-
Gab.: CERTO
Fazem parte dos símbolos culturais (cultura objetiva): artefatos materiais que representam a cultura da empresa. Envolvem mobiliário, automóveis, ambiente de trabalho (escritórios abertos ou fechados, estacionamentos com vagas privativas) e imagens (logotipo, estilo de vestuário).
-
Vestimentas tbm.
-
E os preconceitos tbm (valores- modos de conduta).
-
Gabarito Correto.
Tudo que foi dito aí pertence aos aterfatos. são aspectos visiveis e polpaveis da empresa.
*Os níveis fundamenteis ou elementos da cultura. Podem ser definidos por 3 autores que são: Shein, Freitas e Maximiliano
*De acordo com Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos:
1. Artefatos: São visíveis, superficiais e perceptíveis. GABARITO
Exemplo de artefatos: Símbolos, heróis, lemas, eventos da organização, tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.
2. Valores compartilhados: Eles não são visíveis, pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o segundo nível da cultura organizacional e funcionam como justificativas para o seu comportamento. Referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.
3. Pressuposições básicas: É o terceiro nível da cultura organizacional, sendo o mais intimo, profundo e oculto da cultura. É aqui que se encontram as crenças inconscientes, percepções, tabus, sentimentos, valores e pressuposições básicas que regem o pensamento das pessoas. Muitas vezes a maneira de se fazer as coisas na organização é regida pelas pressuposições básicas.
palavra chave para ligar uma questão aos artefatos. visíveis, superficiais e perceptíveis
-
Certo!
Artefatos: este é o primeiro nível da cultura organizacional, que refere-se aos aspectos objetivos e que são facilmente perceptíveis dentro de uma organização. Os artefatos são elementos concretos como produtos, serviços ou até mesmo padrões de comportamento dos membros de uma empresa. Instalações, equipamentos ou até mesmo o modo como as pessoas se vestem e gesticulam são artefatos que podem transparecer como é a cultura de uma determinada organização.
Deus abençoe a todos nós!
-
Tudo que foi falado na assertiva é cultura organizacional.
Cultura organizacional: é a cara, cultura, característica da empresa.
-
GABARITO "C"
Sim, chamamos de ARTEFATOS culturais pois caracteriza o nível mais superficial da cultura, configurando as estruturas e processos organizacionais e as manifestações visíveis. Que incluem sua linguagem, arte, arquitetura, tecnologia...
Como elemento da cultura organizacional, artefatos são documentos e memorandos organizacionais, arranjos dos espaços físicos, recursos e mobílias usados nos escritórios (computadores, secretárias), arquitetura, objetos decorativos, linguagem organizacional, jargões, metáforas, estórias, mitos, celebrações, os chamados "heróis", sagas, legendas, padrões de vestimenta, etc.
-
CERTO
São aspectos formais abertos------------> observáveis ----------------> facilmente identificáveis
Artefatos observáveis
Camada mais superficial e visível. Ex: tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.
GESTÃO DE PESSOAS, ANDREIA RIBAS E CASSIANO SALIM, ED. 2013, PÁG. 270.
-
São considerados os artefatos da cultura organizacional (camada mais "rasa" observável). Na cultura temos o AVP
Artefatos - mais raso - coisas visíveis, por exemplo, o símbolo da empresa
Valores - camada intermediária - nem sempre visíveis, por exemplo, ideologias
Pressupostos básicos - camada mais profunda
Para ajudar:
Questão Cespe – ERRADA: As práticas e rituais, por constituírem a camada mais profunda da cultura organizacional, são aspectos cuja mudança requer mais tempo, planejamento e cuidados.
· Práticas e rituais são artefatos (podem ser modificados) e constituem a camada mais superficial.
Questão Cespe – CORRETA: Configura exemplo de artefato da cultura organizacional a hipótese de o Banco da Amazônia S.A. adotar como símbolo de sua instituição, nos documentos que emitir, a imagem de uma vitória-régia.
Questão Cespe – CORRETA: A reunião anual que tradicionalmente é realizada pela diretoria para apresentar resultados e homenagear aqueles que alcançaram ou superaram as metas propostas pela organização pode ser citada como exemplo de artefato da cultura organizacional.
Questão Cespe – CORRETA: Considere que determinado professor da UnB que propôs um novo modelo de ensino adotado pela universidade tenha passado a ser citado pelo seu trabalho como exemplo em diversos setores da universidade. Essa situação é um exemplo típico de artefato da cultura organizacional.
Bons estudos
-
é um dos componentes da cultura organizacional:
artefato: são visíveis, superficiais e perceptíveis. Representam o primeiro nível da cultura organizcional. Símbolos, herís, lemas, eventos da organização.
-
CORRETO!
São ARTEFATOS.
-
CERTO.
Artefatos --> Aspectos visíveis.
-
Lembrei dos artefatos > pois são elementos visíveis
-
Certo
Compõem aqueles aspectos visíveis (artefatos)
-
Sim! São classificados, segundo Edgar Shein, no primeiro nível da cultura: os artefatos..
-
CERTA!
Aspectos visíveis = ARTEFATOS.
-
a forma de se vestir, o cachorro, o papagaio, as impressoras, os computadores (se é uma empresa de afrescalhados que usa só apple), as cadeiras (se é de pobretões que não usam herman miller), a água (se é aqueles bombonas ou água em garrafa das montanhas de neve de roraima)... enfim, várias coisas compõe.
-
Se entendi bem a ideia de Edgar Shein quanto ao artefato, posso resumir ao dizer que é:
tudo que podemos sentir, tocar, cheirar, ouvir e ver!
Gabarito Correto.
-
Numa análise analítica não cabe questionar: se você entrasse na sala de Hitler iria ver um quadro com a suástica. Iria ver um abajur revestido com peles de judeus. Isso são artefatos observáveis que traduzem a cultura organizacional da corporação nazista.
-
CORRETO!
São ARTEFATOS.
-
A arquitetura, os móveis, o espaço físico e a decoração são exemplos de artefatos, um dos três níveis da cultura organizacional.
-
ARTEFATOS FÍSICOS
-
Um macete para lembrar dos ARTEFATOS FÍSICOS é só associar ao McDonalds, o 'M' gigante amarelo dos deliveres, a arrumação do lugar de trabalho que deu origem ao FastFood, as cores amarelas e vermelhas, e até mesmo os brindes.
-
Certo.
Artefatos: este é o primeiro nível da cultura organizacional, que refere-se aos aspectos objetivos e que são facilmente perceptíveis dentro de uma organização. Os artefatos são elementos concretos como produtos, serviços ou até mesmo padrões de comportamento dos membros de uma empresa. Instalações, equipamentos ou até mesmo o modo como as pessoas se vestem e gesticulam são artefatos que podem transparecer como é a cultura de uma determinada organização.
-
Gabarito - Correto.
Componentes da Cultura Organizacional: Artefatos, Valores compartilhados, pressuposições básicas, tecnologia , simbologia e heróis.
*artefatos são componentes mais visíveis, compreendem a arquitetura, veículos, roupas,etc.
-
Gente, quase tudo da organização faz parte da cultura. Imagine que um ambiente de trabalho desorganizado reflete uma organização desestruturada. Além disso, vimos que estes elementos da cultura citados na questão fazem parte dos artefatos, nível mais visível da cultura organizacional. Portanto, afirmativa correta.
Gabarito: C
-
CERTO
Em uma instituição, a arquitetura, os móveis, o espaço físico e até mesmo a decoração compõem a cultura organizacional.
SÃO ARTEFATOS FÍSICOS PERTENCENTES AO NÍVEL DOS ARTEFATOS
-
-
Aspectos como arquitetura, móveis e espaço físico integram os elementos visíveis da cultura organizacional. São costumeiramente denominados de artefatos.
Gabarito: Certo
-
GABARITO: CERTO
Níveis da Cultura A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:
1.Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
2. Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
3. Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
FONTE: Administração Geral para Concursos ,Rodrigo Rennó .
-
De fato! É a primeira camada que observamos assim que temos contato com a organização os chamados artefatos observáveis.
GABA certo
-
São os artefato: aspectos visíveis, superficiais e perceptíveis.
O primeiro nível da cultura organizacional.