- ID
- 2737321
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- EMAP
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Naval
- Assuntos
Durante séculos de comércio internacional, chineses, árabes e europeus não haviam conseguido criar uma forma de evitar as enormes perdas no transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, nem agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga. Somente em 1937, o americano Malcom McLean, então com pouco mais de vinte anos de idade, motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, ao observar o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque, teve a ideia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, ser embarcadas nos navios.
Com o tempo, McLean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, e abrangendo transporte marítimo, fluvial e ferroviário, além de terminais portuários. Surgia, assim, a conteineirização.
Internet: <https://pt wikipedia org>
Tendo o texto apresentado como motivador, julgue o item que se segue, a respeito dos perfis de cargas movimentadas nos portos.
A medida-padrão utilizada para quantificar o volume de
contêineres movimentados em uma instalação portuária é
denominada TEU, que equivale a uma unidade de 15 pés de
comprimento.