SóProvas


ID
2732983
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, as características qualitativas da informação incluída nos relatórios contábeis de propósito geral são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. Assinale a alternativa correta em relação a uma das características qualitativas da informação.

Alternativas
Comentários
  • letra B.

    CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

    Relevância:

    As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela.

    Representação Fidedigna:

    Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material.

    Compreensibilidade:

    A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado.

    Tempestividade:

    Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins do objetivo da elaboração e divulgação da informação contábil.

    Comparabilidade:

    Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.

    Verificabilidade:

    A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nas demonstrações contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.

  • Gabarito Letra "B"

    A letra "D" não está errada, pois a informação material é quando a sua omissão ou a sua divulgação de forma distorcida (mistating) influenciar nas tomadas de decisões dos usuários das informações. A materialidade é considera um aspecto de relevância específico da entidade, assim ela não encontrar como uma Caracterista Qualitativa de melhoria.


    Caracterista Qualitativa de Melhoria:


    Comparabilidade

    Compreensibilidade

    Tempestividade

    Verificabilidade

  • (A) ERRADO. NBC TSP, 3.21 - Compraranilidade é a qualidade da informaçào que possibilida aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informaçõa, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação

    (B) CERTO. NBC TSP, 3.19

    (C) ERRADO. NBC TSP, 3.18 - (...) Contudo, a informação não deve ser excluída dos RCPGs somente pelo fato de ser muito complexa ou ser dificil para alguns usuários compreenderem sem a devida assistência

    (D) ERRADO. NBC TSP, 3.32 -  Materialidade é uma das Restrições acerca da informação incluída nos RCPGS e não um Atributo das Características Qualitativas;

     

    OBS: Nas Contabilidade Pública NÃO há distinção entre Característica Qualitativa Fundamental e Característica Qualitativa de Melhoria, conforme a NBC TSP - Estrutura Conceitual. Essa divisão ocorre apenas na Contabilidade Geral ("Privada") - NBC TG - Estrutura Conceitual

  • Pessoal, note que a questão está exigindo conhecimento das características qualitativas da informação contábil. Logo, nossa estratégia para resolvê-la começa descartando aquelas alternativas que não tratam de características qualitativas, certo? Para tanto, vamos rever nosso resumo esquemático:

    Assim, podemos descartar a alternativa D), que trata de uma restrição à informação contábil. 

    Vamos analisar agora as demais alternativas.

    A alternativa A) está errada, pois, segundo a EC, comparabilidade significa:

    A qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

    A alternativa B) está certa, pois está de acordo com o conceito trazido na EC sobre tempestividade.

    A alternativa C) está errada, pois, segundo a EC, compreensibilidade é:

    A qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado.

    Os RCPGs devem apresentar a informação de maneira que corresponda às necessidades e à base do conhecimento dos usuários, em linguagem simples e de forma clara e sucinta.

    Logo, a alternativa certa é a letra B).

    Gabarito: LETRA B

  • Questão sobre uma das características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG)

    Segundo a NBC TSP – Estrutura Conceitual, as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Dica! Para quem também estuda Contabilidade Geral (CGE) recomendo sempre comparar os conceitos de Contabilidade Pública com os de CGE, pois muitos são semelhantes, dado a recente convergência com as normas internacionais e a aproximação que se faz das duas matérias. Um bom exemplo são as características qualitativas da informação, que são as mesmas trazidas pela NBC TG Estrutura Conceitual (CGE), com algumas sutis diferenças, por exemplo: somente na CGE se menciona a divisão das características em fundamentais e de melhoria.

    Dica! Para decorar as características qualitativas das informações no Setor Público, lembrem-se: ReRe Com2TV

    Representação fidedigna
    Relevância
    Comparabilidade
    Compreensibilidade
    Tempestividade
    Verificabilidade

    Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas, procurando por pela CORRETA que se refira a uma característica qualitativa da informação:

    A) Incorreto, a comparabilidade permite identificar semelhanças e diferenças entre dois fenômenos. Para isso, não necessariamente precisamos da utilização das mesmas políticas contábeis e mesma base de elaboração. Esse conceito da alternativa, na verdade, se refere a consistência, conforme a norma:
    3.22 A comparabilidade difere da consistência. A consistência se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração, seja de período a período dentro da entidade ou de um único período entre duas ou mais entidades. A comparabilidade é o objetivo, enquanto que a consistência auxilia a atingi-lo. Em alguns casos, os princípios ou políticas contábeis adotados pela entidade podem ser revisados para melhor representar determinada transação ou evento nos RCPGs. Nesses casos, a inclusão de evidenciação ou explicação adicional pode ser necessária para satisfazer às características da comparabilidade

    B) Correto, tempestividade tem a ver com quando a informação contábil se torna disponível para o usuário. Afinal, do que adianta intempestiva (fora do tempo) em geral, não auxilia o tomador de decisão. Conforme a norma:
    3.19 Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Ter informação disponível mais rapidamente pode aprimorar a sua utilidade como insumo para processos de avaliação da prestação de contas e responsabilização (accountability) e a sua capacidade de informar e influenciar os processos decisórios. A ausência de tempestividade pode tornar a informação menos útil.

    C) Incorreto, compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado, podendo ser uma informação complexa ou simples. Conforme a norma:
    3.18 Espera-se que os usuários dos RCPGs tenham conhecimento razoável das atividades da entidade e do ambiente no qual ela funciona, além de serem capazes e preparados para lerem os RCPGs e revisar e analisar a informação apresentada com a diligência apropriada. Alguns fenômenos econômicos e de outra natureza são particularmente complexos e difíceis de serem representados nos RCPGs, e alguns usuários podem precisar de ajuda de assistente para auxiliá-los em sua compreensão. Todos os esforços devem ser realizados para representar os fenômenos econômicos e de outra natureza incluídos nos RCPGs de maneira que seja compreensível para a grande quantidade de usuários. Contudo, a informação não deve ser excluída dos RCPGs somente pelo fato de ser muito complexa ou ser difícil para alguns usuários compreenderem sem a devida assistência.

    D) Incorreto, a materialidade é uma restrição acerca da informação incluída nos RCPGs e não é uma característica qualitativa, conforme a norma:
    3.3 As restrições inerentes à informação contida nos RCPGs são a materialidade, o custo benefício e o alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas


    Gabarito do Professor: Letra B
  • A tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão.