SóProvas


ID
2737762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Acerca dos processos de soldagem, julgue o item subsequente.


Na soldagem por arco submerso, o calor necessário ao processo é gerado a partir do aquecimento da escória líquida, por meio de resistência elétrica imersa na poça de fusão.

Alternativas
Comentários
  • Na soldagem por arco submerso, o calor necessário ao processo é gerado a partir do aquecimento DE UM ARCO GERADO ENTRE A PEÇA DE TRABALHO E O CONSUMÍVEL. O ARCO FICA COBERTO POR UM FLUXO GRANULAR.

  • O calor é gerado da mesma forma que num outro processo de solda elétrica, via arco entre peça e eletrodo. A diferença, nesse processo, é que o arco fica coberto por um fluxo que tem como objetivo proteger, adicionar elementos de liga e controle da geometria do cordão de solda.

  • A definição dada na questão se refere ao processo de Eletroescória.

  • não falou nada de arco elétrico. Errada.

  • Submerged arc welding (SAW), é um método em que o calor necessário para fundir o metal é produzido por um arco elétrico criado entre a peça de trabalho e a ponta do arame de soldagem.

    A soldagem por eletroescória( ESW -Electro Slag Welding) não é um processo a arco, pois nele o arco é apenas usado para dar início ao processo de soldagem.

    A resistência da escória fundida a passagem da corrente de  e é suficiente para gerar o calor necessário para a soldagem (efeito joule) , sendo este suficiente para fundir o eletrodo e as faces do chanfro.

  • Na soldagem por arco submerso um arco é formado entre a peça de trabalho e o final do consumível, onde ambos estão cobertos por uma camada de fluxo granular (daí o nome arco submerso). O arco fica portanto, escondido. Parte do fluxo é fundida gerando uma capa protetora sobre a poça de fusão da solda. O restante não fundido é recolhido para a reutilização. 

     

    O consumível utilizado é quase sempre um arame sólido, mas recentemente arames tubulares foram introduzidos. A soldagem por Arco Submerso é geralmente realizada com equipamentos automáticos, embora existam pistolas de soldagem manuais para o processo. Para aumentar a produtividade, um arranjo com vários consumíveis pode ser introduzido. 

     

    Devido à sua elevada taxa de deposição de metal, é um processo particularmente adequado para longas articulações retas de boa qualidade na posição plana. É amplamente utilizado na fabricação de vasos de pressão, em plantas químicas, em estruturas pesadas, em reparação e na indústria de construção naval. 

    Falando ainda sobre os consumíveis, os eletrodos e os fluxos de soldagem combinados juntamente com o metal de base e o procedimento de soldagem, as propriedades mecânicas do cordão de solda. 

     

     

    Vantagens 

    • Altas velocidades de soldagem; 

    • Altas taxas de deposição; 

    • Boa integridade do metal de solda; 

    • Processo de fácil uso; 

    • Melhor ambiente de trabalho e maior segurança para o operador uma vez que o arco está protegido pelo fluxo. 

     

    Limitações 

    • Limitação de soldagem nas posições plana e horizontal; 

    • Chapas de elevada espessura; 

    • Normalmente limitado a juntas em linha. 

     

    São eles os eletrodos e os fluxos. Os eletrodos podem ser arames sólidos, tubulares ou fitas, os quais são fornecidos na forma de carretéis ou bobinas. A combinação eletrodo-fluxo determina, juntamente com o metal de base e o procedimento de soldagem, as propriedades mecânicas do cordão de solda. 

     

    Nesse processo quanto maior a corrente utilizada, maior a penetração e deposição, com menor profundidade. Sendo a corrente inversamente proporcional a tensão.  

     

    Esse processo é geralmente limitado a operações na posição plana e horizontal do filete ou em pequenas inclinações. Em superfícies verticais, só é possível a realização de soldas horizontais se o tamanho dos passes for limitado e desde que seja providenciado um suporte adequado para o fluxo.

    Fonte: Meus resumos

  • O arco submerso, também conhecido como Submergec Arc Welding (SAW), é um dos tipos de soldagem que tem como base a formação de um arco quando a corrente elétrica atravessa o arame da solda e a peça de trabalho, resultando na geração de calor.

    O processo acontece assim: o arame consumível é introduzido no fluxo. Quando o arco elétrico é iniciado, o arame, o metal de base e o fluxo são envolvidos pelo arco e derretidos no procedimento para criar a poça de fusão

    a.