SóProvas


ID
2738017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão da qualidade no contexto organizacional, julgue o item a seguir.


A implantação de um programa de inspeção ao final do processo produtivo é suficiente para que a organização alcance a qualidade total.

Alternativas
Comentários
  • A qualidade total defende uma ideia de atenção sistêmica e progressiva, ou seja, antes, durante e depois de o produto estar pronto. E mesmo assim(o produto sem defeitos), não é possível garantir que ela será alcançada, pois é necessário corresponder às expectativas do cliente.

  • Qualidade em sua visão atual é vista sob o ponto de vista de ratificação e atendimento das expectativas do cliente.

    A era da inspeção foi superada.

  • Inspeção antes, durante e depois.

  • O ciclo PDCA é um exemplo classico disso, famoso por ser um ciclo que busca a melhoria contínua, ou seja, nunca acaba!

  • Complementando

    A adoção das normas da ISO 9000 NÃO GARANTE nenhum produto com qualidade. 

     

    GAB. ERRADO

  • ERRADO

     

    A era da inspeção já está ultrapassada ! O próprio Deming já dizia:  "abandone a inspeção em massa" rsrsrs

    A qualidade total busca garantir a qualidade em todo o processo produtivo e ainda engloba colaboradores, clientes e fornecedores.

  • Qualidade tem que ser inserida em todos os processos, desde o inicio.

  • O Deming não diz abandone, e sim, acabar com a dependência da inspeção em massa. Pra mim não é a mesma coisa.

  • Nada é suficiente ou absoluto quando se trata de qualidade. Nada garante que o produto ou serviço alcançará a qualidade total.

  • Programa de inspeção no final do ciclo produtivo se refere à Era da Inspeção, a primeira se o assunto for Qualidade.

    Nela, o foco era apenas encontrar e tirar da frente produtos defeituosos.

     

    A Era da Qualidade Total, associada à Gestão da Qualidade Total, é representada por empresas que entendem qualidade como aquilo que os clientes desejam, e essa qualidade é um diferencial competitivo para as organizações modernas.

     

    Portanto, gabarito: errado.

  • Princípios da Qualidade Total

    Total satisfação dos clientes

    Desenvolvimento de recursos humanos

    Constância de propósitos

    Gerência participativa

    Aperfeiçoamento contínuo

    Garantia da qualidade

    Delegação

    Não aceitação de erros

    Gerência de processos

    Disseminação de informações

  • Desde o inicio.

  • G- ERRADO

    um programa de inspeção ao final  não é  valido como fala o nosso "amigo" Deming...

    ...A qualidade é um aspecto geral e não pontual.

  • prévio, concomitante e posterior.

  • Desconfie dessa palavra SUFICIENTE

  • Controle Estatístico, permite interferencias estatiticas sobre a qualidade de um determinado lote de produtos, mas não consegue ASSEGURAR que absolutamente todos os produtos estarão dentro de requisito especifico de qualidade. 

    GAB; Errado

  • Sempre desconfie de questões do cespe com as expressões: é suficiente, garante.

    Muito possível que estejam erradas.

  • ERRADO.

     

    Era da Inspeção: anos 20.

     

    Gestão da Qualidade Total (a partir anos 70): é uma abordagem gerencial baseada na participação de todos, dirigida para a satisfação do consumidor e dos membros da organização e da sociedade. O objetivo fundamental passou a ser a prevenção dos problemas de qualidade. Visão sistêmica (todo) e progressiva (vai progredindo).

  • Nessa vida nada é suficiente

  • A gestão da qualidade deve abranger toda a organização, não apenas a uma área. 

  • A inspeção ao final do processo não grante qualidade, pois o processo precisa ser constantemente monitorado de ponta a ponta. Isso com a finalidade de fazer correções caso ocorra irregularidades. A inspeção no final do processo gera pedas de qualidade, tempo e ainda retrabalho do todo. Por isso vale resaltar a necessidade de ter em mente o diagrama de casuas e efeitos ( ISHIKAWA ) - espinha de peixe. 

     

     

                     causa            causa                 causa

            _______\__________\____________\__________\_>>>    Efeito

                  /              /                       /                         / 

        causa          casua               causa                  causa

  • ERRADO

    A IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INSPEÇÃO AO FINAL DO PROCESSO PRODUTIVO PODE CONTRIBUIR PARA QUE A ORGANIZAÇÃO ALCANCE A QUALIDADE TOTAL.


  • GAB. ERRADO


    ASSERTIVA: A implantação de um programa de inspeção ao final do processo produtivo é suficiente para que a organização alcance a qualidade total.


    RESPOSTA: Errado, pois um programa de inspeção apenas identificar as possíveis causas em um processo produtivo, sendo dessa forma seu objetivo é de registrar essas ocorrências para correção. Não garantindo a qualidade total do processo produtivo, que necessita de outros instrumentos para que seja alcançada.

  • Dificilmente você terminaria de ler hoje se fosse listado tudo que precisa para se considerar SUFICIENTE.

    Raciocínio lógico → Condição Necessária e Condição Suficiente

  • Princípio Kaizen:

    TODO processo será passível de melhora, SEMPRE.

  • Gabarito: ERRADO

     

    MUITA ATENÇÃO e CUIDADO com questões de Administração que citam palavras como: ASSEGURA, GARANTE, É SUFICIENTE, entre outras do tipo. Na maioria das vezes essas questões estão ERRADAS, e a CESPE as adora.

     

    Após essa atenção inicial, devemos levar em consideração que a qualidade total é uma abordagem gerencial ampla e requer a participação de todas as áreas e de todos os membros da organização, qualquer que seja o seu nível hierárquico. Vejamos uma breve definição acerca do tema:

     

    A definição da qualidade está baseada no usuário-cliente, ou seja, procura-se desenvolver um produto ou serviço que atenda às necessidades dos consumidores. Logo, produtos ou serviços de alta qualidade são os que satisfazem melhor as necessidades do cliente.

     

    Nesse contexto, podemos estender o conceito de qualidade a diversos componentes da gestão organizacional:

    Qualidade do produto ou serviço: é a rigorosa definição das características relevantes do produto, estabelecendo os atributos e as variáveis que deve conter e cuja dimensão deve ser assegurada. A especificação é o documento que formalizará essas definições.

    Qualidade do processo: é a rigorosa especificação dos processos que serão realizados na produção de um bem ou serviço, incluindo as faixas de tolerância desejada dos resultados.

    Qualidade do projeto: é a competência que uma organização apresenta de conceber e desenvolver produtos e processos de forma a alcançar a satisfação do cliente, com custos e prazos compatíveis.

    Qualidade pós-venda: é a estratégia para a continuidade de crescimento e de consolidação das organizações no tocante à sua imagem perante o mercado e, também, na preservação de sua saúde econômica.

    Qualidade de atendimento: está diretamente ligado aos negócios que uma organização pode ou não realizar, de acordo com suas normas e regras.

     

    Fica evidente que, apenas a implementação de um programa de inspeção ao final do processo produtivo ou de qualquer outra ação isoladamente, não será suficiente para a obtenção da qualidade total. A Gestão da Qualidade Total enfatiza o aperfeiçoamento contínuo de um processo para torná-lo mais eficaz (produzindo os resultados desejados), mais eficiente(minimizando o uso dos recursos) e mais flexível (tornando-os capazes de se adaptar às necessidades variáveis do cliente e da empresa).

  • Inspeção deve ser durante o processo. Ao final haverá apenas desperdícios e perca de tempo. GAB errado.

  • A implantação de um programa de inspeção ao final do processo produtivo é suficiente para que a organização alcance a qualidade total.

    Ao meu ver nada é suficiente no final do processo produtivo, exemplo na vida real : um sabonete fabricado e ao final se inspeciona e esta tudo ok. Pois quando vai ao mercado, apos alguns meses. alguém compra e verifica avaria na qualidade, pois mesmo com a inspeção não foi suficiente para garantir a qualidade do produto.

  • Gabarito - Errado.

    Um programa de gestão da qualidade total não é baseado em inspeção, mas sim em construção da qualidade por todos, de maneira conjunta, com apoio da alta direção, e orientando o produto ou serviço para atendimento do que o cliente precisa.

  • Não existe ferramenta ou procedimento de qualidade mágico. A qualidade é um dever de todos e precisa ser construída por meio de todos os processos produtivos até construir valor de um produto a ponto de obter a satisfação do cliente. Desconfie de todos os enunciados que propõe ferramentas e/ou procedimento “milagrosos”: Adote esse procedimento e assegure qualidade de todo o seu processo produtivo ou fazer aquilo é suficiente para garantir a qualidade. 

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    A ideia da Inspeção era vistoria se o produto estava pronto,ou seja, a qualidade do produto somente era checada após o processo produtivo daquele produto ter sido encerrado. Se algum produto não estivesse de acordo com o padrão, a equipe descartava ele.

  • ERRADO

  • A qualidade total tem esse nome porque ocorre na totalidade. Ou seja, em todo o processo produtivo.

  • Gab: ERRADO

    Em algumas organizações, a depender da sua forma de gerir, o controle por inspeção pode até ser necessário, mas suficiente para se alcançar a qualidade, não!

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: errada.

    A Inspeção ao final do processo produtivo é uma característica relacionada à “Era da Inspeção da

    Qualidade”.

    A gestão da qualidade total visa à eficiência na relação entre todos os envolvidos com a

    organização. Para a TQM, a qualidade é responsabilidade de todos os envolvidos com a

    organização (operários, gestores, alta cúpula, clientes, fornecedores, etc.). O TQM é um programa

    de melhoria contínua que tem por objetivo, além da satisfação dos clientes, gerenciar a relação

    entre todos envolvidos com a organização.

    Estratégia Concursos-Prof. Stefan Fantini