SóProvas


ID
2737657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando os princípios e conceitos da mecânica dos sólidos, julgue o item seguinte.


Em um sistema rotativo totalmente balanceado, as reações de apoio, devido às forças aplicadas e aos momentos, devem ser nulas.

Alternativas
Comentários
  • Estranho, as reações de apoio devem ser proporcionais as forças e aos momentos aplicados e não nulas. 

  • tambem achei mas ele fala em relação as forcas externas

  • Também não entendi muito, acredito que o momento das forças deve ser nula, mas as forças se elas forem nulas, não tem como as forças serem nula...coisa estranha....

  • Não concordo com a questão, mas acho que a linha de pensamento foi a seguinte:

    Um sistema rotativo que está desbalanceado irá gerar uma força centrípeta repetitiva devido a sua massa desbalanceada que será transmitida para os apoios. Se ele estiver totalmente balanceado então essa força centrípeta não irá existir pois não teria uma "massa desbalanceada girando", logo não haverá transmissão de força para os apoios.

    O que eu não concordo com a questão é que, mesmo totalmente balanceado, existe a força devido a massa do próprio sistema rotativo que será transmitira para os apoios....me corrijam se eu estiver errado....

  • Não seria o somatório de forças que deveria ser nulo? Se não há desbalanceamento, não há carregamentos dinâmicos atuando sobre o sistema.

  • Não concordo com o gabarito: mesmo que a força centrípeta dos elementos de massa em rotação se anulem, ainda é necessária uma reação no apoio para equilibrar a força gravitacional do sistema. Se a questão especificasse que a massa do sistema é desprezível, então não há inércia e por consequência não há força centrípeta, e o gabarito continua não fazendo sentido. Nenhum sistema vai flutuar quando balanceado em rotação.

  • Acredito que a pegadinha da questão esteja em: "devido às forças aplicadas e aos momentos".

    Nesse caso, como o sistema está balanceado, essas forças e momentos não existem, portanto não geram esforços nos apoios.

  • "Balancear uma peça é modificar sua distribuição de massa, de modo que as forças radiais não ultrapassem certos valores, conforme o tipo de aplicação. Não se pretende tornar as forças radiais não equilibradas totalmente nulas, pois isso é impraticável e inviável economicamente."

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5242164/mod_resource/content/1/Balanceamento.pdf

    Acho q a pegadinha é na parte "sistema rotativo totalmente balanceado"...