SóProvas


ID
2733904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Determinado auditor defrontou-se com evidências circunstanciais acerca de uma não conformidade na área auditada. Ele, então, elaborou matriz de seus achados de auditoria.

Com relação a essa situação hipotética e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

A adequação da evidência da auditoria está relacionada à medida da quantidade da evidência, enquanto a suficiência da auditoria está associada à qualidade da evidência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Adequação = Qualidade

     

    Suficiência = Quantidade

  • Gabarito: ERRADO.

     

    NBC TA 500 (R1) – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA

     

    Adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a sua relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor.

     

    Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade da evidência de auditoria.

     

  • Adequação - qualidade

    Suficiência - quantidade

  • A questão inverteu as bolas. Adequação relaciona-se com qualidade e suficiência com quantidade. 

  • Adequação - qualidade

    SuficiêNcia - quaNtidade

  • (ERRADO)

    qualidade ➜ adequada

    quanTidade ➜ suficienTe

    OBS: questão estilo troca-troca do cebraspe. Toda prova tem uma!

  • comentários repetidos...

  • comentários repetidos...

  • Aprendemos que a suficiência é a mensuração da quantidade de evidências. A quantidade de evidência necessária é influenciada pelos riscos de a informação do objeto ser distorcida de forma relevante (quanto maior forem os riscos, mais evidência será necessária) e também pela qualidade dessas evidências (quanto melhor a qualidade, menos será necessária), enquanto a adequação é a mensuração da qualidade da evidência; ou seja, sua relevância e confiabilidade em fornecer fundamentação para a conclusão do auditor independente. 

     

    Gabarito: ERRADO.

  • Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamenta a sua opinião. Ela possui duas características distintas:

    Medida Qualitativa (adequação) relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor.

    Medida Quantitativa (suficiente) evidência de auditoria na afetação de riscos de distorção relevante.

  • AdeQUALção = QUALidade;

    SuficiêNcia = QuaNtidade

  • Errado, houve inversão dos conceitos.

  • A adequação da evidência da auditoria está relacionada à medida da quantidade, ao passo que a suficiência da auditoria está associada à quantidade da evidência.

  • Adequação = confiança + adequação

    Suficiência = quantidade

    Errado.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    EVIDÊNCIA EM AUDITORIA:

    1) O que é uma EVIDÊNCIA em auditoria?

    (CESPE/ANP/2013) Evidência em uma auditoria é a informação que pode ser comprovada com base nos fatos obtidos por meio de observação, medição, ensaios e documentos.(CERTO)

    2) Como as evidências são CLASSIFICADAS?

    (CESPE/SEBRAE-BA/2008) Evidência é toda prova obtida pelo auditor, em decorrência da aplicação de procedimentos de auditoria, para demonstrar se os critérios identificados na fase de planejamento estão sendo ou não atendidos, sendo classificada como analítica, física, documental ou testemunhal.(CERTO)

    3) As evidências apresentam INFORMAÇÕES que corroboram e contradizem? Sim! 

    (CESPE/TCU/2015) A evidência de auditoria engloba tanto a informação que respalda e corrobora as manifestações da administração da entidade auditada quanto a informação que as contradiz. (CERTO)

    4) Como se dá a relação entre as QUANTIDADES & QUALIDADES das evidências obtidas?

    NBC TA 200:

    (i) a suficiência das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade de tal evidência;

    (ii) a adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria; isto é, sua relevância e confiabilidade no fornecimento de suporte às conclusões em que se baseia a opinião do auditor.

    BIZÚ: “Quantidade Suficiente” & “Adequalidade

    Observem estas questões, e vejam como o CESPE gosta de trocar esses termos:

    (CESPE/EMAP/2018) A adequação da evidência da auditoria está relacionada à medida da quantidade da evidência, enquanto a suficiência da auditoria está associada à qualidade da evidência.(ERRADO) (trocou os termos)

    (CESPE/TCE-PA/2016) A qualidade da evidência de auditoria é medida pela sua suficiência, que é composta por aspectos como a relevância e a confiabilidade da informação que dará suporte às conclusões do auditor.(ERRADO)

    (CESPE/Telebrás/2013) Caso desconfie que um documento analisado não seja fidedigno e pretenda caracterizar possível fraude de adulteração desse documento, o auditor deve aplicar um procedimento adicional de auditoria que busque aumentar a quantidade de indícios da irregularidade, o que se relaciona com a adequação da evidência.(ERRADO)

    (CESPE/Telebrás/2015) A suficiência e a adequação são características essenciais da evidência de auditoria. A suficiência é uma medida da quantidade de evidência necessária para sustentar a opinião e o relatório do auditor, ao passo que a adequação está relacionada à qualidade da evidência de auditoria e considera a relevância e a confiabilidade da evidência para dar suporte às conclusões do auditor.(CERTO)

    Gabarito: Errado.

    "Você pode ficar parado imaginando como seria, ou lutar e ver como será transformar seus sonhos em realidade."

  • Na verdade, é o contrário: a adequação da evidência está relacionada a qualidade, enquanto a suficiência está associada à quantidade de evidência obtida pelo auditor.

    Vale lembrar também que a quantidade de evidência necessária depende do risco de distorção relevante da informação do objeto da auditoria (quanto maior o risco, maior o nível de evidência que, provavelmente, será exigido) e também pela qualidade de tal evidência (quanto mais elevada a qualidade, menor o nível de evidência que será exigido). Dessa forma, a suficiência e adequação da evidência estão inter-relacionadas. No entanto, a simples obtenção de mais evidência não compensa a sua baixa qualidade.

    Gabarito: Errado

  • Conforme os Padrões de Auditoria de Conformidade do TCU, a suficiência refere-se à "a quantidade e qualidade das evidências obtidas devem persuadir o leitor de que os achados, conclusões, recomendações e determinações da auditoria estão bem fundamentados"

    Q1040389

    Portanto, a suficiência não se limita apenas a quantidade.

  • Basta lembrar que na prova de suficiência (para tirar o registro no CRC), o que importa é bater uma determinada quantidade de acertos. E não a qualidade desses acertos. Hehe.

  • Lembrando que , embora seja bem separado os dois conceitos , eles influenciam um no outro . Dessa forma , é correto dizer que : quantidade de auditoria influência na adequação
  • ADEQUAÇÃO DE AUDITORIA

    —> Informações que o AUDITOR utiliza para FUNDAMENTAR SUA OPINIÃO

    —> Divide-se em duas

    SUFICIÊNCIA - Quantidade de informações

    ADEQUAÇÃO - Qualidade de informações

    A banca inverteu os conceitos. Lembrem-se do suficiente: "R$ 300,00 são suficientes para ir ao shopping?"

    Gabarito: ERRADO