-
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 46 - Mensuração do Valor Justo
Gabarito: Correto
Técnicas de avaliação
61. A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis.
Abordagem de mercado
B5. A abordagem de mercado utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos – como, por exemplo, um negócio – idêntico ou comparável (ou seja, similar)
Abordagem de custo
B8. A abordagem de custo reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual).
Abordagem de receita
B10. A abordagem de receita converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.
-
CPC 46 (R2) – MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO
Definição de valor justo:
Esta Norma define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
Técnicas de avaliação:
A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis.
GABARITO: CORRETO
-
Valor justo: Vou te vender minha casa. Qual o valor justo?
Na abordagem de mercado: Na minha rua foram foram vendidas 5 casas no último semestre por média de 150mil reais. Logo posso usar este valor. Seria um valor justo.
Na abordagem de receita: Posso alugar esta casa por 15 anos por um valor normal de x reais. Logo vai me gerar receitas de xx reais por mês durante estes 15 anos. Logo o valor justo é o preço médio de aluguel de uma casa de igual estrutura no mesmo local.
-
A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis.
Com isso, correta a afirmativa.
-
Certo
CPC 46
24.Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal (ou mais vantajoso) na data de mensuração nas condições atuais de mercado (ou seja, um preço de saída), independentemente de esse preço ser diretamente observável ou estimado utilizando-se outra técnica de avaliação.
Técnicas de avaliação
61.A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis
Q990003 -> Com relação ao valor justo, assinale a opção correta, conforme o Pronunciamento Técnico CPC 46 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. A utilização de preços de cotação para ativos idênticos ou similares ao ativo objeto de mensuração a valor justo é compatível com a técnica de avaliação abordagem de mercado.
Técnicas de avaliação
61.A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis.
62.O objetivo de utilizar uma técnica de avaliação é estimar o preço pelo qual uma transação não força da para a venda do ativo ou para a transferência do passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração nas condições atuais de mercado.
Três técnicas de avaliação amplamente utilizadas são:
(i) abordagem de mercado,
(ii) abordagem de custo e
(iii) abordagem de receita.
Abordagem de Mercado - Técnica de avaliação que utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos idênticos ou comparáveis (ou seja, similares), como, por exemplo, um negócio.
Abordagem de Custo - Técnica de avaliação que reflete o valor que seria exigido atualmente para substituir a capacidade de serviço de um ativo (normalmente referido como o custo de substituição ou reposição).
Abordagem de Receita - Técnicas de avaliação que convertem valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). A mensuração do valor justo é determinada com base no valor indicado pelas expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.
-
Complementando o comentário do coleta Alex, o abordagem de custo seria:
Quanto eu gastaria para construir uma casa nessa mesma rua?
(Quero construir a casa e morar nela)
-
CERTO
- Custo corrente: Valor na data das demonstrações contábeis
- Valor realizável: Valor de venda específico para a entidade .
- Valor justo: Transação sem influências. É uma transação sem favorecimentos.
comentário de uma colega do qc.
-
CERTO
A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo
Maximizar dados observáveis relevantes
Minimizar dados não observáveis
-
CERTO
A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis.
-
A entidade deve utilizar técnicas de avaliação que sejam apropriadas nas circunstâncias e para as quais haja dados suficientes disponíveis para mensurar o valor justo, maximizando o uso de dados observáveis relevantes e minimizando o uso de dados não observáveis.
-
Procurei no CPC 46 e não encontrei nada que justifique essa afirmação: independentemente da opção pela adoção das abordagens de mercado, de custo ou de receita.
Alguém consegue avaliar essa parte especifica da assertiva?
-
Tem questões que mais confundem do que ajudam... desisto
-
Questão sobre
os procedimentos de mensuração e avaliação de itens patrimoniais.
Mensuração é o
processo que consiste em determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos (ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e
despesas) das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis. Esse processo envolve a
seleção da base específica de mensuração, dentre várias bases possíveis de serem empregadas.
Exemplos de bases de mensuração específicas de ativos e passivos: o custo
histórico, valor justo, valor em uso, valor de cumprimento, custo corrente,
etc. Nesse sentido, o CPC 46 traz a definição de valor
justo em seu Apêndice A:
“Preço
que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência
de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na
data de mensuração."
Para auxiliar
a identificação desse preço, surgem as técnicas de avaliação a valor justo. Essas técnicas são “meios" para obtenção do valor justo, são métodos contábeis e não um fim em si mesmo. O valor justo estimado será resultado das premissas utilizadas nas
diversas técnicas de avaliação.
As técnicas de
avaliação podem ser classificadas quanto à abordagem:
(1) Abordagem de Mercado;
(2) Abordagem de Custo;
(3) Abordagem de Receita.
Atenção! Em todos
os casos a entidade deve maximizar o uso de dados observáveis relevantes
e deve minimizar o uso de dados não observáveis para
atingir o objetivo da mensuração do valor
justo, conforme item 61 do CPC 46.
Isso ocorre
porque dados observáveis são baseados em dados externos a entidade, tais como informações disponíveis publicamente sobre eventos ou transações
reais, e que refletem as premissas que participantes
do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo.
De outro lado,
dados não observáveis são baseados em dados
da própria empresa, são informações desenvolvidas com as melhores informações disponíveis sobre as
premissas que a empresa julga que seriam utilizadas pelos participantes do
mercado.
Atenção! Perceba
que os dados observáveis são mais robustos para fins
de mensuração a valor justo, pois refletem as
premissas dos próprios participantes do mercado. Por isso que independentemente da abordagem adotada, deve-se priorizar a utilizados de dados observáveis relevantes.
Feita toda a
revisão, agora podemos identificar a correção da
assertiva:
As técnicas de avaliação a valor justo devem priorizar a utilização de dados
observáveis relevantes, em detrimento de dados
não observáveis, independentemente da
opção pela adoção das abordagens de
mercado, de custo ou de receita.
Gabarito do
Professor: CERTO.
-
Questão sobre os procedimentos
de mensuração e avaliação de itens patrimoniais.
Mensuração
é o processo que consiste em determinar
os montantes monetários por meio dos
quais os elementos (ativos,
passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas) das demonstrações contábeis
devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações
contábeis. Esse processo envolve a seleção da base específica de mensuração,
dentre várias bases possíveis de serem empregadas.
Exemplos de bases de mensuração específicas de
ativos e passivos: o custo histórico, valor justo, valor em uso, valor de
cumprimento, custo corrente, etc. Nesse sentido, o CPC 46 traz a definição de valor justo em seu Apêndice A:
“Preço que seria recebido pela
venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma
transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração. ”
Para auxiliar a identificação
desse preço, surgem as técnicas de avaliação a valor justo. Essas
técnicas são “meios” para obtenção
do valor justo, são métodos contábeis
e não um fim em si mesmo. O valor justo
estimado será resultado das premissas utilizadas nas diversas técnicas de
avaliação.
As técnicas de avaliação podem
ser classificadas quanto à abordagem:
(1) Abordagem
de Mercado
(2) Abordagem
de Custo
(3) Abordagem
de Receita
Atenção!
Em todas os casos a entidade deve maximizar o uso de dados observáveis relevantes e deve minimizar o uso de dados não observáveis para atingir o objetivo
da mensuração do valor justo, conforme
item 61 do CPC 46,
Isso ocorre porque dados observáveis são baseados em dados externos a entidade, tais como
informações disponíveis publicamente
sobre eventos ou transações reais, e
que refletem as premissas que participantes
do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo.
De outro lado, dados não observáveis são baseados em dados da
própria empresa, são informações desenvolvidas com as melhores informações
disponíveis sobre as premissas que a empresa julga que seriam utilizadas pelos
participantes do mercado.
Atenção!
Perceba que os dados observáveis são
mais robustos para fins de mensuração
a valor justo, pois refletem as premissas dos próprios participantes do
mercado. Por isso que independentemente da
abordagem adotada, deve-se priorizar
a utilizados de dados observáveis relevantes.
Feita toda a revisão, agora
podemos identificar a correção da
assertiva:
As técnicas de avaliação a valor justo devem priorizar a utilização de dados
observáveis relevantes, em detrimento de dados não observáveis, independentemente
da opção pela adoção das abordagens
de mercado, de custo ou de receita.
Gabarito do Professor: Certo
.