SóProvas


ID
2733517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente à administração em enfermagem.


O estilo de liderança de abordagem conhecida por grade gerencial ou rede administrativa leva em consideração a produção e o interesse por pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Liderança Autêntica

    Em linhas gerais, a Liderança Autênticaafirma que o líder é bem-sucedido na medida em que mobiliza seus pontos fortes, fraquezas e sonhos, conquistando “seguidores” por meio de valores pessoais, como a humildade e a alteridade.

     

    Liderança Servidora

    Já o “líder Servidor” tem êxito ao compreender as necessidades dos indivíduos com os quais se relaciona e encontrar meios de satisfazê-las. Tal tipo de “líder” tem amplo reconhecimento nas organizações do setor de serviços, que exigem “alto contato” humano.

     

    Liderança Transformacional

    O líder “Transformacional”, por sua vez, estimula seus seguidores a desejarem além das limitações e perspectivas vigentes, impulsionando-os em direção ao futuro, por meio da transformação pessoal e organizacional.

     

    Liderança Carismática

    Finalmente, o líder “Carismático” se destaca por sua própria força de caráter e atração pessoal, sendo preconizado em processos de revitalização de organizações envelhecidas ou impactadas por indecisões e conflitos destrutivos.

     

    http://www.lideranca.blog.br/4-tipos-de-lideranca/

  • GRID GERENCIAL.

    Também denominado grade gerencial ou rede administrativa, é um conceito desenvolvido por William Blake e Jane Mouton, relacionado com um método de treinamento em liderança que se tornou amplamente difundido nos anos 60.

     

    A origem foi o desdobramento de concepções contidas nos estudos da Ohio State, os quais demonstraram, com bastante clareza, que existem duas dimensões fundamentais no comportamento dos líderes nas organizações empresariais. A primeira é a consideração com os subordinados, isto é, um comportamento cuja principal preocupação está vinculada com os empregados. A segunda está relacionada com a estruturação da organização, especialmente no que se refere à realização das tarefas.

     

    A primeira dimensão procura avaliar o grau em que o líder se preocupa com o bem-estar, o conforto e a segurança de seus liderados.

    A segunda dimensão está mais voltada para o grau pelo qual o líder define seu próprio papel e sinaliza aos subordinados o que se espera que eles façam, isto é, está mais relacionada com a realização das tarefas da organização. Ao contrário daqueles que defendem a acordagem “humanística” da liderança, isto é, aqueles da escola de relações humanas, ou daqueles da escola clássica que se inclinam por um tratamento mais voltado para a obtenção do produto, Blake e Mouton enfatizam que o treinamento em uma única dimensão – ou centrada apenas nos empregados, ou apenas nas tarefas – não é suficiente para desenvolver administradores eficientes.

     

    FONTE: http://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/Ning/Publicacoes/00-Artigos/JogoDeEmpresas/Karoshi/glossario/GRID_GER.html

  • ✔ O estilo de liderança de abordagem conhecida por grade gerencial ou rede administrativa leva em consideração a produção e o interesse por pessoas.



    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.

    Segundo os autores, o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais:

    • Ênfase na produção: preocupação com os resultados dos esforços dos subordinados, isto é, com os resultados da tarefa.

    • Ênfase nas pessoas: preocupação com as pessoas, sejam subordinadas, colegas ou chefes. Há uma grande atenção para as pessoas, atendendo às necessidades e às expectativas delas.

  • A questão está certa porque o Grid Gerencial coloca essas duas variáveis num plano cartesiano ( = considerar).

    Eixo Y: pessoas

    Eixo X: produção

    Os 2 eixos são enumerados de 1 a 9, portanto, há 81 (9*9) posições possíveis.

    Os estilos são: gerência "clube de campo"; gerência empobrecida; gerência meio-termo; gerência em equipe e gerência de tarefas.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre administração em enfermagem.

    O estilo de liderança de abordagem conhecida por grade gerencial ou rede administrativa, conhecido também como grid da liderança, leva em consideração a produção e o interesse por pessoas. De acordo com o grau de interesse do colaborador é utilizado para avaliar o grau das tarefas apresentadas a ele.

    Resposta do Professor: Certo.