SóProvas


ID
2733520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, referente à administração em enfermagem.


No desenvolvimento da função de supervisão, devem ser consideradas as diferenças comportamentais dos funcionários e os fatores extra e intraorganizacionais geradores dessas diferenças.

Alternativas
Comentários
  •  

     

    De acordo com o artigo: Opinião e conhecimento do enfermeiro supervisor sobre sua atividade - REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM 

     

    A supervisão deve ser entendida como ação inserida no processo assistencial e de produção administrativa da enfermagem, e, como tal, apresenta produtos técnico-assistenciais. Nesse contexto, a função de supervisão evidencia a importância das características pessoais do supervisor e as formas que ele utiliza para interagir com o grupo supervisionado. Assim, o supervisor, centrado nas pessoas e no relacionamento humano, gera motivação e promove o desenvolvimento do grupo.

    Na enfermagem, a supervisão tem papel fundamental no gerenciamento da assistência, e o enfermeiro, como líder de sua equipe, deve exercê-lacontinuamente, propiciando a melhoria da qualidade da assistência.

     

    http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/365

     

    "A PERSISTÊNCIA E A HUMILDADE TE FARÁ UM GRANDE VENCEDOR."

  • Galera, coloca o Gabarito por favor
  • Gab.: Certo

    Supervisão de enfermagem: processo educativo e contínuo, que consiste em motivar e orientar os supervisionados na execução de atividades com base em normas, a fim de manter elevada a qualidade dos serviços prestados.

    Fonte: Manual de enfermagem para concursos e residências: Temas Diversos. Rômulo Passos. João Pessoa, 2018.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre administração em enfermagem.

    No desenvolvimento da função de supervisão do trabalho da enfermagem, devemos lembrar que é função do enfermeiro supervisionar essa equipe.
    O enfermeiro responsável por supervisionar o desenvolvimento do trabalho, deve considerar as diferenças comportamentais dos funcionários para realizar uma avaliação justa com as características individuais, e os fatores extra (como o estilo de vida, alimentação, se realiza atividades de laser, para avaliar por exemplo caso a pessoa seja muito estressada e fique constantemente doente) e intraorganizacionais (como a relação com os colegas, como se porta quando surge um problema no trabalho) geradores dessas diferenças que nos darão um direcionamento sobre como devemos cobrar e conversar com esse profissional.

    Resposta do Professor: Certo.