-
De acordo com a NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, a entidade deve testar a perda de valor dos ativos intangíveis com vida útil indefinida, comparando o seu valor recuperável com o seu valor contábil:
(a) anualmente; e
(b) sempre que existam indícios de que o ativo intangível pode ter perdido valor.
Acrescentando:
O Teste de Recuperabilidade é realizado no mínimo anualmente, sobre três ativos:
- Goodwill
- Ativo Intangível com vida útil indefinida
- Ativo Intangível ainda não disponível para uso.
Os outros Ativos só se sujeitam ao Teste de Recuperabilidade quando houver alguma indicação de desvalorização.
-
GABARITO CERTO
CPC 01
10. Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve:
(a) testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável. Esse teste de redução ao valor recuperável pode ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado, todo ano, no mesmo período. Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente; e
(b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios, de acordo com os itens 80 a 99.
-
CPC 01 (R4) – REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS
A entidade deve avaliar ao fim de cada período de reporte, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo.
Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve: (a) testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável. Esse teste de redução ao valor recuperável pode ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado, todo ano, no mesmo período. Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente; e (b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios, de acordo com os itens 80 a 99.
GABARITO: CORRETO.
-
Ricardo Cavalcanti, eu não entendi o motivo de tanta revolta.
Provavelmente, por não ser assinante, o APFCoelho sabe o quão ruim é não ter acesso à resposta diretamente, visto que os comentários de alguns colegas só possuem a explicação (ainda que excelente), e tentou ajudar outros colegas.
Quem não é assinante só tem acesso a 5 perguntas e respostas. No restante das questões, as pessoas têm que se virar pra saber a resposta.
Mais empatia, por favor. A vida de concurseiro já é tão desgastante e ter colegas com comentários negativos só piora a coisa.
Deus abençoe! ;)
ps.: no mais, aos outros colegas, peço desculpas por um comentário que não tem a ver com o assunto. mas, quem sabe, outras pessoas também reflitam antes de colocar certos comentários negativos por aqui.
-
Ricardo Cavalcanti,
Seu comentário é ridículo!
A atitude do colega APFCoelho é muita bem vinda e ajuda muitos concurseiros, como explicou a colega MI F.
Pense 2 vezes antes de propagar asneiras, para não ser visto como um ignorante.
-
Além do ativos intangíveis com vida útil indefinida, os ativos indisponíveis para a venda e o Goodwill terão o mesmo tratamento.
-
(Q368327) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: CADE Prova: Contador
A entidade deve realizar o teste de recuperabilidade de um ativo intangível com vida útil indefinida, comparando seu valor contábil com seu valor recuperável, ainda que não haja indícios de desvalorização do referido ativo. (C)
-
Os componentes do patrimônio empresarial sujeitos ao teste de impairment são:
aplicações financeiras da empresa;
bens do ativo intangível;
imóveis, quando não contabilizados por valor justo;
bens que figuram no ativo imobilizado.
Essas são, portanto, as partes do ativo classificados como bens — diferentes, por exemplo, das contas a receber, também alocadas no ativo, mas que são direitos da organização.
Gabarito: certo
-
Gabarito Correto
Bizuzinho do professor Possati:
-> Vida útil DEfinida = DEve amortizar;
-> Vida útil iNdefinida - Não deve amortizar
Segundo o CPC 01, a entidade deve testar a perda dos ativos intangíveis com vida indefinida, comparando o seu valor recuperável com o seu valor contábil anualmente e sempre que existam indícios de que o ativo intangível possa ter perdido o valor.
-
Ativo intangível com vida útil indefinida: Não é amortizado. Há impairment, no mínimo, anualmente.
Ativo intangível com vida útil definida: É amortizado. O teste de impairment é dispensável.
Goodwill: Não é amortizado. Há impairment, no mínimo, anualmente.
-
CERTO
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/testedeimpairment.htm
-
Anualmente e independente de haver indícios ou não deve-se fazer o teste de recuperabilidade dos:
ativos intangíveis com vida útil indefinida;
ativos indefinidos não disponiveis para uso;
goodwill;
isso porque eles não sofre amortização!
-
Certo
TESTE DE IMPAIRMENT
Impairment é uma palavra em inglês que significa, em sua tradução literal, deterioração. É uma regra segunda a qual a companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível (§ 3 do art. 183 da Lei 6.404/1976).
Tecnicamente trata-se da redução do valor recuperável de um bem ativo. Na prática, quer dizer que as companhias terão que avaliar, periodicamente, os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço.
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/testedeimpairment.htm
-
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve:
(a) testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável. Esse teste de redução ao valor recuperável pode ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado, todo ano, no mesmo período. Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente; e
(b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios.
Assim, correta a afirmativa.
-
Periodicidade de realização do teste de recuperabilidade
NO FINAL DO EXERCÍCIO SOCIAL, se houver indícios de desvalorização, será feito o teste de recuperabilidade
ou
Independentemente de indícios – Goodwill, Ativo intangível com vida útil INDEFINIDA e Ativo intangível não disponível para uso
-
O teste de imparirment é utilizado nos seguintes casos:
-Goodwill
-Ativo intangível com vida útil indefinida
-Ativo intangível não disponível para uso
Esse teste deve ser realizado, no mínimo, anualmete, mesmo que não haja indicio de desvalorização.
te espero na ANP-2021
"fox_fenix7
-
As contas abaixo são as que se deve testar anualmente, mesmo sem indícios de perda:
→ Goodwill;
→ Intangível com vida útil Indefinida;
→ Intangível não disponível para uso.
Gab.: CERTO
-
CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos
→ Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve:
→ testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável.
...
Bons estudos, amigos.
-
Intangível com vida útil definida deve sofrer o teste apenas quando houver indícios de perda da recuperabilidade de seu valor.
-
Certo.
Em resumo sobre a amortização do ativo intangível:
- Ativo intangível com vida útil indefinida: NÃO é amortizado, há impairment no mínimo anualmente.
- Ativo intangível com vida útil definida: é amortizado e o impairment é facultativo.
OBS: Impairment significa deterioração. Assim, trata-se da redução do valor recuperável de um ativo. O Teste de Impairment é, portanto, uma avaliação para verificar se os ativos da empresa estão desvalorizados, ou seja, se o seu valor contábil excede seu valor recuperável.
-
Essa é a maior verdade do mundo
-
TESTE DE RECUPERABILIDADE / IMPAIRMENT TEST (CPC 01)
No mínimo, ANUALMENTE:
1. INTANGÍVEL INDEFINIDO;
2. INTANGÍVEL NÃO DISPONÍVEL PARA USO;
3. Ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (GOODWILL).
-
ESTE DE RECUPERABILIDADE / IMPAIRMENT TEST (CPC 01)
No mínimo, ANUALMENTE:
1. INTANGÍVEL INDEFINIDO;
2. INTANGÍVEL NÃO DISPONÍVEL PARA USO;
3. Ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (GOODWILL).
-
Gabarito: certo
CPC 01 determina que, independentemente de existir ou não qualquer indício de desvalorização, a entidade deverá testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso.
(CESPE 2014 CADE) A entidade deve realizar o teste de recuperabilidade de um ativo intangível com vida útil indefinida, comparando seu valor contábil com seu valor recuperável, ainda que não haja indícios de desvalorização do referido ativo. (CERTO)
-
Certo
O teste de recuperabilidade visa, essencialmente, compatibilizar os valores registrados nas demonstrações contábil com aquilo que ele pode recuperar, ou seja, um ativo não pode ficar registrado por um valor superior ao que ele pode ser recuperado no mercado. Para isso, a entidade deve promover esse ajuste nos termos do CPC 01.
Como regra, os ativos apenas se submetem a esse teste no caso indicativo de desvalorização.
Contudo, em alguns casos, o CPC 01 estabelece periodicidade obrigatória para a realização desse teste, que deve ocorrer anualmente para os seguintes ativos
- ativo intangível com vida útil indefinida (Item 10 'a' e item 108)
- ativo intangível ainda não disponível para uso (Item 10 'a' e item 11)
- ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios (Item 10 'b')
Portanto, é correto afirmar que o impairment test dos ativos intangíveis com vida útil indefinida deve ser realizado anualmente, mesmo que não haja indícios de que possa ter havido perda da recuperabilidade de seu valor.
CPC 01 10. Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve:
(a) testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso (...)
108. De acordo com a CPC 01, a entidade deve testar a perda de valor dos ativos intangíveis com vida útil indefinida, comparando o seu valor recuperável com o seu valor contábil:
(a) anualmente; e
(b) sempre que existam indícios de que o ativo intangível pode ter perdido valor
-
questão muito interessante, pois trata das seguintes informações relevantes:
-
Marquei errado pois Intangivel Indefinido não amortiza e não sei por que errei....
-
Eai concurseiro!?
Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?
Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida.
Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve:
(a) testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável. Esse teste de redução ao valor recuperável pode ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado, todo ano, no mesmo período. Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente; e
(b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios.
gabarito: certo
-
Existindo ou ñ indicação de desvalorização, a entidade deve testar ANUALMENTE:
-> Ativo intangível c/ vida útil indefinida (Impairment)
-> Ativo intangível ñ disponível p/ uso
-> Ágio por expectativa de rentabilidade futura (Goodwill)
-
Questão para corroborar:
Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: MPE Prova: ANALISTA
A partir da Lei n.º 11.638/2007 e dos pronunciamentos do CPC,
mudanças foram introduzidas na contabilidade das sociedades de
capital aberto, sociedades de capital fechado e sociedades limitadas.
Com respeito a essas mudanças, julgue os itens subsequentes.
O teste de recuperabilidade de ativos deve ser realizado anualmente para ativos intangíveis com vida útil indefinida. CORRETO