SóProvas


ID
2732461
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 2º Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Durante a fase corrente, os documentos caracterizam-se por sua grande frequência de consulta e por sua movimentação (tramitação) constante. É necessário, portanto, que a instituição adote mecanismos capazes de controlar esta tramitação, de forma a permitir a localização de um documento, quando necessário. Essa atividade de controle é conhecida como protocolo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem.

I A correspondência particular não será expedida pelas unidades de protocolo do órgão ou da entidade. A correspondência de caráter particular recebida pelas unidades de protocolo deverá ser encaminhada diretamente ao destinatário.
II Nenhuma correspondência poderá permanecer por mais de 24 h nos protocolos, salvo as recebidas às sextas-feiras, em véspera de feriados ou em pontos facultativos.
III O protocolo receberá a correspondência e verificará se o destinatário ou a unidade pertencem ou não ao órgão ou à entidade; em caso negativo, devolverá a correspondência ao remetente, apondo o carimbo e identificando o motivo da devolução.
IV Os documentos particulares, sigilosos e ostensivos não devem ser abertos nem registrados pelo protocolo, devendo ser encaminhados diretamente aos destinatários.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    IV Os documentos particulares, sigilosos e ostensivos não devem (DEVEM) ser abertos nem (E) registrados pelo protocolo, devendo ser encaminhados diretamente aos destinatários.

  • A informação da colega Aline está errada, vamos pesquisar para não prejudicar os colegas.

     

    I - A correspondência particular não será expedida pelas unidades de protocolo central ou setorial do órgão ou entidade. A correspondência de caráter particular recebida pelas unidades de protocolo central ou setorial deverá ser encaminhada diretamente ao destinatário. CERTO

     

    II - Nenhuma correspondência poderá permanecer por mais de 24h (vinte e quatro horas) nos protocolos, salvo aquelas recebidas às sextas-feiras, véspera de feriados ou pontos facultativos. CERTO

     

    III - O protocolo central receberá a correspondência e verificará se o destinatário ou a unidade pertencem ou não ao órgão ou entidade; em caso negativo, devolverá a correspondência ao remetente, apondo o carimbo, e identificando o motivo da devolução. CERTO

     

    Quanto ao erro do item IV, está errado porque afirma que os documentos ostensivos não devem ser abertos nem registrados, quando, na verdade, apenas os sigilosos e os particulares é que não devem.

     

    Fontes: https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Artigo-5-16-09-profa.-Daliane-Anvisa_REVISADO.pdf

     

    https://www.comprasgovernamentais.gov.br/images/conteudo/ArquivosCGNOR/portaria-normativa-no-5-de-19-de-dezembro-de-2002.pdf

  • Em regra, os documentos devem ser lidos pelo protocolo quando de sua entrada, a f im de identificar seus assuntos. Isso implica a abertura dos envelopes que chegam lacrados. O Setor de Protocolo pode, portanto, abrir a correspondência e identificar os dados dos documentos para efetuar o registro. Isto não ocorre, entretanto, com documentos particulares e sigilosos, que não podem ser abertos pelo setor. Para esses documentos é feito simplesmente o controle de recebimento e, em seguida , eles sao entregues aos usuários.

  • Um documento é OSTENSIVO  quando a ele não foi atribuiído  nenhum grau de sigilo. 

    Documentos ostensivos devem estar PLENAMENTE ACESSÍVEIS.

    Lembrando que os graus de sigilo documental são:

    RESERVADO - ATÉ 5 ANOS

    SECRETO - ATÉ 15 ANOS

    ULTRASSECRETO - ATÉ 25 ANOS, PRORROGÁVEL POR UMA ÚNICA VEZ

  • Gabarito Letra D

     

    Marquei a letra C, por não conhecer sobre a informação do inciso II, das 24 horas ao qual estão inseridas na IN 05 de 2002. Porém, meio que confuso, pois a mesma fonte que o colega forneceu na segunda opção diz que ela foi revogada em 2016. e nenhum dos professores, falaram a respeito desse período de tempo de 24 horas. mas irei transpor de acordo com o meu material e com a IN 05.

     

    I A correspondência particular não será expedida pelas unidades de protocolo do órgão ou da entidade. A correspondência de caráter particular recebida pelas unidades de protocolo deverá ser encaminhada diretamente ao destinatário. CERTO.

     

    Tais documentos (particulares e sigilosos) deverão ser encaminhados diretamente aos respectivos destinatários,

     

    II Nenhuma correspondência poderá permanecer por mais de 24 h nos protocolos, salvo as recebidas às sextas-feiras, em véspera de feriados ou em pontos facultativos.CERTO, No entanto, meio duvidoso.

     

    III O protocolo receberá a correspondência e verificará se o destinatário ou a unidade pertencem ou não ao órgão ou à entidade; em caso negativo, devolverá a correspondência ao remetente, apondo o carimbo e identificando o motivo da devolução. CERTO.

     

    3.d) Nenhuma correspondência poderá permanecer por mais de 24h (vinte e quatro horas) nos protocolos, salvo aquelas recebidas às sextas-feiras, véspera de feriados ou pontos facultativos.

     

    IV Os documentos particulares, sigilosos e ostensivos não devem ser abertos nem registrados pelo protocolo, devendo ser encaminhados diretamente aos destinatários. ERRADA.

     

    Os documentos de natureza ostensiva (nem sigilosos nem particulares) deverão ser abertos e analisados,

     

    *O protocolo realiza as seguintes atividades:

    Recebimento

    Registro

    Autuação

    Classificação Incisos I,III e IV;

    Expedição/Distribuição

    Controle/Movimentação.

     

    CLASSIFICAÇÃO: Uma vez recebidos os documentos, o protocolo efetuará análise a fim de identificar os assuntos dos documentos, classificando-os de acordo com os códigos existentes no Plano de Classificação da instituição. Os documentos que, porventura, forem recebidos em envelopes fechados, deverão ser abertos pelo Protocolo, para que seja realizada a classificação dos mesmos, desde que não sejam particulares (documentos não oficiais) ou sigilosos (ultra-secretos, secretos, confidenciais ou reservados). Tais documentos (particulares e sigilosos) deverão ser encaminhados diretamente aos respectivos destinatários, sem a necessidade de registro ou autuação, pois têm acesso restrito. Apenas os destinatários poderão abrir estes documentos. Os documentos de natureza ostensiva (nem sigilosos nem particulares) deverão ser abertos e analisados, classificando-os de acordo com o assunto tratado, antes de serem encaminhados aos seus destinatários.

     

    U

  • sem sentido algum

  • Gabarito oficial e definitivo letra "C", eu fiz a prova aqui em Recife e marquei C. No site do Quadrix e no gabarito disponibilizado aqui no QC está letra C. Indiquei para comentário do professor. No dia da prova dei como certa a I e III porque realmente não tinha visto essa questão das 24h.  Esse formato de "quantidade de itens certos" é medonho, acabei acertando no dia da prova mas não mede conhecimento. 

  • No item II poderia está correto, porém não foi acrescentado um complemento para deixá-la correta. Então com registro podee!!!

    Nenhuma correspondência poderá permanecer por mais de 24 h nos protocolos (sem que se tenha efetuado o seu registro e\ou sua tramitação), salvo as recebidas às sextas-feiras, em véspera de feriados ou em pontos facultativos.
    fonte: http://www.cefet-rj.br/attachments/article/2727/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2002_2016_CODIR.pdf

     

  • Tudo muito confuso...todo mundo dando o gabarito D como correto (com 3 alternativas certas) e o QC dando como gabarito a alternativa C (com 2 alternativas corretas)...Ó Deus!!!

  • Foco, Força e Fé, Camila! Kkkkkkkkkkk

  • QUESTÃO C CORRETA!

     

  • PRA QUEM ESTÁ PERDIDO: O gabarito da banca foi alterado pra LETRA C (antes era letra D) por isso os comentarios errados la em cima.

  • BANCA RIDÍCULA.

  • Pessoal, fui pesquisar a prova no site da Quadrix e a questão está ANULADA.

     

     

    Prova (questão 41) : https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_prova/58182/quadrix-2018-crp-2-regiao-pe-assistente-administrativo-prova.pdf

     

    Anulação: http://cdn.quadrix.org.br/web/visualizar.htmlfile=http://cdn.quadrix.org.br/Archives/General/19108/19285/19667/6C94467E5FF3/2_CRP-2-PE_justificativas_altera%C3%A7%C3%A3o_gabarito_resultado%20de%20recursos_atualizado.pdf

     

     

     

    Para vocês não perderem tempo, pois sei que o tempo de concurseiro é curto, vou colar a justificativa aqui:

     

     

    a) AS SISTENTE ADMINISTRATIVO (Código 200 )

    Disciplina : Conhecimentos Específicos

    Questão : 41

    Parecer: anulada

    JUSTIFICATIVA: Houve erro material na divulgação do gabarito. A redação da questão prejudicou o seu entendimento objetivo. Sendo assim, a banca examinadora opta pela anulação da questão. Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos.

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Essa questão trouxe pontos típicos de protocolo, e deve ser resolvida lembrando da atuação do protocolo frente às correspondências ostensivas, sigilosas e particulares. 
    I. A única ação que o Protocolo faz em torno das correspondências particulares é o envio ao destinatário. Certa.

    II. Não há essa delimitação de tempo atualmente, mas as correspondências devem ser expedidas e distribuídas o mais rápido possível, para facultar a realização das atividades orgânicas da instituição. Errada.

    III. Sim, essa é uma ação comum relacionada aos protocolos e que proporciona uma chance de o documento chegar ao destinatário. Certa

    IV. Os ostensivos são abertos e registrados. Os particulares e sigilosos são somente distribuídos ao destinatário. Errada. 

    Gabarito do Professor: C
    Gabarito da Banca: anulada

    Justificativa da anulação: houve erro material na divulgação do gabarito. A redação da questão prejudicou o seu entendimento objetivo. Sendo assim, a banca examinadora opta pela anulação da questão. Por não atender às exigências propostas nos editais publicados, a questão deve ser anulada e o respectivo ponto atribuído a todos os candidatos.