SóProvas


ID
2733418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de projetos e suas etapas, julgue o item seguinte.


A diferença entre os ciclos de vida dos projetos iterativos e incrementais e dos projetos adaptativos relaciona-se com a definição do escopo do projeto em questão, assim como com os custos relacionados ao escopo definido.

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de vida iterativo e incremental

    Os ciclos de vida iterativos e incrementais são aqueles em que as fases do projeto repetem as atividades à medida que a equipe de projetos compreende o produto. Iterações são onde o produto é desenvolvido através de uma série de ciclos repetidos, enquanto os incrementosadicionam novas funcionalidades ao produto. Neste caso o produto do projeto é desenvolvido de forma iterativa e incremental.

    Este tipo de ciclo de vida é preferido, normalmente, quando a equipe de projetos identifica que haverá a necessidade de administrar mudanças no escopo e nos objetivos, reduzir a complexidade do projeto ou quando há benefícios em se obter entregas parciais do produto.

     

    Ciclo de vida adaptativo

    Este tipo de ciclo de vida é concebido para se adequar ao alto nível de mudanças e envolvimento contínuo das partes interessadaseste método também é considerado iterativo e incremental, porém a diferença é a velocidade das iterações, muito mais rápidas neste caso.

    O ciclo de vida adaptativo é preferido, normalmente, quando se lida com um ambiente de grande mutação, quando escopo e requisitos do projeto são de difícil definição.

    Entende-se que o ciclo de vida do projeto é determinado de acordo com a necessidade do projeto e com suas características, como, por exemplo, a facilidade de se definir o escopo do projeto ou seus requisitos, bem como se haverá valor em entregar o produto do projeto parcialmente ou integralmente.

     

     

  • ERRADO

    A diferença entre os ciclos de vida dos projetos iterativos e incrementais e dos projetos adaptativos relaciona-se com a NECESSIDADE DO PROJETO E COM SUAS CARACTERÍSTICAS.

  • ciclo de vida adaptativos ==> São também iterativos, a diferença é que serão iterações mais rápidas com tempo e custo fixo

     

     

    2017

    No P M BOK 5, os ciclos de vida projetados para reagir a altos níveis de mudança, com envolvimento contínuo das partes interessadas, são denominados

     a) projetáveis.

     b) preditivos.

     c) incrementais.

     d) adaptativos.

     e) produtivos.

     

    2013

    O ciclo de vida de um projeto envolve as etapas que o projeto percorre desde sua concepção inicial até a conclusão, ao passo que o ciclo adaptativo, além de iterativo e incremental, descreve iterações menores com tempo e custo fixo.

    certa

     

  • Iteração é o processo chamado na programação de repetição de uma ou mais ações. É importante salientar que cada iteração se refere a apenas uma instância da ação, ou seja, cada repetição possui uma ou mais iterações.


    Wikipedia

  • A diferença entre os ciclos de vida dos projetos iterativos e incrementais e dos projetos adaptativos relaciona-se com a definição do escopo do projeto em questão, assim como com os custos relacionados ao escopo definido. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a diferença entre os referidos ciclos (iterativos, incrementais e adaptativos) está na fase em que são desenvolvidos. Os iterativos e incrementais se repetem intencionalmente e os adaptativos são de acordo com as mudanças requeridas.

  •  

     

     

     

     

     

    Os ciclos de vida adaptativos (também conhecidos como direcionados à mudança ou utilizadores de
    métodos ágeis)
    são projetados para reagir a altos níveis de mudança e envolvimento contínuo das partes
    interessadas. Os métodos adaptativos são também iterativos e incrementais, a diferença é que as iterações
    são muito rápidas
    (geralmente com uma duração de 2 a 4 semanas), com tempo e recursos fixos. Os projetos
    adaptativos geralmente executam vários processos em cada iteração, embora as primeiras iterações possam
    se concentrar mais nas atividades de planejamento.

     

    Os métodos adaptativos geralmente são preferidos quando se lida com um ambiente em rápida mutação,
    quando os requisitos e escopo são difíceis de definir antecipadamente, e quando é possível definir pequenas
    melhorias incrementais que entregarão valor às partes interessadas.

    GAB E

     

     

     

     

    Minha dica pra quem quer passar em concurso que tenha gestão de projetos, compre o PMBOK 5ED ou me mande um e-mail rmonteverde70@gmail.com que envio um original em pdf. Obs: O CESPE só usa esse guia pra formular suas questões.

  • Gabarito Errado.

     

    O ciclo interativo ou incremental vai crescendo na proporção que vai atingindo os objetivos, já o adaptativo é mais rápido não precisa  concluir uma parte para poder iniciar a outra.

     

    * organização do ciclo de vida do projeto.

     

    1. Ciclo de vida preditivo / predeterminado

    2. Ciclo de vida iterativo / incremental

    3.Ciclo de vida adaptativo

     

    2. Ciclo de vida iterativo / incremental. Ciclo de vida do projeto em que o escopo do projeto é geralmente determinado no início do ciclo de vida do mesmo, mas as estimativas de tempo e custos são rotineiramente modificadas à proporção que a compreensão do produto pela equipe do projeto aumenta. Iterações desenvolvem o produto através de uma série de ciclos repetidos, enquanto os incrementos sucessivamente acrescentam à funcionalidade do produto.

     

    3.Ciclo de vida adaptativo. Um ciclo de vida de projeto, também conhecido como “orientadoà mudança ou métodos ágeis, que destina-se a facilitar a mudança e que exige um contínuo e alto grau de envolvimento das partes interessadas.

    > Os ciclos de vida adaptativos são também iterativos e incrementais, a diferença é que as iterações são muito rápidas (geralmente com uma duração de 2 a 4 semanas), com tempo e recursos fixos.

  • A diferença entre os ciclos de vida dos projetos iterativos e incrementais e dos projetos adaptativos relaciona-se com a definição do escopo do projeto em questão, assim como com os custos relacionados ao escopo definido. ERRADA

    São parecidos mas têm diferença em relação ao tempo e custos, e não em relação ao escopo.

    ____________________

    Ciclo de vida adaptativo / Adaptive Life Cycle. Um ciclo de vida de projeto, também conhecido como “orientado” à mudança ou métodos ágeis, que destina-se a facilitar a mudança e que exige um contínuo e alto grau de envolvimento das partes interessadas. Os ciclos de vida adaptativos são também iterativos e incrementais, a diferença é que as iterações são muito rápidas, com tempo e recursos fixos.

    PMBOK 5a edição, pág. 533.

  • A definição do ciclo de vida relaciona-se às características e singularidades de cada projeto.

  • Os métodos adaptativos são também iterativos e incrementais, a diferença é que as iterações são

    muito rápidas (geralmente com uma duração de 2 a 4 semanas), com tempo e recursos fixos! E é só

    essa a diferença! 

  • Os ciclos de vida de desenvolvimento podem ser...

    Preditivo: o escopo, prazo e custo do projeto são determinados nas fases iniciais do ciclo de vida. Quaisquer alterações ao escopo são cuidadosamente gerenciadas. Os ciclos de vida preditivos são também chamados de ciclos de vida em cascata.

    Iterativo: o escopo do projeto geralmente é determinado no início do ciclo de vida do projeto, mas as estimativas de prazo e custos são normalmente modificadas à medida que a equipe do projeto compreende melhor o produto. As iterações desenvolvem o produto por meio de uma série de ciclos repetidos, enquanto os incrementos acrescentam sucessivamente à funcionalidade do produto.

    Incremental: a entrega é produzida por meio de uma série de iterações que sucessivamente adicionam funcionalidade em um prazo predeterminado. A entrega contém a capacidade necessária e suficiente para ser considerada completa somente após a iteração final.

    Adaptativos: são ágeis, iterativos ou incrementais. O escopo detalhado é definido e aprovado antes do início de uma iteração. Os ciclos de vida adaptativos são também chamados ágeis ou de ciclos de vida orientados a mudanças.

    Híbrido: é uma combinação de um ciclo de vida adaptativo e um preditivo. Os elementos do projeto que sejam conhecidos ou que tenham requisitos estabelecidos seguem um ciclo de vida de desenvolvimento preditivo, e os elementos que ainda estiverem em evolução seguem um ciclo de vida de desenvolvimento adaptativo.

    Fonte: Guia PMBOK 6ª Edição, Pg. 19

  • Errado

    Iterativos e incrementais: se repetem intencionalmente

    Adaptativos: são de acordo com as mudanças requeridas.

  • (CESPE/EMAP/2018) A diferença entre os ciclos de vida dos projetos iterativos e incrementais e dos projetos adaptativos relaciona-se com a definição do escopo do projeto em questão, assim como com os custos relacionados ao escopo definido? NÃOOOOO

    Em síntese, As DIFERENÇAS entre os MÉTODOS ADAPTATIVOS dos INTERRATIVOS E INCREMENTAIS estão:

    1º) na velocidade das iterações, pois os ciclos adaptativos têm iterações muito rápidas, com duração de 2 a 4 semanas. Já os ciclos iterativos e incrementais, não.

    2º) no tempo e recursos, pois os ciclos adaptativos possuem tempo e recursos fixos durante a iteração. Enquanto os iterativos têm o prazo e custos modificados à medida que a equipe do projeto compreende melhor o produto.

    Já o escopo detalhado em ambos é igualmente definido e aprovado antes do início das iterações.

    Gab. ERRADO

  • A definição do escopo é relacionada à necessidade do projeto