SóProvas


ID
2738047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos da arquivologia e da legislação arquivística, julgue o item que se segue.


O princípio da proveniência, cujo objetivo é gerar o fundo de arquivo, é o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Proveniência ou do respeito aos fundos:


    É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo. Segundo esse princípio o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado de princípio de respeito aos fundos.Por esse princípio, os gestores da documentação devem levar em conta a origem administrativa dos documentos.

     

    Gab.: CERTO

  • Deixando um bizu: Os princípios da arquivologia são da tribo POIUC:
                                                                                                      P
    roveniência (não misturar)

                                                                                                      Organicidade (estrutura nas relações internas e externas)

                                                                                                      Indivisibilidade (preservar sem dispersão, multilação, destruição)

                                                                                                      Unicidade (caráter único)

                                                                                                      Cumulatividade (formação progressiva e natural)

                                                                                                                                           arquivos não são colecionados!

  • O princípio da Proveniência consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

    O Princípio da PROVENIÊNCIA também pode aparecer na prova como princípio da procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds).

     

    Prof. Ronaldo Fonseca

  • É o primeiro princípio???

  • "é o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos..."

    Gente, existe uma hierarquia de pricípios? Tipo, primeiro devemos aplicar a Proveniência, depois, Organicidade, Indivisibilidade, Unicidade, Cumulatividade...? 

    Achei a questão errada por meio que "numerar" os princípios. Não sabia. 

  • Gerar os fundos???

    Errei pq considerei que ele mantém os fundos :/

  • Gabarito Certo.

     

    O princípio da proveniência/respeito aos fundos é o primeiro princípio que deve ser aplicado, pois, segundo ele os arquivos devem ser mantidos, num mesmo fundo, os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora. Se aplicarmos em primeiro lugar outro princípio que não ele, estaremos admitindo que os documentos podem ser separados, armazenados cada um em um lugar etc. 

  • CERTO

     

    “Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.” Dicionário de Terminologia Arquivística. Arquivo Nacional

     

    O mais importante é:  não misture documentos de arquivos distintos quando esses ocuparem o mesmo espaço; assim você estará respeitando o princípio da proveniência ou o princípio do respeito aos fundos.

     

    ARQUIVOLOGIA - Princípios Arquivísticos,  Prof. Élvis Miranda

  • GABARITO: CERTO

     

    Princípio da Proveniência ou do respeito aos fundos é considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo. Consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas). Por esse princípio, os gestores da documentação devem levar em conta a origem administrativa dos documentos, ou seja, sua proveniência, não misturando seus documentos com documentos de origem distinta. . É universalmente aceito como a base teórica e prática da Arquivística.

  • GABARITO: CERTO

     

    Comentário: 

    Os 12 princípios arquivísticos existentes são: proveniência, organicidade, cumulidade (naturalidade), indivisibilidade, integridade, unicidade, ordem original (custódia), inalienabilidade e imprescritibilidade, territoriedade, universalidade e reversibilidade.

     

    1. PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA OU DO RESPEITO AOS FUNDOS

    ·         É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo.

    ·         Consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas).

    ·         Por esse princípio, os gestores da documentação devem levar em conta a origem administrativa dos documentos, ou seja, sua proveniência, não misturando seus documentos com documentos de origem distinta. Este princípio fixa a identidade e origem do fundo

          Fundo é o conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Pode receber duas classificações:

         --------> Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

        --------> Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade

     

    SÓ UM LEMBRETE IMPORTANTE: O PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA é o oposto ao PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA

    # PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA

    - O princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original.

    - oposto ao princípio de respeito aos fundos (PROVENIÊNCIA).

    - Esse princípio foi abandonado, não é mais usado

  • Proveniência ou Respeito aos Fundos

     

    De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística, o princípio da proveniência ou respeito aos fundos é:

    “Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos”.

     

    Obs.: Não se deve misturar arquivos de entidades diferentes.

  • Gabarito Correto.

     

    Como o princípio da proveniencia está ligada a separar os arquivos. cada um no seu devido lugar, logo nada mais razoável que ser o primeiro e principal principio usado no setor arquivista.

     

    PRINCIPIOS EXPLICITOS

     

    Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência /ou de respeito aos fundos.

    2. Organicidade:    

    Indivisibilidade             

    Unicidade

    Comutatividade 

    Princípio do Respeito à Ordem Original

     

    Outros princípios

     

    Princípio da Territorialidade

    Princípio da Pertinência Temática

    • Princípio da reversibilidade

    • Princípio da proveniência funcional

  • CERTO

     

    O princípio da proveniência diz que os arquivos devem ser classificados de acordo com a fonte geradora, não devendo ser misturados.

  • Gabarito: Certo

     

    Proveniência = respeito aos fundos -> documentos provenientes da mesma fonte geradora devem ser mantidos juntos.É o princípio mais tudim de todos!!!

  • cujo objetivo é GERAR um fundo de arquivo? achei estranho. Não é este o objetivo do princípio da proveniência, e sim manter juntos de uma mesma fonte geradora anterior. 

  • CERTO

     

    É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo.  Todas as intervenções arquivísticas ocorrem sob a égide da proveniência, pois evita danos graves e irreparáveis à organização dos arquivos que há tempos atrás eram dispostos por tema ou outro fator qualquer. 

  • .O princípio da proveniência, cujo objetivo é gerar o fundo de arquivo, (correto esse fundo pode ser aberto ou fechado)

    é o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo aqui o examinador fumou droga, procurei em varios locais não achei nenhuma hierarquia referente a qual principio usar primeiro, segundo e terceito, a classificação ate aonde eu sei vai depender da forma que voce vai armazenar o documento

    Por exemplo se o arquivo for ficar no seu local de criação teremos que usar o principio da TERRITORIABILIDADE e não o terceito ou setimo principio

     

    ALGUEM SABE A RESPOSTA PRA ESSA QUESTÃO?

  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

  • O princípio da proveniência também é conhecido como respeito aos fundos de arquivo. 

  • O arquivo de uma origem devem manter a sua indivualidade, sem se mistutar aos de origem diversa

    não mistura documentos de origens diferentes.

     

    Prof Robnei stefanes

  • Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta

    Fonte: https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivologia-conceito.html

  •  Proveniência – É o princípio teórico-metodológico fundamental da teoria arquivística. De acordo com esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos. Também chamado de princípio do respeito aos fundos. Estes não podem ser misturados a outros fundos, isto é, devem ser organizados pela origem dos arquivos. A partir desse princípio básico, tem-se a ideia de pertinência territorial, segundo a qual os arquivos devem ficar custodiados em seu território de produção.

  • o examinador utilizou esse termo para dizer que há dois princípios basilares para a

    classificação de documentos arquivísticos: o princípio da proveniência e informação adicional ( o

    princípio da ordem original.

    Para você saber, quem disse que esses dois princípios dão base para a classificação foi o Professor

    Renato Tarciso de Sousa, Professor da UnB, super reconhecido na área de arquivologia.FONTE :Ronaldo Fonseca

  • Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): consiste em reunir todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivos em um fundo ( conjunto de documentos ), sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. Além disso, é o primeiro princípio de classificação.

  • O princípio da proveniência é considerado o princípio basilar da arquivologia.

     

    Bons estudos

  • essa não podemos errar gente!!!!!!!

     

    PRoveniencia----PRimeiro

    sempre vai ser a primeira coisa a vermos,lembrem do globo reporter:!"___arquivos misteriosos,de onde vêm,do que se alimentam?"

    sempre perguntem de onde veio a bagaça

  • É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo.
    Todas as intervenções arquivísticas ocorrem sob a égide da proveniência, pois evita danos graves e irreparáveis à organização dos arquivos que há tempos atrás eram dispostos por tema ou outro fator qualquer.

  • "primeiro principio" é forçado demais, ai vocÊ le os comentários dos concurseiros tentando se adequar a banca, forçando explicações. O cespe formula questoes que são pra as pessoas errrarem ou acertarem no chute...nao cabe justificar essas, acaba confundindo muita gente que não tem o conteúdo firme ainda na mente..triste não ter uma regulamentação para algo de tão importância como os concursos públicos...mas pra reservar vagas pros "mais necessitados" aí pode..

    essa moleza vai acabar com essa petralha saindo

     

    voltando...

  • GABARITO: CERTO

    A banca diz que é o primeiro princípio porque este é o princípio BASILAR da arquivologia, ou seja, o princípio PRINCIPAL, básico.

    Abraços.

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos de arquivo pertencentes a uma instituição não podem ser misturados aos documentos pertencentes à instituições diferentes.

    A aplicação deste princípio é a própria formação do arquivo, ou seja, sem ele o próprio arquivo não existe. Sendo assim, é o primeiro e principal princípio a ser aplicado nos tratamentos dos arquivos.

    Gabarito do professor: Certo
  • Já vi outra questão querendo dizer em hierarquia de princípios. Não vi nada disso em materiais que estudei. Mas, pensei simples, quando você vai armazenar um documento qual sua primeira atitude? Deixar tudo junto relacionado ao mesmo assunto ou vindo do mesmo lugar.= proveniência ( respeito aos fundos)

  • CERTO

  • Gab: CERTO

    A aplicação desse princípio é a própria formação do arquivo. Prof. Mayko Gomes.

  • Gabarito: Certo

    Dois princípios são aplicados à classificação e são utilizados para definir estratégias de classificação:

     1.O princípio de respeito aos fundos; e

    2.O princípio da ordem original.

    Sigam @mundodaarquivologia no Instagram. Material Gratuito de Arquivologia para concursos públicos.

  • Gabarito: Certo

    Dois princípios são aplicados à classificação e são utilizados para definir estratégias de classificação:

     1.O princípio de respeito aos fundos; e

    2.O princípio da ordem original.

    Sigam @mundodaarquivologia no Instagram. Material Gratuito de Arquivologia para concursos públicos.

  • GERAR FUNDO?

  • Pelo que eu saiba a Lumena não autorizou esse tipo de questão..

  • Princípio da proveniência é basilar (primeiro a ser aplicado) para a classificação dos documentos de arquivo.

  • 1º PRINCÍPIO - Proveniência

    2º PRINCÍPIO - Ordem Original

    Gabarito: CERTO

  • Princ da Proveniência---O objetivo é gerar o fundo de arquivo de uma instituição (respeito aos fundos)