-
A alternativa l seria a Funcional e a ll Linear ,inverteram os conceitos.
-
Gabarito D --Apenas o item III está certo.
I e II os conceitos estão invertidos.
Organização linha-staff ---> combina os dois modelos de organização -->"linear e funcional"
Aqui, aparece com clareza a necessidade de órgãos de execução, com autoridade linear, e outros órgãos de assessoria, com especialização funcional.
Organização Linear:
Unidade de Comando;
Linhas formais de comunicação;
Centralização das decisões;
Formato piramidal.
Organização Funcional
Autoridade funcional ou dividida;
Linhas diretas de comunicação;
Descentralização das decisões;
Ênfase na especialização.
-
Estrutura Linear - É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características: Autoridade linear ou única;Linhas formais de comunicação;Centralização das decisões;Aspecto piramidal.
Estrutura Funcional - Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:Autoridade funcional ou dividida;Linhas diretas de comunicação;Descentralização das decisões;Ênfase na especialização.
Estrutura Linha-Staff - É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff). As atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas indiretamente. Os órgãos que executam as atividades-fins da organização são consideradas de linha e o restante das atividades são consideradas staff. A autoridade nos órgãos de linha é linear, ou seja, os órgãos decidem e executam as atividades principais. Já a autoridade nos órgãos de staff é de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação, isto é, autoridade funcional.
-
GAB: D
Corrigindo...
I) Organização linear = princípio da unidade de comando
II) Organização funcional = princípio da especialização
-
GABARITO: LETRA D
I: É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo.
II: Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis. Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões.
-
Gabarito: Letra D.
A estrutura linear baseia-se na unidade de comando. É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo.
A estrutura funcional aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis. Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões.
-
I/II conceitos invertidos.
-
LETRA D
-
-
GABARITO: LETRA D
CORRIGINDO:
I A organização FUNCIONAL baseia-se no princípio funcional, ou seja, no princípio da especialização. Suas características são: autoridade funcional ou dividida; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões; e ênfase na especialização.
II A organização LINEAR está baseada no princípio da unidade de comando. Suas características são: autoridade única com base na hierarquia; linhas formais de comunicação; centralização das decisões; e aspecto piramidal.