-
ERRADO.
-
O plano de negócios deverá ser composto de:
• Sumário executivo: é a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do plano.
• Descrição da empresa: contém o modelo de negócio da empresa, sua natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão.
• Produtos e serviços: descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução.
• Estrutura organizacional: como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional.
• Plano de marketing: aqui são descritos o setor, mercado, tendências, forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas.
• Plano operacional: descrição do fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva, logística e sistemas de gestão.
• Estrutura de capitalização: informa como a empresa está capitalizada – quem faz parte da sociedade, as necessidades de capital de terceiro, a forma de remuneração e as estratégias de saída.
• Plano financeiro: demonstra como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro. Traz descrições de cenários internos e externos, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores.
FONTE: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/11/plano-de-negocios
-
Errado. Ela estudando o mercado e os concorrente ela tem como desenvolver produtos e serviços antes de ter produtos e serviços ofertados no mercado.
-
Na verdade, análise de mercado é uma das etapas para a elaboração do plano de negócios.
• Saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de detalhar quais são os produtos ou serviços que vai oferecer.
• Identificar o público-alvo de seu empreendimento é fundamental. Parece óbvio, mas é importante lembrar: sem clientes, não há como uma empresa existir.
• Buscar informações detalhadas sobre quem é esse cliente, onde ele se encontra, se ele é pessoa física ou jurídica, como ele se comporta e o que ele busca no mercado.
• O levantamento dessas informações pode ser feito por meio da elaboração de questionários, entrevistas e conversas com clientes potenciais, ou por análise da concorrência.
• As informações coletadas vão traçar um retrato do mercado e indicar se a empresa está indo na direção do que desejam os futuros clientes. Os resultados vão ditar as ações de promoção e marketing para a empresa conquistar o público logo no início da atuação.
• O empresário pode buscar empresas especializadas para realizar essa tarefa.
-
O plano pode ser justament para essa situacao e novos parceiros financiarem. Afssss
-
"Plano de negócios " está dentro de "Gestão Estratégica" mesmo? Ou é um tema especifico para o cargo?
-
A questão em análise nos
apresenta uma afirmativa sobre o Plano de Negócios.
Antes de mais nada, cabe
destacar que um plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de um
negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam
alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.
Além disso, ele serve
para organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento; orienta a expansão
de empresas já em atividade; apoia a administração do negócio, seja em seus
números, seja em estratégias; facilita a comunicação entre sócios,
funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros; e capta
recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.
Em face do exposto,
podemos afirmar que as informações relativas à pesquisa e ao desenvolvimento de
novos produtos devem constar nesse Plano, pois são necessárias e contribuem
para mensurar a necessidade de recursos (financeiros, humanos, tecnológicos) a
serem destinados para a equipe responsável por essa atividade.
Sendo assim,
podemos afirmar que a questão em análise está errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.