SóProvas


ID
2734039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a RAID.


Na leitura de grande quantidade de dados, os conjuntos RAID 0, RAID 4, RAID 5 e RAID 6 possuem velocidades semelhantes.

Alternativas
Comentários
  • Ibsen 

    RAID 0 não seria o mais rápido?

    "Usar RAID 1 não proporciona qualquer ganho de desempenho. Pelo contrário, ele acaba causando uma pequena perda em comparação com usar um único drive, já que todas as alterações precisam ser duplicadas e realizadas em ambos os drives."

    Fonte:https://www.hardware.com.br/termos/raid-1

  • ta doido ibsen? cespe para questoes de redes consegue ser mais louco do q fcc! de onde ela tira certas questoes? deve ser estagiario! essa aqui foi ridicula

  • Eu também errei essa questão, pois o disco de paridade é fator limitante no desempenho do RAID 4 e no caso dos RAID 5 e 6 também é limitante no desempenho da escrita dos bits de paridade distribuídos em todos os discos. No RAID 0 não há esse limitante.

    PORÉM A QUESTÃO NÃO CITA ESCRITA E SIM LEITURA.(peguinha que caí)

    Pode até fazer sentido que todos os arranjos possuem leitura rápida, mas acho muito subjetivo e questionável o termo "velocidades semellhantes" ( o que seria semelhante pra mim, pra vc ou pro cespe?). 

    É fato que todos esses arranjos citados possuem em comum a característica de taxas rápidas de leitura, mas do jeito que está redigida a questão fica complicado acertar, por isso que está na lista de questões com recurso junto ao Cespe, veremos o que a banca decide a respeito.

     

  • Nessa eu tenho que concordar com o Ibsen, não crucifiquem ele... Está correta a afirmação, tratando-se de RAID, o RAID 1 (espelhamento) é o que possui maior velocidade de LEITURA pois os dados encontram-se guardados em AMBOS os discos de forma EXATAMENTE iguais, com isso enquanto um bloco está sendo requisitado de um disco outro bloco está sendo requisitado de outro disco de forma independente, basta imaginar que NÃO IMPORTA em qual disco está o DADO, afinal estão em AMBOS os discos. #Paz e muita luz para vcs!

  • Esta questão está flagrantemente ERRADA!

    Posso, a partir de hoje, sair dizendo que todos os RAIDs têm o mesmo desempenho e contrariar a INTEL, mas o farei só até passar na avaliação do CESPE.

     

    Olha o que diz o site da fabricante de chips: "Essa técnica de divisão de dados ("striping") é a mais rápida de todos os níveis de RAID, especialmente para leitura e gravação de arquivos grandes."

     

    "RAID 0 (divisão de dados - "striping")
    O RAID 0 utiliza os recursos de leitura/gravação de dois ou mais discos rígidos trabalhando em conjunto para maximizar o desempenho do armazenamento. Os dados de um volume RAID 0 são organizados em blocos que são espalhados pelos discos de forma que a leitura e a gravação possam ser feitas em paralelo. Essa técnica de divisão de dados ("striping") é a mais rápida de todos os níveis de RAID, especialmente para leitura e gravação de arquivos grandes. A tarefas da vida real onde o RAID 0 pode ser benéfico são, por exemplo, o carregamento de arquivos grandes em aplicativos de edição de imagens, o salvamento de arquivos de vídeo grandes em aplicativos de edição de vídeo ou a criação de imagens de CD ou DVD com um programa de criação de CDs ou DVDs.

    A unidades de disco de um volume RAID 0 são combinadas para de formar um volume que é visto pelo sistema operacional como uma unidade virtual única. Por exemplo, quatro discos rígidos de 120 GB em uma matriz RAID 0 serão vistos pelo sistema operacional como uma unidade única de 480 G"

    Gente, vamos parar de achar e colocar apenas informações com fontes confiáveis.

    https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005867/technologies.html

  • "Em um ambiente orientado à transação, RAID 1 pode alcançar altas taxas de solicitação de E/S se a maior parte das solicitações for para leituras. Nessa situação, o desempenho de RAID 1 pode alcançar o dobro daquele do RAID 0. Porém, se uma fração substancial das solicitações de E/S for com solicitações de gravação, então pode não haver ganho signifi cativo no desempenho em relação à RAID 0. RAID 1 também pode oferecer melhor desempenho em relação à RAID 0 para aplicações com uso intenso de transferência de dados, com uma alta percentagem de leituras. A melhoria ocorre se a aplicação puder dividir cada solicitação de leitura de modo que os dois membros do disco participem." Stallings, Arquitetura e Organização de Computadores - 8ª Ed.

    RAID 1 é mais rápido.

  • Pessoal, vamos ver a assertiva:

    "Na leitura de grande quantidade de dados, os conjuntos RAID 0, RAID 4, RAID 5 e RAID 6 possuem velocidades semelhantes."

    Bora lá: RAID 0 ->  Divisão (striping), no nível de block, não redundante;
                 RAID 4 -> Divisão no Nível de block (igual ao RAID 0) + boco de paridade em um disco separado;
                 RAID 5 -> Semelhante ao 4, no entanto no RAID 5 o bloco de paridade é, junto com os dados, dividido entre os discos;
                 RAID 6 -> Semelhante ao 5, entretanto aqui usa-se um mecanismo com 2 bits de paridade para cada 4 bits de dados, o que faz este suportar até 2 falhas de disco.

    Ainda: "Uma leitura de bloco acessa apenas um disco, permitindo outras requisições serem processadas pelos outros discos. Assim, a taxa de transferência de dados para cada acesso é pequena, mas múltiplos acessos de leitura podem ser processados em paralelo. [...] A taxa de transferência para grandes quantidades de leitura são altas, uma vez que todos os discos podem ser lidos em paralelo [...]"
    Fonte: Silberschatz, Operating System Concpets, 9th, 2012. Pg: 489 - 490

    Portanto, resposta: CERTA.

    OBS: A tradução é minha, se tiver algum erro é só dizer.

  • Ainda está no gabarito preliminar, vamos aguardar o definitivo.

  • O gabarito definitivo manteve o resultado como Certo.

    O fato é que é altamente subjetivo afirmar que "possuem velocidades semelhantes". Vejamos:

    O RAID 0 possui no mínimo dois discos sendo lidos ao mesmo tempo (striping).

    No RAID 6, a paridade totaliza dois discos de no mínimo quatro, mas a paridade está espalhada por todos os quatro discos. Assim, os dados úteis também estão presentes nos quatro discos, sendo lidos simultaneamente.

    Uma leitura de grande quantidade de dados presentes em quatro discos deve levar vantagem sobre dados presentes em apenas dois discos. Não parece razoável considerar o gabarito como certo.

     

  • Questão CORRETA. Segue comentários:

    Tabela 6.3 da pág 158, Stallings, Arquitetura e Organização de Computadores - 8ª Ed.

    Coluna da tabela: Capacidade para grande transferência de dados de E/S

    RAID 0 - Muito alta

    RAID 4 - Semelhante a RAID 0 para leitura; muito menor que único disco para gravação

    RAID 5 - Semelhante a RAID 0 para leitura/ menor que único disco para gravação

    RAID 6 - Semelhante a RAID 0 para leitura; menor que RAID 5 para gravação

  • Fabiano Santos tirou de letra. O Stallings diz no livro dele que a velocidade de leitura para grandes volumes é excelente para RAID 0, 4, 5 e 6. Questão muito capciosa. Foram no detalhe de uma tabela do livro.

  • Sério que tem 9 curtidas o Comentário do Ibsen ?

    Ou tem 9 pessoas além dele de sacanagem, ou 9 pessoas foram enganadas...

  • GAB: CERTO

    RAID 0:

    Características:

    - Aumenta a capacidade de armazenamento – Soma-se o tamanhos dos HDs, desde que eles tenha o mesmo tamanho. Caso contrário, serão utilizados o somatório do tamanho do HD com menor tamanho;

    - Alta velocidade de acesso aos dados – Soma-se a velocidade de leitura e gravação sequêncial dos HDs, desde que eles tenham a mesma velocidade. Caso contrário, serão utilizados o somatório das velocidades de acordo com o de menor velocidade. Normalmente tem um ganho de 50%;

    - Não há segurança quanto a perda de dados por não ter redundância (espelhamento, ou mirroring). Se um HD falhar, os dados dos HDs serão perdidos;

    - Baixo custo;

    RAID 4:

    Características:

    - Taxa de leitura rápida;

    - É possível aumentar a área dos discos;

    -Gravação lenta;

    -Caso haja falha, é mais difícil reconstituir os dados em relação ao RAID 1;

    - Tecnologia obsoleta;

    RAID 5:

    Características:

    - Maior rapidez no tratamento de erros;

    - Leitura rápida;

    - Escrita não tão rápida, mas melhor que o RAID 4;

    - Sistema complexo de controle de HDs;

    - Não há necessidade da quantidade de discos ser par;

    RAID 6:

    Características:

    - É muito semelhante ao RAID 5, entretanto, possui o dobro de bits de paridade, o que significa que ainda que ocorram falhas em dois HDs ao mesmo tempo, a integridade dos arquivos está segura.

    FONTE: https://www.diegomacedo.com.br/raid-conceito-e-tipos/

  • Questão totalmente incoerente, caso você tenha errado, não se preocupe, é aquela questão "fora da curva".

    @rotinaconcursos

  • Repito meu comentário sobre outra questão coincidentemente sobre RAID também:

    O que me choca é que a elaboração de questão é o único FUCKING TRABALHO do brother e o cara eeeeeeerra! Se para leigos é evidente o erro, como que para um profissional da área passaria batido??? Seria como contratar um pescador que não sabe pescar peixe, ou que não sabe qual a diferença entre as varas, É O TRABALHO DELE SABER!

  • Vou fingir que nem li...

  • Para quem quer estudar e passar e não perder tempo com mimizento:

    • Leia os comentários (que respondem a questão) do William B. Pereira e do Fabiano W. Santos (inclusive citou fonte fidedigna, que conferi e está correto).

  • O Ibsen tá certo. Quem tá doid*o aqui é o Rodrigo Boxexinha. Camarada, quem faz isso ai q vc disse é o RAID 0, e não o 1.

    Agora, comentando a questão, parece que o autor desta questão a formulou com base em uma tabela de "Arquitetura e organização de computadores (8a. ed.), Stallings, onde ele diz que os RAIDS 4, 5 e 6, em relação à capacidade para grande transferência de dados E/S são semelhantes ao RAID 0(que é muito alta) no quesito leitura.

    Particularmente, eu acho estranho isso. No RAID 0, se vc tem um arquivo, digamos, de 1GB, ele faz o strip desse arquivo em duas partes de 500MB e lê e grava pela metade, levando, teoricamente, metade do tempo, em relação às outras opções de RAID que não fazem strip.

    O RAID 5, por exemplo, não faz strip. Exatamente por isso existe o RAID50, que usa a redundância distribuida do RAID 5 com a performance do RAID 0.

    De qualquer forma, já sabemos q não foi a banca q tirou essa questão do nada. Stallings é muito conceituado e se as bancas o usam como referência, devemos pensar assim nas provas(por mais que nossa experiência pratica discorde).

    Estamos aqui para passar, não para ter razão!

  • semelhante é diferente de igual