SóProvas


ID
2733355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente a organização e sua estrutura.


Os artefatos constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


    Os artefatos constituem o nível mais externo (primeiro nível) de uma cultura organizacional. Edgar Schein divide a cultura em:

    Artefatos - constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Quando se percorrem os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas qe são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos (CHIAVENATO: 2005).

    Valores Compartilhados - constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização (CHIAVENATO: 2005).

    Pressuposições básicas - constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas” adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas (CHIAVENATO: 2005).

    A cultura é difícil de mudar, principalmente em um nível mais profundo, como os valores e pressuposições básicas. Todavia, a natureza da força de trabalho vem mudando em grandes proporções, trazendo um fenômeno novo, que é o multiculturalismo: um misto de pessoas provenientes de diferentes culturas, várias etnias e diferentes estilos de vida. Para que a organização consiga adaptar-se a essa realidade multivariada, ela precisa compreender o multiculturalismo e seu impacto (CHIAVENATO: 2005). 

  • 1. Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, serviços, tipo de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, etc.
    2». Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. "São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros".
    3°. Pressuposições básicas: "Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas".

     

    Gab.: ERRADO

     

    Fonte: Giovanna Carranza

  • Errado

     

    Os artefatos são, basicamente, o que cada um vê, escuta e sente ao se deparar com uma cultura que não é familiar.

    Dito isso, percebe-se que representam uma camada bem superficial.

  • Nível mais íntimo, profundo e oculto = Pressuposições básicas = terceiro nível da cultura.

    Artefatos = nível superficial, visível = 1º nível da cultura.

  • ERRADO

     

    OS ARTEFATOS CONSTITUEM O NÍVEL MAIS SUPERFICIAL DA CULTURA !!!

    - SÃO VISTOS FACILMENTE.

     

    Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.

     

    Andreia Ribas e Cassiano Salim.

  • Pressupostos básicos.

  • Nível mais íntimo, profundo e oculto = Pressuposições básicas = terceiro nível da cultura.

    Artefatos = nível superficial, visível = 1º nível da cultura.

  • Artefatos: são as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Incluem produtos, serviços, prédios e instalações, tecnologia e padrões de comportamentos dos membros de uma organização. São todas as coisas ou eventos que se pode indicar visual ou auditivamente.

  • Artefatos - O que percebemos assim que temos contato com a organização (Vestuário, espaço físico, símbolos, etc.
    \/
    \/
    \/
    Valores - Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização (Histórias, lendas, linguagens)
    \/
    \/
    \/
    Pressupostos básicos - São verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais de valores.

     

    Tirei do livro do Rennó 

  • Gabarito Errado.

     

    Os artefatos fazem parte de fato dos níveis fundamentais de uma organização, porém ele é o mais superficial e raso. O mais intimo e profundo são os pressupostos básicos.

     

    *De acordo com  Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos:

     

    1. Artefatos: São visíveis, superficiais e perceptíveisGABARITO

    Exemplo de artefatos: Símbolos, heróis, lemas, eventos da organização, tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.

    2. Valores compartilhados: Eles não são visíveis, pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o segundo nível da cultura organizacional e funcionam como justificativas para o seu comportamento. Referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.

    3. Pressuposições básicas: É o terceiro nível da cultura organizacional, sendo o mais intimo, profundo e oculto da cultura. É aqui que se encontram as crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos, valores e pressuposições básicas que regem o pensamento das pessoas. Muitas vezes a maneira de se fazer as coisas na organização é regida pelas pressuposições básicas.GABARITO

  • Os artefatos constituem o nível mais SUPERFICIAL e VISÍVEL da cultura organizacional.

     

    Idalberto Chiavenato

     

    Artefatos

    São todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Fazem parte do nível da cultura, o mais SUPERFICIAL, Visível e Perceptível. É tudo aquilo que cada pessoa vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. São compostos por produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros de uma organização.

    Quando se percorrem os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem; como elas falam; sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas que são importantes e relevantes para elas.

    Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar, visual ou auditivamente, como é a cultura da organização. Exemplos:

    °         Símbolos

    °         Histórias

    °         Heróis

    °         Lemas

    °         Cerimônias anuais

  • Constituem o nivel mais exposto

  • GABARITO "E" 

    ARTEFATOS culturais caracteriza o nível mais superficial da cultura, configurando as estruturas e processos organizacionais e as manifestações visíveis. Que incluem sua linguagem, arte, arquitetura, tecnologia...

     

     

  • É justamente a ponta do ICEBERG que muitos professores explicam. Exposta, visível.

  • Quero essa questão na minha prova!

  • São as Pressuposições Básicas!!

  • Vc e a torcida da Urubuzada toda!!
  • Se a organização for dos iluminati sim, são ocultos!

  • Errado!

     

    Níveis da cultura ( Nível de Schein )

    Artefatos: visíveis

    Valores Compartilhados: invisíveis e enraizados

    Pressuposições básicas: íntimos e profundos ( padrões inconscientes)

  • Errado

    Cultura por Edgar Schein:

    Artefatos: vísiveis, superficiais

    Normas e Valores compartilhados: Invisíveis e enraizados

    Pressupostos básicos: íntimos e profundos

    Fonte: Wikipédia

  • A rtefatos

    V alores

    P ressupostos básicos

  • • Para o psicólogo social Edgar Schein, a cultura organizacional é semelhante a um iceberg, composta por níveis.

    Se for pedido na prova o que é mais fácil conhecer, basta se lembrar do iceberg e responder: artefatos visíveis.

     

     – Artefatos visíveis: É o primeiro e mais visível nível da organização.  

    Por exemplo: missão, slogans, instalações, mobília etc.

    SÃO OBSERVÁVEIS AOS OLHOS

     

     – Valores organizacionais: Neste patamar, é preciso conviver dentro da organização. Fazem parte dele: regras, normas, política, regulamentos, rituais da cultura organizacional (festas e comemorações de socialização) etc.

    O QUE PODE E O QUE NÃO PODE

     

     – Pressupostos básicos: São crenças inconscientes que as pessoas seguem e que influenciam os valores organizacionais e os artefatos visíveis (mitos, histórias e tabus).

    AQUILO QUE NORMALMENTE NÃO SE SABE DE ONDE VEIO, MAS É ESTABELECIDO.

  •  nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional > PRESSUPOSTOS BÁSICOS
     

  • • Para Edgar Schein, a cultura organizacional é semelhante a um iceberg, composta por níveis. Os artafatos visíveis seria, portanto, a ponta do aludido iceberg.

     

    Podemos dizer, ainda, que SÃO OBSERVÁVEIS AOS OLHOS.

     

    Fonte: aulinhas da Kátia do Gran.

  • Artefato não é o mais profundo.

  • rtefatos = namoro

    alores = noivado

    P ressupostos básicos = casamento

  • ARTEFATOS é o nível mais superficial, o mais visível.

    No nível mais profundo estão as PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS.

  • 1° Nível - Artefatos observáveis.

    Gabarito, errado.

  • Gab. ERRADO

    Níveis da cultura organizacional

    1º. Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, serviços, tipo de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, etc.

    2º. Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. "São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros".

    3°. Pressuposições básicas: "Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas".

  • Sao elementos mais fáceis de serem visualizados como exemplo :musicas,canções e comidas .ou seja tangiveis. (Giovana carranza ,administração em Dez semanas)

  • Conforme explicado na parte teórica, a cultura é dividida em 3 (três) níveis:

    1º ) ARTEFATOS = nível mais superficial, possuindo aspectos visíveis.

    2º ) VALORES COMPARTILHADOS = nível intermediário, são justificativas aceitas pelos membros.

    3º ) PRESSUPOSTOS BÁSICOS = nível mais profundo da cultura, sendo a parte mais difícil de se visualizar e mudar na cultura.

    Portanto, item incorreto, pois o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional são os pressupostos básicos.

    Gabarito: E

  • Esses são os PRESSUPOSTOS BÁSICOS.

  • Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e  pressuposições dominantes, muitas vezes não-escritas e nem sequer faladas.

  • Gab: ERRADO

    A questão se refere aos Pressupostos Básicos.

    Artefatos Observáveis: estrutura da organização, são os comportamentos visíveis. Aqui nós identificamos as coisas de primeira, portanto, é a Primeira camada, mais fácil de perceber.

     

    Valores: é o comportamento das pessoas, o agir de cada um, cada um julga o que é certo ou errado, observando a ética e a moral. Aqui não identificamos de cara, ficamos no meio termo, portanto, intermediária. Segunda camada.

     

    Pressupostos Básicos: é a cultura da organização. É intangível, logo, invisível e profunda. São coisas que não vemos a olho nu nem temos uma primeira impressão, como as crenças, pensamentos, sentimentos, etc. nos esforçamos mais de 2x para conseguirmos decifrar o que ela é, portanto ela é a nossa 3° tentativa. Última camada é a mais profunda.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.

    Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.

    Gabarito: Errado

  • GABARITO: ERRADO

    Níveis da Cultura A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    1.Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    2. Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    3. Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    FONTE: Administração Geral para Concursos ,Rodrigo Rennó.

  • Gabarito Errado: Os artefatos constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional.

    Correto: Os artefatos constituem o nível mais visível da cultura organizacional.

  • Níveis da Cultura Organizacional (Schein) - QUE MAIS APARECE EM PROVAS

    São 3 níveis:

    1.Artefatos (mais superficial)

    • Visíveis (único nível visível)
    • Mais fáceis de serem observados
    • Mais fáceis de serem alterados
    • Dimensão objetiva
    • Ex: A linguagem, o ambiente físico, o estilo de vestuário, as maneiras de se comunicar, os símbolos, os mitos e histórias da organização, os heróis, os rituais, as cerimônias, etc.

    2.Valores Compartilhados

    • Quase invisíveis (raras vezes podem ser visualizados)
    • Nível consciente
    • Conduzem ao comportamento
    • Valores que definem por que as pessoas fazem o que fazem
    • Ex: filosofias, objetivos, estratégias, etc.

    3.Pressuposições Básicas

    • Invisíveis
    • Verdades inquestionáveis
    • Mais difíceis de serem alterados
    • São as fontes originais de valores
    • Dimensão subjetiva
    • Ex: pensamentos, sentimentos, percepções, crenças inconscientes, etc.
  • Artefatos e a camada mais superficial de uma pirâmide
  • Artefatos

    são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização.

    GABA e