SóProvas


ID
272929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens de 36 a 45.

A conversão da penalidade de suspensão em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, poderá ocorrer na hipótese de o servidor permanecer obrigatoriamente na repartição e quando houver conveniência para a prestação do serviço.

Alternativas
Comentários
  • praticamente a literalidade da lei

    Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

    interessante que é um ato discricionario da Admistração, cuidado com a troca por vinculado
  • Lei 8.112/90
    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.
    § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.
  • Errei a questão, pois como diz a lei, o sevidor não é obrigado a permanecer na "repartição", mas sim em serviço! Alguém pensou da mesma maneira que eu? Será que caberia anulação por conta disso? abs.
  • Gelly, tive a mesma sensação que você.

    Pessimamente elaborada esta questão.
  • ITEM CERTO
      A banca tenta confudir o candidato, parafraseando de outra forma para fugir da letra da lei.

    Art. 130,
    § 2o Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento OU remuneração, ficando o servidor OBRIGADO a permanecer em serviço.

    Que Deus abençoe e bons estudos!!!

  • Gelly, com todo respeito, eu discordo, consigo ver sentido na lei.Há casos em que a suspensão do servidor é prejudical à Administração e ao interesse público, por isso não é conveniente aplicar tal pena, sendo preferível multá-lo e obrigá-lo a continuar trabalhando. Aplica-se a pena de multa não porque o servidor foi obrigado a permanecer na repartição, mas porque ele cometeu uma infração administrativa e precisa ser punido, e ao aplicar tal pena, a Administração, dentro das possibilidades da lei, é claro, aplica a que for mais conveniente.
  • a redação ficou confusa

    A conversão da penalidade de suspensão em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, poderá ocorrer na hipótese de o servidor permanecer obrigatoriamente na repartição e quando houver conveniência para a prestação do serviço.

    A conversão da penalidade de suspensão em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, poderá ocorrer, hipótese do servidor permanecer obrigatoriamente na repartição, quando houver conveniência para a prestação do serviço.


    bons estudos
  • Gelly pior que confunde nossa cabeça msm! Se não fosse pelo obrigatorimente jurava que o servidor tava se negando a receber a suspensão e preferiu ficar na repartição! Faltou um "ter que permanecer" OU " precisar permanecer"! Com essa troca, a frase ficou mal elaborada msm!!
  • Concordo com o Felipe Garcia;

    Errei pq a assertiva diz "permanecer na repartição". Imaginem por exemplo um agente da PF; será que o mesmo não poderá sair da delegacia para cumprir uma Ordem de Serviço ou conduzir um preso? Estranho...

    Abs a todos
  • O Cespe é uma banca que se caracteriza por valorizar muito a interpretação de texto em todas as matérias. Se você decorou a lei certamente errou quando o examinador  trocou '' em servico'' por ''na reparticação''. O examinador não quer um cara decore texto pura e simplesmente, mas que entenda o assunto abordado.
  • Apesar da muita boa vontade dos outros comentadores, ser obrigado a permanecer numa repartição, transformaria a sanção numa pena privativa de liberdade.

    Permanecer em serviço,  "continuar trabalhando", não é permanecer na repartição.

     O CESPE valoriza a não-decoreba, mas faz caca ele mesmo na interpretação da lei, não raras vezes.
  • Imaginem quantas citações e intimações um oficial de justiça federal fará se tiver que permanecer obrigatoriamente na repartição!!! HuaehuhAUEhu!! Faz-me rir CESPE!!!
    Gabarito certo: ERRADO!!!!
  • Não tem nada a ver com interpretação, ao menos em pegadinhas mal feitas como essa. 

    A redação do texto está ridícula. 


    "A conversão da penalidade de suspensão em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, poderá ocorrer na hipótese de o servidor permanecer obrigatoriamente na repartição e quando houver conveniência para a prestação do serviço."

    O item declara que 
    a aplicação de penalidade de suspensão poderá ocorrer na hipótese de o servidor permanecer obrigatoriamente na repartição.  A lei não fala de tal hipótese como condição de possibilidade para a permuta de penalidade de suspensão em multa, mas sim que a administração ao aplicar tal procedimento (a conversão de suspensão em multa) obriga o servidor a permanecer em serviço. Aliás, até esse ponto de "permanecer obrigatoriamente na repartição" me parece errado, afinal o parágrafo do artigo 130, da 8112/90, dispõe claramente "PERMANECER EM SERVIÇO" - o que é obviamente mais abrangente que permanecer na repartição. Simplesmente não faz sentido a obrigatoriedade de permanecer na repartição. Essa foi uma interpretação do CESPE muito abusiva do dispositivo legal em questão.

    Questão horroroso e digna de anulação.


    Abraços, 
    e bons estudos!
  • Repartição não significa "Dentro da Repartição", pode ser dentro ou fora. Não basta aplicar a lei apenas, é preciso interpretar o texto. Ex: reporter da EBC (Empresa Brasileira de Comunicações, pode estar na repartição (isto é, trabalhanda nesta organização), mas fazendo serviços externos. Além disso, a preposição "na" não indica exatamente dentro. Imagine um PM que fique numa guarita fora do quartel. Ele está fora da repartição, mas ao mesmo tempo está à serviço. 
  • GABARITO CORRETO!

    O servidor ficará obrigado a permanecer em serviço, permanecer na repartição, permanecer na seção, permanecer no escritório, permanecer no órgão, permanecer trabalhando, permanecer no setor etc. são todos sinônimos, é questão de interpretação.

  • O texto dessa questão está truncado, dá a entender que são duas faculdades diferentes: a situação em que o servidor permanece em serviço obrigatoriamente(sendo descontado) e a outra quando houver conveniência para a prestação do serviço(também sendo descontado).

    Segue parágrafo do art. 130:

    § 2o Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço. 

    Ou seja, eles pegaram o texto da lei e fizeram uma bagunça. Isso não é forma de avaliar o candidato.

  • GABARITO CERTO


    Lei 8.112 
    Art. 130. A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

    § 2o Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.
  • Com base na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que: A conversão da penalidade de suspensão em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, poderá ocorrer na hipótese de o servidor permanecer obrigatoriamente na repartição e quando houver conveniência para a prestação do serviço.