SóProvas


ID
2733868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação à governança no setor público, julgue o item a seguir.


Segundo o COSO ICIF 2013 (Internal Control – Integrated Framework), o ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

     

    COSO ICIF 2013: Controle Interno - Estrutura Integrada

     

    Ambiente de controle

     

    O ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização. A estrutura de governança e a alta administração estabelecem uma diretriz sobre a importância do controle interno, inclusive das normas de conduta esperadas. A administração reforça as expectativas nos vários níveis da organização.

     

    Fonte: http://www.auditoria.mpu.mp.br/bases/legislacao/COSO-I-ICIF_2013_Sumario_Executivo.pdf

     

  • Composição do controle interno:

    Ambiente de Controle Processo de avaliação de risco da entidade Sistema de informação Sistema de informação Monitoramento de controles


    Os elementos do ambiente de controle que podem ser relevantes na obtenção de entendimento do ambiente de controle incluem os seguintes:


    a) Comunicação e aplicação de valores de integridade e ética;

    b) Compromisso com a competência;

    c) Participação dos responsáveis pela governança;

    d) Filosofia e estilo operacional da administração;

    e) Estrutura organizacional;

    f) Atribuição de autoridade e responsabilidade;

    g) Políticas e práticas de recursos humanos.


    Bons estudos!!

  • O “Internal Control – Integrated Framework” define “o controle interno como um processo conduzido pelo conselho de administração, pela administração e pelo corpo de empregados de uma organização, com a finalidade de possibilitar uma garantia razoável quanto à realização dos objetivos nas seguintes categorias:

    Eficácia e eficiência das operações;

     

    Confiabilidade das demonstrações financeiras;

     

    Conformidade com leis e regulamentos cabíveis.”

    Segundo o Manual de Controle Interno - Estrutura Integrada – Sumário Executivo (COSO I, 2013), o ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização. A estrutura de governança e a alta administração estabelecem uma diretriz sobre a importância do controle interno, inclusive das normas de conduta esperadas. A administração reforça as expectativas nos vários níveis da organização”.

     

    Portanto, item certo.

  • vimos que o componente Ambiente de controle é a consciência de controle da entidade, abrange a cultura de uma organização, servindo de base para os demais componentes do gerenciamento de riscos corporativos. Portanto, o ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização.

    Gabarito: CORRETO.

  • Perfeito! É só lembrar que um dos componentes do controle interno é o ambiente de controle que abrange a integridade e os valores éticos da organização; os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança; a estrutura organizacional e a delegação de autoridade e responsabilidade; o processo de atrair, desenvolver e reter talentos competentes; e o rigor em torno de medidas, incentivos e recompensas por performance. O ambiente de controle resultante tem impacto pervasivo sobre todo o sistema de controle interno.

    Sem um bom ambiente de controle, não adianta nada os demais componentes do Controle Interno.

  • 1.    Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade.

    1.1.Ambiente de controle: é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização. A estrutura de governança e a alta administração estabelecem uma diretriz sobre a importância do controle interno, inclusive das normas de conduta esperadas. Integridade e os valores éticos da organização, a estrutura organizacional e a delegação de autoridade e responsabilidade.

    1.2.Avaliação de riscos: possibilidade de que um evento ocorra e afete adversamente a realização dos objetivos, envolve um processo dinâmico e iterativo. Administração deve considerar o impacto de possíveis mudanças no ambiente externo e dentro de seu próprio modelo de negócio.

    1.3.Atividades de controle: são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos. Natureza preventiva ou de detecção e abranger uma série de atividades manuais e automáticas, como autorizações e aprovações, verificações, reconciliações e revisões de desempenho do negócio. A segregação de funções é geralmente inserida na seleção e no desenvolvimento das atividades de controle.

    1.4.Informação e comunicação: originadas tanto de fontes internas quanto externas, a fim de apoiar o funcionamento de outros componentes do controle interno. A comunicação é o processo contínuo e iterativo. A comunicação interna é o meio pelo qual as informações são transmitidas para a organização, fluindo em todas as direções da entidade. A comunicação externa apresenta duas vertentes: permite o recebimento, pela organização, de informações externas significativas, e proporciona informações a partes externas em resposta a requisitos e expectativas.

    1.5.Monitoramento: avaliações contínuas, independentes, ou uma combinação das duas, para se certificar da presença e do funcionamento de cada um dos cinco componentes de controle interno. Avaliações contínuas proporcionam informações oportunas. As avaliações independentes, conduzidas periodicamente, terão escopos e frequências diferentes.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Segundo o Manual de Controle Interno - Estrutura Integrada – Sumário Executivo (COSO I, 2013), 

    • “o ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização. A estrutura de governança e a alta administração estabelecem uma diretriz sobre a importância do controle interno, inclusive das normas de conduta esperadas. A administração reforça as expectativas nos vários níveis da organização”.  
  • Exatamente como está conceituado no Sumário Executivo de Controle Interno do COSO 2013:

    "O ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização."

    Fonte: Escola de Governo de Rondônia - COSO: Comittee of Sponsoring Organizations of the Tradway Commision."Controle Interno - Estrutura Integrada". Sumário Executivo, p. 13 - disponível em http://escoladegoverno.ro.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/COSO-I-ICIF_2013_Sumario_Executivo.pdf, acessado em 03/02/2022