SóProvas


ID
2736985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo às especificações e ao caderno de encargos.


Blocos cerâmicos são indicados em situações em que o projeto de arquitetura exija o uso de estrutura autoportante e de alvenaria com boa resistência à compressão.

Alternativas
Comentários
  • Uma confusão comum ocorre com as paredes de alvenaria, que não serão consideradas autoportantes se os blocos que a compõem apresentarem resistência insuficiente para suportar e transferir as cargas do edifício. Nesse caso, elas são chamadas de alvenaria de vedação e cumprem apenas a função de delimitar e isolar os ambientes. Geralmente são associadas a estruturas de concreto armado, que suportam e transferem as cargas para as fundações.

    Entretanto, se os blocos atenderem à resistência mínima de norma, as paredes tornam-se capazes de suportar, além do peso próprio, os carregamentos usuais das edificações, sem a necessidade de pilares e vigas. Essa é a alvenaria estrutural ou alvenaria autoportante.

    Essa matéria fala sobre o bloco cerâmico com função estrutural.... https://techne.pini.com.br/2017/02/blocos-ceramicos-deixam-de-ser-opcao-apenas-para-vedacao-e-ganham-espaco-na-alvenaria-estrutural/

    Blocos cerâmicos deixam de ser opção apenas para vedação e ganham espaço na alvenaria estrutural

    Com uma diversificada família e grande variedade de peças, o bloco cerâmico garante flexibilidade nas plantas, atendendo a construções de baixo, médio e alto padrão.

    Na alvenaria de vedação (ou fechamento), que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso, o bloco cerâmico é utilizado para constituir as alvenarias externas ou internas que não têm a função de resistir a outras cargas verticais.

    Como nesse caso não há função estrutural, os blocos cerâmicos de vedação não precisam ter alta resistência à compressão. A NBR 15270-1:2005, que diz respeito a terminologia e requisitos, especifica uma resistência mínima de 3,0 MPa para blocos cerâmicos de vedação com furos na vertical.

    Já em projetos de alvenaria estrutural, os blocos cerâmicos ainda têm a função de vedação, mas devem principalmente possuir resistência alta suficientemente para garantir a função estrutural e resistir a todas as cargas verticais. Conforme explica a engenheira civil Márcia Melo, da Melo Soluções em Alvenaria, que atuou durante 11 anos no departamento técnico de indústria de blocos cerâmicos, é mais comum encontrar no estado de São Paulo blocos cerâmicos com resistências de até 10~12 MPa. Isso permite ao construtor fazer empreendimentos de oito ou até dez pavimentos, variando de acordo com o projeto.

  • Não entendi o erra da questão!

  • Thiago,

    Em geral, como citado pela colega Virgínia, blocos cerâmicos são utilizados apenas para vedação, sendo sua utilização com função estrutural a exceção. Acredito que a afirmação ficaria correta da seguinte forma:

    Blocos cerâmicos estruturais ou blocos de concreto estruturais são indicados em situações em que o projeto de arquitetura exija o uso de estrutura autoportante e de alvenaria com boa resistência à compressão.

  • BLOCO DE CONCRETO: Possui boa resistência à compressão, Fck mínimo de 4Mpa e pode ser empregado tanto em estrutura autoportante quanto em vedação.

    BLOCO CERÂMICO: Material leve, porém com bom isolamento térmico. A maioria não alcança bons níveis de resistência e são mais usados para vedação que para suportar estrutura.

    BLOCO SILICOCALCÁRIO: São vazados e empregados em alvenarias armadas ou não, com 6Mpa ou 10Mpa. São mais pesados que os blocos cerâmicos.

    Fonte: Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas - TCU

    Fonte que o CESPE adora. Muitas questões são tiradas daí.

  • bloco cerâmico é usual em vedação