SóProvas


ID
2729065
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na perspectiva weberiana, as sociedades contemporâneas tenderiam inexoravelmente à racionalização em todas as esferas da vida social, tendo como elemento central da sua racionalização a constituição de organizações burocráticas. O Estado moderno como a expressão da racionalização da dominação política por parte dos grupos que a controlam; e as empresas modernas como mantenedoras das formas racionais de organização do trabalho. Nesse universo de conhecimento, em que a “razão moderna” encontra-se engendrada no ordenamento das organizações burocráticas, compreender os tipos de racionalidade que interferem nesses espaços é de fundamental importância, tanto nos seus discursos quanto nas suas práticas.


Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os tipos de racionalidade com suas respectivas características:


COLUNA I

( 1 ) Racionalidade Substantiva.

( 2 ) Racionalidade Instrumental.


COLUNA II

( ) Tende a prevalecer nas organizações burocráticas, como lógica subjacente às ações, determinando o padrão de sucesso a ser atingido, sendo este, egocêntrico por natureza, orientado pelas leis e regras do mercado.

( ) Tem o atributo natural do ser humano como a principal categoria de análise de sua teoria, e a ética como a disciplina preponderante para a estruturação da vida humana.

( ) Estratégias organizacionais na direção de valores, motivações e da própria política; contrabalançando a busca de emancipação e autorrealização como o alcance da responsabilidade e satisfações sociais.

( ) Não se pauta apenas no êxito econômico em que o padrão de sucesso se torna determinado e orientado pelas leis de mercado, esta também pode ser orientada pelo poder.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (2 - Racionalidade Instrumental) Tende a prevalecer nas organizações burocráticas, como lógica subjacente às ações, determinando o padrão de sucesso a ser atingido, sendo este, egocêntrico por natureza, orientado pelas leis e regras do mercado.

    (1 - Racionalidade Substantiva) Tem o atributo natural do ser humano como a principal categoria de análise de sua teoria, e a ética como a disciplina preponderante para a estruturação da vida humana.

    (1 - Racionalidade Substantiva) Estratégias organizacionais na direção de valores, motivações e da própria política; contrabalançando a busca de emancipação e autorrealização como o alcance da responsabilidade e satisfações sociais.

    (2 - Racionalidade Instrumental) Não se pauta apenas no êxito econômico em que o padrão de sucesso se torna determinado e orientado pelas leis de mercado, esta também pode ser orientada pelo poder.


  • Racionalidade substantiva - é determinada independentemente de suas expectativas de sucesso e não caracteriza nenhuma ação humana interessada na consecução de um resultado subsequente a ela; ela manifesta-se pelo mérito intrínseco dos valores que a inspira, de acordo com um elevado conteúdo ético, e orientado por um critério transcendente. Um bom exemplo seria a atitude de um menino que viu a dificuldade de uma senhora idosa para atravessar a rua e prontificou-se a ajuda-la nesta tarefa. Esta ação desinteressada, ou interessada no bem comum, normalmente é provocada pela racionalidade substantiva de uma pessoa.

     

    Racionalidade instrumental - caracteriza-se pelo grau de exatidão com que se atingem fins, estando assim, fundada no cálculo e na relação custo/benefício. Nela não se aprecia a qualidade intrínseca das ações, mas o seu maior ou menor concurso para atingir um fim preestabelecido, independentemente do conteúdo que possam ter tais ações. Um exemplo comparável com o do parágrafo anterior seria um policial de bairro ajudando a mesma senhora idosa a atravessar a rua. Independente do interesse do policial no bem comum, esta tarefa faz parte do seu treinamento e consta do rol de tarefas para que seu trabalho seja realizado de maneira eficiente e eficaz, ou seja, conta no seu resultado.

     

    Gabarito: C

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a racionalidade substantiva e a instrumental. Neste caso, relacionemos corretamente cada racionalidade às suas características[

    Relacionemos as duas colunas:

    2 Racionalidade Instrumental.

    • Tende a prevalecer nas organizações burocráticas, como lógica subjacente às ações, determinando o padrão de sucesso a ser atingido, sendo este, egocêntrico por natureza, orientado pelas leis e regras do mercado.

    1 Racionalidade Substantiva.

    • Tem o atributo natural do ser humano como a principal categoria de análise de sua teoria, e a ética como a disciplina preponderante para a estruturação da vida humana.

    1 Racionalidade Substantiva.

    • Estratégias organizacionais na direção de valores, motivações e da própria política; contrabalançando a busca de emancipação e autorrealização como o alcance da responsabilidade e satisfações sociais.

    2 Racionalidade Instrumental.

    • Não se pauta apenas no êxito econômico em que o padrão de sucesso se torna determinado e orientado pelas leis de mercado, esta também pode ser orientada pelo poder.

    Logo, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C