SóProvas


ID
2733016
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As características qualitativas da informação contábil-financeira útil traduzem os tipos de informação requeridas e consideradas mais úteis pelos usuários (investidores, credores por empréstimos, governo, funcionários, entre outros), existentes ou em potencial, para tomada de decisões acerca da entidade analisada. Nesse contexto, para ser útil a informação contábil-financeira necessita ser relevante e representar fidedignamente o que se propõe a representar e a utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível. De acordo com essa breve contextualização, analise as afirmativas, referentes às características qualitativas da informação contábil útil, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade contábil-financeira retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.
( ) Tempestividade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
( ) A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo.
( ) Os custos decorrentes da informação devem exceder os benefícios de produzi-la.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra "C"

     

    ) Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade contábil-financeira retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.

    Tempestividade (o correto é COMPARABILIDADE) é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

    V  ) A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo.

    F  ) Os custos decorrentes da informação devem exceder os benefícios de produzi-la. (Ao contrário, os benefícios produzidos pela informação devem compesar seus custos decorrentes)

     

  • (...)se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível(...)

    O enunciado dessa questão é a resposta da antepenúltima, é exatamente o que a pergunta pede.

  • (...)se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível(...)

    O enunciado dessa questão é a resposta da antepenúltima, é exatamente o que a pergunta pede.

  • Questão sobre as características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das Entidades do Setor Público (RCPG)

    Segundo a NBC TSP – Estrutura Conceitual, as características qualitativas da informação incluída nos RCPGs são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas: a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

    Dica! Para quem também estuda Contabilidade Geral (CGE) recomendo sempre comparar os conceitos de Contabilidade Pública com os de CGE, pois muitos são semelhantes dado a recente convergência com as normas internacionais e a aproximação que se faz das duas matérias. Um bom exemplo são as características qualitativas da informação, que são as mesmas trazidas pela NBC TG Estrutura Conceitual (CGE), com algumas sutis diferenças, por exemplo: somente na CGE se menciona a divisão das características em fundamentais e de melhoria.

    Dica! Para decorar as características qualitativas das informações no Setor Público, lembrem-se: ReRe Com2TV

    Representação fidedigna
    Relevância
    Comparabilidade
    Compreensibilidade
    Tempestividade
    Verificabilidade

    Feita a revisão, já podemos cada alternativa, classificando em V ou F:

    (Verdadeiro) Esses são os três atributos da representação fidedigna, informação completa, neutra (ausência de viés) e livre de erro material (sem erros relevantes). Conforme a norma:
    3.10 Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é completa, neutra e livre de erro material. A informação que representa fielmente um fenômeno econômico ou outro fenômeno retrata a substância da transação, a qual pode não corresponder, necessariamente, à sua forma jurídica.

    (Falso) Tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão. O que a alternativa descreve é a característica de comparabilidade:
    3.21 Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

    (Verdadeiro) Essa é uma característica qualitativa da informação que é verificável, direta ou indiretamente, gerando esse consenso geral, de dois observadores. Conforme a norma:
    3.26 A verificabilidade é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos RCPGs representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar. A suportabilidade, ou seja, a qualidade referente àquilo que dá suporte a algo, algumas vezes é utilizada para descrever esta qualidade, quando aplicada em relação à informação explicativa e à informação quantitativa financeira e não financeira prospectiva divulgada nos RCPGs. Quer referida como verificabilidade ou como suportabilidade, a característica implica que dois observadores esclarecidos e independentes podem chegar ao consenso geral, mas não necessariamente à concordância completa (...)

    (Falso) Os custos deverão ser justificados pelos benefícios gerados pela divulgação da informação, não o contrário, conforme a norma:
    3.35 A informação contábil impõe custos, e seus benefícios devem justificá-los. Avaliar se os benefícios da informação justificam seus custos é, com frequência, uma questão de julgamento de valor, pois não é possível identificar todos os custos e todos os benefícios da informação incluída nos RCPGs

    A sequência está correta em V, F, V, F.

    Gabarito do Professor: Letra C

  • Características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil.

    Relevância - Informação contábil-financeira capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Deve conter:

    • Valor preditivo - pode ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
    • Valor confirmatório - serve de feedback para avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-las).

    Materialidade é um aspecto da relevância se a omissão da informação ou sua divulgação distorcida puder influenciar decisões.

    Representação fidedigna - precisa ter três atributos, ser completa, neutra e livre de erro. Ser só fidedigno não garante que será útil. Não significa exatidão em todos os aspectos.

    • Completa - toda informação necessária (inclusive assuntos complexos)
    • Neutra - desprovida de viés de seleção ou na apresentação da informação contábil-financeira
    • Livre de erros - não há erros ou omissões no fenômeno retratado

    Características qualitativas de melhoria - melhoram a utilidade da informação que é relevante e é representada com fidedignidade

    • Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.
    • Verificabilidade - Ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar. Diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna.
    • Comparabilidade - permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles, requer 2 itens.
    • Compreensibilidade serve para classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.

    Consistência auxilia a comparabilidade refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. auxilia a comparabilidade

    Os benefícios produzidos pela informação devem compensar seus custos decorrentes