-
ERRADO. A Manutenção Detectiva consiste em testar sistemas, de modo a detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal da operação ou manutenção
-
MANUTENÇÃO DETECTIVA é a atuação efetuada em sistemas de proteção ou comando buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção. Um exemplo clássico é o circuito que comanda a entrada de um gerador em um hospital. Se houver falta de energia e o circuito tiver uma falha o gerador não entra.
Na medida em que aumenta a utilização de instrumentação de comando, controle e automação nas indústrias, maior a necessidade da manutenção detectiva para garantir a confiabilidade dos sistemas e da planta. Esse tipo de manutenção é novo e por isso mesmo muito pouco mencionado no Brasil.
http://blog.engeman.com.br/manutencao-tipos-e-tendencias/
-
Manutenção detectiva é a atuação deliberada sobre equipamentos de proteção e controle e é normalmente feita em paradas de manutenção. Seu objetivo principal é descobrir falhas ocultas nesses sistemas que poderiam passar despercebidas pela pouca atuação que é comum àos dispositivos citados.
-
A descrição refere-se a manutenção preditiva.
-
A principal diferença, é o nível de automatização. Na manutenção preditiva, faz-se necessário o diagnóstico a partir da medição de parâmetros; na manutenção detectiva, o diagnóstico é obtido de forma direta a partir do processamento das informações colhidas junto a planta.
http://www.dee.ufrn.br/~joao/manut/05%20-%20Cap%EDtulo%203.pdf
-
Quando você liga a meia-chave do carro e ele acende aquelas luzes no painel (indicnado que está testando o sistema) e depois apaga (se não houver defeito detectado) , nesse momento, houve um amanutenção detectiva
-
O teste contínuo (near real time) do CLP de Segurança. enviando "pings" internamente para suas entradas, é um exemplo de manutenção detectiva, e satisfaz o enunciado.
Não concordo com a resposta da questão.