SóProvas


ID
2737213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito de qualidade total se desenvolveu a partir dos estudos de vários teóricos, entre eles, Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Ishikawa. Acerca das contribuições desses teóricos para a gestão da qualidade, julgue o item a seguir.


Para Deming, a receita de sucesso organizacional baseia-se em quatorze princípios, entre os quais estão a melhoria contínua dos processos produtivos, o fortalecimento da inspeção em massa para promover a qualidade, a ênfase no treinamento e nos princípios de liderança e o rompimento de barreiras entre unidades organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • erro: fortalecimento da inspeção em massa. o correto é eliminar a inspeção em massa.

  • Questão recente

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EBSERH Prova: Assistente Administrativo

     

    A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.

     

    Deming definiu quatorze pontos cruciais para a gestão da qualidade total, sendo possível destacar entre eles o forte apelo para a inspeção em massa. ERRADO

  • 1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;

    2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação;

    3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;

    4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança;

    5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos;

    6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho;

    7º princípio: Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção;

    8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa;

    9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;

    10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema, estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores;

    11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança; elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;

    12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário horista de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade; remova as barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos

    13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento.

    14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo.

     

  • Entregar o melhor produto ou serviço para os clientes, com menos esforço.

    Para Deming, o cliente deve sempre ser o foco da gestão de qualidade. Como os desejos e necessidades dos clientes não ficam estáveis, os parâmetros de qualidade devem evoluir.

  • O erro da questão é afirmar que o fortalecimento da inspeção em massa como um dos princípios. Segundo Deming, deve se eliminar a inspeção em massa.

  • Nem perca tempo!(...)o fortalecimento da inspeção em massa para promover a qualidade,(...).

    Marque errado, ganhe tempo e a questão!

    Gabarito:Errado.

  • Tem que decorar esses 14 pirncípios de Deming, não tem jeito!!!

  • Deming afirmava;

    -;Acabe com as dependências das inspençôes como forma de atingir a qualidade..

  • para agregar:

    https://youtu.be/tEMlgYvM07Q?list=PLPjPQR5HICvUi86mEworY_uaJ83C2V6e6

    https://youtu.be/Qrb3Rkmz-hQ?list=PLPjPQR5HICvUi86mEworY_uaJ83C2V6e6

    esse professor é excelente!

  • Um dos princípios de Deming era exatamente acabar com a dependência da inspeção em massa para garantir a qualidade.

  • Em se tratando de qualidade total, um dos queridinhos da CESPE, junto com Ishikawa (e sua famosa "espinha de peixe") é justamente Deming (também o considerado o pai do PDCA). 

    Os 14 princípios de Deming não necessariamente você precisará decorá-los, embora é essencial a leitura de todos eles e buscar melhor o entendimento de cada um. 

    No resumo da ópera, o que os 14 princípios querem dizer é que, a qualidade total de uma organização é mensurada pelo próprio cliente; este, portanto,  ao passar do tempo, tem suas exigências e necessidades de difícil previsão. Para Deming (1989), é difícil traduzir as necessidades futuras dos clientes em características mensuráveis de forma que o produto possa ser desenhado para satisfazer o cliente a um preço que este esteja disposto a pagar. Logo, para que a organização possa evoluir conforme as mudanças e exigências externas (tanto de mercado, quanto dos próprios clientes), é necessário uma "revolução organizacional",  ou mudar suas "exigências internas". 

    Quanto menores as barreiras dentro de uma organização, principalmente aquelas que delimitem departamentos, níveis hierárquicos, que devem ser eliminados, melhor. O organograma quanto menos escalas hierárquicas, melhor . As metas e objetivos de difícil mensuração e atingimento devem ser substituídos por liderança, como fator estimulante e, consequentemente, fator que influencia na motivação dos empregados. Eliminar controles rígidos como inspeções em massa (erro do enunciado), é uma forma de eliminar gargalos e, com isso, diminuição de custos, tempo, processos. Para Deming, excesso de controle torna-se maneira equivocada na busca da melhoria contínua e consequentemente da qualidade. Para o autor, deve se dar ênfase mesmo é na prevenção, controle dos processos (visão sistêmica do processo produtivo) e não exatamente dos produtos (um a um, como acontecia na "era da inspeção"); todos da empresa devem participar da busca pela qualidade. 

    Deming propõe, por meio dos seus 14 princípios, que a organização se reinvente. Troque, por exemplo, a administração por objetivos, quotas numéricas e financeiras, metas por tarefas e atividades atividade desempenhada, por administração de processos influenciada por forte liderança, com foco na qualidade e não na busca da maior quantidade com falha zero. 

    Não tente decorar os princípios, mas entendê-los!!! 

    Para quem vai estudar concursos da FCC, o "queridinho" dela em QT é o Feigenbaum ("Feijão Bão"). Basicamente, é o mais explorado por ela. Mas não deixe de estudar Deming, Ishikawa, princípio de pareto (80/20), curva ABC. Tanto FCC e CESPE gostam de explorar bem esses assuntos! 

  • Deming defendia justamente o contrário: 

     

     Acabe com a dependência como forma de atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, construindo a qualidade do produto em primeiro lugar.

     

     

  • http://www.portal-administracao.com/2014/06/os-14-principios-de-deming-analise.html

     

  • Para Deming, a receita de sucesso organizacional baseia-se em quatorze princípios, entre os quais estão a melhoria contínua dos processos produtivos, o fortalecimento da inspeção em massa para promover a qualidade, a ênfase no treinamento e nos princípios de liderança e o rompimento de barreiras entre unidades organizacionais.

     

    Deming defendia que a qualidade deve fazer parte do produto/serviço desde o início, ou seja, deveria ser eliminada a necessidade de inspeção (que só detecta as falhas depois que elas já ocorreram).

  • A qualidade em primeiro lugar era um dos objetivos de Deming. Dessa forma, em um dos seus quartoze princípios, Deming sugeriu acabar com a dependência  de inspeção como forma de atingir a qualidade, além de eliminar a necessidade de inspeção em massa.

  • Para Deming, a receita de sucesso organizacional baseia-se em quatorze princípios, entre os quais estão a melhoria contínua dos processos produtivos, o fortalecimento da inspeção em massa para promover a qualidade, a ênfase no treinamento e nos princípios de liderança e o rompimento de barreiras entre unidades organizacionais.

     

    3. Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade da inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto. 

     

    5. Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviço, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, consequentemente, reduzir os custos.

     

    6. Fornecer treinamento no local de trabalho

     

    7. Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação. 

     

    9. Quebrar barreiras entre os departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços. 

     

    Obs. corrija-me se estiver errado. 

    Fonte: Adm Geral para Concursos, Renno

  • Se Deming tem como princípio a ênfase no treinamento pq ele iria fazer  inspeção em massa para promover a qualidade? não faz sentido...

     

     

     

  • Erro está em inspeção em massa.

     

    DEMING= QUALIDADE

  • Deming era contra a inspeção em massa, o que deveria acontecer é a garantia da qualidade, uma vez alcançada, não será preciso inspecionar

  • Gabarito ERRADO

    Macete para lembrar os 14 princípios de Deming (muito cobrado pela CESPE):

    NÃO IM T² E³ A5 + liderança

    NÃO inspeção em massa (anota esse em um canto especial, é o que mais cai!!)

    Integração da empresa

    Minimização dos custos

    Treinamento / Trabalho em equipe

    Eliminar medo / Eliminar slogans / Eliminar padrões artificiais (barreiras entre departamentos, etc)

    Aperfeiçoamento / Adaptação / Auto-aprimoramento / Atenção à qualidade / Adoção da filosofia

    Deve ser instituída a liderança.

     

    Obs. Deming era contra a avaliação anual de desempenho e administração por ojetivos e acreditava que a necessidade de inspeção deveria ser eliminada.

     

    Bons estudos e atitude vencedora!

  • DICA: O Cespe adora (adora mesmo) incluir "inspeção em massa", "estabelecimento de metas" quando fala sobre os princípios de Deming. Se bater o olho já sabe, questão errada! 

  • Parei em quatorze princípios!!!

  • Pois não devia ter parado, Yuri, o erro não está ai, está onde os colegas já falaram 

  •  

    Para Deming, a receita de sucesso organizacional baseia-se em quatorze princípios CERTO , entre os quais estão a melhoria contínua dos processos produtivos CERTO, o fortalecimento da inspeção em massa para promover a qualidade ERRADO , a ênfase no treinamento e nos princípios de liderança e o rompimento de barreiras entre unidades organizacionais CERTO .

    Outra questão do CESPE sobre esse assunto:

    A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.

     

    Deming definiu quatorze pontos cruciais para a gestão da qualidade total, sendo possível destacar entre eles o forte apelo para a inspeção em massa. ERRADA

     

  • "Para Deming, a receita de sucesso organizacional baseia-se em quatorze princípios, entre os quais estão a melhoria contínua dos processos produtivos, o fortalecimento da inspeção em massa para promover a qualidade, a ênfase no treinamento e nos princípios de liderança e o rompimento de barreiras entre unidades organizacionais."


    Deming é contra as inspeções de massa.

  • Sem inspeção!

  • 14 pontos de Deming sobre qualidade de forma resumida:

    1- Crie constância de propósitos em torno da melhoria;

    2- Adote uma nova filosofia (mudança);

    3- Acabe com a dependência de inspeção;

    4- Elimine a prática de priorizar negócios com base no preço. Pense em minimizar o custo total e relacionamento de longo prazo;

    5- Melhore constantemente o sistema de produção e de serviços (diminuindo os custos)

    6- Estabeleça o treinamento no trabalho;

    7- Estabeleça a liderança;

    8- Elimine o medo;

    9- Quebre as barreiras entre os departamentos;

    10- Elimine os slogans, exortações e metas para a força de trabalho;

    11- Remova barreiras que impedem os trabalhadores de sentirem orgulho do seu trabalho;

    12- Remova barreiras que impedem os gerentes e engenheiros de sentirem orgulho do seu trabalho;

    13- Institua programa de educação e auto melhoria;

    14 - A transformação é tarefa de todos.

     

    Fonte: Estratégia

  • Tava tão bonito...

    parei de ler em "fortalecimento da inspeção em massa."

  • ERRADO. 3º princípio de Deming

    ➣ eliminar a necessidade da INSPEÇÃO EM MASSA (inspeção em todos os estágios)

  • Gabarito - Errado.

    Um dos 14 princípios de Deming diz - Acabe com a dependência da inspeção como forma de atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, construindo a qualidade do produto em primeiro lugar.

  • Acabar com a inspeção em massa, internalizando a qualidade.

  • Deming propõe que seja eliminada a necessidade de inspeção em massa.

    Gabarito: ERRADO

  • Só a parte do fortalecimento em massa que está errado, se não fosse isso a questão estaria linda .

  • Deming é contra a Inspeção em Massa, tirando essa parte, restante da questão tá perfeita.

  • Acabar com a dependência de inspeção para obtenção da qualidade.

    Eliminar a necessidade da inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.

    GABA errado