca, essa teoria pode ser usada para prever a tensão de falha de um material dúctil sujeito a qualquer tipo de carga.
2) A teoria de tensão de cisalhamento máxima afirma que o escoamento do material começa quando a tensão de cisalhamento máxima absoluta no material atinge a tensão de cisalhamento que provoca o escoamento desse mesmo material quando sujeito somente a tensão axial.
3) Teoria da energia de distorção máxima propôs que o escoamento em um material dúctil ocorre quando a energia de distorção por unidade de volume do material é igual ou ultrapassa a energia de distorção por unidade de volume do mesmo material quando submetido a escoamento em um ensaio de tração simples.
4) Teoria de normal máxima afirma que um material frágil falhará quando a tensão principal máxima no material atingir um valor limite igual ao limite de resistência à tensão normal que o material pode suportar quando submetido à tração simples.
-
I - A tensão de cisalhamento máxima ou critério de tresca, afirma que um material dúctil falha quando a tensão de cisalhamento máxima absoluta do material atinge o valor da tensão de cisalhamento que provoca o escoamento do material. Para ensaio de tração uniaxial (sigma 1 = sigma escoamento, sigma 2 = 0) nota-se que o valor da tensão de cisalhamento que esta associada ao escoamento é metade da tensão de escoamento. Ela é baseada no fato de que a forma mais comum de um material dúctil falhar é por escoamento
II - Correto. Vide explicação acima
III - Errado. A teoria da tensão normal máxima se aplica a materiais frágeis.
IV - Correto. Baseia-se no fato de que tensões que provoquem mudança de forma do material, de modo desigual (distorções) são as responsáveis pela falha de materiais dúcteis.
-
Penso que deveria ser anulada pois o item I é falso. (vejam se faz sentido)
I - A Teoria da tensão de cisalhamento máxima é utilizada para prever a tensão de falha de um material dúctil submetido a qualquer tipo de carga.
Motivo:
A Teoria da tensão de cisalhamento máxima é voltada apenas para carregamentos estáticos.
Para carregamentos dinâmicos, devem ser utilizadas teorias de falha por fadiga.
Logo, penso ser incorreto afirmar que a Teoria de cisalhamento máxima possa ser aplicada para material dúctil submetido a qualquer tipo de carga.
Mais alguém concorda?