SóProvas


ID
2737267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo a plano de negócios.


Uma projeção de balanço patrimonial e de fluxo de caixa constitui elemento fundamental para avaliar a viabilidade de um negócio.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

  • boa Victória Mariano, muito objetiva.

  • kkkkkkk

  • O balanço patrimonial é a diferença entre o valor do patrimônio que possui e as dívidas eventualmente contraídas, já o fluxo de caixa é o quanto "entra e sai" em um caixa.

    Esses dois pontos são muito importantes ao analisar se o negócio está ou não valendo a pena.

    Imagine se as dívidas de uma determinada empresa forem maiores que o valor do patrimônio e esteja saindo mais dinheiro do caixa do que entrando, então esse negócio não é nada viável.

  • R - CERTO

    Todo bom negócio antes de ser implementado, passa por estudos de viabilidade a fim de avaliar os riscos envolvidos no projeto. A sua implementação exigirá gastos diversos com assessoria, marketing, testes, insumos, serviços, maquinário, operacional, etc. Daí surge a importância de se elaborar um bom estudo a fim de avaliar os riscos do novo negócio e suas possíveis consequências.

    Para tanto, um dos primeiros passos é a projeção do Balanço Patrimonial e do Fluxo de Caixa, pois, estes refletem fielmente o potencial econômico da empresa e os impactos que serão gerados para a entidade com o desenvolvimento de um novo negócio. O potencial econômico de uma empresa está atrelado a esses dois pilares - Econômico e Fiananceiro. Eles realçam fielmente o ìndice de Liquidez Imediata (Poder de compra ou Capacidade de Liquidar Dívidas e Obrigações da Organização).

    Se a situação financeira da empresa for favorável para cobrir os riscos do novo negócio, o gestor terá sinal verde da diretoria financeira para por em prática o novo projeto. 

    Por fim, a viabilidade é também uma forma de precaução, pois a empresa deve estar pronta em assumir prejuízos, caso o novo negócio não dê um bom retorno. Se essa projeção ou viabilidade não for observada, a empresa estará dando "um tiro no escuro" e estará sujeita a prejuízos incalculáveis.

     

  • por um momento, pensei que fosse AFO

  • Questão interpretativa. Pelo bom senso se resolve essa questão.

  • O estudo de viabilidade não precisa, necessariamente, obedecer a uma ordem rígida para que você consiga reunir as informações que precisa. Ele pode começar com uma projeção de receitas ou dos custos, tudo dependerá da viabilidade de capital para começar o negócio.

  • Só eu tenho a impressão que o QC não filtra corretamente as questões de administração?

    Fico cada vez mais perdida nessa matéria

  • O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Fluxo de Caixa são demonstrações contábeis essenciais para a gestão financeira. No Balanço Patrimonial identifica-se a situação patrimonial da organização, bem como as fontes de recursos (Passivo) e as respectivas aplicações (Ativo). Na DFC se evidencia as entradas e saídas de caixa de determinado período.

    Em conjunto essas demonstrações são essenciais para que se analise a viabilidade de um negócio.

    Gabarito: CERTO

  • Se P < PL , então há EXPANSÃO DA EMPRESA (viabilidade do negócio positiva)

    Agora, se P > PL , então há declínio da empresa.

    gabarito certo , é possível verificar a viabilidade do negócio por contas patrimoniais.

  • EU acredito que as demonstrações contábeis são fundamentais, mas tudo bem cespe meu amor, concordo com você...

    se não dá pra vencer o inimigo se junte a ele

  • Questão sobre plano de negócios.

    Segundo a doutrina administrativa, o plano de negócios é um instrumento utilizado para formalizar quais são os objetivos de um negócio e como esses objetivos serão alcançados. O conteúdo desse documento varia de acordo com a metodologia utilizada, mas geralmente, são incluídos planos específicos para cada área da empresa: marketing, finanças e operações, por exemplo.

    Nesse contexto, dentro do plano financeiro fazemos diversas projeções para avaliar a viabilidade do negócio no futuro. Essas projeções podem ter como base as diferentes demonstrações contábeis da empresa, como BP, DRE, DMPL, DFC, DVA e até mesmo a DRA.

    Vamos revisar algumas demonstrações contábeis importantes na análise de viabilidade do negócio.

    O Balanço Patrimonial (BP) é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos usuários subdividido em ativo, passivo e patrimônio líquido.

    A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é elaborada a partir dos saldos das contas de resultado e tem por finalidade evidenciar o resultado econômico do exercício, seja lucro ou prejuízo, conforme o regime de competência.

    Já a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) evidencia as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando essas alterações em três fluxos (operações, financiamentos e investimentos), de acordo com o regime de caixa.

    Dica! Todas as demonstrações podem ser projetadas (estimadas) em contextos específicos para análise de um negócio. Entretanto, essas são as três demonstrações contábeis mais utilizadas no mercado de forma geral para avaliar planos de negócio.

    O BP é utilizado para verificar a situação patrimonial (estática) do negócio, a DRE a performance de resultado e a DFC os fluxos de caixa futuros.

    Agora já podemos identificar a correção da assertiva que cita duas dessas demonstrações:

    Uma projeção de balanço patrimonial e de fluxo de caixa constitui elemento fundamental para avaliar a viabilidade de um negócio.


    Gabarito do Professor: CERTO.