SóProvas


ID
273142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao regime jurídico dos servidores públicos civis da
União, julgue os itens subsequentes.

Caso o servidor público não satisfaça as condições do estágio probatório, a sua exoneração do cargo efetivo ocorre a pedido ou de ofício.

Alternativas
Comentários
  • Vamos pensar: se ele não satisfez as condições do estágio probatório, podemos inferir que houve avaliação por autoridade competente, certo? Logo... Só pode ser de ofício.   

    1o  4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo

    § 2o O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29

  • No caso de não aprovação no estágio probatório, ocorrerá a exoneração de ofício. Portanto, não existe exoneração a pedido por inabilitação no estágio probatório. Logo, a questão está errada.

    Contudo, existe a possibilidade de o servidor obter a exoneração a pedido, mas isso não decorre da inaptidão no estágio.

  • No caso de servidor em estágio probatório só ocorre a exoneração por OFÍCIO,galera não esqueçam.FFF. 

  • ERRADO

     

    SERVIDOR ESTÁVEL-->RECONDUZIDO

     

    NÃO-ESTÁVEL------------>EXONERADO DE OFÍCIO

     

    GUARDE ISSO!!

  • É meio lógico isso...

    O cara não passou no estágio probatório, daí o chefe diz: vai lá no RH e peça suas contas, vc não está apto...hehe

    Claro que não! 

    Viajei, mas foi assim que pensei...rs

    ERRADA!

  • Se o servidor for estável, ele será reconduzido. Sendo reconduzido, o que o impede de pedir exoneração se lhe apetecer? 

  • Pessoal,

     

    ERRADA

     

    Nos termos do parágrafo 2º do artigo 20 da Lei 8.112/90, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou reconduzido ao cargo anterior, se estável. Ou seja, a exoneração de quem não passou no estágio probatório é sempre de ofício, pois não há discricionariedade do servidor (exoneração a pedido). Na verdade, não há discricionariedade nem mesmo para a Administração. O servidor será exonerado e pronto, pois a lei não deixou brecha para qualquer tipo de consideração.

     

    Art. 20...

    § 2o  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

     

    Bons estudos.

  • Se ele não correspondeu, satistez... ao serviço público no que tange o estágio probatório, ele será, obviamente, exonerado pela adm, ou seja, de ofício.

     

    A exoneração a pedido aconteceria se o cidadão não quisesse mais ocupar o cargo. Aí ele pediria, obviamente. Aqui ele pode pedir porque passou em outro concurso, porque não está satisfeito com o cargo e é estável no serviço público e assim pode ser reconduzido, enfim...

  • Questão errada, no caso a exoneração ocorrerá de ofício, outras ajudam a responder, vejam: 

     

    Prova: Agente Administrativo, Órgão: MPS, Banca: CESPE, Ano: 2010 - Direito Administrativo /  Provimento e vacância,  Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990.

    É cabível a exoneração de ofício quando não satisfeitas as condições do estágio probatório.

    GABARITO: CERTA

     

     


     Prova: Inspetor de Polícia, Órgão: PC-CE, Banca: CESPE, Ano: 2012 - Direito Administrativo / Provimento e vacância,  Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990

    A exoneração de servidor público em consequência de inabilitação em estágio probatório não configura punição.

    GABARITO: CERTA

  • Caso não seja aprovado no estágio, o servidor será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. Apesar de a exoneração não ter caráter punitivo, deve ser assegurado ao servidor o direito de defesa.  

     

    Assim, em caso de não aprovação no estágio probatório, ocorrerá a exoneração de ofício. Portanto, não existe exoneração a pedido por inabilitação no estágio probatório. Logo, a questão está errada.

     

    Destaca-se, porém, que há a possibilidade de o servidor obter a exoneração a pedido, mas isso não decorre da inaptidão no estágio.

  • A exoneração do servidor efetivo poderá ser a pedido ou de ofício.

    Hipóteses de exoneração de ofício:

    a) inabilitação em estágio probatório;

    b) quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo (15 dias);

    c) quando o servidor estável não consegue atingir as metas mínimas de eficiência e é considerado insatisfatório na avaliação periódica de desempenho.

    d) em casos de excesso de despesas com pessoal, para adequação aos limites previstos na LRF, situações em que o ente estatal determinará (nesta ordem) a exoneração de servidores comissionados, em um percentual mínimo de 20%; passando à exoneração de servidores não estáveis; e, por fim, realizando a exoneração de servidores estáveis;

    e) em casos de servidores detentores de cargos em comissão (livre nomeação e de livre exoneração).

    Fonte: PDF Estratégia concursos.

  • Nessa situação descrita na questão, somente por meio de ofício.

  • Somente de Ofício, nesse caso.

  • Sério isso? Não é menosprezando a questão, mas o examinador deve ter visto o "passarinho azul"! Imagina o cara dizendo: "Chefe, não me considero apto a ganhar esse salário de 15 mil porque não desempenhei bem minhas atividades durante o ano"

  • hahahaahhaha

  • EXONERAÇÃO DE OFÍCIO:

    - NÃO ENTRAR EM EXERCÍCIO NO PRAZO LEGAL. 

    - "REPROVAR" NO EST. PROBATÓRIO.

  • A questão cobra os artigos 34 caput e parágrafo único, inciso I da lei n° 8.112/90:

    Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único. A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    A questão erra ao dizer que a exoneração quando em estagio probatório pode-se dar a pedido ou de ofício quando na verdade essa regra é para o efetivo.

    Gabarito: Errado.

    Espero ter ajudado. Bons estudos! ( :

  • Se ele está no probatório, como que vai exonerar do cargo "efetivo"? rsrs