SóProvas


ID
2737210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca da gestão de riscos, julgue o item seguinte.


Se uma equipe de gerenciamento de um projeto identificar vários riscos e suas probabilidades de ocorrência, então ela terá condições de elaborar a avaliação desses riscos para identificar aqueles mais relevantes.

Alternativas
Comentários
  • identificação dos riscos que possam comprometer o alcance dos objetivos do projeto

  • Acredito que o erro está na segunda parte, pois ela já fez a probabilidade da ocorrência.
  • Errada.

    É a estimativa de riscos que é capaz de atribuir valores à PROBABILIDADE e consequência de um risco.

  • ERRADO

    Como dito pelo Rodrigo, há uma mistura de conceitos(Essa questão foi muito bem elababora)

    Se uma equipe de gerenciamento de um projeto identificar vários riscos e suas probabilidades de ocorrência, então ela terá condições de elaborar a avaliação desses riscos para identificar aqueles mais relevantes.
    - Quando falamos em Probabilidade estamos falando de Análise QUANTITATIVA;
    - Quando falamos em identificar os MAIS RELEVANTES, dentre um conjunto de riscos, estamos falando de Análise QUALITATIVA.

    Notem que a questão trata sobre Raciocínio Lógico, também, pois estamos diante de uma FALÁCIA.

  • Etapas do gerenciamento de riscos:

     

    1. Identificação de Riscos;

    2. Quantificação de Riscos;

    3. Respostas aos Riscos;

    4. Monitoramento e Controle dos Riscos.

     

    Os gerentes de projetos precisam analisar as prováveis chances de um risco ocorrer e qual o impacto que o mesmo tem sobre o projeto caso ocorra – geralmente com a ajuda de uma matriz .Usando a matriz, o gerente de projeto pode categorizar o risco em quatro categorias: baixa, média, alta ou crítica e dessa forma priorizar os próximos passos conforme a criticidade de cada risco. A probabilidade de ocorrência e o impacto sobre o projeto são os dois parâmetros utilizados para a categorização do risco nas categorias de matriz. Por exemplo, se a probabilidade de ocorrer um risco é baixa (probabilidade = 2) e se ocorrer, o mesmo tem o um impacto elevado (impacto = 4), o risco pode ser classificado como “alta”. 

     

    Fonte: https://sitecampus.com.br/gestao-de-riscos-no-gerenciamento-de-projetos/ (22/08/2018)

     

    Acredito que somente a identificação dos riscos e suas probabilidades de ocorrência não são suficientes para elaborar a avaliação dos riscos , faltou a análise do impacto.

  •  

    O risco é sempre ESPECÍFICO e incerto. Para cada risco será feito um plano de respostas. Não existe risco mais relevante que outro.

     

     

     

  • Nada a ver. Desde quando identificar os riscos e suas probabilidades implica ter condições de elaborar a avaliação deles? Cada coisa é uma coisa. Para avaliá-los é necessário um conjunto de outros fatores.

  • Riscos mais relevantes --> probabilidade alta de ocorrência e impacto (consequências).

  • APÓS A IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS, A PRÓXIMA ETAPA DO GERENCIAMENTO DE RISCOS É QUANTIFICAR OS RISCOS E NÃO É AVALIAR, MONITORAR OU CONTROLAR CONFORME SUGERE A QUESTÃO.

    ABAIXO SEGUEM AS ETAPAS DO GERENCIAMENTO DE RISCOS:

    1. Identificação de Riscos;

    2. Quantificação de Riscos;

    3. Respostas aos Riscos;

    4. Monitoramento e Controle dos Riscos. 

  • ERRADA.

    A avaliação de riscos é feita com base na Matriz de Probabilidade e Impacto, técnica na qual cada riscos é classificado de acordo com a sua probabilidade de ocorrência e impacto, se ele realmente ocorrer.

     

    A organização determina que combinações de probabilidade e impacto resultam em uma classificação de alto risco, risco moderado e baixo risco.

  • # Áreas de Conhecimento: 11. Riscos

    # Processo1: PLANEJAMENTO.
    # Ação:
    11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos;
    11.2 Identificar os riscos;
    11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos;
    11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos;
    11.5 Planejar as respostas aos riscos; e

    # Processo2: MONITORAMENTO E CONTROLE.  
    # Ação:
    11.6 Monitorar e controlar os riscos.

  • Meo Deus, cada um diz uma coisa. E agora, José?

  • Sabendo-se apenas a probabilidade de ocorrência dos riscos não é possível avaliar qual deles possui mais relevância.

    Imagine que você tem um risco (risco 1) com alta probabilidade de ocorrer, mas que o impacto dele é pequeno e que você tem um risco (risco 2) com probabilidade razoável de ocorrer mas que o impacto dele é grande. Se você fosse analisar a relevância do risco apenas pela probabilidade, você colocaria o risco 1 como mais relevante indevidamente.


    A relevância de um risco deve ser avaliada através da probabilidade de ocorrência e do impacto que ele pode causar.


    Ass: José

  • O Item deve ser avaliado com base nos Processos da Área de Gerenciamento de Riscos

    1) Planejar o Gerenciamento de Riscos

    2) Identificar os Riscos

    3) Realizar a Análise Qualitativa de Riscos

    4) Realizar a Análise Quantitativa de Riscos

    5) Planejar as Respostas aos Riscos

    6) Implementar as Respostas aos Riscos

    7) Monitorar os Riscos


    Agora vamos ao item do Cespe

    Se uma equipe de gerenciamento de um projeto identificar vários riscos (Processo Identificar os Riscos) - Correto

    e suas probabilidades de ocorrência (Processo Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos, que ) - Correto

    Agora vem a parte estranha:

    ",então ela terá condições de elaborar a avaliação desses riscos para identificar aqueles mais relevantes" (o processo Realizar a Análise Qualitativa de Riscos avalia a probabilidade e o impacto de cada risco, sendo assim, este processo já bastaria para se ter uma classificação dos riscos mais relevantes (Item correto então).


    Mas, provavelmente o avaliador pensou que o processo Planejar as Respostas aos Riscos deveria ser executado antes e, para isso, faltou o processo Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos, que é executado somente sobre os riscos de maior impacto x probabilidade, logo, item Incorreto)


    Caberia recurso.


  • A matriz de probabilidade e impacto avalia cada risco com relação a probabilidade e impacto de ocorrência do risco. Somente probabilidade não dá subsídios para análise.

  • Acredito que a chave para a resposta da questão está em quando ele fala em "condições de elaborar a avaliação de risco". A equipe conseguiu identificar os riscos e suas probabilidades de ocorrência (quantitativa), mas a equipe não identificou o IMPACTO de cada um dos riscos, só com a probabilidade não é viável a priorização. Um risco pode uma probabilidade muita alta de acontecer, mas pouco impacto no projeto.

    Com base no Guia PMBOK.

    Acho que a questão Q565202 corrobora com isso.

  • Se uma equipe de gerenciamento de um projeto identificar vários riscos e suas probabilidades de ocorrência (análise quantitativa de riscos), então ela terá condições de elaborar a avaliação desses riscos para identificar aqueles mais relevantes (análise qualitativa de riscos).

    A questão colocou as duas análises de forma concomitante, o que não é verdade.

    Primeiro faz-se a análise quantitativa. Depois faz-se a análise qualitativa.

  • PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS

    ~> Identificação dos Riscos

    ~>Analise dos Riscos

    ~> Avaliação dos Riscos

    ~> Tratamento dos Riscos

    "Se uma equipe de gerenciamento de um projeto identificar (1ª Etapa do processo) vários riscos e suas probabilidades de ocorrência, então ela terá condições de elaborar a avaliação desses riscos para identificar aqueles mais relevantes".

    Dianta da análise anterior, o correto seria:

    Se uma equipe de gerenciamento de um projeto identificar (1ª Etapa do processo) vários riscos e suas probabilidades de ocorrência, então ela terá condições de Analisar os Ricos (2ª Etapa do processo) e consequentemente avaliar-los (3ª Etapa do processo) para identificar aqueles mais relevantes.

  • Ele só identificou os riscos e as probabilidades. Mas e os impactos?

    A questão está errada somente por isso.

  • Resposta: Errado

    QUESTÃO: Se uma equipe de gerenciamento de um projeto identificar vários riscos e suas probabilidades de ocorrência (E O IMPACTO [se tivesse isso a questão estaria correta]), então ela terá condições de elaborar a avaliação desses riscos para identificar aqueles mais relevantes.

    (o erro está no fato de que só com isso ela não terá condições de identificar qual o risco mais relevante, pois seria necessário analisar o IMPACTO, para aí sim descobrir qual o mais relevante)

  • probabilidade e impacto.

  • Apenas a partir da probabilidade de ocorrência não é possível realizar uma avaliação de riscos. Um risco com alta probabilidade de ocorrência, por exemplo, pode ter um impacto ínfimo no alcance dos objetivos. Dessa forma, deve-se considerar, pelo menos, a probabilidade e impacto para análise e comparação de riscos.

    Gabarito: ERRADO

  • Para responder a questão é necessário dividir em duas assertivas:

     

    SE uma equipe de gerenciamento de um projeto identificar vários riscos e suas probabilidades de ocorrência (Analise Quantitativa = Probabilidade).

    ENTÃO ela terá condições de elaborar a avaliação desses riscos para identificar aqueles mais relevantes. (Análise Qualitativa = + relevantes).

     

  • A análise de probabilidade faz parte da análise QUALITATIVA de riscos e não da análise quantitativa como afirmado pelo Concurseiro de TI

  • (CESPE/EMAP/2018) Se uma equipe de gerenciamento de um projeto identificar vários riscos e suas probabilidades de ocorrência, então ela terá condições de elaborar a avaliação desses riscos para identificar aqueles mais relevantes. ERRADO! 

    Pois utilizou uma premissa insuficiente para afirmar a conclusão. Esclarecendo:

    a equipe teria condições de elaborar a avaliação dos riscos para identificar aqueles mais relevantes, caso pudesse identificar não só os riscos e suas probabilidades de ocorrência; mas sim: 

    a) os riscos; 

    b) as suas probabilidades de ocorrência; +

    c) o seu impacto.... para aí sim descobrir qual o mais relevante.

    A matriz de probabilidade e impacto avalia cada risco com relação a probabilidade e impacto de ocorrência do risco. Portanto, somente probabilidade não dá subsídios para sua análise ou avaliação (termo utilizado pela banca).

  • Posso estar errado, porém, tive o mesmo entendimento da Jéssica:

    Uma equipe de Gerenciamento de Projetos pode sim, com o entendimento do negócio, identificar uma série de riscos, conforme apresentado na questão. Porém para avaliação dos riscos, ela pode não estar habituada e necessitar da Assessoria/Análise de profissionais especializados.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o gerenciamento de riscos. Dito isso, vejamos quais pontos sobre o assunto nos auxiliam a responder este problema.

    Para o Guia PMBOK, o risco do projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto tais como escopo, cronograma, custo e qualidade. Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos. O risco do projeto tem origem na incerteza existente em todos os projetos. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas.

    O Gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos a seguir:

    • Planejar o gerenciamento dos riscos: processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto.

    • Identificar os riscos: processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação das suas características.

    • Realizar a análise qualitativa dos riscos: processo de priorização de riscos para análise ou ação posterior através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

    • Realizar a análise quantitativa dos riscos: processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    • Planejar as respostas aos riscos: processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

    • Controlar os riscos: processo de implementar planos de respostas aos riscos, acompanhar os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos e avaliar a eficácia do processo de gerenciamento dos riscos durante todo o projeto.

    Tendo a sequência dos processos do gerenciamento de riscos, creio que o equívoco da afirmativa reside em omitir o processo de planejamento e outros detalhes do processo de análise qualitativa.

    Creio que a redação mais apropriada para que a questão fosse dada como correta seria a seguinte:

    • Se uma equipe de gerenciamento de um projeto planejar o gerenciamento dos riscos e identificar os riscos, poderá avaliar vários riscos e combinar suas probabilidades de ocorrência e impacto, então ela terá condições de identificar aqueles mais relevantes.

    Essa foi a minha leitura da questão. Portanto, considero pelo motivo acima que a questão está incorreta.

    GABARITO: ERRADO

    Fonte:

    Guia do CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK®) Sexta edição