SóProvas


ID
2737297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a rede de suprimentos.


Atualmente, fornecedores importantes estão começando a ser convidados a participar do planejamento de vendas e de operações das empresas.

Alternativas
Comentários
  • "A grande revolução da qualidade ocorrida nos últimos anos trouxe consigo uma nova visão no relacionamento entre o cliente e fornecedor, pois a abordagem comum nas empresas era considerar o fornecedor como um adversário, ou seja, tinha-se a ideia que o fornecedor estava mal intencionado, procurando lucrar sobre eventuais descuidos dos clientes. Para evitar isso, as empresas faziam várias cotações envolvendo fornecedores concorrentes e tomavam o máximo cuidado na hora de receber a mercadoria, tanto um produto quanto um serviço. Não que hoje isso não exista mais, mas o que queremos mostrar é que essa visão mudou e a relação entre empresas e fornecedores tornou-se cada vez mais consistente, gerando um clima de confiabilidade e segurança.

    Hoje, entre cliente e fornecedor procura-se desenvolver um clima de confiança mútua onde ambos saem ganhando, gerando desta forma uma parceria entre eles. Nesta parceria, o fornecedor ajuda no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seu cliente, garante a qualidade, recebe um contrato de fornecimento por um período normalmente igual ao da vida do produto para o qual foi escolhido fornecedor.

    Quando essa parceria atinge elevado grau de evolução, gerando confiança mútua, participação, fornecimento com qualidade assegurada, etc., dá-se a ela o nome de comakershipMas esse tipo de relação não nasce do dia para a noite, pois requer um certo tempo de amadurecimento, de conhecimento da capacidade do fornecedor e confiabilidade do cliente."

    FONTE: http://www.blogdaqualidade.com.br/relacao-cliente-fornecedor-comakership/

  • Como ocorre com o Wal-mart que adota o VMI (Vendor Managed Inventories)

  • A relação Empresa X Fornecedor pode ser considerada um casamento.

     

    Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

  • Certo

    (por um futuro onde gentilmente coloquem o gabarito)  

     

  • mas não puseram? ao menos o pessoal escreveu textos que indicam que está certo

  • 5 Forças de Porter: Poder do Fornecedor.

    Gab: Certo

    Adm Geral e Púb. (Giovnna Carranza)

  • Na área médica, por exemplo, os fornecedores de matéria-prima participam ativamente do processo de fabricação/testes dos produtos para saúde (medical devices) juntamente com a empresa fabricante a fim de sanar/evitar falhas relacionadas com o insumo fornecido.

  • Muito bem colocado pela colega Emanuele quanto às forças de Porter. Outra forma de analisar essa questão é pela ótica da horizontalização das empresas - a exemplo do chamado consórcio modular.


    QUESTÃO CERTA: Empresas horizontalizadas são aquelas que adotam o modelo da administração de processos. Em tais circunstâncias, representantes dos clientes e fornecedores podem ser colocados como membros de equipes internas.


    Fonte: Qconcursos.


    No ambiente de consórcio modular, os parceiros são responsáveis pela execução das operações ao longo da linha de montagem. Desta forma cada parceiro deve também especificar os processos, ferramentas e controles utilizados.


    Em modelos modulares a questão fundamental é a coordenação entre empresas compradoras e fornecedoras, pois em seu conceito os parceiros trabalham dentro da planta da montadora, nos seus respectivos módulos. É de responsabilidade do parceiro a montagem do módulo e a conexão deste módulo na linha de montagem final. Cada parceiro deve prover recursos materiais, peças e subconjuntos necessários na montagem, e os recursos humanos que atendam às necessidades e aos objetivos de qualidade estabelecidos pela montadora.


    Os planos de fabricação envolvem em muitos casos o conceito de consórcio modular. Neste conceito diversos parceiros interagem de forma a executarem todas as operações necessárias para a montagem de um produto. Como as operações de montagem e controles serão executadas por empresas diferentes, com culturas diferentes, torna-se necessário padronizar a especificação dos processos de fabricação.


    Exemplo Real: Caso Volkswagen Resende.


    Resposta: Certo.

     

  • Tô tão fora do mercado de trabalho, que essa fiquei com dúvida....hehehe

  • MCDONALD'S e COCA-COLA

  • Gab: CERTO

    Agora as empresas e fornecedores são Parceiros de Negócios. GANHA-GANHA.

  • Já que os fornecedores podem exercer poder de negociação, então entendo que eles possam ser convidados a participarem do planejamento de vendas e de operações das empresas.

    "Um grupo fornecedor é poderoso se o seguinte se aplica:

    - É dominado por poucas companhias e é mais concentrado do que a indústria para a qual vende;

    - Não está obrigado a lutar com outros produtos substitutos na venda para a indústria;

    - O produto dos fornecedores é um insumo importante para o negócio do comprador;

    - Os produtos do grupo de fornecedores são diferenciados ou o grupo desenvolveu custos de mudança;

    - O grupo de fornecedores é uma ameaça de integração para a frente."

    Livro: Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência.

    Autor: Michael E. Porter

    Gabarito: Certo