a) função relacionada a grupos, áreas ou equipes responsáveis pela execução das atividades diárias da operação (tais como gerenciar a cadeia de parceiros em uma área de Procurement ou receber materiais enviados por clientes em uma área de Logística). Esta função se subdivide em Controle de Operações e Gerenciamento de Facilidades.
b) função responsável por gerenciar aplicações ao longo de seu ciclo de vida, que desempenha um importante papel no desenho, no teste e nas melhorias das aplicações que suportam serviços de TI. Aborda o ciclo de vida completo das aplicações de software relacionadas à implementação de serviços de TI, incluindo atividades de desenvolvimento (levantamento de requisitos, planejamento, desenho, construção e teste) e de gerenciamento (implantação, operação, suporte e otimização)
c) GABARITO
d) controla o acesso de usuários ao direito de utilizar os serviços, garantindo-o àqueles que foram previamente autorizados e restringindo-o a todos os demais. Consiste na execução das políticas e ações definidas anteriormente nos processos de Gerenciamento da Disponibilidade e Gerenciamento da Segurança da Informação (Desenho de Serviço).
e) abrange a identificação, o registro, o controle e a verificação de ativos de serviços e itens de configuração (componentes de TI, tais como hardware, software e documentação relacionada), incluindo suas versões, componentes e interfaces, dentro de um repositório centralizado. Também faz parte do escopo deste serviço a proteção da integridade dos ativos e itens de configuração ao longo do ciclo de vida do serviço, contra mudanças não autorizadas.