SóProvas


ID
2737183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito do processo de planejamento.


A administração por objetivos tem como características o estabelecimento conjunto de objetivos entre subordinados e superiores hierárquicos, o apoio e o fornecimento de recursos para a realização das tarefas pelos superiores e a avaliação conjunta, por subordinados e superiores, dos resultados obtidos.

Alternativas
Comentários
  • " A administração por objetivos é dependente da sinergia entre líder direto e executor(es), através de uma aceitação natural e não imposta para atingir as metas estabelecidas."

    Esta é a principal característica da APO: a busca pela integração entre os colaboradores da empresa e seu comprometimento obtido através da participação na elaboração e consecução dos objetivos organizacionais. Assim, o colaborador sente-se motivado pelo fato de ter participação ativa no desenho dos objetivos da empresa, sente-se valorizado e consiciente de seu papel vital para seu alcance, aumentando sua responsabilidade pessoal. Organizam-se objetivos individuais em torno do objetivo organizacional como um todo, funcionando tanto do nível operacional para o estratégico como do sentido contrário, visto que é realizada uma integraçao entre eles.

  • Essa é para o pessoal que teima defendendo a banca quando a cespe faz diferença entre APPO Administração participativa por objetivos, e APO Administração por objetivos, se seguir essa linha de raciocínio a questão está errada, essa é apenas uma das muitas que esse mesmo conceito é atribuído á APO, e nem é falado sobre APPO.

     

    Eu vou adotar na minha prova da forma como essa questão trata, que SIM a APO leva com conta a participação do subordinado, e se eu errar.. bom.. eu não sou adivinho..

  • CERTO.

    .

    A Administração por objetivos - APO, é uma teoria da administração que surgiu na década de 1950 com Peter F. Druker, que é considerado o pai da administração moderna.

    .

    A base da APO é o processo do qual participam o chefe e sua equipe. Esse processo substitui o processo hierárquico, onde o chefe define os objetivos e os transmite, para depois avaliar o desempenho da equipe.

    .

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/apo-administracao-por-objetivo/66826/

  • Achei a redação dessa questão um tanto confusa.

    A administração por objetivos tem como características:

    * "o estabelecimento conjunto de objetivos entre subordinados e superiores hierárquicos";

    * "o apoio e o fornecimento de recursos para a realização das tarefas pelos superiores" e (os superiores realizam as tarefas ou apoiam e fornecem recursos aos subordinados?)

    * "a avaliação conjunta, por subordinados e superiores, dos resultados obtidos."

    Marquei errado por achar que a segunda característica deveria ter  "subordinados" no lugar de 'superiores".

     

  • Tem questões que a banca Cespe faz diferença entre a APPO - Administração participativa por objetivos e a APO - Administração por objetivos, tem questões que trata como sinônimos... E eu ainda não consegui identificar algum indicativo dentro da questão que possa levar o raciocínio a um lado ou a outro. 

     

    Alguém pode ajudar? :)

     

    EDITADO ------------------------->

    consegui encontrar uma explicação que me ajudou a entender e postei na resolução da questão Q485841. Eu tentei copiar para cá, mas o comentário está grande e deu acima do limite de caracteres permitidos, por isso não pus aqui!

     

  • APO - ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS

    Na APO o desenvolvimento de objetivos envolve TODOS os menbros da organização, assim, o planejamento é visto como um processo de BAIXO PARA CIMA. Ela é ideal em ambientes mutáveis e dinâmicos, no qual os envolvidos com o problema tem mais condições de elaborar decisões. Parte-se do pressuposto de que se os subordinados negociarem os objetivos com lideres, e "comprarem a ideia", ficarão mais comprometidos com ela.

    APO é um processo de QUATRO ETAPAS: 1. Especificação dos objetivos; 2. Desenvolvimento dos planos de ação; 3. Monitoramento do progresso, e; 4. Avaliação dos resultados.

    Críticas à APO: Preocupação excessiva com o curto prazo e perda da "noção do todo", focando em objetivos individuais ou departamentais, em detrimento dos objetivos estratégicos.

    Vale lembrar que, no âmbito do Controle da Qualidade, um dos 14 Princípios de Deming é a eliminação da APO.

  • Gab. CERTO.

     

    Agumas características da APO:

    I - substitui a visão hierárquica e concentrada pela visão participativa, com ênfase no planejamento e controle;

    II - focada nos resultados e nos fins organizacionais visou alinhar metas pessoais e grupais com metas do negócio, através da comunicação e persepção compartilhada entre a gerência e os subordinados.

     

    Anguns benefícios da APO:

    I - realização do trabalho em equipe, delegação e descentralização;

    II - aumento da motivação do pessoal, permitindo a participação.

     

    Fonte: Administração Geral e Pública, Elisabete de Abreu, 2016.

  • Q842623 A administração por objetivos pressupõe que estes sejam idealizados pelos subordinados de forma coletiva, e posteriormente sejam validados pelos superiores, que realizam um processo de filtragem de acordo com seu próprio julgamento. FALSO.

     

    COMPARANDO

     

    A administração por objetivos tem como características o estabelecimento conjunto de objetivos entre subordinados e superiores hierárquicos, o apoio e o fornecimento de recursos para a realização das tarefas pelos superiores e a avaliação conjunta, por subordinados e superiores, dos resultados obtidos.

     

    Resumindo, APO é Parceria  entre gestor e subordinado.

  • Q485841 

     

    A APO é a ADMINISTRAÇÃO por objetivos: é da Teoria Neoclássica da administração, origem em 1954, com a publicação do livro de Peter Drucker sobre Administração por objetivos, sendo considerado o pai da APO.

    Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje como uma abordagem amigável, democrática e participativa. Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.

    Então, são características da APO:

    1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior

    2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição

    3. Interligação entre os vários objetivos departamentais

    4. Ênfase na mensuração e no controle de resultados

    5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos

    6. Participação atuante das gerências e dos subordinados

    7. Apoio intensivo do staff

    (fonte: Livro de Chiavenatto, pgs 29 e 30)

     

     

  • Comentário pertinente que trago de outra questão

    Já a AVALIAÇÃO Participativa por Objetivos, como o próprio nome já diz: é um processo de avaliação de objetivos - um recurso -, o qual também é feito com a participação dos subordinados, mas não é a base teórica de uma das abordagens da administração, como a APO é.

    O que é um APPO?

    A Avaliação Participativa de Objetivos é um recurso capaz de promover um relacionamento mais significativo entre os funcionários e gestores com ênfase na participação de todos os indivíduos. Diferente do modelo APO, esse novo tipo de avaliação é mais democrático e não apresenta restrições para que todos os colaboradores possam contribuir para um bom sistema administrativo da organização.

    A princípio, o APPO apresenta uma característica menos centralizada e inflexível. Isso porque a Avaliação Participativa de Objetivos se encarrega em motivar todos os colaboradores de qualquer esfera de trabalho e a estimular negociações de recursos para um determinado fim.

    Passos de um APPO - seis etapas:

    1. Determinação de objetivos consensuais;

    2. Comprometimento de todos os colaboradores para atingir os objetivos traçados;

    3. Negociação direta com gestores sobre a moderação dos recursos e estratégias necessários para alcançar os objetivos, sejam materiais, equipamentos, treinamento de pessoal;

    4. Escolha a ação de desempenho;

    5. Monitoria e mensuração de resultados parciais em comparação com os objetivos traçados;

    6. Retroação contínua (saber realizar autoavaliação e intervir com ações caso o trabalho não esteja dando certo).

    fonte: http://www.mundocarreira.com.br/gestao-de-pessoas/principais-vantagens-da-avaliacao-participativa-por-objetivos/

  • Mais confusa que isso: Q292517  A administração por objetivos considera neutra a participação dos colaboradores no processo decisório de definição dos objetivos. CERTO

    Comentário dessa questão

    A participação dos colaboradores na ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS é ATIVA !

    A participação dos colaboradores no PROCESSO DECIDÓRIO é NEUTRA !

  • Acho que seria melhor se os colegas contribuíssem com seus comentários de forma resumida, pois assim seria melhor de todos entendermos.

  • Resumindo:

     

    Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o subordinado.

     

    A maior parte dos sistemas de APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. Tanto o gerente quanto o seu subordinado participam ativamente do processo de definir e fixar objetivos. No entanto, essa participação varia conforme o sistema adotado.

     

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016 p.32

     

    bons estudos

  • QUESTAO SINISTRA EU LI E FUI PESQUISAR E VOLTEI E NAO ENTENDI FOI NADA.

  • É Jackson Monteiro, levei para essa diferenciação e levei f&%#$.


    Lamentável :(

  • Gente, sobre posição da banca da diferença entre APPO e APO joguem moedinha da sorte pro alto. Afinal, o STC tem jurisprudência própria!

  • Complementando os comentários, a APO propõe ênfase nas fases planejamento e controle. Isso já foi cobrado pelo CESPE em outras questões. 





  • Talvez a melhor redação seria:


    "A administração por objetivos tem como características o estabelecimento conjunto de objetivos entre subordinados e superiores hierárquicos, o apoio e o fornecimento de recursos pelos superiores para a realização das tarefas e a avaliação conjunta, por subordinados e superiores, dos resultados obtidos."


    Pela redação original, parece que a realização das tarefas é feita pelos superiores, o que não coaduna com o que a teoria por objetivo propõe.

  • APO E APPO às vezes é tudo a mesma coisa.

    Lembre de consenso entre subordinado e chefe. Definição de objetivos.

  • Enunciado estranho, misturando a realização das atividades.

    o apoio e o fornecimento de recursos para a realização das tarefas pelos superiores e a avaliação conjunta.

    Fica entendido que as tarefas são realizadas pelo superiores e não pelos subordinados como propõe a teoria por objetivo. Ainda não concordo que esteja certo por esse motivo. Enfim, bola pra frente.

  • Para o pessoal que está com dúvida!

    [...] a APO trabalha dentro do seguinte esquema:

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil, 2003.

    :)

  • Para o pessoal que está com dúvida!

    [...] a APO trabalha dentro do seguinte esquema:

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil, 2003.

    :)

  • CERTO

    Administração por objetivos (APO):

    " A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados e as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a ser os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados."

    Introdução à teoria geral da administração - CHIAVENATO (2014).

  • O trecho cita "APOIO E FORNECIMENTO DE RECURSOS para a realização das tarefas PELOS SUPERIORES"

    Pelo que entendi os superiores fornecem apoio e recursos para a execução das tarefas.

  • A Administração por Objetivos (APO) surgiu com a Teoria Neoclássica da Administração, na década de 1950, sendo Peter Drucker considerado o pai da APO.

     

    Segundo Chiavenato (2008):

    A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados.

  • Realização das tarefas pelos superiores?

  • fh henrique;

    não, a questão diz que os superiores fornecem recursos para a realização das tarefas. mas está bem ambígua mesmo a frase. é marca do cespe.

  • Gab: CERTO

    Peter Drucker propôs um modelo – a Administração por Objetivos. De acordo com ele, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos. Na Administração por Objetivos – ou APOo planejamento não teria um caráter de “cima para baixo”, com os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de “baixo para cima. O conceito parte da premissa de que, se os subordinados "comprarem" a ideia e negociarem os objetivos, estarão mais comprometidos a realizá-los.

    E ainda...

    De acordo com Sobral, a Administração por Objetivos é um processo composto de quatro fases:

    • Especificação dos Objetivos – cada órgão determinaria, de modo participativo, seus objetivos e metas;
    • Desenvolvimento de Planos de Ação – indicariam como os objetivos são alcançados;
    • Monitoramento do Progresso – o desempenho deve ser monitorado (os objetivos estão sendo atingidos?);
    • Avaliação dos Resultados – compara-se resultados com planejamento e servem de subsídio ao futuro.

    RENNÓ - 2014.

    Erros, mandem mensagem :)

  • " apoio e o fornecimento de recursos para a realização das tarefas pelos superiores " essa frase ficou ambígua

    Os superiores apoiam ou os superiores realizam as tarefas?

  • Ao invés de se preocupar com os processos/atividades/“meios” (eficiência), a APO se preocupa com os resultados, com os fins (eficácia). Além disso, trata-se de um processo participativo (e não autoritário).

    Na APO a formulação dos objetivos é consensual, democrática e participativa.

    APO é um processo de QUATRO ETAPAS: 1. Especificação dos objetivos; 2. Desenvolvimento dos planos de ação; 3. Monitoramento do progresso, e; 4. Avaliação dos resultados.

     Preocupação excessiva com o curto prazo e perda da "noção do todo", focando em objetivos individuais ou departamentais, em detrimento dos objetivos estratégicos.

  • a APO trabalha dentro do seguinte esquema: 1. Gerente e subordinado se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é consensual e participativa.

    9 edição, chiavenato