SóProvas


ID
2733307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere às teorias da administração, julgue o item a seguir.


Conforme Max Weber, a autoridade tradicional é legitimada por costumes sociais, crenças e tradições.

Alternativas
Comentários
  • Há 3 tipos de autoridade segundo Weber:

     

    1 TRADICIONAL: características patriarcais, patrimonialistas ..

    legitimada por costumes sociais, crenças e tradições.

     

    2 CARISMÁTICA: características personalistas ...grupos revolucionários, facções radicias de partidos políticos

     

    3 BUROCRÁTICA: com normas impessoais e legais..tipo a sociedade contemporânea

     

    https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/MODELOS-DE-AUTORIDADE-CARISM%C3%81TICA-TRADICIONAL-E-BUROCR%C3%81TICA-59464.html

     

    Erga essa cabeça, vem no pé e vai FÉ....sua hora vai chegar! #EstudaQAVidaMuda!!!!!

  • Certo

    Weber apresenta três tipos de autoridade:

                   Tradicional ========> tem como base costumes e práticas passadas.

                   Carismática =======> Baseia-se em caracteristucas físicas ou de personalidade.

                   Racional - Legal ===> Garantida por regras e normas.

     

     

  • 1) a tradicional - baseada nos consumes e tradições que impõem respeito às pessoas possuidoras de poder (patriarcado,
    senhores feudais, etc.); e

    2) a carismática - baseada nos traços pessoais do indivíduo, conforme percebido pelas pessoas (como em profetas,
    revolucionários, políticos, etc.).


    GAB CERTO

  • Gabarito Correto.

     

    De acordo com Idalberto Chiavenato.

     

    *Weber distingue três tipos de sociedade:

     

    Tradicional: predominam características patriarcais e patrimonialistas, como família, clã, sociedade medieval, etc.

    Carismática: predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução, etc.

    Legal, racional ou burocrática: predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos, etc.

  • Certo 

    A autoridade, segundo Max Weber, pode ser dividida em:

    Tradicional :legitimada por costumes sociais, tradições, crenças etc;

     Carismática: baseada no carisma pessoal do líder;

     Racional-legal :baseada em leis e normas aceitas.

  • A autoridade, segundo Weber, pode ser dividida em tradicional (legitimada por costumes,

    tradições, etc), carismática (baseada no carisma pessoal do líder), e racional-legal (baseada em leis

    e normas aceitas).

    Percebe-se, considerando tudo isso, que a questão está correta sobre a autoridade tradicional!


    Fonte: Professor Carlos Xavier -ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Certo, como por exemplo a autoridade dos pais sobre os filhos.

  • Em 18/10/2018, às 12:46:26, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 27/09/2018, às 16:54:58, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 20/09/2018, às 17:36:35, você respondeu a opção C.Certa!

    Em 13/09/2018, às 14:32:08, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 05/09/2018, às 22:11:29, você respondeu a opção E. Errada

     

    acho  q agora eu aprendi..haha

     

    tradicional: costumes , tradiçoes

    carismatica: veneraçao

    racional legal: regras/leis

     

     

  • CERTO

    Tipos de autoridade, segundo Max Webber:

    -Autoridade tradicional: Baseada nos costumes e hábitos. O poder tradicional não é racional, pode ser transmitido por herança e é extremamente conservador. Ex: Domínio patriarcal do pai de família, chefe do clã e etc.

    -Autoridade carismática: envolve influência de personalidade. A autoridade carismática provém das características pessoais do líder e da devoção e arrebatamento que impõe aos seguidores. Ex: Ford, Hitler.

    -Autoridade racional-legal: tem seu fundamento nas leis e na ordem legal. Ex: burocracia.

    INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - CHIAVENATO, 2014

  • Grande Max Weber. Venha dar uma olhadinha no que fizeram de sua administração burocrática no Brasil. 

  • GABARITO CORRETO

    Livro - TGA - Chiavenato (9º edição/2014) - Pag. 259

    Autoridade tradicional - os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.

    A legitimação do poder na dominação tradicional provém da crença no passado eterno, na justiça e na maneira tradicional de agir.

    Espero ter ajudado.

  • Em sua obra "Economia e Sociedade", publicada dois anos após seu falecimento por sua esposa, Weber classifica a Autoridade em três tipos, dependendo principalmente das bases da Sociedade em questão, ou seja, das bases de sua legitimidade:

    Racional-Legal: origina-se de regras, estatutos e leis sancionadas pela Sociedade ou Organização. Tais regras definem a quem obedecer e até quando obedecer, tornando possível a aceitação, por parte dos subordinados, de um superior devido uma consciência de que este tem direito de dar ordens, ou seja, reconhecem que a Autoridade está no cargo ocupado e não na pessoa que o ocupa, que só pode exercer a Dominação dentro dos limites estabelecidos pelo cargo ocupado.

    Tradicional: tem como base de legitimação, e de escolha de quem a exercerá, as tradições e costumes de uma dada sociedade, personificando as instituições enraizadas no seio desta sociedade na figura do líder. Acredita na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais, em um "estatuto" existente desde o principio, com o poder emanando da dignidade própria, santificada pela tradição, do líder, de forma fiel.

    Carismática: etimologicamente, é aquela apoiada na devoção a um senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma). A influência só é possível devido qualidades pessoais, tais como faculdades mágicas, revelações, heroísmo e poder intelectual ou de oratória, com depósito de confiança em alguém que é visto como um herói, santo, salvador ou exemplo de vida, extinguindo-se quando há perda de credibilidade ou quando as virtudes que geravam tal influência sofrem desgaste, em outras palavras, a Dominação só dura enquanto há carisma. Nesta, quem ordena é visto como líder e os dominados são considerados apóstolos, discípulos, pupilos, seguidores, fãs, etc.

    Fonte:

  • A ideia básica por traz da burocracia é que é necessário utilizar uma autoridade racional-legal para influenciar o comportamento das pessoas na organização e conseguir que normas e regras sejam seguidas para a máxima eficiência.

    Os outros tipos de dominação legítima sobre as pessoas (autoridade) não seriam aplicáveis para o sucesso na organização.

    Para sua informação, esses tipos são:

    1) a tradicional - baseada nos constumes e tradições que impõem respeito às pessoas possuidoras de poder (patriarcado, senhores feudais, etc.); e

    2) a carismática - baseada nos traços pessoais do indivíduo, conforme percebido pelas pessoas (como em profetas, revolucionários, políticos, etc.)

  • A dominação tradicional (sociedade tradicional) ocorre na situação em que a obediência se dá por motivos de hábito, onde tal comportamento já faz parte dos costumes e está enraizada na cultura da sociedade. Para Weber, toda dominação tradicional tende ao patrimonialismo. Logo, item CORRETO.

  • A questão em análise nos apresenta uma abordagem direto sobre o modelo burocrático de Max Weber (1864 – 1920). Segundo Abruccio (2018), “para dar conta de sua tripla tarefa de gerar racionalização organizacional, estabelecer um caráter público – portanto, republicano e não patrimonial – ao Estado e determinar bases racionais-legais à dominação, Weber construiu, de forma típico-ideal, as características da administração burocrática".

    Com isso, o tipo ideal de administração burocrática para Weber é um corpo funcional estável de cargos públicos, preenchidos por funcionários selecionados por seu mérito técnico especializado, organizados por estrutura profissional permanente. “Esse tipo administrativo deve ser voltado a responder ao público, seja obedecendo às regras universais que regem a administração, seja atuando conforme padrões de probidade" (Abruccio, 2018).

    Para tanto, Max Weber definiu que esse modelo exigiria determinadas formas de dominação que se dividiriam em três partes, as quais caracterizam um “tipo ideal": dominação racional-legal (fundada na legitimidade e as ordens possuem direito de mando); dominação tradicional (origem na crença e nas tradições correntes) e dominação carismática (baseada na admiração da conduta exemplar). Em face do exposto, podemos afirmar que o item em análise está correto.

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:

    ABRUCCIO, Luiz Fernando. Burocracia e Ordem Democrática: Desafios Contemporâneos e Experiência Brasileira. Brasília-DF, IPEA, ENAP, 2018.