-
Certo
Comparação de desempenho pode levar em conta duas situações:
RESULTADOS--------> Comparação entre o padrão e a variável é feito após a conclusão da operação.
-------> CONTROLE SOBRE OS FINS
DESEMPENHO--------> A comparação é feita paralelamente à operação.
-------> CONTROLE SOBRE OS MEIOS
-
E os resultados não podem ser aos poucos? necessariamente precisam ter sido concluídos? difícillllllllllllllll
-
Complicada !!
A questão fala sobre a comparação do desempenho ! como menciona o colega Reinaldo a comparação do desempenho é pararela a operação, controle sobre os meios , no caso vc pode comparar o desempenho antes do processo ser concluído.
-
E nos processos? Eu posso fazer avaliação no final de uma etapa, não necessariamente no final do processo!
-
No livro da editora Jusdivm de Administração Geral e Pública, cujos autores são Elisabe de Abreu e Lima Moreira a minha edição é de 2016 diz que:
"O processo de controle perpassa todas as funções da administração e pode ocorrer antes, durante ou após a execução das ações, da seguinte forma:
• Controle preliminar ou prévio: realizado sobre os insumos e efetuado antes da ocorrência do evento, com o fim de evitar que ocorram variações no plano. Exemplos: planos estratégico, tático e operacional, planos de ação; orçamentos; planos de treinamento; descrição de cargos; objetivos de desempenho, etc.
• Controle concomitante, simultâneo ou em tempo real: realizado sobre o processo, no mesmo tempo da ocorrência do evento, com o fim de corrigir o desempenho durante a execução. Exemplo: observação, acompanhamento, inspeções e correções, revisão do progresso, reuniões de assessoria ou staff, programas de treinamento, etc.
• Controle posterior, de feedback ou de retroação: realizado sobre os resultados e após a ocorrência do evento, com vistas a avaliar os desvios, as causas e corrigir o desempenho programado. Exemplo: relatórios mensais, anuais; auditorias periódicas; pesquisas; revisão do desempenho; avaliação dos resultados do treinamento. " (pág. 277)
Com base nisso, julguei a afirmativa como Errada. Alguém poderia explicar porque está correta?
Solicitem os comentários do professor. :)
Grata.
-
/philipe kalel evaristo A QUESTAO FALA Para que a comparação do desempenho seja feita por resultados
ENTAO
RESULTADOS----->>>> Comparação entre o padrão e a variável é feito após a conclusão da operação
-
MCR, seu comentário já explica:
Para que a comparação do desempenho seja feita por resultados, é condição obrigatória que a operação tenha sido concluída. (CERTO)
• Controle posterior, de feedback ou de retroação: realizado sobre os resultados e após a ocorrência do evento, com vistas a avaliar os desvios, as causas e corrigir o desempenho programado. Exemplo: relatórios mensais, anuais; auditorias periódicas; pesquisas; revisão do desempenho; avaliação dos resultados do treinamento. "
-
Controle tem três momentos:
Preventivo: enfoca os insumos.
Simultâneo: enfoca os processos.
Posterior: enfoca os resultados. Ex: avaliação de desempenho.
-
Regra número 1 para questões de ADM do CESPE. (Principalmente se for ADM de recursos materiais)
Se você leu a afirmativa , e parece ser algo que poderia vir escrito em algum livro , a afirmativa está correta.
O Examinador sempre retira frases que no contexto onde foram escritas fazem sentido , mas que isoladamente geram dúvidas e podem ser refutadas. Mas como ele retirou de um contexto que fazia sentido , o gabarito vem como correto.
-
Dica...
Caso a comparação do desempenho seja feita por resultados,é após a operação.
Caso a comparação do desempenho seja feita por desempenho,aí é durante a operação.
certa a questão!
-
[questão] Para que a comparação do desempenho seja feita por resultados, é condição obrigatória que a operação tenha sido concluída.
Necessariamente para se fazer uma COMPARAÇÃO por RESULTADOS, algo precisa estar finalizado, como sugere o próprio nome resultado (ou seja, é o efeito de uma ação)
-
OBRIGADA, BABI.
COMENTÁRIO CLARO E OBJETIVO.
-
Monteiro MPU, eu também pensei assim, mas acho que mesmo pra fazer esse "aos poucos", é necessário que alguma etapa já tenha sido concluída
Ex.: Um processo de venda e entrega ao consumidor. O Processo por inteiro vai estar concluído depois que você terminar a produção, a venda e a distribuição. Então, realmente, mesmo que o processo geral não tenha sido concluído, você pode fazer uma análise das "partes". Mas mesmo para fazer esse controle dos resultados da produção, venda e distribuição, é necessário que estes sejam concluídos
Você, por exemplo, consegue fazer a comparação do desempenho por resultados de um processo de produção de um produto antes que ele tenha terminado? Não! Pois você só vai saber se o resultado foi satisfatório depois que o produto for criado. Numa fábrica de bonecas, só é possível saber se o brinquedo em questão vai atender ás especificações depois que todas as partes, como perna, braço, olhos e roupas forem confeccionados e montados para dar origem ao brinquedo. Você até pode analisar se o olho dessa boneca está sendo produzido de maneira correta (analisar se o resultado final atende às especificações), mas mesmo nesse quesito é necessário que o olho tenha sido produzido e estilizado, ou seja, a comparação só vai ser feita ao final da produção
O mesmo acontece com o processo de distribuição. Durante o trajeto você não vai conseguir analisar se o resultado vai ser satisfatório.
-
tô me sentindo numa prova de raciocínio lógico - nem tão lógico assim...
#Oremos
-
Agora eu entendiii. Obrigado aos colegas, você são fodassssssssssssssss
-
A comparação do desempenho com o padrão pode ser feita por resultados (após terminada a operação) ou por desempenho (paralela à operação.
Peguei do livro do Chiavenato.
-
Gabarito: CERTO
Como comparar os RESULTADOS de algo que não foi CONCLUÍDO? Não faria sentido.
As operações precisam ser finalizadas para que seus resultados possam ser comparados entre si.
-
Vá ao comentáriobda Babi. Não perca tempo com outros pois tem muita coisa errada!
-
Logo, pensei: ora, se é Resultado, tenho que ter concluido, chegado ao fim. Como vou saber o resultado se não finalizei.
-
Para que a comparação do desempenho seja feita por resultados, é condição obrigatória que a operação tenha sido concluída. Resposta: Errado.
Comentário: a comparação por desempenho ocorre durante a operação e a comparação por resultados após serem concluídas as operações.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
O resultado se tem após a conclusão, mas estava fácil demais para ser verdade. Pensei que fosse pegadinha, por exemplo, pode obter o resultado parcelado das metas operacionais que se concretizam antes do objetivo da operação. Portanto, me lasquei!
-
Alguém poderia dar um exemplo prático das duas situações (interrogação) teclado desconfigurado (droga!)
-
É só lembrar de um jogo de futebol. Só se deve avaliar o resultado após o término. Imagina avaliar faltando 3 minutos e o time que estava perdendo vira o jogo nesse meio tempo. Adeus avaliação de resultado feita precipitadamente.
-
IMAGINAMOS
TEM COMO COMPARAR OS RESULTADOS DE 2 EMPRESA SEM O BALANÇO TER FECHADO?não!
-
O jogo só termina quando acaba .
-
O cuidado dessa questão é com a palavra DESEMPRENHO. Só podemos avaliar o desemprenho quando temos um produto ou serviço acabado. Porém o que pegou muita gente é o fato de o CONTROLE ocorrer em TODAS as etapas do processo.
-
CESPE ESTÁ DEFASADO: NOS METÓDOS ÁGEIS CONSEGUIMOS MEDIR O DESEMPENHO DURANTE O PROCESSO, POIS POSSUEM ENTREGAS PARCIAIS (DEFINIÇÃO DE "PARCIAL" EM METODOLOGIA ÁGIL - SÃO ENTREGAS INTERMEDIÁRIAS DO PRODUTO OU SERVIÇO FINAL) - POR ISSO A EXISTÊNCIA DO "LOOP" DO SCRUM..
MAS QUEM SOU EU PARA DISCUTIR COM O CESPE!
-
Gabarito: CERTO
ATENÇÃO!!! O Foco da questão é a palavra RESULTADO.Para que eu avalie o resultado de algo é necessário que esteja finalizado, perceba que a questão fala em operação e então pode ser parte do processo e não necessariamente todo ele finalizado. Também chamo a atenção ao comando da questão que pede apenas sobre CONTROLE.
o Exemplo do Welton 13 complementa este comentário
-
CERTO
Controle posteriori ou de feedback: enfoca a produção final ou serviço depois que a tarefa está cumprida; também é chamado de pós-ação ou controle de output. Para Robbins e Coulter (1998), este tipo de controle apresenta duas vantagens sobre os demais: fornece informações importantes para o administrador sobre a eficácia do seu planejamento e pode aumentar a motivação dos empregados com a divulgação dos resultados alcançados.
ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza
-
• Controle posterior, de feedback ou de retroação: realizado sobre os RESULTADOS e após a ocorrência do evento, com vistas a avaliar os desvios, as causas e corrigir o desempenho programado. Exemplo: relatórios mensais, anuais; auditorias periódicas; pesquisas; revisão do desempenho; avaliação dos resultados do treinamento. "
-
Preventivo (ex ante) : foco nos insumos.
Simultâneo : foco nos processos.
Posterior (ex post) : foco nos resultados.
-
Fui com toda a convicção na errada !!! kkk
-
-
Gab: CERTO
GRAVE!!!!
A comparação do desempenho POR RESULTADOS só cabe se a atividade tiver sido CONCLUÍDA.
-
O medo que dá de marcar questão com a palavra “obrigatório”. Kkk
-
• Controle: “controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).
-
Aff...
-
Quase marquei "Errado", com receio de ser alguma pegadinha...
-
Abordagem prospectiva
-
A disciplina de Administração Geral não é uma ciência exata, e aparentemente tudo pode fazer sentido sob a nossa própria perspectiva. Mas a banca não quer saber a nossa capacidade de compreensão em analisar os mais diversos panoramas organizacionais, por isso elas utilizam conceitos de renomados autores (às vezes nem tanto) para embasar suas questões.
Muitas vezes aquilo pode até mesmo não fazer sentido, pois ao nos depararmos com determinadas questões daquela matéria que fogem à nossa compreensão, tendemos a recorrer ao caso concreto, tentando analisar a assertiva sob esse enfoque.
Dica: seja categórico, lembre da teoria, dos conceitos e deixe de lado as suas impressões pessoais ao resolver questões de Administração Geral. A questão pode não fazer o menor sentido, mas se a Examinadora decidiu abordá-la daquela maneira, não brigue com a banca, marque o que ela deseja e garanta a sua pontuação.
Eu, como Administradora, sofri demais com as arbitrariedades que encontrei em Administração Geral para concursos ao longo da minha preparação, mas com o tempo, com o amadurecimento, aprendi a jogar a favor, não da banca, mas ao meu favor!
Bons estudos!
-
CONTROLE PÓS-AÇÃO ( OU CONTROLE POSTERIO, CONTROLE DE FEEDBACK)
- Mede os resultados das ações já executadas.
-
CONTROLE PÓS-AÇÃO ( OU CONTROLE POSTERIOR, CONTROLE DE FEEDBACK)
- Mede os resultados das ações já executadas.
-
O controle pode ser realizado, quanto ao momento, de forma prévia, concomitante ou posterior. O controle de resultados é um controle posterior, isto é, um controle realizado após a conclusão da atividade ou operação.
Portanto, enunciado está correto.
Gabarito: Certo
-
ESTÁGIOS/MOMENTOS DO CONTROLE
-> CONTROLE PRÉVIO/PRELIMINAR: realizado sobre os INSUMOS
-> CONTROLE CONCOMITANTE, SIMULTÂNEO, EM TEMPO REAL: realizado sobre o PROCESSO
-> CONTROLE POSTERIOR, FEEDBACK, RETROAÇÃO: realizado sobre os RESULTADOS
Gabarito: ERRADO
-
Gabarito: Certo ✔
O controle de resultados só pode ser feito se a tarefa for terminada, pois o resultado só é apresentado “ex post” em relação às operações
Bons estudos!
==============
Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais
Mapas Mentais: portalp7.com/mapas
Organize-se: portalp7.com/planilha
Bizu: portalp7.com/bizu
-
Eu discordo, acredito que pode ser concomitante...
-
Certo.
Se o controle é pelo resultado, só pode ser feito após a conclusão da operação.
-
Cespe não está familiarizada com o conceito de Resultado PARCIAL. É simples de observar um exemplo, basta verificarmos o resultado preliminar de um concurso público. Várias etapas ainda não foram concluídas para que se tenha a homologação do resultado (o processo seletivo não foi concluído, mas temos um resultado).
Um outro detalhe importante é observar o que muitos relatam sobre o motivo da questão estar certa, no sentido de que, caso o quesito se referisse a um controle de DESEMPENHO, teríamos o gabarito de fato como ERRADO, já que se controlaria os MEIOS e este controle poderia ser realizado sem a conclusão da atividade... Ora, para se controlar os MEIOS, também se faz necessário observar os resultados, já que os meios se refere a EFICIÊNCIA (comparação entre inputs e outputs - entradas e saídas). Para reforçar isto, os 6Es da gestão pública retratam que a EFICÁCIA terá como alvo os RESULTADOS (outputs ou saídas). E aí... são dois pesos e duas medidas? Para o output da eficiência eu poderei medir sem a atividade estar concluída?!
Em resumo, pegando como base os 6Es da gestão pública, um dos indicadores de desempenho que retratam o resultado é a EFICÁCIA, e esta pode ser avaliada/medida de forma parcial, sem ainda ter concluído todas as etapas de um processo ou operação.
-
resultadOS = apOS operação.
Desempenho = Durante a operação.