Coincidência ou não, o primeiro blog da internet foi criado por um brasileiro. Em 1994, o cientista do MIT Media Lab, Claudio Pinhanez, criou um site chamado “Open Diary” — e isso explica muita coisa sobre a nossa percepção atual desse canal — com o objetivo de contar um pouco sobre a sua vida. Com isso, o conteúdo do blog eram suas viagens, filmes… enfim, coisas que ele considerava relevantes, tornando aquela página um local para expressar sua opinião e documentar a sua vida.
No mesmo ano surgiu o Links.net, criado por um estudante americano chamado Justin Hall, que tinha basicamente o mesmo papel: falar sobre coisas do seu interesse, dos mais diversos temas. Desde dicas de HTML até músicas e conselhos sobre relacionamentos.A partir daí outras pessoas começaram a fazer a mesma coisa: criar blogs que realmente funcionavam como diários pessoais, com os mais diversos temas e pegadas.
Depois disso, no início dos anos 2000, com a popularização da internet, especialmente pelo público mais jovem, os blogs passaram a virar uma verdadeira febre. Como as redes sociais ainda não eram canais tão populares ainda — o My Space só foi criado em 2003, o Orkut em 2004 e o Twitter em 2006 — as pessoas usavam os blogs para contar para outras um pouco sobre suas vidas.
Especialmente no Brasil, um fenômeno tomou conta da internet: os fotologs ou flogões. Eram blogs que funcionavam como páginas pessoais, altamente personalizáveis, especialmente para a época. E o objetivo era funcionar como um diário online onde as pessoas postavam fotos, textos, músicas… enfim, o que elas quisessem.
https://marketingdeconteudo.com/historia-dos-blogs/
O termo blog é a abreviatura
de weblog, um termo que mistura duas palavras inglesas que significam web
(rede) e log (registro), ou seja, um registro de atividades
divulgado na rede mundial de computadores.
Inicialmente, os blogs eram
usados para contar informações sobre a vida dos autores dessas páginas, como um
diário, ou para dar dicas sobre assuntos diversos. Com o tempo, os blogs
passaram também a ser usados por organizações, com conteúdos mais profissionais.
Alguns atrativos dos blogs
é a facilidade de criação e manutenção e a possibilidade de interação com os
visitantes por meio de comentários, que ficam associados às postagens.
O enunciado da questão está
errado, visto que afirma que os blogs apresentavam, inicialmente, escrita altamente
profissional.
Gabarito do Professor: ERRADO.
Fonte:
- Paulo Querido, Luís Ene. Blogs.
Centro Atlantico. 2003.