-
Se o fornecedor não entrega o material requerido pela empresa ou até mesmo atrasa, dificilmente a organização conseguirá prestar um serviço de qualidade.
Temos como exemplo o que aconteceu com os postos de gasolina na greve dos caminhoneiros, o tempo de espera era exorbitante para que o consumidor conseguisse obter o produto, ou seja, era um serviço prestado sem qualidade.
-
Na TQM o fornecedor também é parte da qualidade e, por vezes, pode se envolver diretamente nesse processo.
-
GABARITO: CERTO
-
ALTERNATIVA CORRETA.
Importante não confundir Controle de Qualidade Total (TQC) com Gestão da Qualidade Total (TQM). Observe que o comando da questão considera gestão da qualidade.
As siglas foram deixadas em inglês de acordo com o texto original.
"[...]
Comparativamente ao TQM, o TQC não inclui alguns elementos que são parte dos princípios do TQM, com, por exemplo, o relacionamento com os fornecedores.
[...]
O TQM é um sistema de evolução, por meio da melhoria contínua de produtos e serviços, na busca do aumento da satisfação dos clientes. O autor considera quatro elementos fundamentais para a qualidade: foco nos clientes, melhoria contínua, participação total, entrelaçamento social e atividade com foco na qualidade (TQM)."
Gestão da qualidade: Teoria e casos. Marly Carvalho, Edson Paladini (Coordenadores).
Controle de Qualidade Total: Total Quality Control (TQC)
Gestão da Qualidade Total: Total Quality Management (TQM)
-
CERTO
Os fornecedores não pertencem à estrutura porque estão fora dela. Porém, devemos lembrar que a qualidade é uma responsabilidade de todos, incluindo aqueles que impactam direta ou indiretamente nos produtos e serviços da organização, como é o caso dos fornecedores.
-
gabarito: certo
-
Os fornecedores, além de serem peças chave para uma organização, devem ser tratados bem e escolhidos a dedo. Um bom fornecedor traz bons produtos e com bons produtos, bons lucros
-
Um dos 14 pontos de Deming é acabar com a maneira de fazer negócios baseando-se exclusivamente na busca pelo melhor preço.
Para o guru da Qualidade, o foco é buscar relacionamento de longo prazo, p. ex. com os fornecedores, no sentido de um item ser entregue por apenas 1 fornecedor.
Portanto, é correto dizer que fornecedores têm papel importante na gestão da qualidade das empresas.
Gabarito: certo.
-
rapaaaaaaaaaaz, fui único em discordar disso. A meu ver, fornecedores fazem parte sim.. :/
-
GABARITO ERRADO.
Não viaja pessoal, a Estrutura Organizacional em sentido estrito, imposta pela ciência Administração é um conjunto ordenado de tarefas, responsabilidades, autoridades, comunicações e refere-se tão somente ao ambinete interno, os forncedores são peças fundamendais na gestao de processos, qualidade, relacionamento. São indispensáveis na avaliação do desemprenho e no equilibrio organizacional, porém fazem parte do ambiente externo. Endenter a banca é essencial.
-
Gabarito Certo
Eras da Gestão da Qualidade
De acordo com Garvin, a evolução da qualidade pode ser classificada em quatro eras.
I) Era da inspeção.
II)Era do controle Estatístico do processo.
III) era da garantia de qualidade.
IV) Era da gestão estratégica de qualidade ou gestão de qualidade total GABARITO
*Era da Gestão Estratégica da Qualidade ou Gestão da Qualidade Total.
*A qualidade passa a ser vista como fundamental na gestão estratégica de uma organização. A qualidade de uma empresa é vista como diferencial competitivo pelos seus clientes e parceiros.
*Gestão da Qualidade Total, a qualidade é vista como fator principal no atendimento de desejos e necessidades dos clientes. Assim, a gestão da qualidade deve englobar todos os aspectos da organização, inclusive as relações com os fornecedores e clientes. GABARITO
>Entretanto, não devemos satisfazer somente os clientes externos (consumidores), mas também os internos, ou seja, os colaboradores internos que dependem de nosso trabalho.
-
Sim, pois eles são parte dos stakeholders.
Gab.: CERTO.
-
Perfeito! Se trata da QUALIDADE TOTAL, que inclui os fornecedores no processo de gestão de qualidade!
Gabarito Certo.
-
Utilizar práticas de seleção e qualificação de fornecedores, bem como meios de medição de desempenho. Estabelecer relação de longo prazo com os fornecedores, visando à colaboração mútua, além de buscar melhoria da qualidade dos produtos.
-
Certo! Segundo o professor Rodrigo Rennó: "Dentro da ideia de gestão da qualidade, é ideal um relacionamento 'ganha-ganha' com os fornecedores, em que existem uma troca maior de informações e um relacionamento mais harmonioso e de longo prazo".
Avante!
-
Stakeholders!
-
Vou dizer 17 vezes pra você entender até passar a prova, até o dia 28, steakholders.
-
CERTO
A CADEIA DE FORNECEDORES É UMA PARTE ESTRATÉGICA DOS NEGÓCIOS DE QUALQUER ORGANIZAÇÃO, POIS ELA IMPACTA DIRETAMENTE A PRODUÇÃO, A QUALIDADE, A QUANTIDADE E O PREÇO DO PRODUTO DE UMA EMPRESA. POR ISSO, É INDISPENSÁVEL UM BOM GERENCIAMENTO E RELACIONAMENTO COM A CADEIA DE FORNECEDORES PARA MANTER VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO.
-
GAB. CERTO
ASSERTIVA: Apesar de não pertencerem à estrutura organizacional, os fornecedores são fundamentais no processo de gestão da qualidade de uma organização.
RESPOSTA: Certo, pois eles são os stakeholders, conhecidos por serem parte interessante no processo de organizacional, onde sendo necessário ter um bom relacionamento para que a empresa alcance excelência em seus produtos/serviços (qualidade), tornando assim competitivo no mercado.
#inabalávelnafé
-
Gestão da Qualidade Total (GQT) ou, na terminologia inglesa, Total Quality Management (TQM) é a mesma coisa.
-
Gabarito: CERTO.
O enunciado da questão começa com a afirmação de que “apesar de não pertencerem à estrutura organizacional, os fornecedores...”. A proposição está correta, tendo em vista que tais agentes não estão abarcados na estrutura interna da organização.
Quanto ao segundo trecho “os fornecedores são fundamentais no processo de gestão da qualidade de uma organização”, vamos esmiuçar o conceito de gestão da qualidade para melhor entendimento.
A Gestão da Qualidade Total (GQT), conhecida nos países ocidentais pela sigla TQM (Total Quality Management), é um sistema que envolve um elevado grau de descentralização de processo, ou seja, requer a participação de todos os membros da organização, qualquer que seja o seu nível hierárquico. Essa filosofia gerencial introduz a concepção de um sistema de qualidade baseado em processos que devem ser continuamente estudados e planejados para que melhorias sejam implementadas e controladas.
A GQT enfatiza o aperfeiçoamento contínuo de um processo para torná-lo mais eficaz (produzindo os resultados desejados), mais eficiente (minimizando o uso dos recursos) e mais flexível (tornando-os capazes de se adaptar às necessidades variáveis do cliente e da empresa). Desta forma, para a satisfação do cliente, faz-se necessária a participação de todas as partes interessadas – stakeholders; desde clientes (internos e externos) até fornecedores e acionistas, por exemplo.
Agora, voltando ao item da questão: pelo que vimos, fica fácil perceber que os fornecedores, ainda que não pertencentes ao quadro interno da organização, exercem influência no processo de gestão da qualidade. Pense comigo: se determinado fornecedor não entrega o material requerido pela organização ou até mesmo atrasa essa entrega, não há como negar que o processo de gestão da qualidade fica comprometido, em especial, no processo de entrega ao cliente final.
-
Os filtros do QC precisam melhorar muito.
-
Duas vezes que respondi essa questão errei. "Apesar de não pertencerem à estrutura organizacional..." sempre associei essa parte ao mercado, tipo fornecedores, consumidores... e nunca a um quadro interno da empresa, que é o real sentido da frase.
-
Gabarito - Certo.
Trata-se de uma visão contemporânea (qualidade total), que inclui os fornecedores no processo de gestão da qualidade da organização.
-
O processo de qualidade é abrangente: envolve a adoção de diversas ferramentas e depende da participação de diversos atores (diretores, gerentes, operários, fornecedores e clientes).
Gabarito: CORRETO
-
ACERTEI. NO ENTANTO TIVE QUE IMAGINAR O QUE A BANCA QUIZ EXPRESSAR.
POIS EM UMA VISÃO BEM ANALITICA CLIENTE FAZ PARTE.
GBT
CERTO
-
CERTO
É necessário que a gestão de qualidade englobe, além do processo de produtivo da própria organização, os seus fornecedores e parceiros principais.
-
CERTO
-
A questão em análise nos faz refletir sobre a gestão da
qualidade em uma organização. A Gestão da Qualidade teve origem nos Estados Unidos nas primeiras décadas
do século XX, com William Edwards Deming. Deming foi o introdutor do movimento da qualidade no Japão e criou
14 princípios para o controle de qualidade. Além dele, podemos citar: Joseph Juran; Armand Feigenbaum; Philip
Crosby; e Kaoru Ishikawa.
Para a resolução da questão,
precisamos entender um pouco sobre Armand Feigenbaum – conhecido pelo seu
trabalho na General Eletric e considerado “Pai" da Total Quality Control ou
Controle da Qualidade Total. A Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Managment
(TQM), surgiu na década de 80, do século XX, onde a qualidade é vista como um
diferencial competitivo. Essa metodologia visa a prevenção de defeitos e considera
toda a empresa como responsável pela qualidade. Possui foco nas necessidades
do cliente e considera todos as partes interessadas no processo produtivo como
responsáveis pela melhoria contínua em um esforço sistêmico.
Em face do exposto, podemos depreender
que as partes interessadas em um processo produtivo envolvem os fornecedores. Portanto,
os fornecedores são fundamentais no processo
de gestão da qualidade de uma organização, mesmo não fazendo parte da estrutura
organizacional da empresa.
GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".
FONTE:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2ª Ed. –
Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
-
A questão trata da Era da Gestão da qualidade Total ou Gestão Estratégica da Qualidade Total
A qualidade passa a ser vista como fundamental na gestão estratégica de uma organização. A qualidade de uma empresa é vista como diferencial competitivo pelos seus clientes e parceiros.
O ambiente cada vez mais competitivo e uma clientela cada vez mais informada levam à aparição de novas leis de proteção ao consumidor e de normas internacionais de qualidade , como a ISO 9000.
Na Gestão da Qualidade Total, a qualidade é vista como fator principal no atendimento de desejos e necessidades dos clientes. Assim, a gestão da qualidade deve englobar todos os aspectos da organização, inclusive as relações com fornecedores e clientes.
Fonte: administração para concursos, Rodrigo Rennó
GABA certo