8. Linguagens de Programac?a?o Visual
As linguagens de programac?a?o visual partem do princi?pio de que gra?ficos sa?o mais fa?ceis de serem entendidos do que textos. Sendo assim, a especificac?a?o de um programa por meio de diagramas e outros recursos gra?ficos tende a tornar a pro?pria programac?a?o mais fa?cil, permitindo mesmo que usua?rios sem muitas habilidades em programac?a?o gerem programas.
Uma representac?a?o gra?fica de um programa tende a ser uma descric?a?o de alto ni?vel para o funcionamento do programa. Este tipo de representac?a?o normalmente limita bastante a flexibilidade dos programas que podem ser desenvolvidos, mas permite que ra?pida e facilmente se elaborem programas, dentro de um escopo limitado de opc?o?es. Com isso, as aplicac?o?es alvo para a programac?a?o visual se restringem a aplicac?o?es bem especi?ficas, que podem se beneficiar deste tipo de paradigma, na?o sendo, tais linguagens, linguagens de programac?a?o para propo?sitos gerais.
8.1 Ferramentas de Programac?a?o Visual
Nem todo uso de gra?ficos e diagramas visuais em programac?a?o podem ser chamados de linguagens visuais. Em alguns casos, o mais adequado e? chama?-los de ferramentas de programac?a?o visual. Nesse caso, o uso de gra?ficos e diagramas na?o especifica diretamente um programa a ser executado, mas e? uma ferramenta de auxi?lio na elaborac?a?o de tais programas. Por exemplo, os toolkits de elaborac?a?o de interface, que permitem ao usua?rio especificar diferentes controles em janelas de interface do programa, de forma visual, encontram-se nesta categoria.
Fonte: Linguagens de Programação. Notas de aula para a disciplina EA877 (Mini e Microcomputadores: Software). Ricardo R. Gudwin
ITEM ERRADO, pois linguagens visuais são em relação com o desenvolvedor e não em relação ao usuário.