SóProvas



Questões de Cadeias de Suprimento Direta, Reversa e de Ciclo Fechado


ID
160525
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em toda indústria, como a do petróleo, há um longo processo envolvido em diversas cadeias - interdependentes entre si - para a produção de vários tipos de bens. A Administração de Materiais é a parte geral mais conhecida do gerenciamento desta cadeia que possui, dentre suas divisões, a Logística, que é compreendida pela

Alternativas
Comentários
  • A Logística é a área da administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias.Logística é o conjunto de Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento e a consequente satisfação dos clientes.
  •  O conceito de logística é coordenar todas as atividades relacionadas à aquisição, movimentação e estocagem de materiais. Esta abordagem considera o fluxo inteiro de materiais e peças, desde os fornecedores até o estabelecimento de manufatura, com seus depósitos e linhas de produção, e também depois da manufatura, no fluxo de peças e produtos, através dos armazéns e centros de distribuição até os clientes, este fluxo é controlado e planejado como um sistema integrado;esta abordagem é diferente da tradicional que era a abordagem departamentalizada.
     

  • CORRETA  B)

    Segundo Ronaldo H. Ballou a LOGÍSTICA diz respeito a todas as atividades de MOVIMENTAÇÃO e ARMAZENAGEM, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
     

  • SCM - Supply Chain Management

    Compreende a Gestão completa do processo logístico, a saber:

    Movimentação, armezenagem e distribuição para os clientes

    Resposta letra B

  • Logística é a atividade que envolve estocagem, transporte, armazenagem, inventário, além da movimentação dos materiais dentro da fábrica até a entreg a dos produtos acabados ao cliente.

    Atualmente, o conceito se ampliou envolvendo além do fluxo de informações de ponta a ponta, todos os métodos, técnicas, modelos matemáticos, TI, softwares e também preocupações ambientais e sociais.

    Fonte: Administração de Materiais- MPU 2010, Profª Elisabete Moreira(Curso Renato Saraiva) 

  • Segundo Ronaldo H. Ballou a LOGÍSTICA diz respeito a todas as atividades de MOVIMENTAÇÃO e ARMAZENAGEM, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

    b) movimentaçao e armazenagem de produtos ACABADOS e sua distribuição.

    Acho que a questão fica mal formulada retringir o processo de logistica aos produtos acabados.

  • Qual é o erro da alternativa A?? Obrigada!!!

  • A Logística não se limita a produtos acabados. Questão duvidosa...

  • Respondendo a pergunta da Claudia:

    A alternativa A está incorreta pelo seguinte: devemos ter em mente que LOGÍSTICA não é a mesma coisa que CADEIA LOGÍSTICA. Esta é mais ampla e abrange aquela. a parte de fluxo de materiais (caso da alternativa A) faz parte da CADEIA LOGÍSTICA, e não da logística. Esta última cuida da movimentação e armazenagem de produtos acabados e sua distribuição, transporte e armazenamento.

    Espero ter esclarecido!

  • Concordo com o coleguinha vinícios. A logistica não se refere apenas ao transporte e armazenamento de PRODUTOS ACABADOS, mas de qualquer mercadoria. Deveria ter sido anulada
  • Alguem poderia esclarecer melhor essa questão?

    Logistica afinal compreende movimentação e armazenagem de produtos acabados e sua distribuição ou em relação a todo processo?
  • A alternativa não restringiu à movimentação de produtos acabados, portanto está correta.

    Se estivesse escrito "[...]que é compreendida apenas pela movimentação e armazenagem de produtos acabados e sua distribuição", eu concordaria com quem disse que a questão é anulável.

    Talvez alguns consideraram que a palavra compreender é restritiva, mas não é, visto que é sinônima de 'compor-se de'.

    compreender (com-pre-en-der)

    v.t.

    Encerrar em si, abranger, incluir: o Rio de janeiro compreende várias Regiões Administrativas.

    Constar de, compor-se de.

    Conceber, perceber pelo espírito: compreender o pensamento de qualquer pessoa.

    Aceitar com indulgência as razões de uma pessoa; aprovar.

  • Jaccoud, concordaria com você se a alternativa falasse "que compreende"
    Mas usar o termo "que é compreendeida pelo termo" passa a idéia de que Logística é aquilo que se segue e não que engloba aquilo que se segue.
  • Pessoal, a questão não é restritiva. Ela não diz que a Logística é compreendida APENAS pela movimentação e armazenagem de produtos acabados e sua distribuição.
    Dessa forma, dá pra entender que a logística comprende outras funções, além dessas citadas na alternativa.
  • De acordo com Ballou (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial): o Council of LogisticsManagement (CLM) define Logística como: “Logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes”.

    Ao meu ver a letra A está correta também, questão deveria ter sido anulada

  • A alternativa "A" quase me derrubou, mas a A se refere ao armazenamento.


ID
185149
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Ao longo dos últimos anos, o conceito e a importância da função logística evoluíram continuamente, fazendo com que, hoje, ela seja considerada uma função vital para a competitividade das empresas. Para garantir eficiência e eficácia, as empresas passaram a se preocupar não só com as relações binárias com fornecedores e clientes, mas também com os principais atores de sua Cadeia de Suprimentos. Com relação às melhores práticas de gestão da Cadeia de Suprimentos, analise as afirmativas a seguir.

I - O efeito chicote é resultado da colaboração acentuada entre empresas da mesma Cadeia de Suprimentos.
II - Através da colaboração, as empresas compartilham informações estratégicas, com o objetivo de maximizar a lucratividade global da Cadeia de Suprimentos.
III - O posicionamento de uma empresa em um cluster ou arranjo produtivo local acelera o processo de integração logística.
IV - Para reduzir o custo total logístico, as empresas devem buscar minimizar, isoladamente, o custo de cada função logística.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - O efeito chicote (EC) é um importante fenômeno presente nas cadeias de suprimentos onde a variabilidade da demanda aumenta na medida em que se avança nos níveis da cadeia, desde o varejista até o fabricante, produzindo impactos negativos sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebidos em todos os seus níveis.II - Para atingir um grau elevado de cooperação, é necessário que os participantes da cadeia de suprimentos compartilhem informações estratégicas. Igualmente ou mais importante é a disposição para compartilhar informação referente a planos futuros.III - Para Michael Porter (1998a), clusters são concentrações geográficas de companhias e instituições num setor específico:Os clusters englobam uma gama de empresas e outras entidades importantes para a competição, incluindo, por exemplo, fornecedores de matéria-prima, componentes, maquinários, serviços e instituições voltadas para o setor. Podem se estender verticalmente e horizontalmente na cadeia produtiva.IV- Na tentativa de reduzir os custos de sua operação logística algumas empresas buscam diminuir os custos de cada componente. No entanto, essa prática não garante o menor custo total, pois a atuação isolada em uma atividade pode resultar no aumento de outros, prejudicando até mesmo o nível de serviço.Letra C
  • ITEM IV - Para reduzir o custo total logístico, as empresas devem buscar minimizar, isoladamente, o custo de cada função logística. ERRADO

    Segundo o professor Vinícius  Oliveira, a logística, no conceito moderno da palavra, deve ser enxergada  como algo INTEGRADO. Ações isoladas vão de encontro (contra) essa acepção.
  • Efeito chicote ou forrester: Ocorre quando pequenas oscilações na demanda final gera grandes oscilações nas demandas dos primeiros estágios. A integração das cadeias de suprimentos elimina ou reduz distorções .

  • GABARITO: C

     

    Acabei de responder uma questão sobre o assunto da I.

    "O fluxo de informações é o sustentáculo do processo de abastecimento da cadeia de suprimentos e, caso essa comunicação não flua de forma eficiente, é possível que ocorra excesso de estoque ao longo dessa cadeia - o chamado efeito Forrester."

     

    CESPE, Q70496.

     

    BONS ESTUDOS.

  • "O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos.�

    Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos: excesso ou falta de produtos no estoque, prejuízos, confusão no sistema de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos.

    Imagine que uma pessoa vai ao supermercado comprar uma caixa de pasta de dentes. Chegando lá, se depara com uma grande promoção e acaba levando 10 caixas de pastas de dentes em vez de uma só. Provavelmente, ela não voltará a comprar esse produto tão cedo, pois adquiriu mais do que realmente precisava e estava apenas aproveitando uma oportunidade.

    Contudo, para a empresa, esse dado pode ser interpretado como um aumento repentino na demanda do cliente. Isso pode fazer com que os gestores decidam comprar mais insumos para produzir mais pastas de dentes. Consequentemente, podem acabar tendo um encalhe no estoque, pois planejaram suas compras baseados em uma falsa impressão.

    O contrário também pode acontecer: se não conseguir fazer uma previsão correta da demanda, uma empresa pode sofrer com falta de insumos para a produção e, assim, não conseguir suprir seus pedidos."  fonte: http://www.patrus.com.br/blogpatrus/?p=286

    • I - O efeito chicote (EC) = Variabilidade da demanda aumenta na medida em que se avança os níveis da cadeia (varejista até o fabricante) = impactos negativos sobre a regularidade e a estabilidade dos pedidos recebido
    • II - Para atingir um grau elevado de cooperação, é necessário que os participantes da cadeia de suprimentos compartilhem informações estratégicas.
    • III - Clusters são concentrações geográficas de companhias num setor específico: Englobam uma gama de empresas importantes para a competição, incluindo, fornecedores de matéria-prima, componentes, maquinários, serviços. Podem se estender verticalmente e horizontalmente na cadeia produtiva.
    • IV- Empresas buscam diminuir os custos de cada componente. Isso não garante menor C.T custo total, pois a atuação isolada em uma atividade pode resultar no aumento de outros, prejudicando até mesmo o nível de serviço.

ID
191767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Nos processos funcionais de logística, o Analista de Sistemas deve considerar o ciclo do processo de vendas e distribuição, sobre o qual compreende-se que

Alternativas
Comentários
  • Moreira (2000, p. 95) afirma que o "Processo de Planejamento das vendas de uma organização deve possuir algumas etapas básicas, que mostram a direção a ser seguida, onde destaca: avaliação das oportunidades de mercado, estimativa de potencial de mercado, previsão de vendas, segmentação e distribuição e logística, que são a base para todo o processo". Estas são as etapas para todo o processo. Assim, o planejamento de vendas deve, sistematizar ações, aproveitando oportunidades de mercado, desde que enquadradas na missão e objetivos da empresa.

    Explicação da questão

    A conta Clientes a Receber é uma conta do Ativo, um direito da empresa pela venda da mercadoria, por ser do grupo do Ativo tem natureza Devedora, isso significa que aumenta a Débito.

    Como a empresa recebeu uma parcela de seus clientes houve uma diminuição desse direito que ela tinha na conta e em contrapartida recebeu o dinheiro em seu caixa ou banco.

    Para a contabilização dessa diminuição será feito um lançamento a Crédito na conta Clientes a Receber, pois ela será diminuída (contas com natureza devedora diminuem a crédito)

    Logo o lançamento será:

    D - Caixa ou Bancos

    C - Clientes a Receber


ID
672364
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma forma de melhorar o fluxo de caixa é aumentar o
giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos
dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores deverão tentar
receber em prazos menores e os grandes clientes farão de
tudo para conseguir prazos maiores (...) A produção ao longo
do ano deve ser programada de forma a acompanhar a
demanda dos clientes o mais próximo possível da realidade.
Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma
logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão
de seus estoques, na produção propriamente dita e no
pronto-atendimento aos clientes.
(Receitas para o ano novo. Revista PME Exame. Dezembro/2011,
adaptado
)


Analise o seguinte trecho do texto apresentado “[...] as empresas precisam atuar de forma logística no seu processo de aquisição/suprimentos, na gestão de seus estoques, na produção propriamente dita e no pronto-atendimento aos clientes.” O trecho refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.
     

    Assim a gestão da cadeia logística consiste numa série de aproximações utilizadas para integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e lojas, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo correcto, com o objectivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo do sistema (Simchi-Levi et al., 2003, p. 1).

    A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas. Envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um factor chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da cadeia, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas (Fredendall et al., 2001, p. 4).

  • SCM (Supply Chain Management – Gestão de Cadeia de Suprimentos): Mais abrangente que a noção de logística. Elo importante entre cliente e fornecedor. A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objetivo de acrescentar valor para o cliente. a gestão da cadeia logística consiste numa série de aproximações utilizadas para integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e lojas, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo correto, com o objetivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo do sistema. A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas. Envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um fator chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da cadeia, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas.

  • (Cespe_CPC_Pará_2007)A SCM abrange toda a cadeia produtiva,incluindo a rede de relações da empresa com seus fornecedores e clientes,e não apenas as relações com os seus fornecedores.

    Item certo


    O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou,no termo original,supply chain management (SCM),é um conceito moderno que tem revolucionado a produção e distribuição dos bens e seviços.Enfim,é a administração do sistema de logística da empresa de forma integrada,interligando os diversos componentes de uma rede complexa.

    Para fazê-lo,a SCM faz de uso de tecnologias avançadas,como os modernos sistemas de gerenciamento de informações e de pesquisas operacionais.Um dos objetivos da cadeia de suprimentos é satisfazer o cliente de forma rápida,instantânea,criando uma vantagem competitiva em relação a concorrência.Essa vantagem competitiva,esse diferencial,podem ser criados minimizando custos financeiros e operacionais e eliminando atividades que causem desperdício ou que não agreguem valor ao produto final.

    O objetivo é, portanto,maximizar e otimizar o desempenho da empresa,mas,para isso,é preciso integrar os diversos procedimentos,tratando fornecedores e clientes como verdadeiros parceiros.

    Qualquer que seja a empresa,no entanto,alguns fatores são chaves para o sucesso da cadeia de suprimentos,como o foco intenso no cliente,uso avançado de tecnologia da informação,índices quantitativos de desempenho,times interfuncionais e gerenciamento do fator humano.


    Fonte: ARM para Concursos,Carolina Teixeira,Editora Método.



  • Cadeia produtiva x Cadeia de Suprimentos

    cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado.

    - A cadeia produtiva pode ser vista como o processo primário da organização.

    - Ela compreende o processo desde a entrada dos insumos até a saída dos produtos finais.

    - A cadeia produtiva só compreende a própria organização.


    cadeia de suprimentos deve ser vista como uma rede de empresas independentes que agem em sintonia de forma a criar valor para o usuário final através da distribuição de produtos.

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fjusante102.wikispaces.com%2Ffile%2Fview%2FCadeia_Produtiva_X_Cadeia_de_Suprimentos%255B1%255D.pptx%2F177682509%2FCadeia_Produtiva_X_Cadeia_de_Suprimentos%255B1%255D.pptx&ei=fqFiU76LHfGk2gWqsgE&usg=AFQjCNEGefVsJSLU2ZxbfdsEhuxLJX9-OA

  • A cadeia produtiva é o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto (inclui matérias-primas, máquinas e equipamentos, produtos intermediários...) até o produto final, a distribuição e comercialização (BRASIL, 2000).

    Como o enunciado trata do processo de aquisição, gestão de estoques e clientes, trata-se do Supply Chain Management, ou Gestão de Cadeia de Suprimentos, garantindo que todos os personagens envolvidos cuidem de suas obrigações, um contribuindo com o outro, garantindo total satisfação e fidelização dos consumidores finais.

  • De todas as matérias dos editais, as piores são as de ADM. Que coisa chataaaa

  • Só eu achei estranho que há apenas 2 alternativas?


ID
732142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito da função administração de recursos materiais, julgue os itens a seguir.

A administração de materiais pode ser conceituada como um sistema integrado que garante o suprimento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

Alternativas
Comentários
  • A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que ocompõem, sem tornar excessivo o investimento total.
  • Jana, a definição dada pelo CESPE está perfeita. Para evitar gastar tempo, sugiro que digite o termo "administração de recursos materiais" no Google que retornarão vários resultados que comprovam a exatidão.
  • ITEM CORRETO
    A administração de materiais tem como objetivo prover o material correto, no local de operação certo, no instante exato e em condição utilizável ao custo mínimo(BALLOU,1995).
    A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques. Antes do momento oportuno acarretará estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização. Após o momento oportuno poderá levar à falta do material necessário ao atendimento das necessidades da empresa.
    OPORTUNO: aquilo que se faz fácil ao momento; em boa hora, momento certo.
  • Marquei como errado pois não vejo a afimação "que garante" como sinônimo de "visa garantir". Penso que uma coisa é eu dizer que "garanto que passo na prova", outra é eu dizer que "viso passar na prova". Mas como posso ter interpretado mal e tal assertiva é tida como correta pela banca, só me resta assimilar como verdadeira.
  • Segundo Wagner Rabello, o desafio da administração de materiais é otimizar  a quantidade  de materiais em  estoque,  de modo  que  não haja  excesso  (por conta do custo alto) e, ao mesmo tempo, que não falte  material  para  que  não  ocorra  o comprometimento da produção. Ele cita o mestre Marco Aurélio P. Dias: “Descobrir fórmulas, modelos matemáticos de redução de estoques, com criatividade administrativa, sem um colapso da produção/vendas e aumento de custos é o grande desafio”. 
  • "Garantir" me faz pensar em 100% de eficácia. Acredito que não exista uma administração de recursos materiais infalível. Ter um objetivo e visar algo soam como buscar reunir esforços para concretizá-los, mas não necessariamente conseguí-los.
  • A Adm. de Materiais visa fornecer suprimentos em uma quantidade mínima satisfatória, dentro do limite de tempo e com qualidade. Outra grande preocupação é manter o custo de estoque baixo. 
  • O Cespe descreve na questão os objetivos secundários da Administração de Recursos Materiais, a fim de que o objetivo principal seja alcançado.
    Objetivo Principal: Maximizar a a utilização dos recursos da empresa, isto é, evitar o desperdício, que pode se manifestar das mais diversas maneiras: excesso de estoque, aquisição de materiais desnecessários ou de baixa qualidade etc.
    Objetivo Secundário: Suprir a organização dos materiais nas quantidades corretas, na qualidade requerida, no momento certo, armazenando-os da maneira e no local apropriados, praticando preços econômicos e minimizando estoques.
  • Estou em duvida...

    A administração de materiais pode ser conceituada como um sistema integrado que garante o suprimento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.


    Alguém pode me ajudar? Ja que o mais importante é o qualitativo.
  • Galera,

    Faz pouco tempo que estudo esta matéria. Poderia dizer que esta afirmação da questão se conceitua ao Just in Time?
  • GABARITO: CERTO

    Não basta aos materiais simplesmente existir ou encontrarem-se à disposição da empresa. Estes materiais precisam existir, mas no momento certo, na quantidade certa e no local certo, porque somente assim o processo produtivo se verá servido de maneira adequada.

    Essas características devem estar presentes simultaneamente. De nada adianta para uma empresa possuir materiais em quantidade adequada se não forem disponibilizados no tempo certo, o inverso também se aplica, de nada adianta a empresa possuir materiais no momento certo, se a quantidade disponibilizada for inadequada.

    E o custo? Por favor né? Que tipo de empresa se manteria funcionando hoje em dia se não se preocupasse com isso? É para fazer tudo que mencionei, e gastando o mínimo possível :P. Haja eficiência com certas bancas....rs....
  • C. A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menos custo.

  • Dentre tantos conceitos pertinentes sobre essa ciência, esta acepção é uma das mais bem formuladas no rol das questões do Cespe.

  • Só errei a questão, por acreditar que se tratava da Gestão de Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) e não da Administração de Materiais.

  • contribuindo: 

     

    Aborda os objetivos da gestão de materiais: " Suprir a organização dos materiais nas quantidades corretas, na qualidade requerida, no momento certo, armazenando-os de maneira e no local apropriados, praticando preços econômicos e minimizando estoques".

     

    FONTE: Fenili, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos: Uma abordagem completa, 3.º ed. - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: METODO, 2014.

     

    bons estudos

  • Certo.

     

    Segundo Martins (2000): “A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições”.

  • "Garante" é uma palavra muito complicada nessas matérias(subjetivas) de administração.A questão estaria melhor escrita se tivesse: Busca Garantir!

  • Pelo que conheço a CESPE, o uso da palavra "garante" torna a questão errada. Nenhuma ciência garante o seu objetivo, mas somente tenta promovê-lo ou busca garantir, como o colega Rafael comentou.

     

  • Concordo com os colegas abaixo! De fato a administração de materiais "visa garantir", daí afirmar que "garante"....

  • QQPP

    Quantidade, qualidade

    Preço, prazo

  • GABARITO: CERTO

    Para quem não tem acesso.

    @Cristiane Rocha da Costa, coloque os devidos créditos do material que você pegou esse enunciado, pois estou usando o material do estratégia concursos e você utilizou um "copia e cola" deste.

    Abraços.

  • A adm. de Recursos Materiais é a atividade responsável pela gestão do fluxo de materiais.

    De acordo com Chiavenato: "os materiais devem ser adquiridos e disponibilizados no momento certo, na quantidade necessária e no local onde serão utilizados, tudo isso com o menor custo."

    Gabarito: CERTO

  • Gabarito: CERTO


ID
736159
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A integração entre empresas refere-se aos esforços de parceiros de uma cadeia de suprimento para coordenar e gerenciar suas atividades como uma única entidade, em vez de gerenciá-las separadamente. Dentro do modelo de logística global essa dimensão denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • As três dimensões das Operações e Logística Globais:

     

    Dimensão Funcional – enfatiza a natureza interfuncional da logística. A grande parte das organizações está segmentada em áreas de atividades discretas (Exp.: Marketing, Finanças, Manufatura, etc.).

     

    Dimensão Setorial (ou Integração entre empresas) – refere-se aos esforços de parceiros da cadeia de suprimentos para coordenar e gerenciar suas atividades como uma única entidade, em vez de gerenciá-las como entidades separadas.

     

    Dimensão Geográfica – difere da gestão de operações domésticas em relação a diversas formas críticas como fatores que diferem entre as Nações, distâncias envolvidas nas operações globais e dificuldade de gerenciar e servir.

     

     

    Fonte: Dornier, Logística e Operações Globais.

     

     

    Gabarito: B


ID
736168
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Tem o objetivo de cuidar dos fluxos de materiais que se iniciam nos pontos de consumo dos produtos e terminam nos pontos de origem, com o objetivo de recapturar valor ou disposição final:

Alternativas
Comentários
  • Logística Reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: https://blog.texaco.com.br/ursa/logistica-reversa-o-que-e-como-funciona/

  •  Cadeia de suprimentos (ou supply chain) é uma rede, que conecta empresas e fornecedores, com o objetivo de produzir e distribuir produtos ao consumidor final. No geral, essa rede é composta por diferentes atividades, pessoas, entidades e recursos que em certos casos pode se tornar um emaranhado complexo e extenso.

    Logística Reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem.

    Conforme a questão, tem o objetivo de cuidar dos fluxos de materiais que se iniciam nos pontos de consumo dos produtos e terminam nos pontos de origem, com o objetivo de recapturar valor ou disposição final:


ID
736204
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os processos logísticos criam valor para o cliente porque, a partir do desenvolvimento de competências, os índices de erros e os tempos dos ciclos poderão ser diminuídos; e os indicadores de produtividade, melhorados.

( ) Numa lógica de causa e efeito, a reconfiguração da logística de distribuição traz impactos nos custos de produção.

( ) Cada processo logístico liga a empresa a seus clientes e fornecedores, internos e externos.

( ) Os custos logísticos de uma região são o somatório dos custos promocionais e os custos dos vendedores que atuam na área.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Os processos logísticos criam valor para o cliente porque, a partir do desenvolvimento de competências, os índices de erros e os tempos dos ciclos poderão ser diminuídos; e os indicadores de produtividade, melhorados.

    ( F ) Numa lógica de causa e efeito, a reconfiguração da logística de distribuição traz impactos nos custos de produção.

    Conforme definido por Ballou, a logística de distribuição é “um ramo da logística empresarial que está relacionada a movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa”.

    ( V ) Cada processo logístico liga a empresa a seus clientes e fornecedores, internos e externos.

    ( F ) Os custos logísticos de uma região são o somatório dos custos promocionais e os custos dos vendedores que atuam na área.

    De acordo com Ballou (2006) o custo logístico compreende os custos de: armazenagem, administração, manutenção de estoques e realização de pedidos, todos estes contabilizados no produto e incorporados ao seu valor.


ID
803299
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V” quando se tratar de proposição verdadeira e a letra “F” quando se tratar de proposição falsa. A seguir, assinale a alternativa que indica a sequência correta.


( ) Objetiva-se com a Logística integrada alcançar um nível de serviço de excelência, mas ao menor custo total possível.


( ) Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o fornecedor pela pontualidade no pagamento.


( ) Entende-se por cadeia logística, a sequência de elementos e eventos desde a expedição até a entrega do produto/serviço.


( ) Pela ótica da Logística integrada, o ponto ótimo é o que se consegue a maior receita possível.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Objetiva-se com a Logística integrada alcançar um nível de serviço de excelência, mas ao menor custo total possível. 
    A logística integrada facilita uma visão geral e completa do todo, otimizando processos de melhoria contínua. Assim possibilitando diminuir processos e atrasos desnecessários, reduzindo custos.


    F ) Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o fornecedor pela pontualidade no pagamento. 
    Assertiva confusa, talvez o correto estaria em dizer: "Um nível de serviço de excelência é aquele que “encanta” o consumidor pela pontualidade na entrega.Lembrando dos cinco objetivos de desempenho: preço, qualidade, confiabilidade, rapidez e flexibilidade.

    ( V ) Entende-se por cadeia logística, a sequência de elementos e eventos desde a expedição até a entrega do produto/serviço. 
    A cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial até os clientes. Desde a matéria-prima, conjuntos semi-elaborados, até chegar ao cliente final.

    ( ) Pela ótica da Logística integrada, o ponto ótimo é o que se consegue a maior receita possível. 
    Como já dito anteriormente no ítem I, a logistica integrada busca a redução de custos.

  • Acredito que a banca esteja errada ao considerar a terceira alternativa como verdadeira, uma vez que a expedição é etapa já da distribuição. Como a assertiva dá a entender que a cadeia logísitca é apenas as sequências desde a expedição até a entrega, ela estaria errada, pois deve iniciar desde a matéria-prima. 

  • Expedição é uma das fases de Distribuição (Recebimento, Armazenagem e Expedição – RAE). Na verdade, as etapas da Cadeia Logística são: Fornecedor – Produção – Distribuição – Consumidor. Portanto, a alternativa correta seria a letra D.


ID
803317
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A fase de evolução da logística caracterizada pela integração dinâmica e flexível entre os agentes da cadeia de suprimento, na forma duas a duas, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Novaes (Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Ed. Atlas) existem 4 fases importantes na evolução da logística.

    1º fase - Atuação Segmentada

    Origem na segunda guerra mundial, não havia sofisticados sistemas de comunicação e informática, o estoque era elemento chave para o balanceamento da cadeia de suprimentos (eram geradas grandes quantidades, com freqüentes revisões), não havia preocupação com estoques e sim com lotes econômicos para transporte, redução de custo: Guerra de Fretes de cada empresa.

    2º fase - Atuação Rígida

    Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto.

    Crise do Petróleo o que encareceu a movimentação + Mão de Obra, fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

    3º fase - Integração Flexível

    Início nos anos 80, com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dois níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. Inaugurando um canal que permitia ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com a satisfação do cliente.

    Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de custos.


    Busca da diferenciação - integração de forma abrangente e cobrindo toda a cadeia de suprimentos. O tratamento das questões logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a competitividade. Surgimento de empresas virtuais, utilização da internet e TI. SCM (Supply Chain Management)


    Fonte:

    http://logisticaparatodos-com-b.webnode.com.br/news/as-quatro-fases-da-logistica/

    Novaes - Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Ed. Atlas


  • Gab.: D

     

    Supply chain ou cadeia de suprimentos ou cadeia logística consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.

     

    Integração Segmentada

    O estoque é o elemento chave para o balanceamento da cadeia de suprimentos (geradas grandes quantidades, com freqüentes revisões), não havia preocupação com estoques e sim com lotes econômicos para transporte, redução de custo: Guerra de Fretes de cada empresa

     

    Integração Rígida

    Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto. Fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

     

     Integração Flexivel

    Início com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dois níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. Inaugurando um canal que permitia ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com a satisfação do cliente. Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de custos.

     


ID
803332
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Complete a lacuna abaixo assinalando a alternativa que dá sentido ao parágrafo:


A(O) _______________ envolve os processos de reciclagem, reutilização de embalagens e retornos de produtos por problemas de especificações, avarias etc. A preocupação com o meio ambiente, originou a(o) _______________, que visa reduzir os impactos provocados no meio ambiente com os serviços da organização.

Alternativas
Comentários
  • A logística reversa é um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".

     

    Resposta letra b.

  • Gab.: B

     

    Logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. 

     

    Logística verde possui aspectos mais amplos, como a preocupação com a redução de embalagens e do impacto ambiental das indústrias.

     

    Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou sem relação com o anterior. O material que foi transformado é chamado de reciclado.

     

    Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana.

     

    Logística empresarial é uma área da Administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa.

     

    Gestão da cadeia de suprimentos de negócios (em inglês) Supply chain management (SCM) é o gerenciamento de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de pacotes produto e serviço requeridos por clientes finais (Harland, 1996).

     

    Análise dos Resíduos é um conjunto de técnicas utilizadas para investigar a adequabilidade de um modelo de regressão com base nos resíduos.

     

    Processo logístico envolve toda a sequência de atividades da logística. Envolve, portanto, os subprocessos de suprimento, produção e distribuição (inbound e outbound) e todo o fluxo de informações e finanças.


ID
876712
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A cadeia de suprimentos envolve toda a rede de atividades que objetivam a entrega de um produto final ou um serviço ao cliente, tais como a obtenção de matérias-primas, a manufatura, a armazenagem, a distribuição e a entrega.

Na extremidade inicial da cadeia estão os fornecedores externos que são identificados pela sua posição como fornecedores de:

Alternativas
Comentários
  • C

  • Na extremidade inicial da cadeia estão os fornecedores externos que são identificados pela sua posição como fornecedores de primeira camada, segunda camada e terceira.
  • Boa sorte!


ID
1094368
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
PGM - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A economia obtida pela diminuição do custo de transporte por unidade de peso com cargas maiores refere-se ao princípio fundamental do gerenciamento de transporte, denominado economia:

Alternativas
Comentários
  • Os dois princípios que fundamentam as operações e o gerenciamento de transporte são:

    1) Economia de Escala - é obtida com a diminuição do custo de transporte por unidade de peso. A economia de escala de transporte funciona assim: despesas fixas de movimentação de uma carga podem ser diluídas por maior peso ou quantidade de unidades, portanto um menor custo por tonelada ou por unidade transportada.

    2) Economia de Distância - age de forma a diminuir o custo de transporte por unidade de distância, esse tipo é semelhante ao de escala. Por exemplo, uma viajem de 600 quilômetros terá um custo menor que duas viajem com o mesmo peso de 300 quilômetros (CHOPRA E MEINDL, 2003).


    Portanto, alternativa "C".

  • As economias de escala representam ganhos, em termos de custos de produção, que as organizações obtêm com o aumento da sua dimensão e da quantidade produzida. Estes ganhos ocorrem devido à existência de custos fixos na produção. Aumentando o nível de produção, esses custos fixos diluem-se por um número maior de unidades produzidas fazendo assim baixar o custo médio de produção. 


    Um exemplo de Economia de Escala é a produção de Petróleo em bacias do pré-sal. Para realizar a produção, envolve um alto custo fixo. A demanda do mercado precisa corresponder a uma determinada perspectiva para fazer valer os investimentos para a produção. Quanto maior a produção do Petróleo, menor será o custo fixo por barril, diluído no preço final dos custos totais.


ID
1242823
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à logística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • a) Os avanços na tecnologia da informação não trouxeram nenhum benefício significativo aos processos de logística.

    Questão errada por desprezar as vantagens da TI em torno do Processo Produtivo

    b) O estudo dos fluxos distributivos e a determinação das responsabilidades por sua execução são aspectos secundários no estudo da logística, cujo objetivo maior é determinar a lógica do processo de venda das organizações.

    Errado por afirmar que o estudo dos Fluxo distributivos compõe um fator secundário. É o inverso. 

    c) Como o marketing de massa vem sendo gradativamente substituído por uma abordagem customizada às necessidades de cada cliente, a logística passa a ter uma importância secundária nas organizações.

    Alguém já ouviu falar que o Marketing de Massa vem sendo substituído? Pelo contrário. Tem sido utilizado cada vez mais e com preponderância adaptação às novas exigências do mercado.  A logística, atualmente, tem um fator relevante pois visa a redução de custos e maximização da eficiência. 

    d) A obtenção de vantagem competitiva no trâmite da cadeia de suprimentos até a chegada do produto ao consumidor final está intimamente relacionada ao estudo da logística.

    Correto.

    e) A logística assume um papel pouco significativo para uma empresa que realiza vendas apenas pela internet, pelo fato de não existirem lojas físicas e, consequentemente, não se necessitar de estoque.

    Como já justificado na primeira assertiva, a logística hoje é um fator extremamente importante nas empresas. Ela avalia o cliente, os canais de distribuição, o tempo e os custos de carregamento. 

    Conceito de Logística:

    o Council of Logistics Managementf tem definido a logística como o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações. do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente.

    A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estruturas; físicas (fábricas, depósitos. armazéns. centros de distribuição). gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção. além das atividades de distribuição.

    A logística concentra-se no fluxo dos materiais das informações e das finanças que devem ocorrer entre os parceiros da supply chain e procura melhorar estes fluxo por meio de métodos e técnica ,modelo matemáticos, softwares tecnologia da informação (TI) com o objetivo de atender as necessidades do cliente.


    Fonte: PETRONIO G. MARTINS, 2ª edição, 2005

  • Gab. D

    A qualidade também está associada à logística e por isso focaliza a ausência de defeitos; baixo custo; segurança do cliente, entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa. 

  • GABARITO: LETRA D

    Não importa se a empresa é de pequeno , médio ou grande porte. Todas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde as concorrências são fortes. Há tempos as empresas buscam agilidade em seus processos. Vivemos em uma época de globalização e, com isso, o mercado se torna cada vez mais competitivo. É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender às expectativas dos seus cliente e com isso conquistar seu espaço no mercado através de produtos e serviços de qualidade, cumprindo seus prazos e aumentando suas margens de lucro. Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos à organização. A logística bem planejada envolve quase todos os departamento de uma empresa, desde a aquisição da matéria prima, até o produto acabado. Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística, ela não depende apenas de sua organização, e sim de um ótimo relacionamento com seus fornecedores, que criam uma espécie de parceria onde os dois lados ganham, pois fornecedores e clientes devem falar a mesma língua. Ou seja, ambas devem ter um acordo que beneficie os dois lados.

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR


ID
1532536
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A administração de materiais é uma área da gestão que visa assegurar que a organização disponha dos insumos necessários ao processamento de suas atividades, com foco no objetivo de produzir bens e serviços. A gestão de recursos materiais requer que sejam:

1) realizadas operações lucrativas abrangendo tanto a logística integrada à cadeia de suprimentos dos materiais adquiridos como sua transformação de insumos em produto acabado e posto à disposição do consumidor final.

2) agregadas as funções de planejamento e controle de entrada, processamento e saída dos materiais bem como a gestão financeira dos investimentos realizados no processo produtivo, para que seja verificado se há retorno do capital aplicado na empresa.

3) gerenciadas a maioria das atividades da área, envolvendo desde o recebimento, o planejamento e o controle da produção, até a expedição, o tráfego e os estoques dos materiais.

4) integradas as funções de planejamento, a coordenação, a direção e o controle das atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o início da produção até seu consumo final.

5) coordenados o planejamento e o controle do fluxo de materiais, para maximizar o uso dos recursos da empresa e o fornecimento dos bens e serviços requeridos pelo cliente.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar por que a 3 não fora considerada?

  • Vanessa, eu entendo que o erro está em dizer : "maioria" onde deveria ser "todas" 

    ...gerenciadas a maioria das atividades da área... errado

    ... gerenciadas todas as atividades... certo

  • Considerei a 3 correta tbm. Estranha questão.

  • Acho que a 3 está errada quando diz que ....( até a expedição, o tráfego e os estoques dos materiais). Acho que a expedição é de competência do setor de vendas. 

  • Eu tinha marcado letra D, mas o gabarito deu B.

    Vai entender :~ Queria saber o erro da 3.
  • A alternativa 5 está incorreta quando diz "para maximizar o uso dos recursos da empresa". A gestão de recursos materiais deve buscar diminuir o uso de recursos da empresa, minimizando o impacto nos custos. Quanto menor a movimentação, mais otimizado será o processo. Cabe recurso.

  • No meu entender o item 4 e 5 estão errados.

  • CABE RECURSO

    1) realizadas operações lucrativas abrangendo tanto a logística integrada à cadeia de suprimentos dos materiais adquiridos como sua transformação de insumos em produto acabado e posto à disposição do consumidor final. 

    2) agregadas as funções de planejamento e controle de entrada, processamento e saída dos materiais bem como a gestão financeira dos investimentos realizados no processo produtivo, para que seja verificado se há retorno do capital aplicado na empresa. 

    3) gerenciadas a maioria das atividades da área, envolvendo desde o recebimento, o planejamento e o controle da produção, até a expedição, o tráfego e os estoques dos materiais. 

    4) integradas as funções de planejamento, a coordenação, a direção e o controle das atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o início da produção até seu consumo final.

    na minha apostila diz que adm de materiais é o conjunto de atividades com o objetivo de PLANEJAR, COORDENAR E CONTROLAR OS MATERIAIS. não cita DIREÇÃO

    5) coordenados o planejamento e o controle do fluxo de materiais, para maximizar o uso dos recursos da empresa e o fornecimento dos bens e serviços requeridos pelo cliente. 

     A gestão de recursos materiais deve buscar diminuir o uso de recursos da empresa, minimizando o impacto nos custos. Quanto menor a movimentação, mais otimizado será o processo

  • Eu entendo que quando você tem um recurso na empresa , seu objetivo é maximizar o uso dele, ou seja, explorar o máximo que puder para obter resultados positivos. O que deve ser minimizado é o custo.

     

    quanto ao item 5:

    "O objetivo central da administração de materiais é maximizar o uso dos recursos materiais e patrimoniais na organização, evitando os desperdícios. "

     

    segundo Viana, "O objetivo, portanto, é otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos da empresa, minimizando as necessidades de capital investido."

     

    quanto ao item 4, é a literalidade do que fala o autor Viana1: 

     

    a administração de materiais é, “o planejamento, a coordenação, a direção e o controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final ”.

     

    Fontes: https://www.passeidireto.com/arquivo/16259619/06_administracao_de_materiais_e_recursos_patrimoniais

     

    fonte:http://www.sorocaba.com.br/materias/a-importancia-da-administracao-de-materiais-nas-empresas-694

     

    letra B

  • Até onde eu estudei a direção é um processo ligado a pessoas (como é que eu vou motivar um material?????) e não a ADM de materiais. Recurso com certeza

  • Horrível "trabalhar" com uma banca que pega conceitos de doutrinadores que divergem do assunto. A solução é evitar questões com entendimentos diferentes e polêmicos, além de colocar no edital qual o autor que devemos estudar, pois ainda que não concordemos, temos que saber o que a banca considera como correto. Sei que isso não ajuda na solução da questão, mas o objetivo aqui é a melhoria.

    Direção é uma Função Administrativa que não é requerida na administração de materiais. Por outro lado, um dos objetivos da gestão de materiais é alcançar a eficiência dos seus processos e isso implica diretamente reduzir custos, ou seja, racionalizar (minimizar) o uso dos seus recursos. O que faz com que os itens 4 e 5 fiquem errados. Na minha opinião, questão passível de anulação por não ter resposta correta. No meu entendimento, apenas o item 2 confere.

  • Para acrescentar...

    O Prof Rodrigo Janiques, do QConcurso, explica que um dos princípios da área de materiais é a MAXIMIZAÇÃO DOS RECURSOS (materiais/ objetos/máquinas) da organização. Ou seja, para a Adm de Recursos Materiais o objetivo é utilizar ao máximo (maximização) os recursos disponíveis, para assim, reduzir custos e aumentar a lucratividade. é basicamente usar a pasta de dente até a última gota pingada. Por isso, o item 5 está correto. Espero ter ajudado.

  • A questão 3 se analisarmos direitinho há um erro grotesco:

     "gerenciadas a maioria das atividades da área, envolvendo desde o recebimento, o planejamento e o controle da produção (não é da produção e sim de materiais), até a expedição, o tráfego e os estoques dos materiais (seria o correto da produção ou dos produtos)."

    Podemos perceber que há uma inversão das operações ligadas aos materiais e das que são relacionadas à produção.

    Já a questão 2, a gestão de materiais não vai analisar retorno do capital aplicado, isso é uma área mais voltada para a de finanças, algo assim. O pessoal de gestão de materiais só está preocupado com que os materiais/insumos estejam disponíveis para que as atividades da organização estejam a pleno vapor, buscando equilibrar ao máximo a relação entre a oferta e o consumo desses materiais, entre outras coisas.

  • 1) realizadas operações lucrativas abrangendo tanto a logística integrada à cadeia de suprimentos dos materiais adquiridos como sua transformação de insumos em produto acabado e posto à disposição do consumidor final. 

    2) agregadas as funções de planejamento e controle de entrada, processamento e saída dos materiais bem como a gestão financeira dos investimentos realizados no processo produtivo, para que seja verificado se há retorno do capital aplicado na empresa. 

    3) gerenciadas a maioria das atividades (todas as atividades) da área, envolvendo desde o recebimento, o planejamento e o controle da produção, até a expedição, o tráfego e os estoques dos materiais. 

    4) integradas as funções de planejamento, a coordenação, a direção e o controle das atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o início da produção até seu consumo final.

    5) coordenados o planejamento e o controle do fluxo de materiais, para maximizar o uso dos recursos da empresa e o fornecimento dos bens e serviços requeridos pelo cliente.

    Eis aqui a parte do texto que julgo falso, em vermelho.

    Certa ou não, aguardo a correção do plenamente capaz.

    Solicitado comentário do professor!

  • 1) realizadas operações lucrativas abrangendo tanto a logística integrada à cadeia de suprimentos dos materiais adquiridos como sua transformação de insumos em produto acabado e posto à disposição do consumidor final. 

    2) agregadas as funções de planejamento e controle de entrada, processamento e saída dos materiais bem como a gestão financeira dos investimentos realizados no processo produtivo, para que seja verificado se há retorno do capital aplicado na empresa. 

    3) gerenciadas a maioria das atividades (todas as atividades) da área, envolvendo desde o recebimento, o planejamento e o controle da produção, até a expedição, o tráfego e os estoques dos materiais. 

    4) integradas as funções de planejamento, a coordenação, a direção e o controle das atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o início da produção até seu consumo final.

    5) coordenados o planejamento e o controle do fluxo de materiais, para maximizar o uso dos recursos da empresa e o fornecimento dos bens e serviços requeridos pelo cliente.

    Eis aqui a parte do texto que julgo falso, em vermelho.

    Certa ou não, aguardo a correção do plenamente capaz.

    Solicitado comentário do professor!

  • Desta forma restam apenas as alternativas A (1 e 2) e B (1, 4 e 5).

    Antes de analisar item a item, elabore um questionamento desses itens e verifique se ele faz sentido. Vejamos:

    A gestão de recursos materiais requer que sejam:

    1) realizadas operações lucrativas abrangendo tanto a logística integrada à cadeia de suprimentos dos materiais adquiridos como sua transformação de insumos em produto acabado e posto à disposição do consumidor final?

    Resposta: SIM. Qualquer organização que queira permanecer competitiva no mercado tem que otimizar processos para ser o mais eficiente (lucrativa) possível em todos os seus aspectos. Isto inclui a logística integrada à cadeia de suprimentos dos materiais e sua transformação de insumos em produto acabado e posto à disposição do consumidor final.

    A gestão de recursos materiais requer que sejam:

    4) integradas as funções de planejamento, a coordenação, a direção e o controle das atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o início da produção até seu consumo final?

    Resposta: SIM. Para que a gestão de recursos materiais seja executada corretamente, ela precisa: está alinhada com as funções de planejamento; precisa que pessoas trabalhem de forma organizada metodicamente (direção); e precisa ter parâmetros de avaliação para se permitir comparar o planejado com o executado (controle).

    A gestão de recursos materiais requer que sejam:

    5) coordenados o planejamento e o controle do fluxo de materiais, para maximizar o uso dos recursos da empresa e o fornecimento dos bens e serviços requeridos pelo cliente?

    Resposta: SIM. Para que a gestão de recursos materiais atinja a consecução do seu objetivo central (maximizar o uso dos recursos materiais e patrimoniais na organização, evitando os desperdícios) faz-se necessário coordenar o planejamento com o controle da produção (fluxo) de materiais.

    Obs.: maximizar o uso dos recursos está relacionado com o fato de se buscar fazer uso do máximo possível dos recursos com vistas a obter a maior produtividade possível.

    O item 2 está incorreto, pois não cabe à gestão de recursos materiais cuidar da gestão financeira dos investimentos realizados no processo produtivo, para que seja verificado se há retorno do capital aplicado na empresa.

    O item 3 está incorreto, pois a gestão de recursos materiais deve gerenciar TODAS (e não a maioria) das atividades da área, envolvendo desde o recebimento, o planejamento e o controle da produção, até a expedição, o tráfego e os estoques dos materiais.

    Logo, a alternativa B é o gabarito.


ID
1623571
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Dentre as afirmativas expostas abaixo assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Rogers e Tibben-Lembke (1999, p. 2), definem a logística reversa como: O processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e as informações correspondentes do consumo para o ponto de origem com o propósito de recapturar o valor ou destinar à apropriada disposição. Segundo Lacerda (2002 apud GARCIA, 2006, p.4) define que: Logística reversa pode ser entendida como um processo complementar à logística tradicional, pois enquanto a última tem o papel de levar produtos de sua origem dos fornecedores até os clientes intermediários ou finais, a logística reversa deve completar o ciclo, trazendo de volta os produtos já utilizados dos diferentes pontos de consumo a sua origem. No processo da logística reversa, os produtos passam por uma etapa de reciclagem e voltam novamente à cadeia até ser finalmente descartado, percorrendo o “ciclo de vida do produto”. Um dos conceitos que está por trás da logística reversa é o conceito de ciclo de vida do produto. O ciclo de vida dos produtos pode ser dividido em quatro estágios: lançamento, crescimento, maturação e declínio. 

  • ...........continuação: A logística reversa trabalha com duas áreas de atuação: a logística reversa de pós-consumo e a de pós-venda. Na logística reversa de pós-consumo é responsável pelo fluxo físico e de informações referente a bens de pós-consumo que necessitam retornar a cadeia de distribuição quando por motivos de:  Condições de uso: bens que podem ser reutilizados;  Fim de vida útil: bens que não tem mais utilidade, porém seus componentes podem ser reaproveitados ou remanufaturados;  Resíduos ambientais: bens que trazem riscos ao meio ambiente se não descartados de maneira correta. 6 A logística reversa de pós-venda é responsável pelo fluxo físico e de informações referente a bens de pós-venda que necessitam retornar a cadeia de distribuição quando por motivos de:  Garantia/qualidade: produtos que apresentam defeito de fabricação ou funcionamento, avarias na embalagem e/ou produto;  Comerciais: produtos em estoque seja por erro de expedição, excesso de estoque, mercadorias em consignação, pontas de estoque término de validade, problemas após a venda, chamado também de recall;  Substituição de componentes: itens de produtos que necessitam de manutenção e consertos. As razões que levam a empresa a optar pela utilização da logística reversa podem ser de ordem econômica, legislativa e ecológica.

  • Creio que os conceitos dos itens B e C (ou seria C e D?) estão invertidos.

  • Resposta: E

  • R- A logística busca fornecer um serviço completo ao cliente, viabilizando dar suporte a todos os processos de apoio à venda. Dentro desta visão, a logística reversa possui papel fundamental, sendo responsável pelos processos de retorno de itens do comprador para o vendedor.


ID
1748170
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Antônio é responsável pelo processo de desenvolvimento de produtos em uma metalúrgica que fabrica escapamentos para automóveis. A gerência de vendas apresentou uma demanda significativa de um escapamento para um automóvel importado. Antônio solicitou ao gerente de vendas que providenciasse um escapamento do tipo que estava sendo demandado pelos clientes da metalúrgica. De posse do escapamento, Antônio e a sua equipe de trabalho realizaram um desmanche cuidadoso do mesmo, de modo que as peças fossem separadas uma a uma. Em seguida, Antônio e a sua equipe desenvolveram o projeto do novo escapamento que será produzido pela metalúrgica.

Ao se valer dos procedimentos acima descritos, Antônio utilizou _______________________ .

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima. 

Alternativas
Comentários
  • Engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Objetivamente aengenharia reversa consiste em, por exemplo, desmontar uma máquina para descobrir como ela funciona.

     

    Gabarito letra [ D ]

  • Fonte para o comentário do Dimas:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_reversa

  • A logística reversa é um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".

     

    http://sinir.gov.br/web/guest/logistica-reversa

  • Benchmarking está mais relacionado com processos e práticas mais competitivas, diferente da Engenharia Reversa que foca mais na estrutura do produto.


ID
1862623
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Sistema Logístico organiza o processo de produção e venda de produtos sujeitos a operações de manuseamento e transporte.

Assinale a opção que apresenta corretamente os três ciclos do sistema logístico.

Alternativas
Comentários
  • aprovisionamento= abastecimento

  • Bowersox e Closs (2008) identificam três ciclos de operações logísticas: ciclo de suprimento; ciclo de apoio a manufatura e o ciclo de distribuição física. Cada ciclo acontece em diferentes momentos do processo produtivo. Esses autores afirmam que, apesar da identificação em ciclos de atividades, é de fundamental importância o gerenciamento integrado de todas as atividades logísticas, inclusive, a expansão desse gerenciamento para as relações com clientes e fornecedores.

    Apoio a manufatura = apoiar a produção



    http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_TN_STO_135_857_18335.pdf

  • PROCESSO LOGÍSTICO DIRETO aprovisionamento = abastecimento = suprimento ----------- manufatura = produção----------- distribuição.

  • O que destrói nesse referencial teórico é a ausência de um ciclo de armazenamento entre a produção e a distribuição, quase sempre presente nas questões de recursos materiais. 

  • Ajudando os colegas!

    GABARITO D - Ciclo de aprovisionamento, ciclo de apoio à produção e ciclo de distribuição física.


ID
1880872
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Toda empresa executa atividades para, entre outras finalidades, produzir e entregar seus produtos. Essas atividades podem ser representadas numa cadeia de valores. Nesse sentido, avalie as afirmativas, a seguir.

I. Atividades de valor podem ser classificadas entre atividades primárias e secundárias.

II. Atividades de apoio são aquelas que sustentam as atividades primárias e a si mesmas.

III. A logística externa faz parte das atividades primárias e a logística interna, das secundárias.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Cadeia de valor de Porter: 

    As atividades primárias relacionam-se diretamente com a criação física, venda, manutenção e suporte de um produto ou serviço. Essas actividades genéricas primárias são as seguintes: Logística de entrada: Todos os processos relacionados com a recepção, controle de inventário, marcação de transporte. Operações: inclui maquinaria, embalagens, montagem, manutenção de equipamento... Logística de saída: as atividades associadas com a entrega do seu produto ou serviço ao cliente. Marketing e Vendas: São os processos que a empresa utiliza para convencer os clientes a comprarem os seus produtos ou serviços. Serviço: as atividades que mantêm e aumentam o valor dos produtos ou serviços após a compra. 

    As atividades de apoio ou suporte ajudam as atividades primárias. Aqui podemos encontrar: Infra-estrutura: Estes são os sistemas de apoio que a empresa necessita para manter as operações diárias. Gestão de Recursos Humanos: As atividades associadas ao recrutamento, desenvolvimento (educação), retenção e compensação de colaboradores e gestores. Desenvolvimento Tecnológico: para apoiar as atividades da cadeia de valor, como Investigação e Desenvolvimento (I&D), automação de processos, design, etc. Aquisição/Compra: Todos os processos que a empresa realiza para adquirir os recursos necessários para trabalhar: aquisição de matérias-primas, serviços, edifícios, máquinas, etc. 

  • I. Atividades de valor podem ser classificadas entre atividades primárias e secundárias. (Errado)

    A cadeia generalista de Porter é composta pelos conjuntos de atividades primárias e de atividades de apoio desempenhadas por uma organização, pela margem de valor acrescentado em cada uma das atividades e pelas relações estabelecidas entre si. 

     

    II. Atividades de apoio são aquelas que sustentam as atividades primárias e a si mesmas. (Certo)

    As atividades de suporte, como o próprio nome indica, são as que apoiam, direta ou indiretamente, a execução das atividades primárias. São compostas pela(o): Infraestrutura da empresa; Gestão de Recursos Humanos; Desenvolvimento Tecnológico; Aquisição

     

    III. A logística externa faz parte das atividades primárias e a logística interna, das secundárias. (Errado)

    As atividades primárias são: Logística interna; Logística Externa; Operações; Marketing e Vendas; Serviço. 

     

  • Pois é Vinicíus,

    ai vc se depara com a Q838017:

    ( V ) A cadeia de valor de Porter está detalhada em atividades primárias e secundárias.

    ( V ) Os serviços (ou pós venda) foram propostos como uma atividade primária da organização.

    ( F ) A logística externa está classificada como uma atividade secundária da organização.

     

  • Eu não acho que o erro da questão esteja em utilizar o termo 'atividade secundária' mas sim quando a alternativa afirma que as atividades de valor podem ser classificadas como atividade primária e secundária, pois se analisar as atividades primárias estão envolvidas diretamente na criação e transformação do produto agregando valor, enquando as atividades de apoio estão apenas dando suporte e não agragando valor.

    Para a FGV:

    Cadeia de valor = atividade primária + atividade secundárias

    Atividades primárias = atividades de valor

    Atividades secundária = Atividades de apoio ou suporte 

    Q626955 e Q838017

  • Porter definiu uma cadeia de atividades em atividades primárias e de suporte. 

     

    As atividades primárias relacionam-se diretamente com a criação física, venda, manutenção e suporte de um produto ou serviço.

    Essas atividades genéricas primárias são as seguintes:

    -Logística de entrada

    -Operações

    -Logística de saída

    -Marketing e Vendas 

    As atividades de apoio ajudam as atividades primárias. Aqui podemos encontrar:

    -Infra-estrutura.

    -Gestão de Recursos Humanos

    -Desenvolvimento Tecnológico

    -Aquisição/Compra

     

    http://www.gestaoporprocessos.com.br/o-modelo-de-cadeia-de-valor-de-michael-porter/

  • I. Errado. As atividade que criam valor são as atividades primárias. As atividades secundárias atuam no suporte à execução das atividades primárias.

    II. Certo. A afirmação apresenta corretamente o conceito de atividade de apoio.

    III. Errado. Dentro do modelo de Cadeia de Valor proposto por Michael Porter, a logística (interna e externa) é uma atividade primária.

    GABARITO: B


ID
1917043
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou supply chain management, como ele é mais conhecido, revolucionou completamente não somente a forma de comprar como também a produ­ção e distribuição de bens e serviços. Assinale a opção que NÃO apresenta um objetivo do gerente da supply chain.

Alternativas
Comentários
  • Supply chain ou cadeia de suprimentos ou cadeia logística

    *consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.

  • Supply chain ou cadeia de suprimentos ou cadeia logística

    *consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.

  • O supply chain não cria controle para agregar maior valor ao produto?

    Não entendi bem, alguém poderia me explicar?

  • O objetivo do gerente da Supply Chain (SC) é:

    • satisfazer rapidamente o cliente (c), criando um diferencial com a concorrência (d)
    • minimizar os custos financeiros, pelo uso de menos capital de giro (a), e os custos operacionais, diminuindo desperdícios (b) e evitando ao máximo atividades que não agregam valor ao produto, tais como esperar, armazenamentos, transportes e controles (e)

    Gabarito: e) Criar controles de modo a agregar maior valor ao produto

    Fonte: CAMPOS ALT,Paulo Renato e MARTINS, Petronio Garcia. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais.


ID
2226118
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito dos sistemas integrados de gestão, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de recurso corporativo[1], no Brasil; ou Planeamento de recurso corporativo; em Portugal, (em inglês Enterprise Resource Planning - ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).[2]

     

    O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio.

     

    Wk

  • GABARITO: D

    O Sistema Integrado de Gestão mais conhecido no Brasil é o SAP, o qual permite a integração de diversos módulos em um só Sistema (exemplo: módulo de materiais, módulo de compras, módulo FI - financeiro etc), além de fazer interface com outros subsistemas consolidando as informações conforme customização desenvolvida em cada Organização, assim compartilham as informações entre suas áreas funcionais e empresariais, e o atendimento aos consumidores ocorre através dos seus módulos de gestão de relacionamento com os clientes.


ID
2259562
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A Cadeia de Suprimentos exerce relevância na busca de eficiência da produtividade, haja vista a necessidade de respostas imediatas que venham a acompanhar o processo de globalização, devendo ser tratada sem fragmentações, desde o produtor de matéria-prima até o consumidor final (RODRIGUES, 2014). Nesse processo, uma variável que se destaca é a Gestão da Demanda. Das alternativas que seguem, apenas uma NÃO faz parte de práticas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos com influência no Processo de Gestão da Demanda:

(RODRIGUES, M. A. Cadeia de Suprimentos. Curitiba: Editora do Livro Técnico, 2014)

Alternativas
Comentários
  • d) cade a de a ast cim nto -5upply chaln
    Supp/y cllain 1 pode ser entendido como:
    CnnCCl1I ü integra -o da clIlprt!Sa com toda as fínmc da cadeia d suprim nto: lumecednre, clienL\,;s t! pru~cdores xlerno, de meios logísticos comp:lT1ilham informações
    e planos nccc ~riu!> pum Il~mur , canal mai dicientl! e \:omp 'lili' , Este çompunilhamento e mai profuodo, acurado e delillhadü do que na (Tm.li i mal connitante relaljão comprauoc/vendcdn "

     

     

  • Que idioma é esse?
  • Só no planeta dessa banca que as elevação do preço agregado vai aumentar a competição

  • Relacionando-se os principais benefícios proporcionados pelas práticas de SCM, pode-se chegar aos seguintes focos de melhoria:

     Ampliação do nível de previsibilidade ao longo da cadeia produtiva – redução de incertezas de demanda;

     Criação de vantagens competitivas através da elevação do valor agregado dos produtos e serviços – maior conhecimento das demandas e desenvolvimento de diferenciais competitivos;

     Racionalização dos processos de suprimento – redução do custo total de compras e maior agilidade no processo;

     Racionalização dos processos produtivos – geração de ganhos de produtividade e redução de custo e tempo na manufatura;

    Redução de inventário e melhoria para as respostas de demanda– diminuição dos estoques ao longo da cadeia produtiva e maior agilidade das reposições de estoque.

    fonte: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/26052015_165529_wilsonaparecidotroque_ok.pdf

    Gab.: D

  • Rogério, o valor que a alternativa se refere não é valor monetário, mas sim o valor intangível do produto ou serviço.

  • kkkkkkkkkkkkk

  • Mapear o dimensionamento de mercado significa mapear práticas do mercado para melhorar as estratégias internas.

    Esse benefício se traduz em 2 vieses principais. O primeiro é que os fluxos de informação são bidirecionais, ou seja, os dados sobre a capacidade produtiva de transportadores e fornecedores são rapidamente disponibilizadas para as empresas que compram e revendem aos consumidores finais. Assim, elas podem equilibrar sua oferta e torná-la mais atrativa.

    O segundo ponto é que a integração entre as partes possibilita que necessidades, exigências, desejos e anseios possam ser traduzidos em produtos e serviços. Isso ocorre de modo mais rápido e assegura a inovação contínua para a organização.

    fonte:

  • O dimensionamento do mercado é feito para comparar e melhorar as estratégias internas.

    Velocidade mais rápida de resposta ao mercado

    Esse benefício se traduz em 2 vieses principais. O primeiro é que os fluxos de informação são bidirecionais, ou seja, os dados sobre a capacidade produtiva de transportadores e fornecedores são rapidamente disponibilizadas para as empresas que compram e revendem aos consumidores finais. Assim, elas podem equilibrar sua oferta e torná-la mais atrativa.

    O segundo ponto é que a integração entre as partes possibilita que necessidades, exigências, desejos e anseios possam ser traduzidos em produtos e serviços. Isso ocorre de modo mais rápido e assegura a inovação contínua para a organização.

  • O aumento dos inventários significa aumento do estoque, e isso não faz parte dos objetivos do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Pois estoque é um custo para as empresas.


ID
2259598
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Fleury, Wanke e Figueiredo (2000, p. 187), destacam que a decisão sobre localizar estoques na cadeia de suprimentos procura analisar se os estoques devem estar centralizados ou descentralizados na cadeia de suprimentos, ou seja, a questão principal refere-se à localização dos estoques. Os mesmos propõem um conjunto de fatores que afetam a localização de estoques, EXCETO:

(FONTE: FLEURY, Paulo F., WANKE, P., FIGUEIREDO, Kleber F. [org.]. Logística Empresarial: a perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000, p. 187 - 188.)

Alternativas
Comentários
  • PRINCIPAIS FATORES QUE AFETAM A LOCALIZAÇÃO DE ESTOQUES

    Giro do estoque - Quanto maior o giro, maior a tendência à descentralização e menores são os custos de armazenagem e os riscos de obsolescência e perecebilidade.

    Lead time de resposta - Quanto maior o tempo de resposta, desde a colocação do pedido até o atendimento do cliente final, maior a tendência à descentralização.

    Nível de disponibilidade Quanto maior o nível de serviço, maior a tendência a posicionar os produtos e materiais, próximo do cliente final.

    Valor agregado Quanto maior o valor agregado dos materiais e produtos, maior a tendência à centralização

     

    http://publicacoes.fatea.br/index.php/janus/article/viewFile/130/112

  • ainda que compre 20 livros de adm de materiais, sempre falta alguma coisa.....

  • Eu errei, mas depois de responder percebi que perguntava exclusivamente quanto a "localização". Não precisava nem conhecer a teoria, era só perceber que de A a D, todas falavam sobre centralização | descentralização | posicionamento, e a única que não influenciava diretamente na localização era a letra E, já que, independentemente da localização, se há um compromisso entre cliente e fornecedor, a mercadoria deve ser entregue no local correto, seja ele onde for. Ou seja, o compromisso ou a falta dele não vai influenciar no local de estoque.


ID
2353708
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Como é denominada a devolução de um produto à sua empresa de origem, como vasilhames de água mineral, cilindros de gás, palets, que entra no processo produtivo novamente?

Alternativas
Comentários
  • A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A PNRS define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”
     

    http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa

  • Q967568

     

    O instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada, e que permite o descarte apropriado de materiais e principalmente a preservação ambiental, é

     

     a)logística reversa. (GABARITO)

  • Logística reversa = retorno de produtos.

    É o conjunto de atividades que permite que a empresa resgate o produto final já usado/descartado pelo cliente. Ex: bateria, pilha, óleo etc.

    Gabarito: letra A

    Fonte: Giovanna Carranza

  • É só lembrar daqueles pontos de recolhimento que geralmente ficam em shoppings e supermercados que recolhem pilhas, lâmpadas, aparelhos de celulares etc.

    Gab. A

  • GABARITO: LETRA A

    • Logística reversa = resgate -> produto
    • Giro de estoque = circulação -> mercadorias

ID
2414917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca de logística, julgue o item abaixo.

O longo caminho que se estende desde as fontes de matéria-prima, passando pelas fábricas dos componentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores e chegando finalmente ao consumidor por meio do varejista constitui uma cadeia de suprimento.

Alternativas
Comentários
  • cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.5 de dez de 2014

    O que é cadeia de suprimentos? - meuSucesso.com

    https://meusucesso.com/artigos/logistica/o-que-e-cadeia-de-suprimentos-322/

  • A cadeia de suprimento abrange todo o ciclo de produção, até a chegada do produto ao consumidor.
  • Gab.: CERTO

     

    A supply chain management (SCM), ou gestão de cadeia de suprimentos, envolve fornecedores, produtor, distribuidores e clientes em um processo integrado, no qual compartilham informações e planos para tornar o canal mais eficiente e competitivo.

  • Segundo Gonçalves (2007), cadeia de suprimentos é o conjunto de atividades utilizadas a tornar eficiente a integração dos fornecedores, dos centros de distribuição e de estocagem, de forma que a comercialização dos produtos seja realizada na quantidade certa, no local correto e no momento oportuno, com foco na redução de custos e na alta satisfação nos níveis de serviços prestados aos clientes. Já Fenili (2011), afirma que cadeia de suprimentos é o fluxo de materiais, financeiro e de informações que é desenvolvido, ao longo de um processo, desde fornecedores de matérias-primas, passando pelo armazenamento em depósitos intermediários (centros de distribuição), atacadistas, varejistas e, finalmente, ao cliente final. Logo, item CORRETO.

  • GABARITO: CERTO

    O Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é um processo que consiste em gerenciar os fluxos, de bens, serviços, finanças, informações de forma estratégica entre empresas e consumidores finais, visando alcançar vantagens competitivas e criação de valor para os clientes.

    O Supply Chain Management é a interação de diferentes processos e atividades que visam à criação de valor dos produtos e serviços para o cliente final, assim planejando e controlando o fluxo de mercadorias, informações e recursos, visando à alimentação de todo Lead Time, incluindo estratégias para focalizar a satisfação do cliente, retenção dos atuais e obtenção de novos clientes. (CHING, 2010, p. 51).

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR

  • Gab: CERTO

    Ciclo de Produção = Cadeia de Suprimento, processo em que todos os stakeholders/ partes interessadas estão envolvidas.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
2420893
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Uma importante dimensão da atividade do gerente de operações, relacionada com a administração de estoques, é a administração da logística e da distribuição. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da logística.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Missão da logística

    ● A missão da logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em  que fornece a maior contribuição à empresa.

    ● A logística de uma empresa é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível.

    ● A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing.

    ● O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.

  • LETRA A.

  • Questões fáceis assim o segredo é não pensar muito para não errar

  • Prezado examinador: essa foi muito fácil.

  • GABARITO: LETRA A

    A logística pode ser definida como o processo de planejar, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora das empresas. O que garante que o ciclo ocorra de maneira íntegra e os prazos de entrega sejam cumpridos.  

    FONTE: QC

  • A resposta da questão foi retirada do livro Administração - Teoria e Prática No Contexto Brasileiro - Filipe Sobral e Alketa Peci :

    "Uma importante dimensão da atividade do gerente de operações, relacionada com a administração de estoques, é a administração da logística e da distribuição. A logística consiste no gerenciamento de toda movimentação de recursos, produtos, equipamentos e informações necessárias para a execução das atividades de uma organização. O objetivo da logística consiste em garantir que os recursos e produtos sejam entregues na quantidade e na qualidade adequadas, no momento e no lugar certos, de forma a maximizar a eficiência e a eficácia do sistema de operações."

    Gabarito: A

  • Garantir que os recursos e produtos sejam entregues na quantidade e na qualidade adequadas, no momento e no lugar certos, de forma a maximizar a eficiência e a eficácia do sistema de operações.


ID
2553811
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A longevidade das organizações passa necessariamente por uma gestão eficiente do mix de produtos, a fim de atender um maior número de clientes com demandas cada vez mais específicas. Evidentemente, essa variabilidade no produto acaba por gerar uma necessidade de adequar a estrutura de produção disponível à demanda de cada produto, e adequar a compra de insumos ao planejamento e controle da produção, para o qual se tornam, cada vez mais, fundamentais o Plano Mestre de Produção (MPS) e o Plano de Necessidade de Materiais (MRP). Sobre o MPS e o MRP, considere as afirmativas abaixo:


I. O MPS se caracteriza por adequar a previsão de demanda às restrições de capacidade identificadas na estrutura produtiva da empresa. Além disso, escalona a produção total de cada item em intervalos de tempo a fim de obter a máxima eficiência do sistema.

II. O MRP se caracteriza por adequar à produção programada toda a necessidade de insumos escalonados por dia, tendo em vista otimizar a colocação eficiente dos pedidos para que não haja ruptura ou excesso de estoque.

III. O MRP opera como um regulador dos modelos de cálculo ótimo de estoque por levar em consideração variações da produção.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
2638819
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sobre o Composto de Atividades Logísticas, assinale a alternativa que contempla uma atividade chave.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • distribuição----roteiro

  • Determinação de Roteiros = Roteirização

    A roteirização é o processo de definição de trajetos com o objetivo de reduzir o tempo, a distância e os custos operacionais logísticos.

  • "Leiaute" cara...

  • Em vernáculo a palavra Leiaute é correta, Lucas Anderson! O cespe tb é uma das bancas que escreve assim!

  • Lógica e bom senso: qual o 1º nome que te vem à mente quando pensas em logística? Para mim: caminhos, roteiros.

  • Em alguns produtos o custo logístico pode variar entre 15 até 70% do custo final do item. Destes 70% referentes à logística, 80 % são custos relacionados ao transporte, assim sendo, o roteiro do transporte de materiais é peça chave para otimização dos custos!

    Bons estudos ! :)

  • @Lucas Anderson Azevedo, Leiaute é a forma de escrever conforme a nossa Língua portuguesa. 

  • Marquei D, mas não me liguei que suprimentos é secundária

  • Logística = quanto menos gasto melhor. É só associar

  • Questão profundamente desatualizada, em termos conceituais, se não mal redigida. As alternativas A, B e E são relacionadas ao "picking" e são, sim, fundamentais no Composto de Atividades Logísticas ao qual se refere a questão. Mais importante ainda, é a Programação de suprimentos, que inclui atividades menores, como por exemplo a definição de roteiros, que podem ser internos ou externos.

  • a banca cobra até termos em japonês em administração e escreve leiaute pra pagar de brasileira kkkkk

  • Atividades de Logística:

    Atividades-chave

    *Padrão de serviço ao cliente;

    *Transporte;

    *Fluxo de informações e processamento de pedidos;

    Atividades de apoio

    *Armazenagem;

    *Manuseio de materiais

    *Compras

    *Embalagem

    *Produção e operação

    *Gestão das informações

    Rodrigo Rennó, Adm de Rec Materiais, 2014.

  • Ballou (2001) separa as atividades logísticas em dois tipos:

    Atividades-Chave e Atividades de Suporte.

    As Atividades-Chave são: Administração de Estoques, Transportes, Fluxo

    de Informações e Padrões de Serviço ao Cliente.

    As Atividades de Suporte são:

    Armazenagem, Manuseio de Materiais, Compras, Embalagem Protetora,

    Cooperação com a Produção e Manutenção da Informação

  • Gab - D


ID
2737297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a rede de suprimentos.


Atualmente, fornecedores importantes estão começando a ser convidados a participar do planejamento de vendas e de operações das empresas.

Alternativas
Comentários
  • "A grande revolução da qualidade ocorrida nos últimos anos trouxe consigo uma nova visão no relacionamento entre o cliente e fornecedor, pois a abordagem comum nas empresas era considerar o fornecedor como um adversário, ou seja, tinha-se a ideia que o fornecedor estava mal intencionado, procurando lucrar sobre eventuais descuidos dos clientes. Para evitar isso, as empresas faziam várias cotações envolvendo fornecedores concorrentes e tomavam o máximo cuidado na hora de receber a mercadoria, tanto um produto quanto um serviço. Não que hoje isso não exista mais, mas o que queremos mostrar é que essa visão mudou e a relação entre empresas e fornecedores tornou-se cada vez mais consistente, gerando um clima de confiabilidade e segurança.

    Hoje, entre cliente e fornecedor procura-se desenvolver um clima de confiança mútua onde ambos saem ganhando, gerando desta forma uma parceria entre eles. Nesta parceria, o fornecedor ajuda no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seu cliente, garante a qualidade, recebe um contrato de fornecimento por um período normalmente igual ao da vida do produto para o qual foi escolhido fornecedor.

    Quando essa parceria atinge elevado grau de evolução, gerando confiança mútua, participação, fornecimento com qualidade assegurada, etc., dá-se a ela o nome de comakershipMas esse tipo de relação não nasce do dia para a noite, pois requer um certo tempo de amadurecimento, de conhecimento da capacidade do fornecedor e confiabilidade do cliente."

    FONTE: http://www.blogdaqualidade.com.br/relacao-cliente-fornecedor-comakership/

  • Como ocorre com o Wal-mart que adota o VMI (Vendor Managed Inventories)

  • A relação Empresa X Fornecedor pode ser considerada um casamento.

     

    Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

  • Certo

    (por um futuro onde gentilmente coloquem o gabarito)  

     

  • mas não puseram? ao menos o pessoal escreveu textos que indicam que está certo

  • 5 Forças de Porter: Poder do Fornecedor.

    Gab: Certo

    Adm Geral e Púb. (Giovnna Carranza)

  • Na área médica, por exemplo, os fornecedores de matéria-prima participam ativamente do processo de fabricação/testes dos produtos para saúde (medical devices) juntamente com a empresa fabricante a fim de sanar/evitar falhas relacionadas com o insumo fornecido.

  • Muito bem colocado pela colega Emanuele quanto às forças de Porter. Outra forma de analisar essa questão é pela ótica da horizontalização das empresas - a exemplo do chamado consórcio modular.


    QUESTÃO CERTA: Empresas horizontalizadas são aquelas que adotam o modelo da administração de processos. Em tais circunstâncias, representantes dos clientes e fornecedores podem ser colocados como membros de equipes internas.


    Fonte: Qconcursos.


    No ambiente de consórcio modular, os parceiros são responsáveis pela execução das operações ao longo da linha de montagem. Desta forma cada parceiro deve também especificar os processos, ferramentas e controles utilizados.


    Em modelos modulares a questão fundamental é a coordenação entre empresas compradoras e fornecedoras, pois em seu conceito os parceiros trabalham dentro da planta da montadora, nos seus respectivos módulos. É de responsabilidade do parceiro a montagem do módulo e a conexão deste módulo na linha de montagem final. Cada parceiro deve prover recursos materiais, peças e subconjuntos necessários na montagem, e os recursos humanos que atendam às necessidades e aos objetivos de qualidade estabelecidos pela montadora.


    Os planos de fabricação envolvem em muitos casos o conceito de consórcio modular. Neste conceito diversos parceiros interagem de forma a executarem todas as operações necessárias para a montagem de um produto. Como as operações de montagem e controles serão executadas por empresas diferentes, com culturas diferentes, torna-se necessário padronizar a especificação dos processos de fabricação.


    Exemplo Real: Caso Volkswagen Resende.


    Resposta: Certo.

     

  • Tô tão fora do mercado de trabalho, que essa fiquei com dúvida....hehehe

  • MCDONALD'S e COCA-COLA

  • Gab: CERTO

    Agora as empresas e fornecedores são Parceiros de Negócios. GANHA-GANHA.

  • Já que os fornecedores podem exercer poder de negociação, então entendo que eles possam ser convidados a participarem do planejamento de vendas e de operações das empresas.

    "Um grupo fornecedor é poderoso se o seguinte se aplica:

    - É dominado por poucas companhias e é mais concentrado do que a indústria para a qual vende;

    - Não está obrigado a lutar com outros produtos substitutos na venda para a indústria;

    - O produto dos fornecedores é um insumo importante para o negócio do comprador;

    - Os produtos do grupo de fornecedores são diferenciados ou o grupo desenvolveu custos de mudança;

    - O grupo de fornecedores é uma ameaça de integração para a frente."

    Livro: Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência.

    Autor: Michael E. Porter

    Gabarito: Certo


ID
2796037
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um gerente de logística de uma empresa de comercialização de eletrônicos deseja aumentar a eficiência de sua cadeia de suprimentos e, para tanto, solicita a realização de um estudo para determinar a taxa de giro do estoque (TGE) nos últimos anos de operação.

O resultado desse estudo indicou que a TGE atual é de 12 vezes por ano e que, de acordo com a composição de custos de estoque da empresa, uma TGE de 24 vezes por ano minimizaria o custo total do lote de compra.

Considerando que o número de unidades vendidas no ano permaneça constante, o gerente deveria

Alternativas
Comentários
  • NUNCA NEM VI

  • giro de estoque = demanda/ estoque

    para aumentar 2X o giro deve-se reduzir à metade o estoque.

  • A fórmula é essa aqui: 

    número total de vendas / volume médio de estoque no período = giro de estoque

    Vamos explicar melhor:

    Você tem uma loja de roupas que vende 2.000 peças por ano e o seu estoque médio durante esse mesmo ano é de 100 peças. Você deve então calcular:

    2.000 / 100 = 20

    Ou seja, o seu estoque gira 20 vezes por ano.


    Como na questão o que se deseja é aumentar o giro para reduzir o custo com o lote de estoque pense que a empresa ao invés de realizar 12 compras GRANDES ao ano passe a realizar 24 compras menores. Isso aumenta o giro e reduz o custo com os produtos em estoque. Lembre-se que estoque é dinheiro parado para a empresa.


    Se eu estiver errado por favor me enviem uma mensagem.


    Fonte principal: https://blog.quantosobra.com.br/giro-de-estoque/

  • As duas aulas não me esclareceu a questão, estou pedindo comentário, peçam também!

  • Se o Giro ocorre 12x ao ano, significa que o estoque se renova a cada 30 dias (12 meses no ano). Como o Giro ideal seria de 24, significa que o estoque deveria ser renovado a cada 15 dias (reduzido pela metade), fazendo assim que existissem 24 giros ao ano.

  • Giro = vendas/estoque. Na questão as unidades vendidas são constantes. Supondo 100 unidades vendidas para um giro de 12 vezes, têm-se: 12 = 100/estoque. Logo, o resultado do estoque seria de aproximadamente de 8,33 unidades. Dobrando o giro para 24 vezes ao ano, têm-se: 24 = 100/estoque. Logo, o resultado seria de aproximadamente de 4,17 unidades. Portanto: o estoque médio anual teria que ser reduzido pela metade.

  • Gab: letra B

    É só atribuir valores q fica mais fácil pessoal.

    A fórmula do Giro de Estoque é

    Giro = Consumo / Estoque médio

    .

    A questão diz q o giro é 12, logo

    12 = Cons / estoq (aqui a gente vai chutar um valor que dividido por outro vai dar 12)

    12 = 48 / 4

    .

    A questão diz q o consumo é constante, então a gente vai fazer o mesmo cálculo de cima, mas com o giro de 24 com o mesmo valor do consumo anterior (48) e descobrir o valor do estoq médio:

    Giro = Consumo / Estoque médio

    24 = 48 / x

    x = 48/24 = 2

    Percebam q o valor do estoque diminuiu exatamente na metade em relação ao primeiro giro q fizemos.


ID
2835733
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre gestão da cadeia de suprimentos.

Alternativas
Comentários
  • E)

     

    o conceito slIpply clwin integra fornecedores. produtores, distribuidores e clientes. A gestão correta de·ssa cadeia pennite agregar mais valor ao cliente. por meio, principalmente, do fluxo das informações de necessidades.
    As empresas, que enxergavam somente o próximo cliente na cadeia, hoje enxergam a integração de todos os envolvidos na cadeia de fornecimento. Essa evolução deu-se de forma gradual no decorrer das últimas décadas. Uma das principais diferenças. que refletem em cu ~to, é a drástica redução dos estoques em toda a cadeia de suprimento, chegando hoje a um conceito sem estoques. A gestão da cadeia sob o conceito mais atual elimina o efeiLo chicote, em que pequenas variações na demanda resultam em grandes variações no ilúcio da cadeia.
    A Internet tem grande importância na gestão da cadeia, principalmente por fornecer e distribuir informações velozmente. Os sistemas de ERP são integrados com os sistemas de gestão da supply chain, tendo funções específicas. como executar pedidos de clientes e rastreamento desses pedidos. Isso permite uma grande agilidade, porém, depende de grandes investimentos em informática.

  • Letra E

    Estilo: Óh! Não me diga!

  • CADEIA de suprimentos é uma abordagem estratégica de logística a partir da utilização da tecnologia e comunicação diz busca integrar o ambiente interno e externo para otimizar processos e agregar valor.

    OBJETIVOS:

    *REDUZIR CUSTOS

    *ADIÇÃO DE VALORES

    *GERAR VANTAGEM ESTRATÉGICA


ID
2902711
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada, e que permite o descarte apropriado de materiais e principalmente a preservação ambiental, é

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    A definição de logística engloba todas as formas de movimentos de produtos e informações. Logística reversa é entendida como “a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros”.

     

    “É um amplo termo relacionado às habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de redução, movimentação e disposição de resíduos de produtos e embalagens…”. Portanto, a logística reversa trata dos fluxos de retorno de peças a serem reparadas, de embalagens e seus assessórios, de produtos vendidos e devolvidos e de produtos usados/consumidos a serem reciclados. 

     

    É o conjunto de atividades e habilidades gerenciais logísticas relacionadas à redução, administração e disposição de detritos perigosos ou não, derivados de produtos ou embalagens. É o conjunto de ações que visam à reutilização de produtos e materiais. Compreende todas as atividades enfocadas na redução, reutilização e reciclagem.

     

     

    LORENI TERESINHA BRANDALISE - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

  • GAB A

     

    Logística Reversa (LR)

     

    Objetiva reaproveitar alguns resíduos sólidos, diminuindo a necessidade de utilizar matéria prima, reduzindo consequentemente o impacto ambiental.

     

    Logística Integrada

    Remete para uma integração dos processos de logística da empresa em sistemas que aumentam a eficiência da empresa, e consequêntemente melhorando os seus resultados. Deve abordar o custo do armazenamento dos materiais usados para criação do produto em questão.

     

    Logística empresarial

    É um departamento responsável pela gestão dos materiais. A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.

     

    http://streamtyres.blogspot.com/2015/08/o-que-e-logistica-reversa-integrada-e.html

     

    Avante!

  • Q784567

     

    Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFSBA Prova: Assistente em Administração

     

    Como é denominada a devolução de um produto à sua empresa de origem, como vasilhames de água mineral, cilindros de gás, palets, que entra no processo produtivo novamente?  

     

     a)Logística reversa (GBARITO) 

  • Conforme a aula do Rodrigo Janiques é uma Cadeia de Ciclo fechado, mas por falta de outra alternativa ficamos com a logística reversa... resposta incompleta  

  • GABARITO: LETRA A

    A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A PNRS define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

    FONTE: WWW.MMA.GOV.BR

  • REsíduos >> REserva


ID
2903893
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Avaliar a necessidade de aquisição de suprimentos e equipamentos, evitando a compra de bens desnecessários ou inadequados, é função da

Alternativas
Comentários
  • A - São várias as formas de se medir o patrimônio e o lucro de uma empresa;

    B - É uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade;

    C - É o estudo através da decomposição de elementos e de levantamentos de dados que consistem em relações diversas que entre si possam ter tais elementos, com o objetivo de conhecer a realidade situação da empresa ou de levantar os efeitos de uma administração sob determinado ponto de vista;

    D - Gabarito;

    E -

  • Questão "sem-vergonha". Na Administração financeira também se faz a análise de investimentos em equipamentos e suprimentos.

  • Além disso, a Análise Patrimonial sugere o envolvimento da Contabilidade, que de fato REGISTRA mas não analisa prioritariamente as necessidades.

  • D - Gabarito.

    Análise Patrimonial.

    A Análise Patrimonial sugere o envolvimento da Contabilidade, que de fato REGISTRA mas não analisa prioritariamente as necessidades.


ID
2922937
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Ivaiporã - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Referindo-se à LOGÍSTICA, analise as assertivas:

I - Refere-se à responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica de estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total.
II - Representa o elo entre todas as expectativas geradas pelos demais departamentos, sejam eles, vendas, marketing, finanças, custos, pesquisa e desenvolvimento, produção ou todos os setores que, somados visam um mesmo objetivo, o sucesso de suas metas, e através da expertise nos conhecimentos logísticos a integração de todos permite o crescimento organizado e sustentável.
III - Os indicadores de desempenho logístico podem monitorar a qualidade das atividades logísticas internas ou a de seus fornecedores.
IV - Atendimento do pedido ao cliente, gestão de estoques, armazenagem e gestão de transportes são alguns dos indicadores logísticos que podem ser utilizados pelas organizações.

Após a análise das sentenças, PODE-SE AFIRMAR:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes( assim como eu), o gabarito é alternativa C.

  • alternativa C.

    Todas as afirmativas estão corretas.


ID
2992768
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com base no assunto de administração de materiais, o processo logístico é composto por um conjunto de atividades primárias e de apoio, as quais devem funcionar de forma integrada. Relacione a classificação das atividades da Coluna 1 com as atividades logísticas apresentadas na Coluna 2.

Coluna 1

I. Atividades Primárias

II. Atividades de Apoio

Coluna 2

( ) Manuseio de materiais

( ) Manutenção de estoques

( ) Transportes

( ) Obtenção / Suprimento

( ) Programação de produtos

( ) Armazenagem

( ) Processamento de pedidos

( ) Embalagem

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Atividades primárias: TPM

    são aquelas responsáveis pela maior parte dos custos logísticos, por isso são consideradas mais importantes.

    Trasnportes;

    Processamento de pedidos;

    Manutenção de Estoques.

    Atividades de apoio: AME

    são adicionais e responsáveis pelo suporte às atividades primárias.

    Armazenagem;

    Manuseio de materiais;

    Embalagem.

    OBS: Atividades de Apoio: Obtenção/Suprimento; Programação de Produtos

  • Atividades primárias:

    As atividades primárias são primordiais para atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviços, já que, ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística, ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística. 

    Transportes,  Manutenção de Estoques,Processamento de Pedidos.

    Atividades de apoio:

    Armazenagem: refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como:

    -Localização,

    -Dimensionamento da área,

    -Arranjo físico,

    -Configuração do armazém.

    Manuseio de materiais: está associada com a armazenagem e também apoia a manutenção de estoques. Está relacionada à movimentação do produto no local de estocagem.

    Embalagem de proteção: seu objetivo é movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável.

    Obtenção: é a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação de compras e da forma pela qual o produto é comprado. Não deve ser confundida com a função de compras, pois esta envolve detalhes de procedimento, tais como a negociação de preços e avaliação de vendedores, que não são relacionados com a tarefa logística.

    Programação do produto: enquanto a obtenção trata do suprimento (fluxo de entrada), a programação do produto lida com a distribuição (fluxo de saída). Refere-se, primariamente, às quantidades agregadas que devem ser produzidas, quando e onde devem ser fabricadas.

    Manutenção de informação: nenhuma função logística dentro de uma firma poderia operar eficientemente sem as necessárias informações de custo e desempenho. Manter uma base de dados com informações importantes – por exemplo: localização dos clientes, volumes de vendas, padrões de entregas e níveis de estoques – apoia a administração eficiente e efetiva das atividades primárias e de apoio.

  • Atividades primárias:

    As atividades primárias são primordiais para atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviços, já que, ou elas contribuem com a maior parcela do custo total da logística, ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística. 

    Transportes,  Manutenção de Estoques,Processamento de Pedidos.

    Atividades de apoio:

    Armazenagem: refere-se à administração do espaço necessário para manter estoques. Envolve problemas como:

    -Localização,

    -Dimensionamento da área,

    -Arranjo físico,

    -Configuração do armazém.

    Manuseio de materiais: está associada com a armazenagem e também apoia a manutenção de estoques. Está relacionada à movimentação do produto no local de estocagem.

    Embalagem de proteção: seu objetivo é movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável.

    Obtenção: é a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico. Trata da seleção das fontes de suprimento, das quantidades a serem adquiridas, da programação de compras e da forma pela qual o produto é comprado. Não deve ser confundida com a função de compras, pois esta envolve detalhes de procedimento, tais como a negociação de preços e avaliação de vendedores, que não são relacionados com a tarefa logística.

    Programação do produto: enquanto a obtenção trata do suprimento (fluxo de entrada), a programação do produto lida com a distribuição (fluxo de saída). Refere-se, primariamente, às quantidades agregadas que devem ser produzidas, quando e onde devem ser fabricadas.

    Manutenção de informação: nenhuma função logística dentro de uma firma poderia operar eficientemente sem as necessárias informações de custo e desempenho. Manter uma base de dados com informações importantes – por exemplo: localização dos clientes, volumes de vendas, padrões de entregas e níveis de estoques – apoia a administração eficiente e efetiva das atividades primárias e de apoio.

  • Gab. A - II, I, I, II, II, II, I, II

    ( II - Atividades de Apoio ) Manuseio de materiais

    ( I - Atividades Primárias ) Manutenção de estoques

    ( I - Atividades Primárias ) Transportes

    ( II - Atividades de Apoio ) Obtenção / Suprimento

    ( II - Atividades de Apoio ) Programação de produtos

    ( II - Atividades de Apoio ) Armazenagem

    ( I - Atividades Primárias ) Processamento de pedidos

    ( II - Atividades de Apoio ) Embalagem

  • Pra galera que tem errado as questões desse assunto, bizu básico:

    As atividades primárias são os TRAMP

    Trasnportes;

    Manutenção de Estoques;

    Processamento de pedidos;

    Sabendo as primárias já é possível acertar grande parte das questões.

  • Atividades primárias são as coisas que dão mais TRAMPO (Trasnportes, Manutenção de estoques e

    Processamento de pedidos).

  • primária:

    Transporte

    P. pedido

    Manutenção de Estoque

    apoio:

    Manuseio de materiais

    embalagem de proteção

    obtenção

    programação do produto

    manutenção de informações.

  • GAB. A

    Mnemônico - Atividades Logísticas @Ballou

    Atividades Primárias (TPM) e de Apoio (EMO A PM)

    • TEM - Transporte → Embalagem e Manuseio
    • POA - Processamento dos Pedidos → Obtenção e Armazenagem
    • MPM - Manutenção Estoques → Manutenção Info e Programação dos produtos

ID
3192835
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A visão cíclica de uma cadeia de suprimento é muito útil ao se considerar as decisões operacionais, pois ela especifica claramente os papéis e as responsabilidades de cada componente da cadeia de suprimento, com estabelecimento dos ciclos de pedidos

Alternativas
Comentários
  • Cliente, reabastecimento, fabricação, suprimentos. gabarito ( B )

ID
3198679
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A administração de materiais é uma das áreas mais importantes das organizações, influindo bastante nos custos de funcionamento das mesmas. Esta é uma das razões pela qual uma boa administração de materiais reduz custos e melhora os resultados da em presa, mantendo seu foco principal na determinação do que, quando, como e quanto comprar, ao menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final, a administração de materiais é intimamente associada à(ao):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Para Ballou, a logística "trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável."

    Logística:

    "Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. Material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente. A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estrutura física (fábricas, depósitos. armazéns centros de distribuição) gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção além das atividades de distribuição."

    FONTE: Petronio G. Martins (2 ª Edição, pág. 179)


ID
3257158
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração de recursos materiais, julgue o item.


O arranjo físico funcional tem correspondência com um sistema de produção contínua, tal como uma linha de montagem, e é ideal para produtos padronizados.

Alternativas
Comentários
  • O arranjo físico está relacionado ao posicionamento físico dos recursos transformadores de uma organização, ou seja: as instalações, equipamentos e pessoas que trabalham na empresa. O seu objetivo é permitir o melhor desempenho dos colaboradores e dos equipamentos, de forma que o trabalho flua de maneira simples e fácil.

  • ERRADO

  • Existem 4 tipos de Arranjo físico (leiaute): de processo, de produto, celular e estacionário.

    >>>Leiaute de PROCESSO/FUNCIONAL: utilizado quando as máquinas e as pessoas são dispostas por especialidades.

    >>>Leiaute de PRODUTO/LINEAR: utilizado quando os equipamentos/materiais são dispostos em uma mesma seção, conforme a sequência das operações. Utilizado quando o produto é padronizado e não há modificações. 

    >>>Leiaute ESTACIONÁRIO/DE POSIÇÃO: utilizado quando o produto é de grande porte e não se movimenta. 

    >>>Leiaute CELULAR: mistura de arranjo de processos com arranjo por produtos.

    FONTE;ESTRATÉGIA

    GAB. E. O ENUNCIADO ESTÁ FALANDO DO LEIAUTE PRODUTO /LINEAR

  • GABARITO: ERRADO

    COMPLEMENTANDO:

    Layout de Armazenagem:

    Um dos aspectos mais importantes a serem observados na gestão das operações de almoxarifado é o layout (arranjo físico) das instalações, ou seja, a disposição de máquinas, pessoas e materiais de uma organização.

    Desta maneira, o layout (ou leiaute) relaciona-se com o modo como os equipamentos, máquinas e materiais estão “arrumados” na empresa. Alguns aspectos a serem observados são: se os corredores de escoamento são largos o bastante, se os materiais estão guardados de forma a serem facilmente encontrados, se as instalações estão adequadas ao tipo de material guardado etc.

    De acordo com Moura, os objetivos de um layout eficiente devem ser:

    • Assegurar a utilização máxima do espaço.

    • Propiciar a mais eficiente movimentação de materiais.

    • Propiciar a estocagem mais econômica, com relação às despesas de equipamento, espaço e mão

    de obra.

    • Propiciar ٽexibilidade máxima para satisfazer as necessidades de mudança, de estocagem e de

    movimentação.

    Para que isso seja atingido, devemos projetar o espaço físico adequadamente. Viana cita cinco passos para que possamos projetar um layout de armazém:

    • Definir a localização de todos os obstáculos.

    • Localizar as áreas de recebimento e expedição.

    • Localizar as áreas de separação de pedidos e de estocagem.

    • Definir o sistema de localização de estoque.

    • Avaliar as alternativas de leiaute do armazém.

    FONTE:  Administração De Recursos Materiais Para Concursos: Teoria e 370 Questões de Concursos Comentadas – Rodrigo Rennó.

  • uma das vantagens desse tipo é atender a produtos diversificados em quantidade variadas...
  • O arranjo físico funcional tem correspondência com um sistema de produção contínua, tal como uma linha de montagem, e é ideal para produtos padronizados. Resposta: Errado.

    Arranjo físico funcional é ideal para máquinas e pessoas na departamentalização por especialidade.


ID
3267889
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Sobre a gestão da cadeia de suprimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Oque seria o efeito estilingue?

  • Gabarito D

    Cadeia de Suprimentos gerencia todas atividades logística interna e externa da empresa.

  • A letra E é o Efeito Forrester ou Efeito Chicote.

  • Sobre a alternativa E:

    Na cadeia de suprimento, deve-se evitar o efeito chicote - uma pequena variação na ponta do consumo pode levar a uma grande variação na origem

  • Não é efeito estilingue, e sim efeito chicote.

  • Não é efeito estilingue, e sim efeito chicote.

  • Cadeia de suprimentos =

    É o conjunto das atividades que integram os canais de aquisição, produção, armazenamento e distribuição, utilizando serviços, materiais e informações presentes em cada etapa.

    Essas etapas assumem necessidades naturais de se interligarem para que toda a cadeia flua sem danos às atividades subsequentes. Por isso precisam ser planejadas e controladas para que o resultado final de suas operações venha agregar valor para os clientes finais, através de reduções dos custos e do tempo de cada ciclo sem a perda da eficiência

  • Gabarito: D

    A gestão da cadeia de suprimentos inclui o planejamentooperação e controlede forma integrada, de todas as atividades pertencentes a cadeia de suprimentos, desde o ponto de aquisição até o consumo final.

    São atividades relacionadas à cadeia de suprimentos: aquisição e matérias-primas, manutenção e estoques, armazenagem, processamento dos pedidos e transportes.

    Fonte: TEC

  • Letra D - A obtenção de matérias primas, manufatura e a armazenagem constituem atividades relacionadas à cadeia de suprimentos.


ID
3317932
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com relação aos tipos de armazenagem, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Por agrupamento: os produtos são armazenados por grupo, de acordo com suas características, o que facilita a busca e a organização do local, mas não garante o melhor aproveitamento.
( ) Por tamanho: as mercadorias são armazenadas de acordo com sua acomodação, o que permite o melhor aproveitamento do espaço.
( ) Por frequência: os produtos que saem com mais frequência são dispostos próximos à saída ou expedição.
( ) Em área externa: muitos materiais não precisam de locais cobertos para serem armazenados, podendo ser mantidos em áreas externas, o que reduz custos de instalação.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão dá um resumo claro e objetivo dos tipos de armazenamento.

    Todas as alternativas corretas.

    Gabarito D

  • Errei questão idêntica no concurso da UFMS....affeeee.....

  • Ampliando aqui...

    Em área externa -》Armazenamento fora do depósito, aumentando a capacidade total de armazenagem.

    Coberturas alternativas -》Também fora do depósito, mas com a utilização de coberturas plásticas para a proteção. 

  • Armazenagem por agrupamento (ou complementaridade): Materiais associados são alocados próximos uns dos outros. É o caso de se armazenarem sobressalentes variados de um motor de automóvel, por exemplo, em uma mesma estante. Esse critério facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite, o melhor aproveitamento do espaço.

    Armazenagem por tamanho, peso ou forma (acomodabilidade): Materiais de características físicas semelhantes são armazenados mais próximos. Esse critério possibilita um maior aproveitamento do espaço físico, e demanda maior necessidade de controle por parte do gestor de almoxarifado.

    Armazenagem por frequência: Os materiais com maior frequência de entrada e saída do almoxarifado são armazenados próximos à sua entrada/saída.

    Armazenagem em área externa: Este critério é aplicável a materiais que podem ser armazenados em áreas externas (por exemplo, automóveis acabados, armazenados em pátios), reduzindo custos e ampliando o espaço interno do almoxarifado para materiais que necessitam de maior proteção.

    Fonte: Enap Didáticos

    gab. D


ID
3325648
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Todas as atividades a seguir são ações clássicas de logística, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    Todas as atividades a seguir são ações clássicas de logística, EXCETO:

    B)Avaliação de desempenho, motivação, remuneração, satisfação no trabalho.

    São atividades da área de Gestão de Pessoas.

  • Gabarito (B), pois se refere à Gestão de Pessoas.

    Atividades de logística:

    • Compras.

    • Programação de entregas para a fábrica.

    • Transportes.

    • Controle de estoque de matérias-primas.

    • Controle de estoque de componentes.

    • Armazenagem de matérias-primas.

    • Armazenagem de componentes.

    • Previsão de necessidades de materiais.

    • Controle de estoque nos centros de distribuição.

    • Processamento de pedidos de clientes.

    • Administração dos centros de distribuição.

    • Planejamento dos centros de distribuição.

    • Planejamento de atendimento aos clientes.

  • b) Avaliação de desempenho, motivação, remuneração, satisfação no trabalho - a logística não lida com gestão de pessoas.


ID
3337336
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na área funcional da administração de materiais, a administração é desenvolvida através da atuação gerencial e de exercícios diários das atribuições e responsabilidades de cada funcionário da área. A rotina depende do uso das técnicas e recursos necessários para realização dos trabalhos.

Referente aos elementos necessários para a realização das rotinas da administração de materiais, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • alternativa C é a errada sobre o que está sendo pedido na questão

  • Produtos a serem transformados são as matérias-primas ou insumos.

  • Prateleiras, Containers, Pallets, Engradados, Caixas ou gavetas são principais equipamentos de armazenagem.

    gab. C

  • A questão tem um erro de português e não sobre gestão de logistica.:

    C

    Aquivos, prateleiras, pallets e veículos são os recursos que serão transformados para produção de bens ou realização dos serviços.

  • A) O Almoxarifado é o departamento responsável pela guarda física dos materiais em estoque.

    B) O Setor de Compras preocupa-se também em realizar a aquisição de materiais e mercadorias no preço mais favorável possível.

    C) Arquivos, prateleiras, pallets e veículos são os recursos que serão transformados para produção de bens ou realização dos serviços.

    • equipamentos -> armazenagem

    D) Os materiais são todos os artigos essenciais para a atividade produtiva da organização empresarial (matérias-primas, máquinas, equipamentos, ferramentas, utensílios e outros)

  • Em relação a diversos atividades e procedimentos necessários à realização das rotinas da administração de materiais, marquemos a afirmativa incorreta.

    A - correta. O Almoxarifado é o departamento responsável pela guarda física dos materiais em estoque.

    B - correta. O Setor de Compras preocupa-se também em realizar a aquisição de materiais e mercadorias no preço mais favorável possível.

    C - incorreta. Arquivos, prateleiras, pallets e veículos são os recursos que serão transformados para produção de bens ou realização dos serviços.

    • Os recursos deste caso são as matérias primas. Os recursos destacados na afirmativa são de armazenage.

    D - correta. Os materiais são todos os artigos essenciais para a atividade produtiva da organização empresarial (matérias-primas, máquinas, equipamentos, ferramentas, utensílios e outros)

    Concluímos que a alternativa "C" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: C


ID
3358000
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O tempo de reposição de mercadorias em estoque é calculado pelo tempo total transcorrido desde a identificação da necessidade de reposição do estoque até a colocação do material em disponibilidade para uma nova demanda. Esse tempo do ciclo de reposição do produto é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Tempo de reposição (TR): É o intervalo de tempo entre a emissão do pedido e a chegada do material no almoxarifado. É também conhecido como lead time. = Δt (processamento da licitação/compra direta + tarefas do fornecedor + recebimento).

    Enap

  • GABARITO: LETRA B

    ▶“Lead Time é uma medida do tempo gasto pelo sistema produtivo para transformar matérias-primas em produtos acabados” (TUBINO Dalvio Ferrar, 1999).

    ▶ Lead time ou tempo de throughput é o tempo necessário para que um produto evolua da concepção ao lançamento, do pedido à entrega ou da matéria-prima ao cliente e inclui o tempo de processamento e o tempo de fila” (CHRISTOPHER Martin, 1998).

    ▶“O lead time total é composto pelo tempo dedicado ao processamento de pedidos, à busca de fornecimento e manufatura dos itens e ao transporte dos itens entre os diversos estágios da cadeia de suprimentos”

    (SIMCHI-LEVI David, KAMINSKY Philip e SIMCHI-LEVI Edith 2003).

  • Lead time = Tempo de espera

    Resposta [ B ]

  • Lead Time é um termo da engenharia da produção que vem se aplicando muito bem à cadeia de suprimentos. Portanto, saber o que é lead time em logística é essencial para as empresas nos dias de hoje. Afinal de contas, esse conhecimento pode ser a diferença entre ter um processo eficiente, ou não.

  • B

    TEMPO DE REPOSIÇÃO (ou tempo de ressuprimento ou tempo de atendimento) é o intervalo de tempo compreendido desde a constatação da necessidade de repor estoques até a efetiva entrega na Organização.

  • Lead Time = Tempo de Reposição = Tempo de Ressuprimento

  • A definição mais convencional para lead time em logística, no tocante ao Supply Chain Management, diz que é o tempo entre o momento do pedido do cliente até a entrega do produto.

    _____________________________________________

    Qual a importância do lead time para a logística?

    lead time está relacionado aos tempos de espera da cadeia logística, e seu conhecimento pode ajudar gestores a ter poderosos insights para aperfeiçoar etapas de produção e distribuição ou até mesmo identificar erros ou gargalos nos processos.

    GABARITO: B

    Fonte: Patrus.

  • GABARITO: LETRA B

    • lead time = tempo de espera
    • setup = configurações

ID
3430747
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir.


“[...] trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”.


A afirmação refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    “A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” (Ballou, 2006).

  • Gabarito: D

  • “A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” (Ballou, 2006).


ID
3599929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito da administração de recursos materiais, julgue o item que se segue.


Nos dias atuais, a administração de materiais caracteriza-se como um conjunto de atividades orientadas a evitar a falta e a desmobilização dos estoques.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em evitar a desmobilização do estoques, o certo é evitar a mobilização de estoques.

  • Evitar que se movimente? Não entendi...

  • O principal objetivo atualmente da administração de materiais é ter a quantidade certa de produtos em estoques, com o menor custo de armazenagem possível, adquirindo-se no momento adequado e com qualidade ideal.

  • A administração de materiais realmente busca assegurar que não faltem os materiais necessários em estoque. Mas a banca trouxe um conceito confuso no final da frase.

    Mobilizar estoques significa movimentá-los. Já a desmobilização indica que iremos cessar ou desfazer a movimentação. Ora, então evitar a desmobilização dos estoques significaria movimentar os estoques.

    Nenhuma empresa gosta de estoque "parado", pois isso gera custos. Mas a própria movimentação dos estoques dentro do armazém deve ser limitada, ou seja, somente feita quando necessária para o processo produtivo.

    Além disso, isto não é um objetivo central da administração de materiais. A frase estaria então "restringindo" os objetivos da administração de materiais. Deste modo, o gabarito da banca foi questão incorreta.

    fonte: https:// quizlet.com/148965128/aula-3-adm-de-materiais-teoria-flash-cards/

  • Gab: ERRADO

    A questão erra apenas ao apresentar a palavra DESMOBILIZAÇÃO, que significa DEIXAR de movimentar algo. Ora, em ARM nós administramos materiais, incentivamos o estoque mínimo, então a DESmobilização significa prejuízo, é dinheiro parado. Sendo assim, NÃO se deve desmobilizar, mas sim MOBILIZAR o estoque.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Português é uma assombração na minha vida, perseguição Affff..kkkkk
  • Gabarito ERRADO

    Questão igual ->> Q323665

    O enunciado está correto quando fala em evitar a falta de estoques, o que pode causar paralisação na atividade produtiva da organização, porém não se pode dizer o mesmo em relação a "evitar a desmobilização" dos estoques.

     Isso significaria deixá-los imobilizados e inibir o seu giro, o que definitivamente não é uma prática recomendada em Administração dos Materiais em função do custo e da óbvia necessidade de utilizar os estoques de maneira contínua com o intuito de abastecer a cadeia produtiva da organização.

    Fonte: material prof. Ricardo Campanario - Estratégia Concursos

  • Errado.

    Pois visa evitar a MOBILIZAÇÃO dos estoques, ou seja, a inércia dos estoques.

    Fonte: Meu conhecimento por meio dos estudos.

  • Gab. E


ID
3600919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito da administração de recursos materiais, julgue o item que se segue.


A área de administração de materiais pode atuar como conciliadora de interesses conflitantes entre as áreas de vendas e de administração financeira, uma vez que desenvolve técnicas de planejamento para garantir 100% da entrega dos pedidos realizados pelos clientes.

Alternativas
Comentários
  • Resposta:Certo

    Faz sentido a pegadinha. Olhem só:

    A construção gramatical "para garantir 100%" é muito diferente da construção "que garantem 100%". Em outras palavras, de fato a A.M. desenvolve técnicas para garantir 100% da entrega dos pedidos. Isso não significa dizer que ela alcance esse objetivo.

    FONTE: Danilo Gomes - Q323668

  • CERTO

  • As questões antigas do CESPE tinham maior grau de arbitrariedade...

    Segundo DIAS, uma das responsabilidades da função administração de estoques é conciliar, da melhor maneira, os objetivos antagônicos de diversos departamentos. Enquanto o Depto. de compras quer grandes estoques para fornecer descontos sobre as quantidades, o Depto. financeiro quer reduzir o estoque porque representa perda de juros do capital investido. 

    Na prática, observa-se que alguns departamentos têm maior agressividade e é, geralmente, mais ouvido. Visto isso e voltando à questão, caso o departamento financeiro seja mais agressivo, é bem provável que o grau de atendimento de pedidos seria inferior a 100%, ou seja, o planejamento da função de administração de recursos não garantiria a 100% da entrega dos pedidos realizados pelos clientes. Em cenário oposto, se o departamento de vendas fosse mais agressivo, aí, sim, o planejamento poderia garantir 100% da entrega dos pedidos realizados. 

    A questão seria infinitamente melhor elaborada se trocasse o taxativo 'desenvolve' por 'pode desenvolver'.


ID
3695725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2010
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca de processos logísticos e transporte, julgue o item a seguir.


Os especialistas logísticos são prestadores de serviços que proveem soluções logísticas completas, abrangendo diversidade de serviços planejados e gerenciados de forma integrada.

Alternativas
Comentários
  • Olá! Desculpe pela demora em responder, não estou entrando muito no QC e não tinha visto sua msg. Desejo excelente 2016 para vc e sua família, e que consiga realizar seus sonhos. Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o ânimo (Winston Churchil). Fevereiro farei a magistratura no RJ, a federal em SP e em março a magistratura do AM. Espero que esteja tudo bem com a seleta colega do QC. Tudo de bom para vc.
  • Oi, Munir! Espero que esteja tudo bem com você, meu amigo! Bjsss
  • Os especialistas logísticos são prestadores de serviços... - errado.

    Por quê? Porque ele pode ser contratado/funcionário da empresa, não precisa ser necessariamente um prestador de serviço.

  • Nossa, errei por bobagem.

  • Gab. E


ID
3768919
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O processo de logística tem como fatores críticos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "C) A característica do veículo (quanto maior o veículo ou mais complexa sua operação, maior a necessidade de mão de obra especializada, espaço, vias adequadas, área de estacionamento e cuidados)."

    A característica do veículo não é um fator crítico para o processo de logística, é simplesmente um aspecto que a organização precisar lidar.


ID
3786427
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A gestão da cadeia de suprimentos tem como objetivo satisfazer o cliente final/usuário. Como argumentam Slack et al (2013), o gerenciamento eficaz das operações como um todo depende da capacidade de selecionar adequadamente os fornecedores.

Nesse contexto, a opção por fontes múltiplas de fornecimento pode trazer desvantagens para a organização, como uma maior

Alternativas
Comentários
  • Fornecedor único

    Vantagens:

    - Qualidade possivelmente superior em razão das maiores possibilidades de Sistemas de garantia de qualidade.

    - Relacionamento mais forte e duradouro.

    - Maior dependência favorece maior comprometimento e esforço.

    - Melhor comunicação

    - Melhor cooperação no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

    - Maior economia de escala.

    - Maior confidencialidade.

    Desvantagens:

    - Maior vulnerabilidade a problemas caso ocorram falhas no fornecimento.

    - Fornecedor individual é mais afetado por flutuações no volume de demanda. - Fornecedor pode aumentar os preços caso não haja alternativas de fornecimento.

    Múltiplos fornecedores

    Vantagens

    - O comprador tem maior poder de barganha e pode forçar preço baixo em razão da maior concorrência entre fornecedores.

    - Possibilidade de trocar de fornecedor caso ocorram falhas no fornecimento.

    - Várias fontes de conhecimento e especialização disponíveis.

    Desvantagens

    - Pouco comprometimento do fornecedor, afinal ele tem vários clientes.

    - Maior dificuldade em desenvolver sistemas de garantia da qualidade.

    - Comunicação fraca.

    - Fornecedores tendem a investir pouco em novos processos.

    - Maior dificuldade em obter economia de escala.

  • Se a empresa possui fornecedor demais, a mesma não consegue manter um relacionamento contínuo com um determinado fornecedor e isso pode dificultar várias vantagens, pois a empresa sempre estará "pulando" de fornecedor para fornecedor e não haverá uma relação amigável entre ambas as partes. Logo, os fornecedores darão preferência aos seus clientes mais presentes.

    Gabarito C


ID
4068361
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com Kurgant (2010), no gerenciamento de recursos materiais, a especificação é realizada em qual momento do fluxo das principais atividades do gerenciamento da cadeia logística?

Alternativas

ID
4933771
Banca
CETRO
Órgão
TCM-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para instalar-se fisicamente, toda empresa precisa contar com equipamentos adequados. Toda e qualquer organização utiliza peças de reposição, reagentes de laboratório, material de escritório e, em qualquer circunstância, nunca pode faltar a mão-de-obra. Daí porque uma das atividades da administração de projetos é o planejamento de recursos tais como materiais permanentes.


Como exemplo de material permanente, pode-se citar

I. as peças de reposição.

II. os reagentes de laboratório.

III. as instalações e equipamentos.

IV. o material de escritório.

V. a mão-de-obra.


Pode-se afirmar que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Os itens I, II e IV, são materiais de consumo, que ficam no estoque do almoxarifado. Não são permanentes.

    O item V nem mesmo é material.

    O item III é o único que é material permanente, pois não é consumido pela organização.

    Gab D

    Bons estudos!

  • Penso que esse item V faça parte do intangível da empresa

ID
5399020
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A área da logística responsável pelo retorno de materiais já utilizados no pós-consumo, por seus canais de distribuição, para reaproveitamento (reutilização, redução e reciclagem) ou descarte ambientalmente adequado é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    A logística reversa é uma ferramenta que visa o direcionamento das embalagens pós consumo para a reciclagem ou para o reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as áreas da logística. Neste caso, deve ser marcada a alternativa que contém a área responsável pelo retorno de materiais já utilizados no pós-consumo, por seus canais de distribuição, para reaproveitamento (reutilização, redução e reciclagem) ou descarte ambientalmente adequado.

    Indo direto ao ponto, o conceito apresentado no enunciado remete à logística reversa.

    A logística reversa é classificada em três tipos, sendo eles:

    • Logística Reversa de pós-venda
    • Logística Reversa de pós-consumo e
    • Logística Reversa de embalagem.

    Em que:

    • Logística Reversa de pós-venda: é a responsável pelo controle do fluxo logístico correspondente aos bens de pós-venda, ou seja, aqueles produtos sem uso ou com pouco uso que são devolvidos.

    • Logística Reversa de pós-consumo: faz o controle do fluxo físico correspondente aos bens de pós-consumo, ou seja, produtos descartados pela sociedade. São aqueles que ainda possuem vida útil ou que possuem possibilidades de reutilização.

    • Logística Reversa de embalagem: está incluído na logística reversa de pós-venda e de pós-consumo. Dá ênfase ao reaproveitamento de embalagens.

    Tendo visto o assunto, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    LIVA, Patrícia Beaumord Gomes; PONTELO, Viviane Santos Lacerda; OLIVEIRA, Wedson Souza. Logística reversa. Gestão e Tecnologia industrial. IETEC, 2003.

    NHAN, ANNP; SOUZA, C.; AGUIAR, R. Logística reversa no Brasil: A visão dos especialistas. In: XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção-ENEGEP. 23, 2003, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABREPO-Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2003.


ID
5525296
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A logística pode ser entendida como um conjunto de ações desenvolvidas com a finalidade de entregar os produtos certos, no local planejado e no tempo combinado.
Considerando o contexto de logística, analise as afirmativas a seguir.
I. Transportes e manutenção de estoques são exemplos de atividades primárias.
II. Obtenção, programação do produto e processamento de pedidos fazem parte das atividades de apoio.
III. Armazenagem e manutenção de informações relacionam-se ao mesmo tipo de atividade primária.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Logística - Atividades primárias e de apoio

    1ª (Primária) TPM (Transporte - Processamento de pedidos - Manutenção de estoques) 

    2ª (Secundária) AME (Armazenagem - Manuseio de Materiais - Embalagens)

    Sabendo disso,

    I. Transportes e manutenção de estoques são exemplos de atividades primárias.

    Correto. Transporte e Manutenção de estoques fazem parte das atividades primárias.

    II. Obtenção, programação do produto e processamento de pedidos fazem parte das atividades de apoio.

    Errado. Os itens citados não fazem parte das atividades de apoio.

    III. Armazenagem e manutenção de informações relacionam-se ao mesmo tipo de atividade primária. 

    Errado. Armazenagem faz parte da atividade de apoio e manutenção de estoques e não de informações como afirma a alternativa.

    Fonte: QCFriends.

    Gab. A

  • Complementação do Terssando:

    Atividades Primárias de Logística: TPM

    Atividades Secundárias de Logística: AME O PM.

    Secundárias:

    Armazenagem;

    Manuseio de Materiais;

    Embalagem de Proteção;

    Obtenção;

    Programação de Produtos;

    Manutenção de Informação.